terça-feira, 23 de abril de 2019

Daesh divulga foto de suspeito dos atentados no Sri Lanka


O Daesh divulgou a foto através da agência Amaq.

O Daesh divulgou esta terça-feira uma fotografia do homem que o Governo do Sri Lanka identificou como o líder dos atentados de domingo no Sri Lanka que fizeram 320 mortos e mais de 500 feridos.
O Daesh divulgou a foto através da agência Amaq, órgão de propaganda do grupo extremista. O grupo 'jihadista' reivindicou hoje a autoria dos atentados suicidas no Sri Lanka contra igrejas e hotéis de luxo.
"Os executores do ataque que teve como objetivo os cidadãos dos países da coligação e cristãos [realizado] anteontem [no domingo] são combatentes do Daesh", afirmou em comunicado uma fonte próxima dos 'jihadistas' citada pela agência Amaq.
O grupo, que perdeu todo o território que controlava no Iraque e na Síria, tem feito frequentes reivindicações não comprovadas de responsabilidade por atentados terroristas.
O ataque consistiu em oito explosões que mataram, pelo menos, 320 pessoas, entre as quais um português residente em Viseu, e provocaram mais de 500 feridos.
O número de pessoas detidas relacionadas com os ataques atinge as 40, segundo o porta-voz da polícia Ruwan Gunasekera.
O responsável da polícia tinha afirmado que as autoridades atribuíam os ataques a um grupo extremista islâmico local, o National Thowheeth Jama'ath, embora considerassem que o grupo teria sido apoiado internacionalmente.
A capital do país, Colombo, foi alvo de pelo menos cinco explosões: em quatro hotéis de luxo e uma igreja.
Duas outras igrejas foram também alvo de explosões, uma em Negombo, a norte da capital e onde há uma forte presença católica, e outra no leste do país.
A oitava e última explosão teve lugar num complexo de vivendas na zona de Dermatagoda.
As primeiras seis explosões ocorreram "quase em simultâneo", pelas 08:45 de domingo (03:15 em Portugal), de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais.
Lusa

Sem comentários: