segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

SADC PEDE RECONTAGEM DE VOTOS NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA do CONGO

Organização regional sugere também formação de governo de unidade nacional
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, apelou ao governo da Republica Democrática do Congo para recontar os votos das eleições presidenciais.
A comissão nacional eleitoral da RDC declarou Felix Tshisekedi de vencedor nas eleições mas outro candidato da oposição Martin Fayulu disse que foi ele o vencedor.
Fayulu acusou Tshisekedi de fazer um acordo com o actual presidente Laurent Kabila para ser declarado vencedor, algo que Tshisekedi e Kabila negam.
A Igreja Católica disse anteriormente que a sua contagem indica que Tshisekedi não foi o vencedor das eleições e a declaração da SADC faz aumentar a pressão sobre o governo de Kinshasa para garantir que os resultados eleitorais serão aceites.
Os Estados Unidos, França, Bélgica e Grã-Bretanha expressaram preocupação com o resultado das eleições.
Numa declaração a SADC disse que uma recontagem dos votos serviria para “fornecer a necessária garantia para os vencedores e para aqueles que perderam”.
A SADC sugeriu também a formação de um governo de unidade nacional como meio para se alcançar “a necessária estabilidade para uma paz durável”

Sem comentários: