domingo, 21 de abril de 2019

PGR : dois pesos, duas medidas

PGR : dois pesos, duas medidas
Eu discordo da metodologia usada pela Procuradoria-Geral da República, PGR, em relação aos presos no âmbito de combate à corrupção.
Todos os presos deveriam ser tratados em pé de igualdade. Não é segredo para ninguém que a PGR tem receio de tocar em algumas figuras claramente implicadas em actos de corrupção.
Vamos por pontos :
1. Vimos como a PGR protegeu Ndambi Guebuza quando foi presente ao juiz de instrução. Cercado por um pelotão de agentes policiais que se tornava difícil a sua visualização desde chegada ao tribunal até à saída. De quê e de quem o escondiam? Do jornalistas ou do público?
2. Lúcio Sumbana, parceiro de Helena Taipo na delapidação dos fundos do INSS, foi tratado de forma branda e devolvido à liberdade mediante o pagamento de uma simbólica caução de 850 mil médicas.
3. Quanto a Helena Taipo foi decidido que a aguardasse pelo julgamento na cadeia por medo que fugisse. Isso é um grande absurdo.
4. Não é verdade que, no país, não haja impunidade. O que o Provedor de Justiça, Isac Chande, é de todo falso. O antigo chefe de estado, Armando Guebuza, dirigiu e autorizou toda a operação do calote de 2.256.500 dólares está em liberdade e em paz. Em nome da justiça e não da farsa, teria sido o primeiro a ser recolhido às celas, mas está aí num bem bom.
5. O presidente Filipe Nyusi mentiu, e a PGR sabe disso, quando negou saber do processo do MAM. Existem documentos por si assinados que recomendava o seu então colega das Finanças a prosseguir com o processo. Porquê a PGR se mantém calada? Há ou não indivíduos não só acima da lei como também por cima da lei?
A PGR está a agir segundo o princípio de dois pesos, duas medidas. Quer dizer, olha para a cara e só depois actua. Para a PGR a lei não é universal mas é de acordo com a pessoa em concreto e de acordo com o acto que a pessoa tenha praticado.
Nota. Não defendemos nem defenderemos que aqueles que delapidaram fundos públicos sejam perdoados ou ilibados. Defendemos, isso sim, que todos sejam sujeitos às mesmas medidas.
Comentários
Escreve um comentário...

Sem comentários: