21/06/2009
Os Anos da Guerra Colonial - Correio da Manhã (Lisboa)
In Correio da Manhã(Lisbao)
Acompanhando a obra principal, vem um volume com AS GRANDES OPERAÇÕES DA GUERRA COLONIAL. No volume "X", da autoria de Manuel Catarino, encontramos a seguinte pérola:
DESTACO:
A fuga de Samora dava um filme. Partiu com um desertor, capitão Jacinto Veloso, piloto da Força Aérea, a bordo de um avião T-6. O oficial também se juntou à Frelimo e ainda hoje vive
Assim se escreve a HISTÓRIA... Lá, como cá.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
Poderá também gostar de:
Quanto ao Cocoricó, está para ficar, para além de que muitas "perdizes", tão passando para a gaiola do "djongoe COCORICÓ", e ambos preparam-se para "papar" a "maçaroca"!!!
Obama, começou com 6,3% há 8 anos atrás!!!!
Com VISÃO e DINHEIRO , tudo é possível!!!
Quando faltam as duas, resta a JUVENTUDE RESPONSÁVEL, alterar o rumo de qualquer acontecimento, e desencadear um processo pacífico de explicação ao "povo", em como o voto,é soberano, e é superior a uma decisão -Kalash!!
"Maçaroca" tem alguns, mas esses tão lá pelo "tacho"!!!
É risco, porque podem "somalizar", ou "guinear" um povo, que está cada vez mais pobre, apesar de relatos circunstanciais sobre o bom comportamento e perspectiva económica de Moçambique dentro do contexto SADC.
Mas a JUVENTUDE RESPONSÁVEL, está mais capacitada para assumir melhores riscos!!!Não À CARNEIRADA!!!
Pelo início de uma nova era com JUVENTUDE RESPONSÁVEL num "Moçambique para Todos"!!!
COCORICÓ!!!!!
Pelo início de uma nova era com JUVENTUDE RESPONSÁVEL em Moçambique=MDM!!!
Machel integrou o segundo grupo de recrutas da Frelimo que partiu de Dar-es-Salam para treinos militares na Argélia.
De facto, Veloso fugiu de avião com João Ferreira. Mondlane não intercedeu junto das autoridades tanzanianas para que permitissem a estadia de João Ferreira no país por ser “um comunista convicto”.
Apresento-lhe as minhas mais sinceras desculpas!! Como nao tenho o tempo todo,comecei a ler e percebi justamente o contràrio!!
Como homem que procura ser justo, nao ha duvida,estamos juntos!!
Continuemos p'ra bingo!
Um abraço
Cocoricó...cocoricó...cocoricó!
Se ao longo do tempo não vir a destoar...MAS EU CREIO QUE É POSSÍVE!
quanto a "história" de Moçambique, mais parece uma "estória", e daquelas onde "quem conta um conto lhe acrescenta um ponto". É como uma sombra projetada na parede, que se pode aumentar, diminuir, modificar, dependendo do ângulo de onde é projetada e do manipulador da imagem.
Mas a propósito... esse canto Cocoricó está mesmo firme nas suas cordas vocais?
Abração
intitula jornalista ou escritor tem a ousadia de escrever sobre factos que ocorreram...... Deixem os Historiadores escrever a verdadeira Historia de Moçambique.
Bom, de regresso!!!.
Esta treta de Samora, fugir com Jacinto Veloso, está no livro "Voo Rasante"???? ou lá como se chama o anterior livro de histórias de "ninar" do tenente piloto-aviador "Jack" Veloso!!Sempre me apercebi que a fuga com o T6 foi com o "John Bigodes Cotton" Ferreira!!
Quem foi o inventor, de mais uma patranha!!!
Samora fugir de Moçambique de avião???Com Veloso??Não foi de comboio e à "boleia"!!
Se "calhar", é por causa disso, que ele não o "acompanhou", quando já estava pelos lados de "Mbuzini", a caminho de "RSA", pa reclamar o "cumprimento" do Nkomati agreement!!!
Não faltará o dia , também dizer que todos foram (a Tanzânia-Tanganhica ou RES-Rep East Africa, como era conhecida, antes de "golpearem" o Sultão de Zamzibar,) por instruções da KGB,PIDE, CIA, etc, etc etc,!!!
Claro que irei indagar, alguém que esteve na Argélia com Samora da delegação Frelimo em 62, em Dar...porque já chega de aldrabices...iguais , de que o Professor Eduardo, morreu no "escritório"!!!
Hoje qualquer "um", escreve um livro, baseado em "nada"!!!
Deveriam era começar a escrever um livro sobre as consequências de
"desastre do 25 de Abril", "saldo-1 milhão de mortos", "um país
de povo , porreirinhamente porreiro, onde só os chefes é que têm dinheiro", "começar crescendo-MDM-um povo com desejo de mais liberdade"!!!Ou ainda "Renamo-guerrear, guerreando pela demo,cracia",
...Enfim, livros em que qualquer indivíduo, tire ilacções, e diferencie a partida -textos de "ninar" e textos de reflexão!!!
Ou os de Mia Couto, are the best!!
O resto.... invencionices!!!!
COCORICÓ!!!
Encontrei alguns erros e lapsos, mas numa obra que pretendia alcançar tamanha envergadura, o que considero lamentável é só virem referidas as Unidades Mobilizadas, deixando no esquecimento muitas unidades das guarnições normais, por onde passou mais de 40% do esforço de guerra português no ex-Ultramar.
Uma das histórias mal contadas e com bastante relevo nas publicações acima referidas é a que transcrevem sobre a partida do Jacinto Veloso para a Tanzânia com a companhia do Samora Machel!
Cumprimentos
Vítor Baião
Eu expliquei, o Sr. me compolicou...
Por favor, me leia lá outra vez.
Afinal, estamos juntos!
É, ou não é?
Quando leio que Samora Machel partiu com um desertor, Capitão Jacinto Veloso, Piloto da Força Aérea, a bordo de um avião T-6.
Se não estou enganado, quem acompanhou o Alferes Piloto Jacinto Veloso, foi o seu amigo João Ferreira.
Aguia-Negra
....Francamente nao te entendi: explica là isso melhor se faz favor.
Eu,cumpre-me lamentar o facto de saber mais da historia portuguesa do que estes "tios" que pelos vistos escreveram estas barbaridades todas de uma penada so'...que sao herois por terem fugido à guerra colonial,e que agora ficam bem na foto a denegrir o seu proprio passado,...uns pobres portanto.
Nao tenho memoria de ver os americanos(povo) a bater na sua historia pelos (muitos) erros de estrategia internacional(o Vietname,a Somalia,agora o Iraque...);nao vejo os Franceses a pensar entregar Guadelupe,a Antiqua ou a Polinésia;os ingleses a pensar entregar as Malvinas;os Americanos o Havaii...e vao là perguntar aos "indigenas se querem ser independentes!!!...da-se!!!!!
Oh Umbhalane!!
Vai às profundezas da Zambezia;do Niassa;de cabo delgado....ou um poco por todo o pais...e fala com os anciaos do povo!!! é là que se aprende a historia e o passado!!! Com quem viveu a fartura servida com controlo....e quem agora experimenta a miseria misturada com "historias da tanga",contadas por comunistoides a quem a revoluçao portuguesa deu a possibilidade de viverem sem trabalhar,acomodados nos corredores da mixordia politica que so' a eles serve!!! Ah, que saudades os portugueses de bom senso devem ter do "Oliveirinha"......
É apenas uma efeméride, que em determinada data se evoca, a custo, como que a engolir um sapo...
Isto em Moçambique de há uns anos para cá,...e ainda com a Frelimo no poder...
Quando a verdadeira história puder ser universalmente conhecida, escrita e ensinada, vai-lhe acontecer o mesmo que a Estaline na URSS, e Rússia de hoje...
Para esquecer, apenas.
E não vale a pena estrebuchar, insultar...
Inexorável.
O " homem que o General Kaulza de Arriaga não conseguiu vencer " tinha como um dos seus principais objectivos ( estupido objectivo como a história demonstra " a não construção de Cahora Bassa. Foi construida, assim como todas as linhas de transporte de energia ( destruidas depois na guerra com a Renamo )e é agora uma das fontes importantes de receita do Estado Moçambicano.
Mais comentários para quê ?