quinta-feira, 18 de abril de 2019

Indignai-vos, pois!

Indignai-vos, pois!
Então muitos de nós estamos indignados porque os franceses já mobilizaram mais de 2 mil milhões de dólares (equivalente ao que os nossos bandidos foram buscar em esquemas fraudulentos e nos querem impôr o seu pagamento) para financiar a reconstrução da secular Catedral de Notre Dame. Estamos espantados pela rapidez e facilidade e comparamos, por exemplo, com a nossa (in)capacidade de mobilizar dinheiro para reconstruir Beira.
Indignemo-nos! Faz bem. Dessa indignação, talvez nascerá alguma mudança comportamental da nossa parte, que nos tornar actores morais, materiais e cúmplices do nosso subdesenvolvimento, sobretudo os grupos mais esclarecidos, que não são poucos.
Mas temos de entender o seguinte:
1. A Catedral de Note Dame é um dos atractivos turísticos mais importante da França e quiçá da Europa. Por ano recebe mais de 13 milhões de turistas/ano.
2. As empresas/individualidades que colocaram dinheiro têem negócios próprios, e as suas marcas vendem e muito por causa do turismo que Notre Dame ajuda a manter
3. Portanto, esse dinheiro doado, para eles, na verdade é um investimento que trará retorno.
Então, pergunto, os nosso mais ricos onde investem o seu dinheiro? Como tal dinheiro se multiplica? Uma catástrofe como aquela que destruiu profundamente a Beira, Dondo, Nhamatanda, Búzi, Manica, parece que não lhes diz nada (ou deram dinheiro na surdina, se assim for, porque, então, quando dão dinheiro de forma camuflada aos partido até fazem suplementos nos jornais?)!
Então, se sequeremos ter um país menos dependente da ajuda externa, indugnemo-nos com a nossa própria postura. O nosso empresariado deve parar de querer só sentar-se a mesa dos detentores do poder públicos para ter ganhos e muitas vezes, de curto prazo e sem multiplicação, para de facto construir este país.
Precisamos de lutar, incluindo o sector privado, por um *enabling environment* para que o sector privado possa agir como os Luis Voiton, L'oreal, Dior, Total (empresas francesas que abraçaram um "símbolo" do seu país). Beira poderia ser nosso Amsterdão em Moçambique. Os nossos "ricos" não vêem isso? O nosso sector privado não vê isso? E o turismo será um pilar de desenvolvimento sem investimento? E pior, com o puxa-para-baixo que vemos do próprio sector privado que é contratado para projectos de construção e fogem com o dinheiro sem nem um centimetro ser feito, chegamos longe?
Deixem a eles (os franceses) com a sua "solidariedade". VAMOS, mas é construir nossas utopias e solidariedade. Temos tudo para dar certo, excepto SERIEDADE.
Ps: Ruanda dá-nos sinais interessantes.
Comentários
  • Cal Barroso Acabei de escrever algo a respeito...hehehehehe
    Escreve uma resposta...

  • José de Matos Na mouche !
  • George Benjamin ALGUMA COISA NÃO ESTÁ BEM, DE FACTO É MOTIVO PARA FICARMOS INDIGNADOS COM ESTA TANTA RAPIDEZ NA MOBILIZAÇÃO DE FUNDOS PARA RECONSTRUÇÃO DA CATEDRAL " SOMETHING IS WRONG HERE MY DEAR FÁTIMA "
  • Fernando Elias Cada um colhe o que semeia😶😶😶
  • Xanah Pretucha Bem Dito... Vamos trabalhar...
  • Zaituna Tesha Nesta Certíssimo 👏👏👏
  • Lopes Vireque Só vim aqui para lembrar aquele saco de arroz com escritas bem legíveis: "para vitimas de ciclone IDAI, Moçambique, Não para venda..." traduzido para o portugues.
  • Domingos Manecas Interessante abordagem! Segundo: Os franceses, eles não desviarão, sequer um centâvo, a ser canalizado para a reconstrução daquela catedral, um activo de capital importância, não só para eles como também para o resto do mundo!
    2
  • Feliz Silvia Fátima Mimbire mas você não viu o donativo da CTA?
  • Chil Emerson David Faz todo sentido!!!! É taco deles, reconstrução de algo deles...
    3
  • Chil Emerson David E ai eu me zango " hiiiiiii tivemos madoenças aqui em casa, vizinho só veio deixar um saco de arroz so. Na casa dele aconteceu o mesmo vi camiões de comida, fruta, ainda comprou nova cama para o enfermo. . . Isso não é justo, nos não temos condições quVer Mais
    6
  • Arcenio Luabo Nao nos indignemos com Franca e a rapidez com que encontrou financeamento para a catedral, aquilo mostra que os dirigentes francezes sao serios nos planos de desenvolvimento e fez com que o povo entendesse as potencialidades do desenvolvimento de Franca, tem certeza de que a sua contibuicao chegara ao beneficiario, sera para a catedral que o dinheiro sera usado. Quero dizer que esta confianca nao vem do incendio de ontem, vem sendo mostrada e construida ao longo do tempo, na relacao entre o governo e o povo , o governo frances sabe que governa se ouvindo as opinioes do povo. Agora, quando tivermo um governo que so pensa que a sociedade civil serve para angarir fundos para calamidades, ai esta, so é importante para situacao que o governo é incapacitado!! Triste é ver isso!! A sociedade civil em democracia é voz prioritaria na governacao!! Nao se implementa nenhum plano sem ouvir a sociedade civil!! Mas isso nao acontece na patria amada!! Se tivemos ajudas sobre IDAI foi porque a comunidade internacional e mocambicanos acreditam em nós e tem muito respeito, nao pelos dirigentes que temos, pois ja mostraram que o bem para o povo é ultima coisa nas suas agendas!!
    4
  • Joao Moreno Sudão também dá os mesmos sinais positivos.
    Não me admira nada esta postura do nosso empresariado. Dois motivos. São todos de riqueza duvidosa. Não tem coragem de enfrentar e desafiar leis que os possam projetar porque vivem debaixo do umbrella  que o
    s proteje mas que os deixa limitados tipo escravos.
    Segundo não têm perspectiva de engrandecer legalmente porque o DNA de onde provêm é regido por mediatismo underground.
    Falta de frontalidade. Falta de respeito por aqueles que não tem o espaço que ocupam e nada fazem para outros entrarem.
    Os empresários não entendem que concorrência leal é a melhor solução para o seus problemas
    Outro problema é colocar os amigos do partido sobrepondo os que tem potencial para dar um safanão nestas mentes fechadas.
    Outro factor somos dorminhocos
    2
  • Guilherme l'Afro Mozambicain Bem argumentado compatriota. Sem comentários... Fica o TPC para nossos ricos também...Cada povo cuida do seu patrimônio, da sua história. Ainda temos que evoluir na questão de preservação da cultura material...
    1
  • Abel Vilanculos Guerreira, nao percebe que NÓS continuamos colonizados nas nossas mentes e nas nossas acções, INFELIZMENTE!
    1
    • Joao Moreno Abel Vilanculos os novos colonos são danados....
      2
    • Fatima Cassamo João pior que fizemos antes
      1
    • Joao Moreno Fatima Cassamo sinceramente não entendo o que se passa nestas cabecinhas. Até entendo mas torna se difícil fazer um diagnóstico. Há vozes neste momento que sussurram que como é possível um edifício arder e no mesmo dia o valor de ofertas ser superior ao até ao momento doado a Moçambique pela destruição do IDAI. Simples... Não somos unidos e não nos dão oportunidades para fiscalização das ofertas e quem oferece não gosta de oferecer a ladrão.
      2
    • Abel Vilanculos Ninguém oferece a um LADRÃO!
    Escreve uma resposta...

  • Ani Zita Falou e disse 
    Mais palavras para quê??
  • Orlando Makhaza Fatima Mimbire temos tudo para dar certo excepto seriedade kkkk
  • Marcelo Machava A comunidade internacional tem medo de doar a Moçamb porque sabe que existem polvos prontos para pilhar. Pior ao mais alto nivel
    5
  • Anselmo Bango Quando a verdade doi, como uma espada de dois gumes espectado sobre a minha medula!
  • António Manna Parabéns !
    Infelizmente o complexo de colonizado permanece em muitos africanos do mesmo modo que muitos europeus ainda sofrem do complexo de colonizador. 
    O ciclone Idai foi o catalizador que veio pôr a descoberto a inépcia de um governo ao longo de d
    écadas e também revelou ao mundo a maldade perpretada conscientemente ao nosso povo por uma oligarquia voraz.
    Estamos a anos luz da solidariedade que está a acontecer na cidade das luzes.
    Por aqui continuamos a ser tratados como mentecaptos por uma gang desgovernada, desesperada e sem saída
    1
  • Maximo Bonifacio Bonifacio Bela reflexão Fátima. Embora eu ache que você seja livre de atribuir o título ao seu POST de acordo com sua intuição, eu preferiria o seguinte : "SOBRE A SILIDARIEDADE NA FRANCA"
  • Aurelio Joao Mendiate Magister dixit
  • Raul Almeida Cadê as fundações dos ex pr's?
    1
  • Dany Mandlaze O seu post tem toda logica Fatima nos temos o que merecemos da mao estendida nao esperamos riqueza.
  • Cristina Dimas J. Bila Zangar _me pela utilização do dinheiro alheio é uma verdadeira patetice! Querer comparar o quanto eles nos deram versus o quanto darão à sua Catedral é ridículo e infringir em nós mesmos cada vez o mais o sentimento de inferioridade e pedinte africanoVer Mais
    3
  • Mac Matolense Até me doeu a cabeça só de pensar que a África é apenas machamba porque o negro foi feito mente de madeira seca
    1
    • Anibal Neves Mac Matolense O mais caricato é que nem aceita ser ajudado. É tanta casmurrice!! Super resistentes à mudança (não gostamos de fazer parte dela) mas depois espantamo-nos e rejubilamos com os seus resultados!
    Escreve uma resposta...

  • Muassua Bernardo “””Estamos espantados pela rapidez e facilidade e comparamos, por exemplo, com a nossa (in)capacidade de mobilizar dinheiro para reconstruir Beira”””. 
    Não há motivos para espanto. A França é uma superpotência do mundo e faz parte do conselho dos 5 paí
    ses que mandam na ONU e no mundo. Não se pode comparar as capacidades técnicas, os recursos e a rapidez em fazer as coisas acontecerem daquele que manda com as daquele que recebe as ordens. Pense bem, Fatima Mimbire.
    • Celso Dango Muassua Bernardo não se está a comparar mas é um exemplo a se seguir e não é impossível pra moz mas aqui está a se falar de vontade política de se fazer algo que seja visível e sustentável mesmo com recursos que não cehagam a esses da franca. Não se confia alguem copo de vidro a quem não consegue cuidar copo de alumínio.
    Escreve uma resposta...

  • Mujovia Muva Filho do sapo é sapo,de acordo com a nossa visao actual na minha opiniao,seria melhor criar se uma "organizacao/ tribunal africano" para investigar e julgar na Africa os dirigentes africanos que nao confiaram dos seus países de depositar as suas poupanças levando para Europa com induito de serem" brancos e nao tornaram brancos "empobrezendo os seus países.Visto que,os actuais seguem a mesma via e como bloquear isso.
  • Nati Cruz Indignai-vos com os nossos governantes que mesmo sufocados de dinheiro(sujo, não conseguem pelo menos oferecer carteiras as escolas.
    Mesmo com tanta madeira as crianças sentam-se ainda no chão. 
    Deixem os franceses que o nivel deles de preucupacao ja passou a seculos da nossa fase.....
    3
  • Well Max Muito Certo.
  • Dalmon Fernando Mana fatima com razão em menos de 24h os empresario locais ja haviam doado 677 milhoes de dolares ,isso que é ser patriota.parabens aos franceses.
    2
  • Francey Zeúte Obrigado e está tudo dito.
  • Francisco Mandlate Em 2005 o EUA tiveram o ciclone Katrina que foi o mais devastador desde 1928 no Hemisfério Norte. Em terra chegou na categoria 3. Apesar de ser a maior economia do mundo 70 países deram ajuda humanitária aos EUA, outros deram em dinheiro que totalizou Ver Mais
    1
  • Romao Sibambo Mana Fatima Mimbire

    O grande erro como Nação é sermos conduzidos pelo dinheiro e ñ entendemos que O SEGREDO QUE CRISTO DEIXOU PARA DESENVOLVER AFRICA É Ñ USAR DINHEIRO OU QUALQUER SISTEMA DE VENDAS"


    Por isso que em Revelações ELE dá-nos um sinal.

    "QUANDO SATANÁS ESTIVER A GOVERNAR O MUNDO (AFRICA), NINGUEM COMPRARÁ NEM VENDERÁ SEM O SINAL DELE".

    Se aliarmos esta Profecia e a outra que diz.

    "AI DE VÓS HABITANTES DA TERRA (AFRICA), POIS SATANÁS FOI EXPULSO DOS CÉUS PARA TERRA E TEM MUITA FÚRIA POIS O SEU TEMPO ESTÁ PROXIMO".
    SATANÁS=DRAGÃO=CHINA.

    O Apostolo Paulo alerta muito bem numa das suas cartas aos Corintios.

    "O AMOR AO DINHEIRO É A RAIZ DE TODOS OS MALES".

    Por isso mana Fatima, mesmo em ciencias economicas ensina-se a fazer de recursos escassos usos alternativos. 

    Neste momento enfrentamos a falta de dinheiro.

    Dinheiro este que a Biblia recomenda a ñ seguir.

    Porque? 

    Se Moçambique ñ usasse dinheiro!

    Como País produzimos muito cimento, muita madeira, temos Arquitectos, Engenheiros e Pedreiros até desempregados que sñ a burrice do dinheiro.

    O Governo criava delegações do MOPHRH e começando pela Beira construiamos Habitações, Escolas, Hospitais, Supermercados, Jardins, Parques, etc.

    Por isso que Khofy Annan disse após seu mandato na ONU. 

    "A AFRICA É UM CONTINENTE QUE PEDE ESMOLA NUMA BANDEIJA DE OURO".

    Temos gas, petroleo, grafite, ouro, pedras ao invez de dolares, euro ou qualquer outra moeda trocamos por machimbombos, equipamentos hospitalares, agricolas, industriais, aviões, helicopteros e tudo que nos faz falta porque pela via de dinheiro estamos a ser enganados e feitos burros e idiotas. 

    Ademais eliminando o uso do dinheiro segundo a Biblia, acabamos com trez pecados descritos no Apocalipse. 
    - Corruption
    -Falsos profetas 
    -Prostituição

    Ñ esqueçamos do que disse o Senhor no livro de Revelações.

    "O MEU POVO Ñ É CAUDA MAS SIM CABEÇA"

    O que somos hoje é resultado do que escapou de Jackes Chirac.

    "Colonizamos Africa por IV, V sec em nome do Cristianismo destruimos sua cultura, enriquecemos roubando suas riquezas e HOJE EDUCAMOS-LHES MAL PARA QUE Ñ SE VINGUEM DE TANTO MAL QUE LHES CAUSAMOS".

    Hoje vivemos em mukhukos e andamos de my loves porcausa desta má educação. 

    Quando tdos que passaram por alguma Universidade forem bem educados.

    Levantarão um Referendo a VEDAR a comercialização de tudo que é material de construção para que o POVO viva condignamente.

    Defendo a tese de que o uso de dinheiro é burrice para nós Africanos baseando-me no que vimos ano passado. 

    O Presidente da Republica expondo frutos do Mar em Noruega enquanto a Unicef anunciava que 70% das mortes infantis em Moçambique tem como a principal causa a má-nutrição.

    HI KOMBANI U TIVI VA DOUTORI...
  • Onésio Orlando Nhaduco Arma Não é só Beira k foi fustigada pelo IDAI..
  • Mwenemutapa Fernando O The New York Times fez uma reportagem a respeito destas reclamações. É interessante. 

    Não vai demorar propagandista como Julião Arnaldo para revirar tudo graças à "sábia governação da SEXA Presidente Nyusi pela diplomacia do silêncio".

    🙄🙄🙄🙄
    1
    Escreve uma resposta...

  • Albertino Macuacua DIZEM Q AS MULHERES: fazem cha de calcinha e metem-nos na garrafa...
    ESSES GOVERNANTES TIRRANOS DE MOZ: o que nos fizeram pra tanto lhes temermos, enchem-nos os ouvidos dizendo q libertaram Moz.... 
    MUITOS DE NOS COM A MENTE BLOQUEADO CREMOS: resultado roubam-nos sem piedade...
  • Layer Dos Anjos Nos estamos mal nesse pais do pandza. .
  • Elvis Armando Alguns cheios de dinheiro deram algum mão aqui em casa Fatima, agora o Notre dame esta a erritar pessoas porque o Apha Conde deu 2 milhões, uma bilionária brasilira deu 10 milhões mas quando foi o museu nacional do Brasil nada deu. Os cães ladram e a caravana passa
  • Mário Paiva Muito bem dito Fatima Mimbire
  • Helio Nganhane Fátima, eu declaro me seu fã e quem me dera se tivesse 1% da sua visão e capacidade de análise e acima de tudo poder e liberdade psicológica de usar o meu intelecto para acordar aos nossos irmãos ao trabalho sério sem manipulação. Continue nos educando um dia iremos levantar desta sonolência e preguiça. Moz reclama jovens que trabalham para o bem de todos....!
  • Magasso Ya Mpfundla eles não são obrigados a nos dar dinheiros. não foram eles que elegeram corruptos. nós é que insistimos em colocar ladroes no poder!
  • Magasso Ya Mpfundla deixem os franceses fazerem a vida deles. que culpa tem eles se nos preferimos, insistentemente, votar em ladroes?
  • Virgílio Da Carlinda Ernesto Dr Fatima Mimbire disse tudo menos nada vamos aprender com os Franceses

Sem comentários: