quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Torcendo pelos nossos gatunos


Hoje, a partir das 10 horas, no palacete da Ponta Rocha, a conversa será mais ou menos assim: 

- Puto, ouvi dizer que tens uma ou duas listas enormes de 16-18 gatunos, sei-lá. 

- Ya, na verdade, mô cota, não são listas de verdade. É só para distrair um pouquinho. Como esses dias a brincadeira que está a bater aqui na zona é essa de gatunos não-gatunos, então, inventamos essa cena aí. 

- Mas, posso ver essas listas?... Quem sabe encontre aqueles gajos que os gringos estão a procurar. 

- Ééééé não, mô cota!... Não posso fazer isso. Alguns estão nessas listas, mas não posso fazer isso. Não posso trair o meu povo. Como te disse antes, esses gatunos são nossa relíquia. É uma coleção. Foram anos de muito trabalho. Eu apenas (de)lapidei, mas o trabalho arqueológico já vinha sendo feito faz tempo. É um kit completo, mô cota. 

- Poxa, então a coisa é séria mesmo!?! 

- Nem me fales, cota... Nem me fales... Muito séria mesmo. É por isso que te chamei... Preciso daquela peça chinesa aqui de volta, mô cota. 

- Eiii, puto... Vai ser difícil. Os gringos já sabem que aquela m*rda está comigo. Antes do dia 22 tenho de entregar aquilo. 

- Cota, em nome da nossa amizade, não faz isso. Não vamos estragar anos e anos de muita amizade por causa desses gringos... Anos de muito companheirismo. Meus cotas disseram que vos ajudamos maningue no tempo dos "waites". 

- Poxa, miúdo... Estás a me colocar em saia justa, puto. 

- Tens que ver, tio. Esse tabuleiro não vale nada sem aquele chinês. É a peça fundamental do kit todo. Digamos que é o gatuno-chave. E pior: assim que os restantes gatunos viram vocês fazendo dançar o gajo daquela maneira para cima para baixo, ora no solo ora no subsolo,  os gajos desapareceram, sumiram, ficaram mudos... Têm medo até de atender chamadas. Assim corremos o risco de perder a coleção toda. Vão fugir. Vão se esconder. 

- Chiça! A coisa tá preta heim. 

- E depois, veja só, tio: aquele gajo lá sozinho vão vale grande coisa também. O gajo já perdeu o brilho... Ficou todo murcho, amuado, matreco. O melhor sorriso dele não convence nem a pior puta do semáforo. Nem com sumo de maracujá vocês conseguiram ressuscitar o gajo. É depressão aquela cena. 

- Valer vale, sobrinho. Os americanos querem o gajo assim mesmo e pagam bem. Acho que querem colocar o gajo numa outra coleção de gatunos internacionais com nomes de artistas de cinema lá em Nova Iorque. 

E a lenga-lenga continua. E nós cá deste lado, pelo amor que nutrimos pelos nossos ladrões e pela nossa pátria, vamos torcendo pelo regresso do nosso gatuno. O gatuno-chave do nosso tabuleiro de gatunos de estimação. É uma relíquia nacional. É um jogo completo. Deve ser bem guardado, tudo junto. Levou anos a (de)lapidar. Fruto de trabalho árduo. Deve ser bem conservado no nosso museu. As futuras gerações têm de conhecer. São nossos gatunos! Muito nossos!

#Wewantourgatuno

#Queremosonossogatuno

#Nãoqueremosdiscutircomninguém

Comments

1
Frank said...
"Os atacantes são, mais do que milícias importadas, jovens da terra, recrutados em troca de dinheiro e futuros de abastança."
Os factos demonstram que afirmação do autor, referida acima, não corresponde à realidade do conflito entre as força da Frelimo e os rebeldes que prevalece em Cabo Delgado e Niassa. Estes são o factos:
1) Niassa ao contrário de Cabo Delgado, não tem presentemente projetos de exploração de gás em curso.
2) Os rebeldes são constituídos por moçambicanos que têm apoio local.
3) Há desertores das FADMs nas fileiras do rebeldes.
4) Há notícias confirmadas que os rebeldes são abastecidos com armas das FADMs
5) As FADMs impedem ao acesso de jornalistas aos locais de combate.
A Frelimo já no passado atribui "mão externa" no conflito com a Renamo. A Frelimo quando confrontado com oposição diz que é a "mão externa". A Renamo nunca atribui à mão externa no conflito com a Frelimo. È verdade que a Frelimo teve a mão externa das ditaduras da URSS, CUBA, COREIA DO NORTE, ZIMBÁBUE, RDA.
Também agora irão dizer que a prisão do sr. Chang é mão externa?
A campanha de desinformação da Frelimo pretende captar apoio internacional para participar num conflito interno, por ela criado. Agora será difícil apelar a aliados que viram as costas à elite de domina Moçambique
2
Hoi Moçambique
Hoje munido de mais informação ocorre afirmar que só duvida que não vê o jogo feito debaixo da cortina, eu entendo que um estratega militar como um Ex-Seal “treinado para adaptarem-se as circunstâncias e improvisar para vencer”, esse e o lema dos Seals americanos, entretanto e também estratégia secular a de “dividir para Reinar”, como está a acontecer em Cabo Delgado Palma e Mocímboa da Praia.
Meu caros estejam lembrados que esse tal de Prince afirmou ter capacidade de em 3 meses dar conta do recado e eliminar os insurgentes que operam na zona, para mim e bastante interessante pois a própria América não tem um exemplo valido de ter eliminado insurgente em nenhuma parte do mundo mesmo tendo a maquina militar tida como as mais forte do mundo coadjuvada pela alta tecnologia de que dispõem os sobrinhos do tio Sam.
Dai que eu especulo a hipótese de este agente da CIA –Ex-Seal ser o mentor dos insurgentes por isso ele tem capacidade de os eliminar sem grande esforço como promete, deduzo ainda que a formula encontrada para coagir o Governo de Moçambique a ceder aos seus interesses foi a de desestabilizar a Província de Cabo Delgado.
Que venha o ESTADO explicar esta promiscuidade entre as secretas que deveria ser vistas como antagónicas.
Que se pode dizer?

Khanga Hanha Muzai
3
Hoi mocambique
Boa tarde
No ano passado divaguei por que manifestando minha preocupacao com a CIA e o ex-Navy Seal.
Abaixa transcrevo que teria dito na altura.
____________________________________________________________________________
Hoi ilustre Sr. Gil
Boa tarde
Ilustre ao ler a notícia, inicialmente não dava para compreender esta novel que vai muito mal contada, meu caro GIL adiciono, algumas perguntas a sua, que são as seguintes:
1-O Tal de Rosário não era o número 1 da SISE?
2-Como e que um individuo como esse esta de negocio com um membro sénior da CIA- Navy Seals?
3-Não anda ai um jogo de espiões SISE + CIA?
4-Esta história não estará relacionada com a necessidade de controlar a costa moçambicana para prevenir os PIRATAS Somalis & os FUNDAMENTALISTAS Boko-Haram, Al-Shababe e outros radicais?
5-Estão lembrados de que os interesses americanos estão em jogo no norte de Moçambique?
6-Se o Rosário em referencia e um SISE e esta de boas relações com um CIA os 2 seniores, não haverá aqui uma cabala qualquer?
7-Como e que uma empresa civil faz patrulhas “militar ou paramilitar”, e fiscalização da costa?
Meu caro Gil aqui há gato meu caro neste caso o gato vai com um olho verde e outro amarelo, algo não esta claro, com América a entrar dentro dos interesses militares não nos assustemos se daqui a pouco os presidente desta nação serem escolhido em Washington DC.
Eu disse o que penso, não sou agoureiro mas tento fazer um exercício que interpretação dos sinais avulsos que nos chegam aos ouvido e deste tirar ilações, conclusões e leituras dos cenários de frente para trás e vice-versa.
Este filme em algum lugar acaba mal sempre.
Na terra dos cegos o zarolho e rei.
KHM

Sem comentários: