sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Sabem porque na Zâmbia, Malawi, Tanzania, Gana e na RSA não há guerras? Porque todos presidentes têm ensino superior!


Alvaro Simao Cossa
14 de fevereiro às 09:11 ·

Onde começa a maior fraude de uma nação?

Em Moçambique, o cargo mais importante a ser ocupado por um cidadão não exige diploma de nível superior. O cargo do Presidente da República, a figura mais importante para a manutenção da democracia e da política nacional.

De acordo com a Constituição moçambicana, todas as pessoas podem votar e ser votadas, ou seja, não existem restrições educacionais ou sociais para que uma pessoa possa se candidatar ao cargo de presidente do país, aqui é onde a configuração do estado começa a ficar torta e dá brechas porque, mesmo, para o cargo de um simples PCA é imprescindível ter diploma de ensino superior. Como um chefe de estado pode entender assuntos sublimes tão complexos como a economia que é uma ciência muito dinámica e exige grande competência para poder tomar-se decisões certas, se for um analfabeto funcional? Como um presidente pode dirigir um conselho de ministros cheio de tecnocratas se ele não entende nada de análise nem tem noção da complexidade interdependente do funcionamento do estado, como pode ser presidente de um estado se nada entende do direito, da economia e de relações internacionais. A fraude ao eleitor começa aqui, porque escolhemos pessoa que não tem conhecimentos suficientes para o cargo que vai ocupar e o mais importante da nação, e como esse indivíduo compreende que ele é um simples espantalho vai depender completamente de tecnocratas que o podem enganar e induzí-lo a erros


Veronica Macamo Dlhovo Gabriel Muthisse Elisio Macamo Pedro ComissarioDomus Oikos Fatima Mimbire Jaime Langa Egidio Vaz




2424

29 comentários3 partilhas

GostoPartilhar

Comentários


Elísio de Sousa Alvaro Simao Cossa, há um pequeno problema que vejo no teu raciocínio. Tente perceber que pelas funções constitucionais de um PR ele sempre precisará ser assessorado nas varias matérias que lhe compete intervir. Se ele tivesse que conhecer com o mínimo de profundidade todas matérias que estão na sua alçada teria, no mínimo, que ser um sábio com memória equiparável à um processador de milhões de terabytes para entender ao mesmo tempo das tendências tecnológicas de Silicon Alley, da produção de arroz na China, nas políticas belicistas da primeira república da Coreia do Norte, entender do Direito Penal do Futuro de Figueiredo Dias, deveria o PR conhecer ainda com muita profundidade todas teorias relativas ao aquecimento global, efeitos positivos e negativos da evolução da inteligência artificial, conhecer a tendência das Bitcoins e ainda saber decifrar as potencialidades e fraquezas de cada um dos Emirados Estados Árabes. Acha mesmo que um PR Licenciado tem competência e capacidade para, sozinho, saber de tudo isso? É muita ingenuidade pensar-se que um Presidente da República deve ser um técnico. A política e a academia são dois campos completamente autônomos e por vezes antagônicos. Um Presidente de um país dirige e faz gestão dos quadros que têm nas diversas áreas. Não é necessariamente um militar, um académico, um escritor, um comerciante, um julgador, um desportista. Nada disso caracteriza um PR. O PR deve ater-se na gestão dos talentos existentes em cada país, sem que o mesmo tenha de se imiscuir nas tecnicidade dos outros. Claro que pode sempre propinar com base na sua experiência pessoal mas não no esqueçamos que um PR é um ser humano que deve ter limitações que devem ser colmatadas pelos respectivos assessores, conselheiros, Ministros, Governadores, Administradores, PCAs, etc etc.
Não existe nenhuma licenciatura para se ser PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)
· Editado(s)


Jaime Langa "O equívoco de Alvaro Simao Cossa" dava um bom texto de reflexão.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Eu sei do que falo mas concordo com vossas ideias, existem países como Deus manda que tem este cargo vedado para gente com ensino super
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Jaime Langa Alvaro Simao Cossa verdade mas não se pode assumir como fonte ou jurisprudência o facto de existirem esses países. Há outros como o nosso que isso não tem valor.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Estimado amigo Elísio de Sousa um presidente sem ensino superior é um elemento que ocupa um cargo sem ter as minimas competências para apreciar e julgar o que lhe é conferido. O ensino terciário é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais para entender minimamente o funcionamento geral do universo, seria justo se o alto magistrado da nação tivesse ensino superior facultaria-lhe mais possibilidade de entender seus assessores. Assessorar = auxiliar e não adestrar. Em alguns paises exige-se ensino superior mesmo para ser um simples director de uma empresa pública.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Egidio Vaz Perspectiva platónica das coisas. Até porque ajuda
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Egidio Vaz ser governado por um analfabeto no século XXI é aceitar que somos um estado falhado, é permitir fraude no posto mais importante do pais
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)
· Editado(s)

Gilberto Correia Meu caro Alvaro Simao Cossa existem muitos “analfabetos” com ensino superior e muita gente competente e brilhante sem licenciatura.

Essa sobrevorização da educação formal superior há muito que é desmentida por exemplos concretos. Só para dar um exemplo na área económica para que tanto apelas, Bill Gates abandonou o curso em Harvard para criar a Microsoft que o tornou o homem mais rico do mundo. A sua empresa tem uma produção e um orçamento muito maior do que muitos países, incluindo Moçambique, e o líder não tem ensino superior.

Existem outros meios superiores de adquirir competências e habilidades específicas. Assim como temos muitos licenciados e até Doutores que estudaram muito tempo e não as adquiriram.

Creio que com essa colocação subestimas o papel de ferramentas importantes para o desepenho do papel de Chefe de Estado no Século XXI como a Liderança, habilidade comunicacional, carisma, persuasão, saber escutar, flexibilidade, capacidade de aceitar e adaptar-se às mudanças, empatia, elevado quociente de inteligência social e emocional, entre outros, que não se adquire especificamente nas Universidades.
13
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)
Ocultar 13 respostas

Elísio de Sousa Gilberto Correia tout court
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Ver Tradução
· 1 dia(s)

Gabriel Muthisse Este meu irmão não costuma ser tão teimoso. Habituou-nos a ponderar ideias diferentes. Desta vez estou espantado. Este deve ser o décimo post a insistir nesta ideia que não se sustenta em qualquer investigação ou pesquisa seria. O mundo é muito mais que a universidade
9
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Luis Mucave Gabriel Muthisse ,o nosso irmão anda equivocado.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Jaime Langa Gilberto Correia Bravo.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Alvaro Simao Cossa E todos paises que vedam este cargo para gente com ensino superior andam equivocados. Concordo irmãos Gabriel Muthisse, Jaime Langa e Luis Mucave que estou equivocado, mas com o tempo chegaremos à mesma conclusão, muitos paises do mundo desenvolvido vedam exclusivamente por lei este cargo para gente com ensino superior
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Jaime Langa Alvaro Simao Cossa é uma decisão desse país e na sua conjuntura é conjunto valores pode até dar certo mas isso não é teoria geral são casos.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Alvaro Simao Cossa São aptidões convalidadas. Mesmo Portugal que é um pais onde existe o analfabetismo, fora daquelas 7500 assinaturas exigidas, o ensino superior é obrigatório para ser Presidente
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Gabriel Muthisse Há alguma Constituição que, expressamente, veda o exercício de funções governativas a não doutores? Alvaro Simao Cossa pode indicar alguns?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Gabriel Muthisse "O que é preciso para ser candidato a Presidente da República?

Agência LUSA11 Dez, 2005, 10:11 | País

Ser português, ter mais de 35 anos e 7500 assinaturas a propor a candidatura presidencial são as condições mínimas exigidas pela Constituição e pela lei eleitoral para concorrer ao mais alto cargo do Estado.
A Constituição Portuguesa define apenas, no seu artigo 4º, que "são elegíveis para a Presidência da República os cidadãos eleitores, portugueses de origem, maiores de 35 anos".

Se os cidadãos portugueses no gozo de todos os seus direitos civis e políticos podem aspirar a ser presidentes, as condições práticas para avançar com uma candidatura presidencial não são fáceis.

A Lei Eleitoral do Presidente da República determina que quem quer candidatar-se terá de apresentar um mínimo de 7.500 assinaturas e um máximo de 15.000.

Essa documentação inclui uma declaração de propositura do candidato e uma certidão de capacidade eleitoral de cada um dos apoiantes, que se pede na junta de freguesia da área de residência.

No caso de conseguir juntar as 7.500 assinaturas, o candidato terá depois que angariar dinheiro para a campanha eleitoral, dado que o Estado só concede subsídios depois das eleições e apenas a quem alcançar um mínimo de cinco por cento dos votos.

Além dos candidatos apoiados pelos partidos, em todas as eleições surgem outras personalidades a tentar concorrer."

Alvaro Simao Cossa, pode indicar-nos a lei que, em Portugal, veda os não doutores de concorrerem ao cargo de PR?
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Simao Timoteo Cossa Great.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Jaime Langa Gabriel Muthisse tiko 15!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Gabriel Muthisse Alvaro Simao Cossa, um amigo acaba de me informar que, pelas pesquisas que fez, só a mui democrática Turquia é que veda os não doutores de concorrerem ao mais alto cargo da nação.

Nem Portugal, nem USA, nem França, nem Espanha, nem Suíça, nem Noruega, nem mesmo a Rússia ou Ucrânia, nem Itália... têm esse dispositivo a que se refere.

Mas, já que falou de Portugal, continuamos à espera do dispositivo legal onde viu essa ideia tua...
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Jaime Langa Gabriel Muthisse mutsetselele. Ensaiou uma brincadeira de mau gosto.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Gabriel Muthisse esse que fez essa pesquisa não falou a verdade. Existem países como Nicaragua onde até exigem estudar fora e ou ter sido diplomata no estrangeiro. Na Rússia e na Ucrânia nem se imagina ser presidente sem ensino superior. Em Portugal exige-se ter ensino superior.https://www.sitedecuriosidades.com/.../quais-paises...
Oculta ou denuncia isto

SITEDECURIOSIDADES.COM
Quais países exigem diploma universitário para ocupar o cargo de presidente?Quais países exigem diploma universitário para ocupar o cargo de presidente?
1


Gosto
· 1 dia(s)
· Editado(s)


Inácio Repolho Sr.Alvaro Alvaro Simao Cossa,acaso Humberto Ortega,actual Presidente de Nicarágua tiene estudios Universitarios?
Como está la situación del País?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Ver Tradução
· 1 dia(s)

Gabriel Muthisse Ortega nasceu em uma família de classe média da cidade de La Libertad, no departamento de Chontales. Seus pais, Daniel Ortega e Lidia Saavedra, eram opositores do regime de Anastasio Somoza. Sua mãe foi presa pela Guarda Nacional de Somoza por estar com posse cartas de amor que, de acordo com a polícia, eram mensagens políticas codificadas. Ortega tem dois irmãos: Humberto, ex-general e escritor, e Camilo, morto em combate em 1978.

Ortega iniciou cedo na luta política. Ele só cursou até a sexta série do ensino fundamental e aos quinze anos já havia sido preso por subversão política.[6

From Wikipedia.

Como Alvaro Simao Cossa pode ver, o Presidente da Nicarágua não tem estudos universitários
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Manusse José Caro Alvaro Simao Cossa, a maioria das pessoas entendem que a educacao escolar/formal superior faz a diferenca. Porem, nao pode ser o factor determinante para o exercicio de um dado cargo governamental. O mundo tem n exemplos para refutar a sua tese. Na antiguidade antes de criarem-se universidades (pois estas sao evento do periodo medieval - assim reza as historias: universal, da educacao e das ideias pedagogicas) haviam reis/actualmente presidentes, todavia, nao era um must/ought que eles tivessem a instrucao superior possivel naquele tempo (embora Platao tivesse sonhado assim), porem, exerceram suas funcoes devidamente. Idem nos dois periodos que sucederam a antiguidade (falo dos periodos medieval e moderno). E, ate recentemente, mesmo algos pedagogos tais como Ivan Illich defendem educacao sem escolas, nao sera' o ensino superior (a propria escola) um evento historico do homem?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Gabriel Muthisse Alvaro Simao Cossa, indica as leis/constituicao. Custa? Se está previsto é só trazerem os artigos relevantes.

Falaste de Portugal, demonstrei-te que não é verdade. Nos casos que referes traz os artigos relevantes. Só isso.

Mas, seja como for, nenhum país de tradição democrática exige isso. O direito de eleger e ser eleito, sem qualquer descriminação, faz parte dos direitos universais. Salvo em algumas ditaduras.

Traz as leis relevantes
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

DA Silva Sisal Ensino super nao é nada... Os verdadeiros líderes têm mentes superiores...
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Caula Manuel Quem nomeia os Reitores nas Universidades? é o Presidente, imaginem um Doutor ser nomeado por um homem de 4ª classe. Quem nomeia o Procurador Geral da República? vai ser alguém com 4ª classe? Entre outros o Presidente é um órgão de soberania, o problema é entender o que isto significa. O Conselho de Estado é presidido pelo Presidente da República, o referendo é decidido pelo Presidente da República, o Presidente da República é o Chefe do Estado, simboliza a unidade nacional, representa a Nação no plano interno e internacional e zela pelo funcionamento correcto dos órgãos do Estado, é o Chefe do Governo, é o Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança. dirigi-se à nação através de mensagens e comunicações; informa anualmente a Assembleia da República sobre a situação geral da nação; decide a realização de referendo sobre questões de interesse relevantes para a nação; convocar eleições gerais; tem poder de dissolver a Assembleia da República, de demitir os restantes membros do Governo quando o seu programa seja rejeitado pela segunda vez pela Assembleia da República de nomear o Presidente do Tribunal Supremo, o Presidente do Conselho Constitucional, o Presidente do Tribunal Administrativo e o Vice-Presidente do Tribunal Supremo, nomear, exonerar e demitir o Procurador-Geral da República e o Vice- Procurador-Geral da República; indultar e comutar penas; atribuir, nos termos da lei títulos honoríficos, condecorações e distinções, convocar e presidir as sessões do Conselho de Ministros, nomear, exonerar e demitir o Primeiro-Ministro, criar ministérios e comissões de natureza inter-ministerial, nomear, exonerar e demitir os Ministros e Vice-Ministros, os Governadores Provinciais, os Reitores e Vice-Reitores das Universidades Estatais, o Governador e o Vice-Governador do Banco de Moçambique, os Secretários de Estado, declarar a guerra e a sua cessação, o estado de sítio ou de emergência, celebrar tratados, decretar a mobilização geral ou parcial, presidir ao Conselho Nacional de Defesa e Segurança, nomear, exonerar e demitir o Chefe e o Vice-Chefe do Estado-Maior- General, o Comandante-Geral e Vice-Comandante-Geral da Polícia, os Comandantes de Ramo das Forças Armadas de Defesa e outros oficiais das Forças de Defesa e Segurança, orientar a política externa, nomear, exonerar e demitir os Embaixadores e enviados diplomáticos, receber as cartas credenciais dos Embaixadores e enviados diplomáticos de outros países, promulgar e mandar publicar as leis no Boletim da República, vetar a lei por mensagem fundamentada, devolvê-la para reexame pela Assembleia da República, promulgá-la e mandá-la publicar. O Conselho de Ministros responde perante o Presidente da República e a Assembleia da República pela realização da política interna e externa e presta-lhes contas das suas actividades, os membros do Conselho de Ministros respondem perante o Presidente da República e o Primeiro-Ministro pela aplicação das decisões do Conselho de Ministros na área da sua competência, os decretos-leis são assinados e mandados publicar pelo Presidente da República, nenhum membro do Governo pode ser detido ou preso sem autorização do Presidente da República, o Presidente da República decide se o membro do Governo deve ou não ser suspenso para efeitos de prosseguimento do processo, o Presidente da República pode requerer ao Conselho Constitucional a apreciação preventiva da constitucionalidade de qualquer diploma que lhe tenha sido enviado para promulgação, nomeia o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal Supremo, os Juizes Conselheiros são nomeados pelo Presidente da República, nomeia o Presidente do Tribunal Administrativo, a Assembleia da República pode ser dissolvida, pelo Presidente da República, um juiz conselheiro nomeado pelo Presidente da República que é o Presidente do Conselho Constitucional, o Conselho Nacional de Defesa e Segurança é presidido pelo Presidente da República a qual inclui dois membros designados pelo Presidente da República,
O Procurador-Geral e o Vice-Procurador-Geral da República são nomeados, por um período de cinco anos, pelo Presidente da República de entre licenciados em Direito, a iniciativa de lei pertence ao Presidente da República, os pareceres do Conselho de Estado são emitidos na reunião que para o efeito for convocada e presidida pelo Presidente da República, compete ao Conselho Superior da Magistratura Judicial, nomeadamente, a pedido do Presidente da República, As forças de defesa e os serviços de segurança do Estado devem especial obediência ao Presidente da República na sua qualidade de Comandante-Chefe. Meus caros, ou Se reduz os comandos que se atribui ao Presidente da República ou está a dar-se o poder que ele tem ao acaso. Estudar ajuda muito, há quem não precise de estudar, tem conhecimento nato, ou tem habilidades, mas nem todos nascem habilidosos, se não não era preciso fazer faculdade para dar aulas aos licenciados mestrados ou doutorandos, li comentários a fazerem comparação, países há que não exigem licenciatura para o cargo de presidente, nós estamos hoje num sistema globalizado, países há que não tem um satélite, vamos imita-los? Países há que os polícias não tem armas de fogo, maus e bons exemplos há sim, mas penso que se pensar-mos com pés no chão, e não pretender-mos correr riscos, sim, fazer com que a nossa segurança não seja posta em causa, e porque o preço muitas vezes é muito maior do que as falhas que os outros cometem, se calhar a longo prazo esse modelo de governantes sem licenciatura possa não ser tão perigosa para a nossa pátria, e até para os nossos vizinhos, pela conjuntura. Mas os exemplos até então não são assim tão brilhantes, podiam ser piores, mas acredito que uma pessoa formada terá sempre melhor domínio do âmbito global do que aquele que não se formou, poderá ter o domínio no âmbito domestico, mas a actualidade pode perigar essa visão domestica. Precisamos estudar os outros, conhecer os outros, há um ditado que diz, Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas. Não gosto do termo inimigo, mas foi apenas para elucidar.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Kuyengany Produções
Oculta ou denuncia isto


1


Gosto
· 15 h












Simao Cossa
12 de fevereiro às 23:33 ·

Sabem porque na Zâmbia, Malawi, Tanzania, Gana e na RSA não há guerras? Porque todos presidentes têm ensino superior!




6767

116 comentários1 partilha

Gosto
Partilhar

Comentários


Alvaro Simao Cossa Um pais governado por analfabetos é um campo de guerras.
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)


Pedro Comissario Uma afirmação de quem estudou!!!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

João Barros Como conseguiram as independencias?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Francey Zeúte Tão linear assim, meu velhote?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Sim filhote
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Francey Zeúte Nyusi tem aqui um ensino superior feito, ou é falso?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Alvaro Simao Cossa O homem conseguiu estancar a guerra, ou é falso?
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Francey Zeúte Alvaro Simao Cossa aquilo que está lá para a terra natal do homem não é guerra, é ensaio para um filme qualquer de Hollywood, meu velhote? Acho que essa premissa que apresenta, pode ser facilmente rebatida e sem precisar muito esforço.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Sim concordo, mas a guerra generalizada parou, Mz hoje em dia não é focalizado como pais em guerra
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)
· Editado(s)

Francey Zeúte Alvaro Simao Cossa guerra so o era quando era Dhlakama a dar a cara?
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Caula Manuel Devo concordar que em grande medida tem muita razão, e justifico, o ensino molda a forma de ver as coisas, aprendemos, a mente que se abre a novas ideias jamais será a mesma, já dizia o Outro. Até porque no passado a utopia teria sido assente no rei que deveria ser filosofo segundo Platão, as formas de governo e a sua degeneração em, timocracia, oligarquia, democracia, tirania, enfim, poderá existir um presidente formado que propele pela guerra, mas não é regra isso acontecer, eu acresceria outro requisito ao candidato à presidente, a integridade, um presidente tem de ser integro, e como é que o povo vai saber, o povo não advinha, mas a voz do povo é a voz de Deus, o povo não escolhe directamente o candidato a presidente, são os partidos que o fazem, e só depois é que temos um candidato, não sei com relação ao candidados independentes, se o há, e os partidos ao escolherem já o fariam com o princípio de que o presidente é formado, é integro, e tem consciência plena para assegurar uma paz social efectiva e segurança jurídica, estes dois elementos são fulcrais para a ordem pública instalada, sem a qual, nenhum país terá condições nem económicas nem sociais, e os três pilares nunca vão convergir, pelo contrário, pode haver é políticas de contenção que de forma grave e fraudulenta, criará instabilidade e calamidades. O presidente é o garante da constituição, mas também é verdade que se deve limitar os poderes para que não haja sobreposição, nem abuso de poder. Para começar, é preciso que o Presidente, perceba e conheça os seus limites, o presidente não é um rei, nem pode agir como se fosse, as limitações impostas por Lei não bastam, é preciso que seja idôneo, líder, e que saiba contornar os obstáculos sem atropelar a Lei. Estudado e com assessores capazes de elucidar melhores soluções, não basta, é preciso ouvir o povo, Platão entendia que o povo era incapaz de perceber de ciência política, mas o valor do povo centra-se na perspicácia democrática, um Estado é formado pelo poder político, território e soberania, mas a soberania reside no povo, um povo que não tem voz, oferece ao governo violência e guerras, é preciso que o contrabalanço exista, que as decisões não sejam necessariamente advindas da voz de todo um povo, mas que muitas delas dai resultem, não é por acaso que há direito à referendo, é a oportunidade que se dá para que o povo decida, é uma forma prevista, mas nem sempre é necessário recorrer a mesma forma.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)
· Editado(s)

Da Cruz Assim Nyusi é analfabeto....
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)


Custódio Sabonete Da Cruz, ou aquele curso de engenharia que fez, deve ser do nível da escola primária.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Da Cruz Caso estudo... Ou o ilustre Cossa quer nos dizer algo que não estou a alcançar...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Vamos combater o analfabetismo como combatemos a SIDA
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Da Cruz Kkkkk. Vamos. Há décadas que isso é projecto que só vai pra trás. Enfim... VAMOS!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Gabriela Das Neves Santos Nyusi também tem ensino superior feito fora acho
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Lenine Daniel Tão linear assim? É só ter presidentes que têm ensino superior que não haverá guerras? Não há no mundo países em guerra e que os presentes têm licenciatura?
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)


Jaime Langa É brincadeira do tio Alvaro Simao Cossa nao leva a sério.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Jaime Langa acha que um iletrado entende a dimensao de um estado?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Jaime Langa Nem todos que nao tem ensino superior sao iletrados. Samora Machel era mais letrado que muitos PHDs que andam por aqui na pátria e por ai fora.
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa excepções na regra sao o que mesmo?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Jaime Langa Entao cientificamente a sua afirmação foi reprovada.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa A ciência prevê excepções, queres um exemplo?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Lenine Daniel Só pode ser brincadeira Jaime Langa!!!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Almeida Miguel Mudumane Qual é a razão de uma guerra?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)


Lauren Hill Marley Segundo o postante deve ser falta de Escola. Sinceramente.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Inocencia Massango 🤣🤣🤣🤣 ah Como Seria bom se fosse verdade
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Fugão Miguel Mudumane Complicado e complexo! Na sociedade moçambicana não é aplicável a ideia do presidente com ensino superior para eliminar a guerra e os desmandos da ala governativa porque o próprio presidente deve favores ao grupo que lhe apoiou para o cargo. E as vez…Ver Mais
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Gabriel Muthisse Ucrânia e Rússia devem ser superanalfabetos, Makwerhu!!!!
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Gabriel Muthisse A alfabetização não é a única maneira de obter e desenvolver valores. Isso é admitir que, antes dos europeus chegarem a África, quando não sabíamos ler, éramos selvagens. Essa é a tese dos racistas
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Não concordo consigo Gabriel Muthisse(Gaby), alfabetização e racismo são duas coisas diferentes, não entendo porque todos os estados do mundo priorizam a educação e saúde para a sua população se o alto magistrado da nação pode ser um analfabeto. Antinomia? Nos paises desenvolvidos até a concessão da carta de condução discute-se, se pode dar-se à um analfabeto ou não, e nós queremos ter Presidentes sem ensino superior. Ser analfabeto não é virtude humana é vitimização social que se deve combater como as doenças.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Simao Timoteo Cossa África do Sul já teve violência que matou pior que uma guerra, entre simpatizantes do ANC e o Partido do bhutelezi.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)
· Editado(s)

Gabriel Muthisse Por outras palavras, os nossos bisavós, que não sabiam ler, só pensavam em assassinar-se mutuamente. Makwerhu!!!!! Então.Foi bom "sermos civilizados à força"
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Gabriel Muthisse os valores humanos aprendem-se Makwerhu, veja porque a tendência de fazer a justiça pelas mãos é maior nas pessoas analfabetas, os linchamentos, justiçar sumariamente sem julgamento, queimar pessoas vivas etc.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Gabriel Muthisse Nas nossas aldeias não se queimam criminosos, Alvaro Simao Cossa!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Gabriel Muthisse sim no Sul de Save essa prática não existe
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Gabriel Muthisse Alvaro Simao Cossa, e há muitos analfabetos lá. Incluindo os respectivos régulos...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Simao Timoteo Cossa Os americanos estão sempre metidos em guerras como justifica isso???
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)


João Barros Pela logica, os presidentes nao tem ensino superior!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Simao Timoteo Cossa Não defendo o analfabetismo mas não concordo que seja sinônimo de maldade. Assim pode ofender muitos que até por laços familiares estão ou estiveram bastante ligados à nós. Pode ser um sinal de descriminação... aliás o próprio Doutor Alsico sabe muito bem que são os mais esclarecidos que instrumentalizam os nossos irmãos analfabetos para acções macabras como acontece na Ucrânia por exemplo que por sinal há gente mais escolarizada que cá em Moçambique ou em África no geral.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Simao Timoteo Cossa Não defendo o analfabetismo mas não concordo que seja sinônimo de maldade. Assim pode ofender muitos que até por laços familiares estão ou estiveram bastante ligados à nós. Pode ser um sinal de descriminação... aliás o próprio Doutor Alsico sabe muito bem que são os mais esclarecidos que instrumentalizam os nossos irmãos analfabetos para acções macabras como acontece na Ucrânia por exemplo que por sinal há gente mais escolarizada que cá em Moçambique ou em África no geral.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Simao Timoteo Cossa Analfabetos são camponeses que quando não usados produzem comida e garantem sobremaneira a nossa alimentação e até a Boa saúde.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Simao Timoteo Cossa acha que ser analfabeto é virtude ou é vitimização social?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Simao Timoteo Cossa O analfabetismo é fruto de diversos factores conjugados, de índole social e econômica. Dr. Álvaro Cossa, tanto quanto eu, sabe do que estou a falar. Casos existem em próprios analfabetos teram ignorado as oportunidades de escola mas no cenário de uma grande cegueira sobre a pertinência do processo.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa vitimização social
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Luis Coss Kkkmk
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Ser - Huo Imagino que se fosse essa a fórmula, a RSA teria sido a sede de guerras do mundo no consulado do ainda fresquinho ex-PR Zuma, que nem ensino primário tem.
...e ca entre nós, temos um engenheiro, e o resto é o que se sabe!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)


Benny Matchole Khossa Ser - Huo não concordo com meu primo Álvaro, mas com Zuma RSA esteve à beira duma Guerra Civil bro
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Benny Matchole Khossa Mas o nosso não é Engenheiro?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Ser - Huo Benny Matchole Khossa, sim, engenheiro... ferroviário!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Joaquim Mundlovo As guerras, golpes, manifestações, marchas, assassinatos, massacres, conflitos dos últimos anos neste planeta são patrocinadas, promovidas, apoiados pelos países ricos, ora vejamos, as armas que são utilizados por rebeldes, "regimes", grupos extremistas, cartéis de droga e mais e outros tantos grupos carnificinos são fornecidos pelas grandes empresas ocidentais.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)


Fidalgo Da Ecineta Joaquim Mundlovo até porque concordo consigo por um lado, temos em que é preciso compreendermos a genese de cada fenômeno.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Sebastiao Coana É apenas um dos requisitos recomendaveis mas nao o único requisito para ser um Bom dirigente. Tivemos exemplos de personas com phd a governar mal.
No meu ponto de vista deveriamos observar o seguinte:
1. IDADE e optidao física deveriamos apostar nos jovens.

2. ESTADO CIVIL: nao deveria ser pertinente ou (obrigatorio) que o candidato/a presidente deveria ser casado ou casada.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Taty Zandas Nessa linha de pensamento, o Brasil durante a governaçao do Lula seria um caus!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Sergio Serpa Salvador Uma tese falsa. Voltarei a argumentar
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Sergio Serpa Salvador depois explica porque os linchamentos, a justiça sumária sem julgamento, queimar pessoas vivas são mais frequentes nas pessoas analfabetas
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Inácio Repolho Qual é o objectivo do conteúdo do seu post?
A quem acha que não deve Presidir Moçambique por não possuir o ensino superior Moçambicano?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Inácio Repolho esta foi uma reflexao de forma geral, terás visto que eu não mencionei nomes de pessoas e o objectivo não foi esse. Eu trouxe um tema para debate e troca de ideias, o que devias fazer é dar a tua ideia sobre o assunto
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)
· Editado(s)

Manusse José Nao penso, amigo e conterraneo Alvaro Simao Cossa, que se deve ao factor escolaridade superior. Pois, se olharmos para certos paises onde temos licenciados, mestres e doutores na presidencia ou a tomar altos cargos publicos, na administracao, justica etc...vemos ocorrerem guerras tao mortiferas. E a questao ficaria assim, basta ter o ensino superior para nao guerrear ou conflituar? Sou de crer que nao.
1. Penso que o caso da Tanzania e' de ja ter ultrapassado a questao etnica. E, tanto, que os cidadaos tanzanianos (entenda-se - os tanzanianos) ja nao mais se preocupam em saber de que etnia o presidente e' ou vem. O que ainda nao acontece/ceu em outros paises como Mocambique.
2. Quando uma pessoa atinge o mais alto grau de maturidade percebe que todos, de facto, somos iguais em dignidade. E simplesmente nao faz ao outro aquilo que nao gostaria que lhe fosse feito. Creio que seja este ponto crucial para uma boa governacao.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Alvaro Simao Cossa Sabes que os tanzanianos acham que Moçambique é país de gente analfabeta porque estão acostumados a lidar-se com a população do norte de cabo delgado
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)


Zé Martins Alvaro Simao Cossa burros são os Tanzanianos se julgam um País por uma franja do território
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa concordo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Manusse José Entendo isso, ilustre. Porem, ai entramos numa outra esfera que e' a massificacao da educacao escolar/formal. Todavia, mesmo assim creio que continuariamos a ter esses pequenos casos.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Yaqub Sibindy É mentira, não tem nada a ver com o grau académico!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa E os linchamentos, a justiça sumária sem julgamento, aqueles que queimam gente viva com pneus são pessoas estudadas Yaqub Sibindy? Porque todos países do mundo combatem o analfabetismo como as doenças endêmicas?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Politicos como tu sim vão promover o analfabetismo para cargos de alta magistratura do estado, vocês não entendem de onde vem o mal da nação
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Alvaro Simao Cossa Trata de ver quem são os militares no mundo e porque nunca se recrutam intelectuais para o exército, pensa nisso Yaqub Sibindy. Uma guerra com intelectuais termina sem derramamento de sangue, numa mesa onde reina o respeito pela ideia do adversário
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Jaime Langa Camarada Nyusi também tem é Eng.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Isalcio Mahanjane Premissa e conclusão comprometidas à "nascença"...
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Cossito Freitas Tio não verdade isso. Ainda que haja coincidência
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Verdade pura!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Taisse Sigaúque Angola??? Savimbi, Neto e Ze Du estudaram em "escolas grandes" . O que teria acontecido?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
Ocultar 12 respostas

Alvaro Simao Cossa Cunhada Taisse Sigaúque, mesmo o Zuma se ficasse mais um tempinho lixava a RSA. O problema de Angola é por causa dos portugueses que são carrascos demais.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Taisse Sigaúque Ok...
Então, ate mesmo os doutores podem deixar-se levar e lixar tudo e todos
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Gabriel Muthisse Então os portugueses não são doutores, Alvaro Simao Cossa?

E não explicaste porque os russos e os ucranianos andam numa guerra assaz destrutiva. Os seus líderes também não têm formação superior?

E porque temos um.conflito com tendência a se alastrar em Cabo Delgado? O nosso presidente não têm formação superior?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa estou a refletir para o futuro, os problemas que temos em Cabo Delgado são a prolongação dos problemas do passado, seria quase incrível que um conflito dessa dimensão tivesse surgido do nada, continuo a pensar que as próximas candidaturas aos altos cargos do estado devem barrar analfabetos. Acha que tem sentido um presidente de um estado ser enganado por seus conselheiros e não descobrir que está sendo enganado. Eu penso que um presidente deve ter ensino no superior, analfabetismo é como doença espiritual nos níveis de um chefe de estado, ele fica vulnerável em todos os cantos e pode ser enganado como uma criança
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Quanto aos russos e ucranianos que estão desavindos a regra geral é a mesma analfabetos foram enganados e por seu intermédio destruir um país, se for a ver nas ambas partes não são pessoas letradas que estão a disparar canhões nem são doutores que correm v com metralhadoras a matar gente indefesa, são os analfabetos
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Gabriel Muthisse A tua tese não era sobre quem corre com as metralhadoras para disparar. Em todas as guerras no mundo sabe-se quem faz isso. E na Ucrânia e na Rússia não seria diferente.

A tua tese afirma que as guerras se justificam quando os presidentes não têm formação superior. Isso é sempre assim? Na Ucrânia e na Rússia os dirigentes são analfabetos? Sempre que um presidente não tiver curso superior teremos guerra?

Makwerhu, tu sabes quem é o verdadeiro campeão da paz em Moçambique? Nós tendemos a esquecer como era este país em finais da década 80! Uma mortandade indescritível. Intolerância e ódio espalhados em toda a sociedade. Ninguém queria ouvir falar de diálogo. Havia uma crença de que a guerra só terminaria com o aniquilamento do outro. Isso tanto no Governo, como na Renamo.

Quem quebrou o ciclo vicioso da violência no nosso país? Refiro -me àquela violência insana que não tem comparação com aquelas que ocorreram em 2012/2014 e em 2015 até agora. Quem parou aquela insanidade que se espalhava por todo o território nacional e abarcava todas as sensibilidades políticas e sociais? Pois foi Joaquim Chissano, um presidente sem curso superior. Esse é o verdadeiro herói da paz deste país. Todos os outros que se lhe seguiram não tiveram os mesmos desafios.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Alvaro Simao Cossa Sim concordo consigo mas quem criou esse ódio entre os moçambicanos? Chissano estudou numa universidade e viveu em Portugal e França isso também conta muito.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Gabriel Muthisse Alvaro Simao Cossa, Chissano não tem formação superior. Então, para ti, viver em Portugal ou na França faz de alguém superior?!?! Não te reconheço meu irmão!

Então, os que vivem na Europa são superiores aos que vivem aqui em Moçambique?!?! Acredita mesmo nisso?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Gabriel Muthisse E quem criou ódio não foi Samora. Qualquer analista sério que fale das guerras em.Moçambique e em Angola não deixa de contextualiza-la na guerra fria. O contexto geopolítico da altura incubou essas e outras guerras
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Taisse Sigaúque Cunhado,nessa tua teoria, como explicar a instabilidade na RDC?

Zimbabué teve um dos presidentes mais letrados e eruditos que a África conhece.

Qual a explicação para o que por lá se assiste cunhado Alvaro?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Gabriel Muthisse Taisse Sigaúque, teu cunhado deveria rever a "tese" dele. Na década 80, com o Zimbabwe a ser dirigido por um indivíduo com mais de 6 graduações universitárias, houve la uma guerra que culminou no que alguns chamam genocídio.

Alvaro Simao Cossa já ouviu falar de Gukuruhundi, ou algo similar? Já ouviu falar dos episódios sangrentos da Matabelelandia? Pois ocorreram num país dirigido por alguém com mais de 6 graduações universitárias
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Taisse Sigaúque Pois...!!

É mesmo de rever. Essa teoria tem muito que se diga e não é facilmente demonstrável
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Joel Mabasso Epah, quer "dzêr"; noutras paragens são " mbūrrus"??? Hehehehe.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Joel Mabasso
Oculta ou denuncia isto



Gosto
· 2 dia(s)

Angelo Francisco Desde a década 2000s, a Costa de Marfim é governado por presidentes com nível superior, até docentes universitários, mas teve maior retrocesso devido a guerras que assolaram o país.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Yaqub Sibindy Eu não comentei porque este post não tem nexo e fere finalmente o percurso histórico da ética da liderança!

A minha opinião, é : descartar o debate e convidar à opinião pública à reflectir sobre dosdier's da actualidade que assolam o nosso país e o mundo!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
Ocultar 20 respostas

DA Silva Sisal Ética da liderança... Líderes nao precisam serem tecnicos.... Basta serem líderes de verdade, tem descernimento pra jogar a peça certa no lugar certo rumo ao alcace do objectivo pelo qual líderam...

Porq líderes são mobilizadores e visionarios..
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

DA Silva Sisal Concordo contigo Ilustre Yaqub Sibindy
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Tenho vergonha de ler o que vocês escrevem, agora os paises de ordem querem proibir analfabetos conduzir carros nas grandes cidades, e vocês acham que um analfabeto pode dirigir bem um pais, para que incentivar o ensino e para que curar doenças endémicas. O analfabetismo é doença igual que Sida precisa de ser curado. Yaqub Sibindy deve cultivar a cultura de sapiência se ama Mz
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Alvaro Simao Cossa Eu sei que o meu irmao Gabriel Muthisseso quer que eu argumente os meus posicionamentos, mas sabe muito bem que um analfabeto nao devia ser o garante daquilo que ele mesmo nao compreende, como o funcionamento de um estado e sua complexidade endógena
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Gabriel Muthisse Alvaro Simao Cossa, não é verdade que um analfabeto é um ignorante. Não é verdade que um analfabeto não tem valores elevados. Não é verdade que um analfabeto só pensa em matar o outro. Ou só pensa em guerrear.

Há muita gente, até nas nossas comunidades, que não sabe ler mas é imbuída por valores humanísticos superiores a muitos doutores. Há muitos sábios que não sabem ler nem escrever.

Fazer depender grandeza humana a ensino superior (ou mesmo a saber ler e escrever) é aceitar que antes da vinda dos europeus nós éramos uns selvagens. Nem tu acreditas nisso
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Jaime Langa Tio Alvaro Simao Cossa não mete mano Gabriel Muthisse nisto. A sua afirmação foi trivialmente abatida. Está é a qualidade de um debate. O argumento é que conta. O seu, se é que houve, foi muito traco. Contraditório. Nestes casos PHDs do seu nível aceitam a opinião do outro e encerram o debate de forma amigável. Assim tio é casmurice... Eh ainda a escrever entrou o comentário do seu querido irmão Muthisse... Calei
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Nunca afirmei que analfabetos não tem valores, só que gostaria que não dirigissem Moçambique
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Jaime Langa Alvaro Simao Cossa Moçambique nunca foi dirigido por um analfabeto... Nem agora.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Jaime Langa Gabriel Muthisse teu irmão não quer entender isso....
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Entendo mais que tu filho
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa queres justificar a trágica sorte de um povo com alardes de pessoas particulares, eu não
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Sabes que eu dei o máximo de mim e sacrifiquei o futuro de meus filhos defendendo aquilo que achei certo e nem sempre eu compreendia a dimensão do analfabetismo que havia prendido o estado nas suas cárceres
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Yaqub Sibindy Meu caro Alvaro Simao Cossa!

Sugiro que não alimente esse debate, antes que surja uma opinião de devolvermos à Independência à Portugal porque ela foi ganha por uma maioria analfabeta e, consequentemente à conquista da Democracia de Estado de Direito e Democrático que hoje Moçambique granjea!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Gabriel Muthisse Alvaro Simao Cossa, não sei a que te referes. Mas deixa-me dizer-te que a Ucrânia está entre os países mais letrados do mundo. Todavia, nos rankings de transparência, não costuma ter um bom desempenho. Há muita corrupção por lá.

Guerras, corrupção, erros de governação, desvios de políticas, estratégias de desenvolvimento pouco claras, estratégias não implementadas... tudo isso não depende só da formação superior dos dirigentes.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Jaime Langa Alvaro Simao Cossa o país Áfricano com a melhor taxa de literacia é o Zimbabué... Preciso dizer mais algo?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa E em Zimbábue há guerra ou podes calar?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Jaime Langa Alvaro Simao Cossa boa noite tio.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Tenha bom sono meu filho
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Caro Yaqub Sibindy analfabetismo é uma doença, algo por combater-se, tu meu amigo devias saber disso, todos países do mundo lutam contra o analfabetismo e todos paises desenvolvidos erradicaram-no a custa de todos meios e sabedoria, uma das grandes metas da nossa primeira República foi combater veementemente o analfabetismo, fico sem entender quando afirmas que eu ao propor que o chefe do estado seja uma pessoa livre dessa doença desastrosa, tu me acusas de estar a ferir o percurso histórico da ética da liderança, essa é tua aberração crassa do conceito e sentido de estado, se tu meu caro pensas assim é melhor abandonares a ideia de querer ser dirigente porque tu és parte dos problemas de Moçambique e não solução, para poderes fazer análise do desenvolvimento integral de um país e dar recomendações e ordens para a melhoria e desenvolvimento, para criares um estado coeso e cientificamente funcional tens que ter escola e ter a ciência no mesmo lugar que DEUS, pelo contrário vamos continuar na mesma tragédia de intermitências entre as guerras e a corrupção "constitucionais". Aqueles projetos do Pimo que andas a propor-nos, se tivessem sido feitos por analfabetos estariam enferrujados ainda no papel. Chefe de estado deve ter faculdades psico-fisico- mentais e académicos (enfáticos) para entender a complexidade do estado que dirige ou será um espantalho para assustar alheios e ser enganado pelos seus
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)
· Editado(s)

DA Silva Sisal Alvaro Simao Cossa hoje isso Pai... Quando domesticavam a ignorância pai do analfebetismo que facilita a instrumentalização politico do povo o analfabetismo era bom... Obrigado
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Caula Manuel No mesmo diapasão retomo que Presidente é o garante da constituição, quem da voz a guerra é o presidente comandante em chefe, ele é a peça fundamental não é a única mas se a soberania reside no povo, também reside na figura do presidente da república, ele é um órgão soberano. Representa o povo, não é por acaso que tem os poderes de comando, a alfabetização é a forma primária, tanto é que existem analfabetos que sabem ler, Mia Couto diz isso num dos seus textos, estamos a falar do ensino superior, onde a estrutura cientifica molda não de forma primária ou secundária o intelecto do formando mas de forma mais específica e avançada. Quem não sabe ler pode até saber outras coisas, pode ser autodidata, pode compreender as coisas, mas não esqueçamos, estamos hoje enquadrados num mundo competitivo globalizado, as novas nações destruíram o conceito de raças, e num futuro próximo dizer que aquele é negro africano, pode não ser verdade, nem é preciso ir buscar exemplos no futuro. A realidade actual não permite que ainda hoje continuemos a ter presidentes, deputados na assembleia da republica que só sabem tratar de patos mas que não se deram ao tempo de ir para uma faculdade perceber, entender como de facto vencer as actuais directrizes que movem o mundo económico social e político, e depois admiramos, as decisões que advêm, os erros que se comete, as vezes ingenuamente, até enganados por outrem, mas lá está a falta de domínio nos assuntos de Estado. É aprender a falhar? quando havia possibilidades de ter alguém capaz é um pouco desconfortável, pouco não, que as vezes as falhas repercutem naqueles que de forma justa depositaram confiança o povo. Mudar isso, começa por ter uma previsão legal, presidente com formação superior, e que não seja apenas este requisito, mas que seja um dos quais não permita o criador de patos almejar concorrer a candidatura de um cargo de tão grande importância para todos nós.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 2 dia(s)

Ambiente Ideal Nada tem a ver com o grau académico, achas que as guerras de Iraq, Syria sao presidentes nao qualificados academicamente
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Amigo Ambiente Ideal sabes que o presidente mais burro que governou América chama-se George Bush Junior?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)
· Editado(s)

Edna Adérito Mondlane 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Mário Nhantumbo O nosso Presidente da República, tem ensino superior. Ele é engenheiro, mas temos problemas em Cabo Delgado e não só......
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Leo Juliasse Caro Alvaro.Agora percebo porque houve guerra dos 16 anos em Mocambique.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 16 h

Rui Albasini Acho que a questão foi mal colocada. Até porque nossos dirigentes (Presidente, ministros e outros altos cargos da nação) têm formação superior.
Então o que dizer de França desde Novembro, todos os sábados há manifestações violentas. Presidente frances analfabeto.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 12 h
· Editado(s)












Alvaro Simao Cossa
12 de fevereiro às 09:56 ·

Um país com analfabetos na direcção do estado e na oposição está condenado ao fracasso




5757

29 comentários

GostoPartilhar

Comentários


Manuel Luis Amosse De facto Dr. Alvaro Simao Cossa.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Zé Martins O problema não está nos Analfabetos mas sim nos ladrões.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)


Francey Zeúte novidade grande
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Alvaro Simao Cossa Sem paz e sem estado de direio a novidade grande que iniciou em 1975
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Júlio Massango Os dois são problema mas de diferentes níveis. O analfabeto peca por só saber que o quatro é resultado de dois mais dois e nunca o produto de duas vezes o dois.
Se é indicação é indicação, vem assim nos estatutos como se estes fossem imutáveis e o ladrão aproveita destas limitações para esvaziar de forma fraudulenta os cofres públicos.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Domus Oikos Exactamente. Disse tudo.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Moulinho Lehuany Kkk
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Suplementos Naturais Esta falar de analfabetismo político ou no verdadeiro sentido da expressão...?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Suplementos Naturais Existem inúmeros quadros de compleição extraordinariamente intrísseca,cujas capacidades intelectuais são inquestionáveis
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)


Kuyengany Produções Chang è Doctor
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 16 h

Alvaro Simao Cossa Kuyengany Produções dirigiu qual Estado esse?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 16 h

Kuyengany Produções Nyusi é Enginheiro
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 16 h

Alvaro Simao Cossa E?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 16 h

Kuyengany Produções Mecânico
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 15 h

Suplementos Naturais O factor que mina o progresso do país se resume nestas palavras'Falta De Vontade Política'.Capacidade intelectual existe
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 3 dia(s)

Estevao Zefanias Chauque Estou a começar a gostar no novo Alvaro Simao Cossa meus parabéns já começou a ver o que eu e muitos era nosso bom dia Moçambique
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 1 dia(s)

Luís Loforte Cossa, o problema não são os analfabetos que o dirigem, mas os alfabetizados que os enaltecem!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 15 h


Alvaro Simao Cossa Luís Loforte os alfabetizados os enaltecem porque sabem que analfabetos gostam de ser chamados visionários, clarividentes, videntes, magríssimos etc etc. assim os analfabetos preenchem a sua baixeza académica
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 15 h

DA Silva Sisal Revelaçôes aqui... Tou a gramar
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 14 h

Alvaro Simao Cossa DA Silva Sisal ainda estamos com muitos bajuladores de analfabetos a fazer de visionário a um analfabeto que vai-se candidatar. Cuidado não põe a carroça em frente dos bois
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 14 h

DA Silva Sisal Alvaro Simao Cossa Concordo Ilustre.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 14 h

Pedro Comissario Sobretudo na oposição!!!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 13 h

Inácio Repolho Concordo consigo Alvaro Simao Cossa,mas um País vai antes na falência por dirigentes ladrões que com dirigentes sem ensino Superior ou incluso com analfabetos.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 12 h

Alvaro Simao Cossa Principalmente aqueles que queimavam escolas, destruíam aldeias, destruíam pontes. É nossa tragédia
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 11 h
· Editado(s)

Inácio Repolho Sigo concordando consigo,meu querido Alvaro Simao Cossa:Durante um ataque no meu aldeiamento,houve queima de casas de inocentes,roubo de gado bovino,roubo de productos de cantinas...no ano de 1973.E provávelmente são aqueles ladrões que hoje roubam
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 9 h


Alvaro Simao Cossa Inácio Repolho os ladroes que foram presos agora nao tem a caligrafia de queimar aldeias, os que tem essa caligrafia ainda estao à espera nas matas. Tenha calma quando sairem de lá irás reconhecer-los são inconfundíveis. Não ouviste quando prometiam queimar o país inteiro? Eu sim ouvi. Esses todos sao inimigos da patria, uns e outros estigmatizaram o povo, melhor pensar no futuro e com gente alfabetizada.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 8 h
· Editado(s)

Inácio Repolho Tenho certeza no quanto dizes meu eloquente e distinguido amigo Alvaro Simao Cossa,porém,devemos pela consciência da nação e respeitar o sofrimento dos Moçambicanos por falta de emprego,da riqueza básica,falta de medicamentos nos hospitais,estradas esburacadas,etc,antes de nos preocupar pelos dirigentes analfabetos e com uma oposição também analfabeta.
Ocupemo-nos pelo respeito pela constituição da República e demais Leis.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 8 h

Alvaro Simao Cossa Queres subir num arbusto com um caule mole, muana wa kumuye Inácio Repolho?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· 8 h

Inácio Repolho Kwmuye ndiko kulibhe miti.Ma China,yadha takula miti yientse,camwali uangu Alvaro Simao Cossa
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Ver Tradução
·

1 comentário:

Anónimo disse...

O Senhor Álvaro Simão Cossa e o Senhor Caula Manuel têm muita razão.
Para ser um bom dirigente de um Estado é necessário ser sábio, e para ter sabedoria é necessário ser intelectual.
Claro que um sábio não é um sabe tudo.
A sabedoria é relativa, um Homem sábio da pré-história, é diferente de um Homem sábio do século XXI.
Muita gente no Mundo pensa que as ciências sociais não necessitam de formação académica.`
É por isso que existem muitos políticos, Juízes, dirigentes analfabetos.
TODA a Humanidade deve investir na formação académica do cidadão.
O conhecimento académico é luz que nos ilumina.
Tomando como exemplo o nosso país.
A Frelimo tinha como presidente o Doutor Eduardo Mondlane, experiente nas Nações Unidas.
No primeiro congresso, foi estabelecido que a Frelimo devia deixar de existir, logo depois da Independência, para os seus membros formarem partidos para concorrerem nas eleições gerais numa base de estado multipartidário.
Samora Machel e outros analfabetos não viam isto como importante e encaravam como ameaça aos seus caprichos étnicos e egoístas.
Organizaram-se, moveram perseguição a todos os intelectuais na Frelimo, eliminaram quase todos fisicamente, assaltaram o puder, transformaram a Frelimo num partido, criaram um estado de puder absoluto e monopartidário, espoliaram e escorraçaram todos os portugueses, puseram Moçambique de pernas para o ar. Durante toda essa perversidade tanto a Frelimo como o respectivo governo ficaram envolvidos por ladrões e assassinos.