terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Presidente virtual e embaixadores virtuais?

Venezuela. Juan Guaidó designa José Rafael Cotte para embaixador em Portugal

PICTURE ALLIANCE/GETTY

Na Europa, além de Portugal e Espanha, Juan Guaidó nomeou embaixadores na Alemanha, França, Malta, Suécia, Áustria, Dinamarca, Suíça, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo, Roménia, Andorra e Holanda, países que o reconheceram como Presidente interino da Venezuela

O Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, nomeou nesta terça-feira José Rafael Cotte para o cargo de embaixador da Venezuela em Portugal. O anúncio de Juan Guaidó identifica diplomatas para representarem a Venezuela em 15 países europeus e também na República Dominicana e na Austrália, que o reconheceram como chefe de Estado interino.
Do grupo de representantes anunciado hoje por Guaidó, destaque ainda para a escolha de Antonio Ecarri, vice-presidente do partido Ação Democrática, como embaixador em Espanha. Na Europa, além de Portugal e Espanha, Juan Guaidó nomeou embaixadores na Alemanha, França, Malta, Suécia, Áustria, Dinamarca, Suíça, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo, Roménia, Andorra, Holanda, países que o reconheceram como Presidente interino da Venezuela. A Polónia também o reconheceu, mas a escolha de um embaixador foi adiada a pedido dos deputados.
Nas últimas semanas, Guaidó nomeou representantes diplomáticos em 13 países da América no Norte e do Sul. Também hoje, os embaixadores de Espanha, França, Alemanha, Itália e Reino Unido na Venezuela anunciaram uma promessa de ajuda no valor de 18 milhões de dólares (16 milhões de euros) para medicamentos e alimentos.
A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro. Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.
Nicolás Maduro, 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos. A maioria dos países da União Europeia, entre os quais Portugal, reconheceram Guaidó como Presidente interino encarregado de organizar eleições livres e transparentes.
Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou mais de 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas. Na Venezuela residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.
Antes do espoletar da crise venezuelana, o representante diplomático de Caracas constante da lista de corpo diplomático acreditado em Portugal é Lucas Rincón Romero, que apresentou credenciais em 24 de outubro de 2006.
  • Luis Malheiro Eiiiii,tu foste eleito por quem??? Por esses países todos que te reconheceram como presidente?? Tens de ser eleito pelo povo,só o povo,repito,Povo venezuelano..
    8
    • Jose Domingues Pereira E foi... A assembleia nacional foi eleita pelo povo. A usurpação de poder na presidência do dia 10 de Janeiro fez com que o presidente da assembleia, segundo a constituição da Venezuela, fosse presidente interino até novas eleições.
      3
    • Vieira Maria Interno significa ....de transiçāo via eleições ,com a livre participaçāo de vários partidos politicos,onde será escilhido o vencedor e Futuro Presiidente de facto com Liberdade Democratica. SEM o NARCO Ditador ( e alguns NARCO GENERAIS ) usurpador /es/as! 
      Maduro NĀO GANHOU as eleições do Dia 10! Falsificou os resultados com as máquinas de voto de George Soros....


      É sô pesquisarem na Net. Estāo lá as reportagens.
    • Antonio Nobre Jose Domingues Pereira usurpação Porque? Nicolás Maduro foi eleito em Eleições supervisionadas por cerca de 200 observadores Internacionais entre os Quais o Ex Presidente do PS OEspanhol Rodrigues Zapatero que confirmou a semelhança das Eleições para a Assembleia, que foram livres e Justas Ou só são livres e justas quando ganha a Oposição.
    • Jose Domingues Pereira Lol... Marcou eleições com uma assembleia constituinte em que os detentores de cargos podiam votar 3 vezes. Fez essa assembleia desrespeitando a constituição venezuelana. Colocou apenas 5 candidatos, todos eles chavistas. Fez marosca nas eleições que até a empresa das máquinas de votos informou de tal. Eu não percebo essa ideia de ter ganho eleições. Pinochet e Franco também ganhavam, o querido líder da Coreia até ganha com 99%. Se não sabe como é que os ditadores ganham eleições pergunte.
    Escreve uma resposta...

  • Carlos Rodrigues Presidente virtual e embaixadores virtuais?
    8
  • Pedro Fernandes Desde quando é que um político não eleito em eleições democráticas e livres pode ser governador de um estado?...
    Ocultar 21 respostas
    • Manuel Barros Barros Pergunta a Hugo Chavez
      8
    • João Cunha Juan Guaidó, é Presidente da Assembleia Nacional, o Parlamento da Venezuela. Foi eleito para esse cargo. A constituição diz, que perante a possibilidade do Presidente da República não poder exercer funções por qualquer motivo, o Presidente da AN pode tomar posse e assim ocupar o cargo.
    • Pedro Fernandes Manuel Barros Barros , pergunto ao HC e ao JG. Os erros daquele primeiro não legitimam o equívoco deste último. JG, até que se realizem eleições livres e democráticas é um equívoco. Só pelo facto de estar a ser apoiado pelos EUA, mais conhecidos por muitos como o império do mal, já dá que suspeitar.
      2
    • Pedro Fernandes João Cunha , o ainda Presidente da Republica da Venezuela está impedido de exercer funções? Na positiva, o que impede o Nicolas Maduro de governar? A pressão internacional?
      4
    • Marco Martins Manuel Barros Barros embora eu não advogue dos ideais chavistas, Hugo Chávez foi eleito em 1998. Tinha de facto tentado um golpe de estado em 1992 que falhou e pelo qual esteve preso. Mas na verdade ele chegou ao poder através de eleições.
      3
    • Silva Helena O costa deve saber a estratégia de estar no governo sem ser eleito.
      5
    • Pedro Fernandes Marco Martins , faço minhas as suas palavras. Não simpatizo com NM, mas a forma como o JG está a ser levado ao colo por interferência de potências estrangeiras é abominável. O apoio dado a JG tem ratos na tulha...
      4
    • Pedro Fernandes Silva Helena , não percebi esse comentário. Consegue elaborar um pouco mais a sua questão?
      2
    • Manuel Barros Barros NM está a construir um país apoiado no ódio para poder manter...É uma tática do Comunista bota baixo o Capitalismo e sustenta tudo com base na força militar para perpetuar no poder
    • Pedro Fernandes Manuel Barros Barros , não concordo com o governo liderado por NM. Mas discordo do circo que os EUA montaram com o fantoche do JG. Triste, muito triste, é a UE ir atrás dos EUA, tal como foram com a farsa do Iraque. Vê-se mesmo que os EUA querem um food for oil à moda das Caraíbas...
      3
    • João Cunha Pedro Fernandes o que impede Nicolás Maduro de governar é assim a tentativa de usurpação do poder e a realização de eleições manipuladas. O único órgão de soberania da Venezuela eleito democraticamente foi a Assembleia Nacional, cujo presidente é Juan Guaidó.
      2
    • Pedro Fernandes João Cunha , pense comigo: JG é o auto-proclamado presidente da Venezuela. A U T O - P R O C L A M A D O !!! Se é auto-proclamado, então não foi eleito democraticamente em eleições livres pela população.
    • Jose Domingues Pereira Pedro Fernándes, o cargo de maduro acabou no dia 10. A montagem do circo foi feita a partir desse dia com altos mandos do exército. Qual é a sua dúvida?
      1
    • Pedro Fernandes Jose Domingues Pereira , então, convoquem-se eleições livres e democráticas rapidamente! Auto-proclamações é que não!
    • Carolina De Abreu Pedro Fernandes nao se auto-proclamou...foi juramentado como o indica a Constituição venezuelana. Por isso é Presidente Interino, que segundo a Constituição terá que formar novo governo e posteriormente chamará a novas eleições presidencias...está todo bem esclarecido e especificado na Constituição da Venezuela.
      2
    • Rosa Maria Caetano Pedro Fernandes temos um em Portugal... governa mas não ganhou as eleições!...
      2
    • Pedro Fernandes Carolina De Abreu , então que venham eleições sem delongas. Depois a parte do “oil for food”, tal como os EUA fizeram no Iraque, logo se vê.
    • Pedro Fernandes Rosa Maria Caetano , não é bem a mesma coisa. Os eleitores, em Portugal, elegem deputados. Estes, depois de eleitos, podem coligar-se como se entenderem. Faltou humildade e diplomacia ao PPD/PSD e CDS/PP nas eleições que ganharam 😳
    • Rosa Maria Caetano Carolina De Abreu tal e qual!
    • Rosa Maria Caetano Então espero que se elejam deputados suficientes para termos um governo de gente de bem. Para esta esquerda Caviar só digo BASTA!!!!!
    • Pedro Sousa É só iluminados. A defenderem um ditador que mata o povo à fome e fez da Venezuela um cartel de droga, pra se governar a ele e aos militares. O Escobar à beira dele era um menino. Tenham juízo.
    Escreve uma resposta...

  • Vitor Santos Em Portugal não ou traidor
    2
  • Fabio FilhoDo Castro Mulato Este anda a brincar de ser presidente, se na tua terra Nao mandas Nada, assim este teu embaixador que nem na embaixada da Venezuela pode entrar assim vai ficar embaixador sem abrigo
    3
  • Antonio de Sousa Então vamos ter a Venezuela com duas embaixadas e dois embaixadores nestes países ,ou então vão correr com atuais embaixadores e depois o Maduro, também corre com os embaixadores desses países
    2
  • Gely Costa Ha público...
  • Bob Liss Acredito que nenhum portugues vai viver na venezuela
  • Bob Liss E a segurança da embaixada vai permitir isso?
  • David Cameira Então é vai lá em nome do impostor que vamos ver o que fazem os q lá estão....
  • Joao Sousa Bem vindo.
  • Bela Rodrigues Alguém me explique esta novela?
    1
  • Jaime Amaro Que palhacada
  • Isabel Oliveira Mas esta tudo doido ? Se o governo português der acreditação diplomática a esta aberração é porque perdeu a cabeça e o rumo ! 

    Diga-se ainda que isto é uma total falta de respeito por Portugal , um pseudo presidente, sem eleições , sem embaixadas 
    , sem exército e sem poder e a violar todas as regras internacionais a designar um embaixador para o nosso país ! Está tudo doido !

    ““Lo de venezuela parece la version moderna de 100 anos de soledad , el surrealismo total.un hombre se proclama presidente, le da ordenes a un ejercito que no le escucha, nombra embajadores para embajadas que no tiene , directores de empresas que estan en manos extranjeras. Y un gobierno legal que es de terror, todo de novela . Ni Garcia Marquez lo hubiera imaginado.”
    1
  • Carlos Rodrigues Na Suiça é tanga.
  • 1
  • Eugenio Pereira Solução há vista
  • Manuel Barros Barros Aguardo o desfecho desta puxa puxa
  • Artur Antonio
    😡💩
  • Mario Porta Se houver retaliações contra comunidade portuguesa quem devemos culpar?
    1

Sem comentários: