segunda-feira, 1 de abril de 2019

Venezuela: Supremo determina levantamento da imunidade parlamentar a Guaidó


YURI CORTEZ/GETTY IMAGES

O autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó, foi acusado de “desacato” a decisões do Supremo Tribunal. Em causa está a sentença emitida que o proibia de sair da Venezuela e que não foi acatada em 22 de fevereiro, data em que o também presidente da Assembleia Nacional iniciou uma deslocação a vários países da América Latina

O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano acusou esta segunda-feira o autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó, de "desacato" a decisões daquele organismo e ordenou à Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime) o levantamento da imunidade parlamentar.
Em causa está uma sentença emitida pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) na sexta-feira que proibia Juan Guaidó de sair da Venezuela e que não foi acatada em 22 de fevereiro, data em que o também presidente da Assembleia Nacional (maioritariamente composto por elementos da oposição) iniciou uma deslocação de vários dias a países da América Latina.
"É público e notório que o STJ, em pleno, ordenou medidas ao cidadão Juan Guaidó, como a proibição de saída [do país]. Sem a autorização deste alto tribunal, e é público, notório e comunicacional, que o cidadão Juan Guaidó violou esta medida", explicou o presidente do STJ, Mikel Moreno ao ler a decisão do tribunal.
O STJ, que também é composto por elementos afetos ao regime do Presidente Nicolás Maduro, ratificou as medidas contra Juan Guaidó, de proibição de sair do país até terminar a investigação em curso, de alienar bens de sua propriedade e o bloqueio e imobilização de contas bancárias ou qualquer outro instrumento financeiro em território venezuelano.
"Declara-se o desacato do cidadão Juan Guaidó à sentença deste alto tribunal, ditada em 29 de janeiro de 2019 e, em consequência, impõe-se-lhe uma multa de 200 unidades tributárias (aproximadamente 2,70 euros)", explica o STJ.
O STJ ordenou remeter "cópia certificada da presente decisão ao presidente da Assembleia Constituinte para fins de levantamento da imunidade da imunidade parlamentar de Juan Guaidó na sua condição de deputado da Assembleia Nacional".
Aquele tribunal determinou, igualmente, remeter as atuações do líder da oposição "ao procurador-geral da República [designado pela Assembleia Constituinte, Tarek William Saab], para fins de continuação do procedimento para o julgamento de altos funcionários" e aos ministérios de Relações Interiores e Exteriores.
Em 29 de janeiro último, o STJ proibiu o presidente do parlamento de sair do país, sem autorização daquele organismo, e ordenou o congelamento das suas contas, na sequência de uma investigação por "usurpar as funções" de Nicolás Maduro, ao autoproclamar-se presidente interino da Venezuela.



Expresso
7 h
O autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó, foi acusado de “desacato” a decisões do Supremo Tribunal. Em causa está a sentença emitida que o proibia de sair da Venezuela e que não foi acatada em 22 de fevereiro, data em que o também presidente da Assembleia Nacional iniciou uma deslocação a vários países da América Latina
Comentários
Escreve um comentário...
  • Ana Mateus Juan Guaidó, líder da oposição venezuelana e autoproclamado presidente interino da Venezuela, teria supostamente organizado "milhares" de manifestantes em cerca de 100 lugares de todo o país, informou o portal Efecto Cocuyo no sábado (30).

    "Uma de nos
    sas delegadas está na Venezuela e ela estava tentando ir a esses protestos, mas não conseguiu encontrá-los. Parece que ninguém está aparecendo para estes protestos. Então, Guaidó está perdendo poder ao se envolver com os EUA, ao chamar as tropas americanas, ao estar ligado a este terrorismo e ao ataque à rede elétrica, ele está perdendo poder. E, por outro lado, Nicolás Maduro está ganhando poder
    Escreve uma resposta...

  • Ana Mateus Francisco M.Gentil Apolónio

    As sabotagens na Venezuela 


    Nos dias 7 e 25 de março, ocorreram ataques ao sistema de eletricidade da Venezuela, que deixou o país sem serviço por vários dias. A primeira foi uma sabotagem cibernética ao cérebro de computador da Usina Hidrelétrica Simón Bolívar, na barragem de Guri. Quando o serviço foi restaurado em 9 de março, eles lançaram um ataque eletromagnético.
    A segunda, em 25 de março, foi realizada com pulsos eletromagnéticos e um incêndio no pátio de transformadores do Guri.
    Diante disso, o embaixador da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU), Samuel Moncada, denunciou no Conselho de Segurança os dois ataques e exigiu "a ação efetiva do órgão responsável pela paz e segurança internacionais".
    "Foi um ataque de rifle de longo alcance, com certeza um atirador de elite. E certamente o 'fantoche diabólico' está por trás desse ataque ", disse ele em referência a Juan Guaidó, um deputado que se proclamou" presidente interino "com o apoio do governo dos Estados Unidos.
    "Tem sido um ataque terrorista brutal, nunca visto antes. O ataque foi feito com um rifle, de uma área íngreme. O local atacado, que foi incendiado, é um lugar vital para a transmissão de eletricidade no país ", explicou o presidente venezuelano. "Nunca na vida houve nenhum evento negativo (naquele lugar). Ele foi atacado durante a noite; Estamos com os testes em nossas mãos, com o tipo de bala que foi usado. A investigação está avançando. Certamente mostraremos tudo isso ao nosso povo ".

    (...)
    (Tradução google)
    Aqui a fonte e na íntegra: -> http://foicebook.blogspot.com/.../as-sabotagens-na...?
    As sabotagens na Venezuela
    FOICEBOOK.BLOGSPOT.COM
    As sabotagens na Venezuela
    As sabotagens na Venezuela
    Escreve uma resposta...

  • Julia Correia Não descansam enquanto não o prenderem. É assim que funcionam as ditaduras, disfarçadas de democracias
    Escreve uma resposta...

  • Ana Mateus Barulho batendo nas panelas nas ruas, mentiras, sabotagens e aqui é Venezuela e não Cuba - repete-se o preparado
    no golpe no Chile
  • Ana Mateus Esta tarde, quando a Câmara Municipal distribuia água à população através de um tanque em Caracas, a oposição começou a apedrejar os que se abasteciam. Neste momento, a oposição está a espalhar a violência pela cidade a poucos dias do prazo dado por Juan Guaidó para começar o que ele diz ser a 'operación libertad'.
    Escreve uma resposta...

  • Maria Odete Ferreira 👏👏👏👏
    4
    Escreve uma resposta...

  • José Catota Se um não presta... o auto- proclamado foi feito de encomenda.
    2
  • Carlos Alves Ó Guaidózinho, parece que estás preste a levar tau-tau, meu menino traquina.!!!!.... 😎😎😎😎
    4
    • Lilibeth Cruz Carlos Alves Oh Maburrito também vais levar um tau tau não perdes pela demora ooh "anjinho" 😅😁😎😎😎😎
      2
    • Carlos Alves Lilibeth Cruz.!!!!!....
      Vá fazer Ó-Ó, porque senão, amanhã não está em condições para dar a medicação aos doentes, troca tudo, e ainda mata algum.!!!...
      😂😂😂😂
      2
    • Lilibeth Cruz Carlos Alves vá dormir o senhor porque com esses comentários precisa mesmo de repousar o pouco cérebro que tem 😂😂😂 e não se preocupe amanhã é a minha folga semanal e quando estou de turno todos os doentes são tratados e estão em segurança desde o início ao fim 🙂.Chama-se a isso cuidado e responsabilidade 😉Deve estar a falar de como você é irresponsável no seu trabalho..Não me confunda😉🙂 Quando não se sabe argumentar, você vai cuscar o perfil dos outros..Arranje que fazer e argumentos válidos 😉 e tome a medicação porque anda todo queimadinho 😂😂😂 😂😂😂😂.
      1
    • André Gomes Carlos Alves óoo o payaso que apoia o Maduro vai dormir que o teu mal é sono..oh fumaça..
      1
    • Carlos Alves Olha que dois, que me calharam na rifa.!!!!.... 😂😂😂😂😂
      2
    Escreve uma resposta...

  • Ana Mateus QUANDO O FANTOCHE ADMITE QUE OS APAGÕES SÃO TERRORISMO

    Na Assembleia da Venezuela em desrespeito, afirmou numa reunião com os deputados que enquanto não se cumpram os requisitos impostos pelos EUA. não haverá soluções para o problema energético e para
     a falta de água nas casas do povo venezuelano.

    E ameaçou continuar a pressionar o governo legítimo de Nicolas Maduro para que abandone o cargo.

    Todas estas ameaças foram ditas dias depois de a Venezuela ter sofrido mais um atentado contra a central hidro-eléctrica Simón Bolívar, a mesma que fornece de electricidade a uma grande parte do território venezuelano.
    Escreve uma resposta...

  • Antonio Machado Ana Mateus, minha cara, para quê isso? Você sabe bem que ninguém ( a maioria) a leva muito a sério, sabe porquê? Porque você apoia um presidente que não tem tomates, se tivesse marcava novas eleições para acabar de vez com as duvidas. Se ele está assim tão certo que o povo está com ele, vai ser trigo limpo. Porquê a demora.
    • Lilibeth Cruz Antonio Machado muito bem dito 😉😊
      2
    • Carlos Correia Mas estão previstas eleições para o final deste ano... além de que o querubim fascistóide, segundo a Constituição tinha 30 dias para convocar eleições e não o fez.
      4
    • Luís de Campos Carlos Correia O Maduro não é nada fascista..
      1
    • Mar Da Costa Carlos Correia Como vai fazer umas eleiçoes em 30 dias sem nomear um novo C.N.E e sem maquinas fraudulentas ,voce acha que se podia com um sistema minado , ,já o povo nessas condiçoes nao vai votar ,pede-se eleiçoes manuais mas o regime nao quer ,alVer Mais
      1
    Escreve uma resposta...

  • João Paulo Carrasco Ferreira Não se dá muito bem com o lei
  • Nino Waltter Ana Mateus você fuma daquelas coisas fortes não é... Basta ver o que era a Venezuela antes de Chavez e o que a Venezuela é agora e está tudo dito... Pior Burro não é o que não sabe mas o que não quer ver 😉😉😉...
  • Cristina Vasconcelos Um horror, o que aquele delinquente está a fazer àquele povo... e ainda ha quem o defenda, quem se negue a ver o óbvio. Que em breve o vejamos no Tribunal Penal International, a pagar pelo que fez...
    8
    Escreve uma resposta...

  • Jorge Manuel Esteves O auto-denominado supremo tribunal da Venezuela não é nenhum tribunal porque não é isento, independente e imparcial. É um pau mandado do energúmeno e demais comparsas que estão a destruir o país, tendo os "juízes" sido escolhidos por esses criminosos com vista a manterem o poder. Sendo assim obviamente que Guaidó não tem de cumprir as suas decisões.
    • Lilibeth Cruz Jorge Manuel Esteves exatamente.
    • Lourdes Baginha Lilibeth Cruz já devia era estar preso!
    • Mar Da Costa O presidente do tribunal supremo de justiça foi condenado nos anos 80 por matar a 2 pessoas ,voces acham que tem alguma moral para alguma coisa e ademais esse tribunal tem de ser eleito pela assembleia nacional e foi elegido apena spor Maduro e nada mais ,onde está a sua legitimidade ,voces falam ,falam ,mas nada sabem !
    Escreve uma resposta...

  • Ana Mateus DIZEM OS VENDIDOS DA C. SOCIAL Q O REGIME DE MADURO RETIROU OS DIREITOS POLÍTICOS AO GUAIDÓ..SE FOSSE NOS EUA ERA TERRORISTA!🤔
    5
  • Rogério Pereira O palhaço dos USA. Prisão já com ele!!
    9
    • Maria Manuela Pereirinha Já os russos é gente boa
      2
    • Lilibeth Cruz Rogério Pereira Maduro o palhaço da Rússia!prisão já com ele!!
      1
    • Mar Da Costa Da Russia ,Cuba China etcetc ,aqui quem governa sao os Castros ,mas isso já pode nao é ,vergonha deviam ter todos por apoiarem um ditador comunista que pouco a pouco vai matando o povo ,Rogério e um colombiano ser presidente da Venezuela passando por cima da constituiçao é o qué ,terás algum nome adequado !Vem para este paraíso já que o defendes tanto e deixa a comodidade del capitalismo!
    Escreve uma resposta...

  • Ana Mateus Paulo Miguel

    Entre o botox, o chá das 5 e a Kalash, as tias não abdicam nem do botox nem do chá, e a Kalash dá cabo das "nails"...


    E o Guaidó que gosta de mandar os outros para a fogueira, mas que não se chega à frente, a "revolução" fica para melhores dias, ou quando chegarem os mercenários pela Colômbia...se não ficarem todos enterrados ali mesmo na fronteira.

    Estavas bem era no Gulag...sem meias!
    8
    Escreve uma resposta...

  • Amandiotavares Mandinho Bla Bla Bla Bla enquanto o povo está a sofrer .
  • Ana Mateus Os imbecis da RTP/SIC/TVI sabem q EUA e os cínicos d UE estão a fazer bloqueio económico à Venezuela,mas estão calados como ratos!
    7
    • Jose Domingues Pereira Imbecil é quem anda todo o dia espalhar mentirinhas nas redes sociais.
      2
    • Lilibeth Cruz Ana Mateus se a imbecilidade tem um limite você já o atingiu... o termo cínica também se aplica a si 😉
      2
    • Carlos Correia Jose Domingues Pereira Pois... os que espalham mentiras nos media já não são imbecis porque estão a ser pagos, não é?

      Mas cada vez é mais difícil tapar o céu com a peneira... a luz é cada vez maior e a peneira já se começa a desfazer com a ferrugem :/
      1
    Escreve uma resposta...

  • Martins Jose Prisão com esses monte de estrume,isso não são seres humanos são piore que animais,sanguinarios!.
  • Mário Lima Este país e a vergonha do mundo.
    3
  • Antonio Neto Vai caindo o falsário
A opção selecionada é Mais Relevantes e alguns comentários podem ter sido filtrados.

Sem comentários: