quinta-feira, 25 de abril de 2019

Quando é que a Frelimo vai recolher o tapete vermelho que estendeu ao deputado António Muchanga?

Quando é que a Frelimo vai recolher o tapete vermelho que estendeu ao deputado António Muchanga?
Marcelo Mosse
Hoje, na AR, o deputado da Renamo, António Muchanga, voltou a “brilhar”. Mas ele só faz sua passeata acutilante porque a Frelimo se demitiu de fiscalizar o Governo e se abalou do prato da balança dos contrapesos necessários ao peso do executivo e do judiciário. No parlamento, a bancada da Frelimo é uma nulidade circense. Um grupo actuando completamente desfasado das aspirações da sociedade. O discurso do grupo parlamentar da Frelimo sobre as “dívidas ocultas” não tem pensamento nem ideologia. É politiquice de mau gosto, a táctica da avestruz, como mostrou o penoso discurso do deputado Francisco Mucanheia. Tiros no pé que certamente sairão caros em ano eleitoral.
Mas o grupo parlamentar da Frelimo é apenas a imagem mais penosa de um partido que deixou de discutir o país para se preocupar apenas com a discussão de tachos entre pares e o comércio de influências entre suas famílias mais notáveis em busca da impunidade e da protecção recíproca.
A presença de Beatriz Buchili hoje na AR era uma oportunidade para a Frelimo mostrar que está disposta a sacudir a poeira de muitos anos mergulhado na complacência com a corrupção e com um sector de justiça amorfo, cujo estado é tão lastimável que nem os esforços mais recentes chegam para nos atiçar a chama da esperança. A actual reação penal contra a roubalheira deve ser aplaudida mas ela ainda não provou nada. Só com condenações transitadas em julgado poderemos lograr cantar hossanas. Mas até aqui, nada feito!
Ao longo dos últimos anos a inércia foi tanta que, agora, com este súbito despertar, há novos temores no firmamento: uma percepção de que essa mesma inércia sedimentou e escondeu doses enormes de incompetência. E o risco subsequente, cada vez mais perceptível, é o de termos hoje uma justiça que se quer impor fazendo tábua rasa das liberdades e garantias constitucionais dos cidadãos. Eis o risco, repito, o risco de anos sem fim de desinvestimento num sector essencial para o nosso progresso colectivo – e esse desinvestimento teve como objectivo último garantir a im(p)unidade das franjas de rapina da Frelimo, mergulhadas numa cultura de tráfico de influências nos negócios do Estado e repartição de comissões ilegais como modo de vida.
Hoje, nem o pesadelo das “dívidas ocultas” muda a política da Frelimo. Seus deputados e militantes não percebem que já deviam ter abandonado a cegueira política e barricarem-se em defesa da sociedade. E defender a sociedade é tudo o que se pode fazer para granjear as simpatias dessa mesma sociedade, que hoje, como trágica alternativa, se acoita no demagogo deputado da Renamo, António Muchanga (que recentemente perdeu as eleições municipais na Matola por um voto e remeteu-se a um silêncio estranho) para ser o veículo derradeiro das suas demandas.
Ou seja, a sociedade decidiu canalizar para o deputado Muchanga todas as suas mágoas; é ele quem as transporta na AR, tornando-se a voz da transparência e da boa governação, ele que nem tem créditos firmados nessas matérias; é apenas um vozeirão cacofónico que apela às massas. Tal como Julius Malema na África do Sul, que vezes sem conta é usado por militantes do ANC para criticar políticas do ANC, em Moçambique é Muchanga quem faz o expediente de muitos militantes da Frelimo que não se reveem no registo insosso da sua bancada no parlamento e na deriva do governo do dia.
Por outras palavras, boa parte das demandas que Muchanga faz não são genuinamente do seu campo político. São as agendas do progresso, que a Frelimo abandonou. No parlamento, Muchanga capturou partes relevantes do discurso e da agenda que a Frelimo finge ter mas navega nos antípodas. E isto é uma grande tragédia para um partido que continua alimentando a passeata solitária do deputado.
Esta é a grande tristeza que vivemos hoje em Moçambique: a Frelimo abandonou completamente o discurso crítico construtivo dando lugar ao triunfo do populismo do bota-abaixo destrutivo encarnado pelo senhor Muchanga. E, numa sociedade sem diversão, as picardias de Muchanga contra o novo-riquismo torpe da Frelimo assente no roubo ao Estado fazem um número pleno. Todo mundo exulta...e exalta! Nas redes sociais a farra é de arromba. A política, essa passa ao lado. Ninguém está interessado em construir uma sociedade sã. É o descalabro em que vivemos. Dum lado, a avestruz embrenhada em seu refúgio; doutro um vozeirão destrutivo. E uma plateia aplaudindo! Comédia ou tragédia? (Carta)
Comentários
  • Francisco Albino Inrugula SENHOR JORNALISTA ONDE BUSCA TANTA INFORMAÇÃO? Se é fruto de investigação porque Ate então não sofreu represálias? Não estou a falar dessa publicação mas sim de outras. Sera q o senhor não faz parte do sistema? Eu só apenas um pobre coitado com duvidas.
    9
    Ocultar 19 respostas
    Escreve uma resposta...

  • Roberto Saviano 👏👏👏👏👏👏👏👏👏🇲🇿
  • Cremildo Jossias Mosse em ação...
  • Yussuf Adam Sentar a boca da cofre do orcamento de estado....objectivo dos politicos de todos os quadrantes com algumas excepcoes..e tb assim nos servicos e outras instituicoes...
  • Nelson Junior ........A Frente de Libertaçao de Moçambique, se tinha criado para atinger tantos objectivos, mas, os dois mportantes eram:...1-obter a Independencia total de Moçambque: politica e economica!...Este objectivo, a Frelmo fracassou...Nao consegue criar um Moçambique economicamente Independente pois, os dinheroes que poderao servir no desenvolvimento do País, a propria Frelimo os rouba.......2- O segundo mas importante obejctivo era eliminar ou minmizar a pobreza....Apos quase 50 anos no poder, continuamos a ser um dos Paises mais pobres do Planeta...A Frelimo está gasta de ideias .....e se, ainda deseja manter o poder, esse desejo nao é para governar, mas sm para se enriquecer ainda mais.......Os ultimos eventos das Taipos, Changs, etc etc etc, veem confrmar aquilo que sempre afirmamos: Quase toda a liderança da Frelmo está podre.......
    4
    • Antonio Gomes Nelson Junior eu creio que o grande objectivo da Frelimo foi a libertação nacional que só se afirmara com a unidade nacional...esta última missão, não sei se estará tão cimentada! Oxalá me engane...
      1
    Escreve uma resposta...

  • Félix Esperança Estupendo!
  • Geraldo Manjate Pena que Antonio Muchanga, não é muito valorizado no seu partido, de facto é dos poucos deputados que está de facto a fazer o seu trabalho e merece respeito do povo, o resto é "GALERA".
  • Gervasio Alberto Timbe MM na linha da linha frente
  • Estacio Valoi Penso que Muchanga, apenas disse o que devia dizer , que muitos na ; escolinha ' da corrupcao , nao dizem! Nao me lembro quem mas escrevia escrevendo algo como, ' os unicos casos de corrupcao fazidos,,,pela Frelimio" quem mais esteve em frente deste 'SITIO' como Cesco Celso Manguana Manguana, escreveu e disse na sua rica poesia, livro que entre nos na batrraca ;DA' NO museu ficou la nao apenas livro de recibo o livro em si! Quando se limpa o rabo, gosto eu de olhar para minha merda, nas racas do museu, nao olhavam para as letras, olhavam sem olhar, alguns para a cara do 'amnaha' Celso ! Manguana Manguana sao vidas estoerias, contos, realidades sem cambio, Dizem que a preco para todos! Nao, So ha preco para os que querem ter preco. ! De verdade, aprendi a ler com a turma G70, debater palavras, fazer coisas, ler e ir a casa de todos possiveis ministros, presidente e conversar sobre a dinamica politica,economica,social...Em jeito de masturbacao mental, penso eu que tinhamos por ai entre 18, 23 anos! 'Patria que me pariu' ja na csa dos 30...Sr Chagas Levene,idiolo na esfera da globailization. A nova ordem mundial!em fim. por hoje contnuo por aqui! escrevi para os Molwenes! Lélio Lé Tembe
    4
    Ocultar 13 respostas
    • Lélio Lé Tembe Estacio Valoi por onde andas? Eu espero com muita ansiedade o dia do desmoronamento dos castelo de cartas sem pilares nem vigas dos infiltrados no Partido. Sim porque indivíduos que entram para o Partido com a finalidade de atingirem os seus anseios de forma ilícita só podem ser infiltrados, não foram esses os preceitos que nortearam a criação do Partido, não está plasmado nos Estatutos o que esses infiltrados que se apropriaram dos comandos dos órgãos do Partido andam por aí a fazer. Ontem um Partido do e para o Povo, hoje um Partido de e para os infiltrados. Se estás a militar ativamente tens que apoiar a conduta desses infiltrados ou serás encostado, mas não falta muito para o fim desses. Não ha bem que dure para sempre ou mal que nunca tem fim ( Samora Moisés Machel)
      1
    • Estacio Valoi Lélio Lé Tembe . Aquele partido virou uma corja de aves de delapidacao!ate aqueles putos...
      1
    • Estacio Valoi Corruptos,ladros Frelimo. Claro, no poder ja vao nos 45 anos de desgovernacao
    • Estacio Valoi Aqui em WASHINGTON DC tenho perguntas para perguntar na casa branca!
      1
    • Nelson Junior .........!!!!!-Mas, com tudo isto, a Frelimo vai ganhar as eleicoes de Outubro e o Nyusi vai ser reeleito.....Mas, os Mocambicanos nao sao sudaneses e nem Algerinos: Mocambicanos sao especiais, os mais inteligentes do mundo, os mais corajosos do Planeta,e acima de tudo os mais sabios da Terra.......o ciclone nos abriu os olhos e chegamos a conclusao de que afinal, nao somos nada ou nao sabemos fazer as coisas...mas, temos grandes gargantas..........
    • Lélio Lé Tembe Estacio Valoi tens que preparar minuciosamente as questões ao Trump. Só podemos pedir ajuda a ele para evitarmos um futuro desastroso para os nossos filhos, força Estacio Valoi
    • Estacio Valoi Lélio Lé Tembe vou. Ver se falo com Obama. Em dois tempos eu pe nu, vou passar...passar de volta ao meu pais. Nao me intessa ficar por aqui. Nao quero
    • Estacio Valoi Nao quero. Minha opinion
    • Estacio Valoi Opiniao
    • Lélio Lé Tembe Estacio Valoi não tens que ficar por ai, mas se tiveres oportunidade de participares nos briefings do Presidente com os jornalistas na casa branca aproveite em prol de todos nós
    • Estacio Valoi Lélio Lé Tembe . Faco partw disto faz mais de 10anos. No meu pais fiz parte nao sei quando fizemos parte como jornalistas em cabo delgado.
      1
    • Estacio Valoi Em cabo esquecido, o governador pedido a amizade, sou quem telefona para ele. A purSe da cambada dose "meus colegas" vao fircados a perdiem , amecas fazer cobertura dos seus eventide!kkk
    • Amarildo Samuel Estacio valio
    Escreve uma resposta...

  • João Mindo II Marcelo Mosse
    Já o disse várias vezes...aqui e no WhatsApp... esta escrita é de Wordsmiths.


    I just love it.
    Please, pense e repense na ideia do Book.
    2
    Escreve uma resposta...

  • Bitone Viage Mas o que podemos esperar de deputados eleitos numa lista fechada, neste caso partidária? Esperam um postura idêntica ao do Muchanga?
    • Matenglane Muchanga Bitone Viage Bitone este comentário só pode ser da ressaca de um frente a frente que tiveste com o deputado no programa do Gilberto Mendes. Kkkkkk😭
    Escreve uma resposta...

  • Cayndo Lopes Cadir Tragicomédia eu acho
  • Vicor Chele Eu Ha vezes ki chouro internamente com olhar de magua e desepcao pela vida que leva cada um mocanbicano ki vejo...trufaram nosso suor e cm ela um dia cada um deles ira pagar...nao tenho muito uki dizer mas tou desse lado
    1
  • Emerson Eduardo Nhampossa Eu colocava o meu lugar a disposição. Ser deputado da FRELIMO hoje tornou se símbolo de Aldrabices
  • Rui Costa Tragicomedia Marcelo.
    Belo apontamento este. A sorte dos anèmicos deputados da Frelimo talvez seja a solidão de Muianga na Renamo . Sem lider carismático a altura e com intestinas condições estatutàrias para deixar sobressair ate à lideranca, o deputad
    o Muianga a anemia ganha pontos, pois desabafos no intervalo maior da pequenada, não afectam o Conselho Pedagogico da Escola . Ha que aguardar por Essa reunião de 03/05 ...não me acredito que se passe do Pois Sim, ao Pois Sim Sim...again.
    Oremos.
    Escreve uma resposta...

  • Elísio Nhantumbo O meu problema é que na FRELIMO não está a acontecer a transição geracional. Os jovens que fazem parte da bancada ou do governo são engolidos por discursos dos quais se vão envergonhar no futuro. A forma como a bancada se posiciona é o reflexo da democracia autoritária que o país vive. É a essência da captura do Estado. Há pessoas boas na FRELIMO que deviam se posicionar em relação ao rumo que as coisas tomaram.
    3
  • Matenglane Muchanga Marcelo, uma análise quanto a mim bem feita. Quando alguém abre a guarda, vem as consequências.
  • Cassimo Cabir Fico feliz por ver que o meu conterrâneo Marcelo Mosse mesmo tendo sido ameaçado ser amarrado por muchanga a meses atrás pôs isso de lado e escreveu uma verdade sobre o deputado. Isso sim. Profissional de verdade. Parabens wagaia
    5
  • Salomao Julio Mazive Eu nasci e cresci na Frelimo. Mas hoje sinto muito pela vida política usada essa organização social. É uma lástima falar do partido Frelimo onde há pessoas, hoje em dia. Se ninguém te diz nada, sente pena de ti. Olha, o que a Frelimo faz, só agrada alguns dentro do partido. Pois outros são cata vento.Como foi possível um grupo dentro do partido contrair dívida sem o conhecimento do miolo do partido? Uma vergonha dos camaradas.
    5

Sem comentários: