quinta-feira, 18 de abril de 2019

Mas quem é o eleitor consciente que se convencerá que o partido Frelimo está seriamente a combater a corrupção com a detenção de uns confessos que usaram o dinheiro para a campanha do mesmo partido?

Sobre as detenções recentes
Tenho uma outra maneira de ver os motivos, sem contudo dizer que estou muito certo. Não discordo que seja um teatro com motivos eleitorais. Mas quem é o eleitor consciente que se convencerá que o partido Frelimo está seriamente a combater a corrupção com a detenção de uns confessos que usaram o dinheiro para a campanha do mesmo partido? Quem é o eleitor consciente que vai ver a Frelimo doutra maneira quando as empresas por onde se faz a lavagem do dinheiro não são mexidas? Quem é o eleitor consciente que vai ver a Frelimo limpa quando ao corrupto-mor ninguém o mexe?
Para mim, estas detenções têm por objectivo de proteger o corrupto-mor de uma eventual detenção pela Polícia dos Estados Unidos. Depois da detenção de Manuel Chang e as dificuldades da sua extradição para Moçambique, a PGR tenta simular que em Moçambique também se prende e julga como em qualquer país.
________________
Se na verdade isto é combate à corrupção, prendam todos aqueles que foram reportados com detalhes e as vezes com filmes nas suas práticas de corrupção. Não se esqueçam do corrupto-mor!
Comentários
  • Antonio Wisque Bons Pontos Para Refletir.
    1
  • Raúl Nhagumbe Corrupto-mor! Quem será?
    1
  • Antonio A. S. Kawaria Mano Raúl Nhagumbe, quem era os chefe dos detidos?
  • Anidia Tacaiana claro que é isso. ..por isso que eu digo a todos que mais que nunca é importante que a oposição ganhe para limpar pelo menos esses
    1
    • Jamia Mecanhe Anidia Tacaiana a oposição ainda tem muito que aprender.....
      1
    • Antonio A. S. Kawaria A vantagem de alternância do poder executivo é que o poder judicial pode tornar-se independente.
    • Anidia Tacaiana todos temos muito que aprender
      1
    • Jamia Mecanhe Antonio A. S. Kawaria é verdade isso mas aqui em Moçambique, a oposição dá 1 passo para frente e no momento que o povo desperta ela dá 3 para trás. Desse jeito como vamos alternar?
      2
    • Josefina Johansson Jamia Mecanhe concordo contigo! O problema da nossa oposição e que não é unida passa todo o momento a lutar um contra o outro em voz de unir por uma causa comum. Um partido só da oposição não alcançará infelizmente a vitória e essas guerras de palavras entre eles só fortalece a Frelimo
      1
  • Thomas Tocoloa 👏👏👏👏👏👌
    1
  • 1
  • Fausto António Macuácua Questoes pertinentes para reflexao.
    1
  • Buene Boaventura Paulo Nem uma vírgula 👌👌👌👌
    1
  • Barbosa Eanes Certo, como é que o ilustre Antonio A. S. Kawaria, queria que o governo do dia procedesse de modo a não parecer o que ilustra nesta reflexão... Apenas querendo ver o outro lado aceitável.
    1
  • Joao Ferrao Tudo tem o seu tempo. Prisoes versus estabilidade. Recordar o Brazil, depois da Dilma, Temmer tinha todas os dados para ir ao Xilindro, entretanto isso poria a economia de rastos. Onde esta ele depois de cumprir o mandato. Correr nao ee chegar.
    1
  • Arnaldo Mendes Esta detenção, da Taipo,; é só para desviar atenção dos distraidos
    1
    • Antonio A. S. Kawaria Em 2010 sairam o Jornal Zambeze e reproduzido por imensis houve uma denúncia bem elaborada. Estamos a falar de 2010 e porque não se agiu.
      Se o caso desde lá estava no Gabinete Central de Combate a Corrupção mas este não agiu na altura, porque não se revolta contra esse Gabinete?
      1
    • Arnaldo Mendes É isso mano, distração só
      1
  • Ser - Huo Mano Kawaria, eu sei de teu posicionamento político, mas estás a ser muito distraído nos últimos dias. Vamos começar, só de exemplo, numa grande contradição no teu post: quem é o corrupto-mor reportado com detalhes? Mano esqueceu que esse de que falas,nem o relatório da famosa auditoria conseguiu lhe colocar de forma muito directa na macacada? E acho não muito sensato, quando nós colocamos numa situação de tudo ser bota-baixo: passamos tanto tempo a reclamar justiça, que se prenda os malandros, quando se prende, aí as mesmas bicas que reclamam, dizem que é teatro. Isso me deixa burro. Como dlse devia fazer para não parecer teatro?
    • Buene Boaventura Paulo Tão simples quanto isso: para não parecer (ser) teatro, o primeiro a entrar é o chefe da quadrilha, o que dá um duplo sentido, a saber: desencorajar a formação ou continuação de actividades de delinquência (1) e dar imagem ( ainda que disfarçada) de não impunidade.
      Sem querer acusar directamente o dito cujo, não cabe a ninguém que mais de 200 pessoas que estão em seu redor urdiram e executaram um plano de defesa (aplaudido por todos), quando este incorporava uma fraude e ele simplesmente não sabia nada; aqui das duas uma: ou era cego demais nas suas funções (devendo responder por isso) ou é esperto demais que é transparente nas câmaras da justiça
      3
    • Antonio A. S. Kawaria Mano Ser - Huo, duvida que o corrupto-mor é Armando Guebuza? Quem chefia essa quadrilha?
      Mano queres reportagens detalhadas sobre a corrupcão no reinado do corrupto-mor? Eu posso te fornecer, mano. Mas garantes-me que vais recordar à Beatriz?
      2
    • Antonio A. S. Kawaria Só para comecar, mano Ser - Huo, procure o Canal de Moçambique, versão impressa, do dia 14.07.2010 e na página 8. J
    • Ser - Huo Antonio A. S. Kawaria não estou a discutir jornal Canal. Neste momento existe um relatório de especialistas. É disso que eu falo. Se opinião de especialistas independentes e estrangeiros não serve para nós, então, vamos bater com a toalha no chão e começarmos a fazer as coisas ao nosso livre arbítrio.
    • Oreste Muatuca Para que isso não parecesse o que é, portanto, um teatro, como todos sabem, incluindo a própria PGR, agir-se-ia desde que o tal relatório de especialistas que, como disseste, mano Ser - Huo, publicou os nomes dos envolvidos no crime-desgraça. 
      Mas com
      o eu posso acreditar na seriedade dessas deligências se: 1. Vivo neste país há 40 anos e vejo como age a (in) Justiça daqui? 2. As tais detenções começaram a acontecer depois da detenção do MC na RAS, e a consequente proposta (de quem o deteve) de o levar de férias às prias paradisíacas dos States?
      Achas, Ser - Huo, se os EUA não detivessem o MC, a BGR (Burlatriz Geral da República ) teria se pronunciado até hoje?
      1
    • Antonio A. S. Kawaria Mano Ser - Huo, quando é que esse relatório de especialistas independentes e estrangeiros saiu? E o que dizia desde então? Será que só e outros vimos que a PGR comecou a levantar poerinha só a FBI agiu contra o Chang que ia curtir a passagem do ano novo noutro lado?
      Já agora, as reportagens jornalísticas não valem nada em Mocambique por serem nacionais?
  • Bras Malique Mano, nós não somos uma sociedade normal, nossas cabeças já estão formatadas a pensar de forma anormal, perdemos valores, perdemos conceitos. Chafurdamos na lama, na imundície. Estamos sujos, porcos e a feder mas mesmo assim estamos satisfeitos.
    Quem s
    erá o corrupto-mor? Quem será? Não tem, não existe, nunca houve...
    O melhor ladrão não é só aquele que pratica o golpe, a ação em si, mas sim, aquele que planifica. Tem a capacidade ele, de fora, ir mexendo as pedras no xadrez, conspirando, dissimulando e influenciando tudo e até o sentido das investigações.
    O corrupto-mor é sempre um " mãos limpas ", com muito poder e influência, capaz de se cercar de pessoas com capacidade de darem um braço deles em defesa da integridade do chefe.
    Os peões são muitos, seletivamente escolhidos vão sendo perfilados à justiça, convenientemente, para o delírio da " midia" e do cidadão sedento de justiça. Dirá este cidadão, assim que pegar no jornal ou se posicionar em frente da televisão, agora sim.
    Este filme vai chegar ao fim já em Dezembro, vai ter uma guinada de 360°. Ai, poderemos vir a ter uma surpresa. É muito teatro o que nos amostram e sempre com prisão de indivíduos convenientemente preparados.
    Vamos ver o arresto de bens dos mesmos, algumas casas e viaturas velhas, sofas rotos, panelas , pratos e baldes de plástico e coisas assim, sem nenhuma serventia, mas dinheiro que é bom, nada. Esse, já está bem escondido, não há, nunca houve.
    No final vamos perceber que a montanha pariu um rato.
    1
  • Jose Ngokha As prisões que têm a ver com a Ematum, Proindicus e Ama, visam desviar a perseguição dos corruptos-mor da justiça americana se obedecer se ao princípio de que ninguém deve responder em 2 julgamentos por um mesmo caso.
    1

Sem comentários: