segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Só há duas multimilionárias em África. E uma delas é Isabel dos Santos

1 / 2
MOSTRAR LEGENDA
Apenas dois dos 20 multimilionários de África são mulheres: a angolana Isabel dos Santos e a nigeriana Folorunsho Alakija
No ranking dos 20 multimilionários em África, figuram apenas duas mulheres. Isabel dos Santos, a filha do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e a nigeriana Folorunsho Alakija, que possui uma concessão num dos mais produtivos campos petrolíferos da Nigéria, atualmente gerido pela norte-americana Chevron.
Isabel dos Santos é a oitava mais rica de África na lista da Forbes. Folorunsho Alakija figura em 19º lugar no ranking. A fortuna da filha de José Eduardo dos Santos diminuiu de 2,7 mil milhões de dólares para 2,3 mil milhões. Segundo a Forbes, a desvalorização da Galp e da Nos, bem como da Unitel, explicam a quebra na fortuna de Isabel dos Santos.
A empresária angolana tem 45 anos, é casada e tem três filhos. É das personalidades mais jovens do ranking da Forbes e está empatada em oitavo lugar com mais três multimilionários.
O montante total gerido por Folorunsho Alakija é no valor de 1,1 mil milhões de dólares. Alakija é a vice-presidente da Famfa Oil, uma companhia petrolífera nigeriana que tem por parceiros a Chevron e a Petrobras. A multimilionária nigeriana, de 68 anos, é casada e tem quatro filhos. A sua fortuna também tem encolhido com os anos. Em 2014 era de 2,5 mil milhões de dólares.
De uma forma geral, a riqueza em África está a diminuir. A lista de multimilionários encolheu este ano de 23 para 20 e as suas fortunas também baixaram.
A liderar o ranking da norte-americana Forbes está o nigeriano Aliko Dangote, que encabeça a lista há oito anos e que perdeu cerca de dois mil milhões de dólares desde o ano anterior devido a uma quebra de 20% na Bolsa do seu bem mais valioso, a cimenteira Dangote Cement. A sua fortuna está estimada em 10,3 mil milhões de dólares.

Sem comentários: