sábado, 20 de abril de 2019

Helena Taipo aguarda em prisão preventiva


 Maria Helena Taipo, antiga ministra do Trabalho, vai aguardar o julga­mento em prisão preventiva, conforme a deci­são tomada quinta-feira pelo juiz de Instrução Criminal da 6.ª Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo.
A antiga governante foi de­tida na terça-feira no âmbi­to do processo-crime n.º 94/ GCCC/2017-IP sobre corrup­ção, com suspeitas de ter re­cebido cerca de 100 milhões de Meticais do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
A medida coactiva de man­ter a arguida em prisão preven­tiva foi tomada depois de longas horas de audição que, tendo começado de manhã, prolon­gou-se até por volta das 13.30 horas, perante uma grande ex­pectativa dos jornalistas que se tinham posicionado do lado de fora à espera de informação, já que este tipo de interrogatório, por lei, decorre à porta fechada. O plantão dos homens da pena só terminou por volta das 18.00 horas.
Com o sorriso que lhe é pe­culiar, Maria Helena Taipo re­cebeu à sua chegada ao tribunal solidariedade de parentes, no­meadamente do filho e da irmã, para além do seu advogado, Inácio Matsinhe.
Em breves declarações no fim da audição, Inácio Matsi­nhe referiu apenas que se trata de um processo delicado que se encontra ainda em segredo de justiça.

Sem comentários: