sexta-feira, 6 de setembro de 2019

"Podemos caçar do nosso chão, todos os nossos irmãos africanos


10 h
"Podemos caçar do nosso chão, todos os nossos irmãos africanos, mas você vai ver que ainda não haverá trabalho na África do Sul. A nossa riqueza está nas mãos dos brancos que se recusam a investir para criar mais indústrias. Não há nenhum nigeriano que roubou uma indústria e só usou nigerianos.
Não existe nenhum zimbabué que possui grandes fazendas em que só usou zimbabuanos.
As indústrias são controladas por brancos que empregam estrangeiros e pagam-lhes um salário magro. É isso que te leva a acreditar que os teus irmãos africanos estão a roubar-te os teus empregos.
Pare de glorificar as fronteiras que separam os africanos. Antes, essas fronteiras não existiam. Elas nos foram impostas pelo homem branco para nos dividir, nós os negros, a fim de explorar bem as riquezas do nosso continente. Tenho vergonha hoje que me chamam de Sul-Africano.
As imagens horríveis que nos vêm de algumas cidades do país são totalmente insuportáveis: você bate em negros, você mata seus irmãos africanos. Eu nunca te vi bater um chinês, um branco, um indiano, sob pretexto de que eles não têm papéis. Mas veja o que você faz aos seus próprios irmãos africanos!!! Isso prova que você não se ama a si mesmos. O homem branco ensinou-te a odiar-te a ti mesmos, razão pela qual odeias os teus próprios irmãos africanos. Essa crueldade chamada xenofobia tem que parar imediatamente. Temos que ser um com os nossos irmãos africanos! "
~ Julius Malema (2019)
Comentários
  • Nuno Castelo-Branco Esse bongole - não há outro nome -, ignora totalmente a própria história da África negra, carregada de Lesotos e Suzailândias ferozmente guerreando entre si e capturando populações derrotadas para primeiro vendê-las a comerciantes árabes e logo depois aos molungos. Idiota!
    2
  • Nell-yago DA Elisa Simango Palavras sábias dum líder
  • Proprio Indomavell Aurélio Miguel Esse fala a verdade como cota Dlakhama que Deus o tenha
  • Suzana Aurélio Simbine TRISTE sentimos na pele nós k vivemos aqui n RSA mas na tentativa de procurar condiçoes de vida aqui estamos.💔💔
  • Nihora Wampula Eu tenho Filhos mistos os ditos mulatos, mas nunca desisti educa-lós que a existência deles cá no mundo está coberta lamentavelmente com muitas histórias negativas partindo da parte da mãe (branca) embora ela pessoalmente não ter nada haver! Da mesma coisa é absurdo chamar #Malema por “bongole” por apenas esclarecer a situação actual da África do Sul fazendo uma reflexão que os negros se vendiam aliás de lhe chamar ignorante da História da África negra...! Quém começaram com Escravatura não são os negros, mas sim os Árabes, brancos e Turcos! Falar a venda de escravos “ entre negros á brancos, também essa linguagem é de “Analfabetismo Funcional”, nunca se deve falar de vender enquanto se sabe em caso de não fazer-a eles (sobpostos compradores brancos) iriam na mesma captura-lós e deportar-os á fim de lhes levar fora do continente Africano e manter nas suas plantagens...! Meus filhos mulatos nunca vão dar Glórias a pele branca, até o mais velho tem 35 anos e continua a dizer “embora ter mãe ou família da pele branca, o que os europeus fizeram ãos negros africanos não foi e não é correcto”! Ele diz isso sem se sentir ameaçado! Mas alguns mulatos de uma geração muito velha, quando escrevem algo, notamos que tém consciências pesadas, pelo facto de serem filhos de Colonos ou desentendes dos mesmos...! Mas essa forma de pensamento absurdo e irracional, pois não há razões de sentir culpa ou achar-se-á melhor que os negros...! As Histórias tém os seus caminhos e explicações que não podemos mudá-los! As misturas de cores (negro-branco) partiram de escravidão...e devemos usar isto como sinal de reconciliação e Páz...sem apontar um ão outro...

Sem comentários: