segunda-feira, 15 de abril de 2019

Eis o pássaro tombado.

A imagem pode conter: ar livre e natureza


Eis o pássaro tombado.
Um pequeno revés para o Presidente Filipe Nyusi, que esteve nas zonas de guerra em Cabo Delgado no sábado, numa demonstração clara de que ele, pessoalmente ele, está profundamente empenhado no combate à insurgência. A 7 de Abril, Nyusi anunciara importantes vitórias do exército no terreno. A ofensiva está em dia.
O exército conta com uma brigada que opera na calada da noite usando equipamento com infra-vermelhos, homens treinados pela Coreia do Sul. A eles se devem as mais recentes vitórias. Já não era sem tempo. Com as eleições à porta e anúncios relevantes para o gás do Rovuma, era preciso mostrar musculatura, abandonando a infeliz cantiga de que aquilo era um caso de Polícia. Nyusi está agora a correr contra o tempo. Não tem outra opção.
Comentários
  • Manuel Saide Vale mais tarde que nunca, força.
    1
  • Dario Dias Caíu ou foi abatido?
    2
  • Juvencio Fadil Valeu!!
  • Buene Boaventura Paulo Acidente a parte, a postura recente do PR abre uma nova página na governação deste País. Ele está a fazer o seu trabalho, com rigor que se exige a um Presidente, estando de parabéns. Moçambique tem que ser devidamente governado; não vai ser fácil apagar os seus 4 anos de ambiguidade do poder e tão pouco fazer-nos esquecer o veia ditatorial do seu partido, mas é sempre uma lufada de ar fresco. Espero que isso não seja apenas o medo de perder as próximas eleições, mas sim o que lhe vem do coração - servir a sua pátria, nem que seja por apenas um mandato
    5
    Escreve uma resposta...

  • Da Cruz Mas não percebo bem este pandemónio a volta da queda deste pássaro. Foi abatido? Avariou no ar? Falha mecânica? O que levou a sua quase intacta queda? 
    Porque é um "retrocesso" a "simples queda" DUM só helicóptero numa operação que é mais terrena 
    que aérea? 
    Já agora não são NORTE COREANOS, os nossos "coach's"?? Não sabia que sul coreanos andam nisto... 
    Que continuem mesmo assim os esforços pra acabar de vez com os "insurgentes"!!!
    9
    Escreve uma resposta...

  • Maximo Bonifacio Bonifacio Lamentável infelicidade! Não houve vítimas mortais?
  • Carlos Jossia estava tão velho ... tão velho ! era uma relíquia do tempo da ex união soviética
    2
  • Pedro Matule Isso foi um capotamento sem feridos graves. Força presidente Nhusy
    1
  • Mhaka Ya Karhata Mas também é um daqueles velhos
  • Antonio A. S. Kawaria A questão dos ataques em Cabo Delgado tem que ter fim. Espero que seja um esforço coordenado com os países vizinhos.
    1
  • Waki Joel O belo nome que estes assassinos ostentam é vergonhoso. "Insurgentes"😫😫😫
    4
  • Sura Rebelo de Oliveira Caiu ou deixaram cair?
    2
  • Nelson Junior Ilustre Marcelo, me perdoe, nao é meu desejo de quase sempre de o contrariar mas eu sou um grande amante da verdadera verdade...evidentemente o Post é seu e seu direito de dizer o que e o que deseja...cabe a nós de verificar se, as suas ideias correspondem à verdade...O Ilustre diz de que o Nyusi está emepenhado seriamente em resolver o caso de Cabo Delgado...Elsta é uma percepçao mas nao é a verdade...O caso de Cabo Delgado nunca e nunca vai ser resolvido com as armas, mas sim com um bom serviço das secretas,sejam elas civis ou mltares....Por um periodo de tempo a Europa ( o Ocidente) foi invadido por terroristas que criaram panico quase em todos Paises Europeus.....Os Paises europeus uniram todos os serviços secretos e estes criaram uma estragegia comum...e os terroristas foram derrotados...e paz e a tranqulidade se estabeleceram...Se, realmente o Nyusi quer resolver o problema de Cabo Delgado deve fazer o seguinte:........os chefoes da Sise, Sernic e Cim devem ser substituidos...Os novos nomeados devem deixar os escritorios e bares de Maputo e se deslocarem à Pemba. para acompanharem de perto e coordenar as actividades dos operativos....Os chefoes das Secretas e da Sernc deveriao parmancer em Pemba ate que este "baile" termine....O Nyus nos mentiu dizendo de que os caputardos nao falavam a lingua local e nem o Portugues...ele está a mentir!...Que o governo nos apresente esses tais capturados...nao somos estupidos...tambem nós pensamos...O Nyusi quer internacionalizr o fenomeo Cabo Delgado......nao é bem assim...que ele fale seriamente com as seguranças privadas das multinacionais que estam em Cabo Delgado...e talvez ele saiba a origem destes crimnosos e porque querem uma instabilidade nas zonas de recursos naturais.........
    4
  • Nelson Junior Ps!...Se ha algo que aprendemos no caso das dividas ocultas é que a Sise, a Sernic e o Cim juntaram-se aos mafiosos internacionais para roubarem mlhoes de dolares....Quem nos garante de que mais uma vez, estas intituiçoes corruptas nao se juntaram com as multinaconais estrangeiras para criar panico naquelas zonas???...la em Cabo Delgado ha um jogo de trilioes de dolares...Recordam-se quando na Costa da Somalia havia sempre piratas???..ao longo de tempo se descobriu que esses piratas estavam ligados ao crime organizado internacional......e a pirataria quase cessou.....
    2
  • Cal Barroso A aviões e helicópteros caem. Facto. Mas um helicóptero do tempo da URSS (os que votaram ano passado nem sabem que já houve uma nação com esse nome) que nem sequer ia ao REPINGA correr, ja nem deve já nem saber VOAR.
    1
  • Nelson Junior .Ao longo dos quase 50 anos da Frelimo no poder que aprendemos é que sempre e sempre em muitos e muitos casos( em particular os casos sensiveis), ela ( a Frelmo- nos mentiu....quem sabe se este elicoptero foi abatido por esses xiconhocas??...dizem de que nao houve mortos...Será???????.....!!!!!!
    1
  • Paulo Paulo Kassanga Era velho da luta colonial .Força presidente. Eles vao te valorisar depois d morrer home é asim
  • Miguel Santos Ponto 1- Não se faz campanha com um problema com ponham em causa a segurança dos populares.O presidente está a ser mal aconselhado ou está claramente a atirar a toalha ao chão.Será?
  • Miley Majam It's All to Do. About the valued Natural Raw materials and resources...?
    But. SADLY the local communities ( citizens ) Don't Benefit-Nothing .
    Still Suffering since independence Time's till now , suffering!
Escreve um comentário...

Helicóptero militar cai em Mueda
Informações de fontes locais, ainda nāo confirmadas oficialmente, dāo conta da queda esta tarde de um helicóptero militar em Mueda, Cabo Delgado, num momento em que as forças governamentais estavam a ganhar terreno no combate aos insurgentes.
Comentários
Escreve um comentário...

As mais-valias não serão tão gordas e não chegam tão já.
CARTAMZ.COM
A Chevron, uma das maiores petrolíferas dos EUA, “engoliu” a Anadarko na quinta-feira, mas a imprensa norte-americana enfatiza que a operação foi decidida principalmente para ela adquirir os interesses da Anadarko no gás de xisto e no petróleo do Golfo do México. Os interesses da Anadarko ...
Comentários


Sem comentários: