CORRUPÇÃO SEXUAL NO COMANDO PROVINCIAL DA PRM-MANICA, PELO COMANDANTE FRANCISCO RAÚL SIMÕES
Os funcionários do Comando Provincial da PRM de Manica, estão agastados com o clima que se vive nesta instância e vêm expor seguinte:
1. Por este Comando já passaram vários Comandantes , com destaque para S. Excia Ministro do Interior, S.Excia Governador de Sofala, Comandante Almeida, entre outros. Mas o que está a acontecer agora ultrapassa tudo que conhecemos em matéria de ordem e tranquilidade públicas.
2. Desde que o Comandante Francisco Raúl Simões chegou a Província de Manica a primeira coisa que fez foi a prática de corrupção sexual com funcionárias do Comando.
3. Actualmente estamos a viver um clima de represálias por causa da sua relação de amantismo com a funcionária Maria Manuel Alamo.
4. A sua relação com está funcionária "Maria Manuel Alamo" começou no ano passado na altura ela como guarda da policia exercendo a função de sentinela no comando provincial.
5. Imediatamente o sr comandante a transferiu para o seu gabinete supostamente como oficial de registo.
6. Chegado ao gabinete nada registou se não servir ao sr comandante em todas as vertentes.
7. E como presente dessa serventia foi promovida a oficial sub-inspectora recentemente.
8. A pergunta é: Quais são os requisitos para uma promoção/progressão? Esta funcionária não tem 3 anos de serviço e ainda não tem nomeação definitiva. Aonde adquiriu o mérito a ponto de ser oficial ?
9. Quantos dados registou no gabinete para merecer essa promoção?
10. Vender sexo dá tanto benefício assim? E nós que não temos sexo oposto como e quando vamos nos beneficiar da promoção?
11. Excelências, a verdade é que isso é uma vergonha, a Maria passou a ser como ADC do comandante e o acompanha nas viagens aos
distritos e em lanches e jantares nos hotéis aqui da urbe.
distritos e em lanches e jantares nos hotéis aqui da urbe.
12. No gabinete do comandante vive-se um
clima tenso, todos são chamados de fofoqueiros e tratados como se fossem empregados domésticos por causa da Maria.
clima tenso, todos são chamados de fofoqueiros e tratados como se fossem empregados domésticos por causa da Maria.
13. O sr comandante mandou transferir a sua secretária para a direção do pessoal sem mais nem menos para o seu lugar ser substituído pela Maria. O que esperamos desse gabinete? Filhos claro...
14. Está medida surge depois da tentativa de tentar transferir a Maria para a Migração, através de uma suposta petição da visada em outubro de 2018, que teria sido indeferida a nivel central, que se envia em anexo.
15. O sr comandante arrendou uma casa de tipo 2, no bairro tembwe para a Maria e retirou da sua residência a viatura nissan hardbody que estava lá afecta para servir de transporte para a sua amante e é conduzida pelo seu motorista particular Mouzinho Razão, nos seus cambalachos. Ele tambem tem levado a Maria à beira aos finais de semana com combustível de serviço em visita na sograria.Esse carro não tem motorista? Porquê retirou da residência?
16. Aqueles que o enfrentam e tentam lhe aconselhar por causa desse seu comportamento, são transferidos arbitrariamente. Que o diga a comandante Graça e a secretária Oneta. Agora está a perseguir o colega Nélio por esse ter contestado o panteteamento da amante no grupo de watsap do Comando. Foi humilhado na passada terça-feira em plena formatura com muita ironia e foi-lhe obrigado a passar a saudar o comandante no seu gabinete todos os dias. Em outras palavras ele quis dizer "aqui quem manda sou eu".
17. Em que país estamos onde não se pode reivindicar uma irregularidade?
18. Há muitos colegas que estão há anos na polícia que perdem noites no patrulhamento e até hoje são sargentos. E esta menina de 30 anos de diferença com o comandante já é sub-inspectora, nem 1 ano tem a trabalhar no seu gabinete. Hoje o ambiente de trabalho entre o comandante e seus colegas no seu gabinete é mau. São ameaçados de qualquer maneira por causa da sua amante.
19.A nossa luta vem de muito longe. Por isso que cantamos no hino nacional que “nenhum tirano nos irá escravizar” neste nosso belo Moçambique. Estamos cientes de que vamos sofrer represálias na próxima formatura, mas não podemos ficar calados. Vamos reivindicar até que a Maria seja reconduzida.
20. Excelências, que fique bem claro que não estamos contra a pessoa do sr comandante, ele é livre de abrir o zip para quem quer que seja, mas o nosso desconforto parte das consequências deste comportamento que acaba interferindo nas relações laborais o que não é digno de um dirigente. Tirando está parte que ele tem um fraco com as saias, profissionalmente ele é um bom quadro.
21. Por isso pedimos que faça chegar a quem de direito para que intervenha nesse assunto, nós exijimos justiça e que para um bom ambiente de trabalho que essa colega, a Maria, seja despromovida do patenteamento e reconduzida no sector onde saiu, porque foi tudo na base de venda de sexo. Não há lei, sem excepção.
22. Este é um grito de socorro porque estamos desapontados, não imaginávamos que o sr Francisco com uma carreira brilhante e que nem tem 2 anos como Comandante pudesse manchar a sua imagem por causa de uma calcinha. Mas hoje acreditamos que "a mulher tem força ". Pedimos a um profeta que ilumine o nosso comandante que está completamente cego pelo feitiço da Maria.
23. Pedimos igualmente que seja enviada uma equipe séria de inspeção para averiguar este caso, porque ele diz que ninguém vai lhe fazer nada porque é familiar de S.Excia Ministro do Interior. E se assim continuar poderemos recorrer até ao Chefe do Estado, para a tomada de medidas.
24. Esperamos que este assunto seja devidamente resolvido assumindo uma disciplina consciente por forma a contribuir para o prestígio da função de que o Comandante está investido promovendo a legalidade e imparcialidade. Mais uma vez, não estamos contra o sr Comandante, apenas queremos justiça porque a Maria é a causa de todos esse descontentamento no seio da corporação.
25. Pedimos sinceras desculpas pelos palavrões aqui descritos, mas as vezes é necessário falar as coisas pelas suas próprias palavras.
Manica, 11 de Janeiro de 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário