sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

CUIDADO Á ELIAS DHLAKAMA!!!

Em Analise
CUIDADO Á ELIAS DHLAKAMA!!!
Aguiar Fogueiro
Ontem, pelas 21:30 horas, hora da RSA, estava eu vendo o programa televisivo - Repórter Africa da RTP-africa.
Muito interessante foi a forma como esta TV fez uma cobertura quase cabal sobre as principais incidencias no VI congresso do partido RNM.
Diferentemente da jornalista Anjela Chin a pro-frelimo, o reporter porruguês que esteve na gorongosa foi tecnica e imparcial.
De entre varias imagens e entrevistas emocionantes e atraentes, que as TVs Mozambicanas não poderam mostrar, destaquei a quantidade de viaturas ligeiras 4x4s e semi-colectivos altamentes parqueados em ordem, o apoio material e voluntario que a população do distrito da gorongosa desempenhou no congresso, a organização, etc, etc, tudo exibido por 12 primeiros minutos do programa, sim, a RTP mostrou um pouco de tudo.
Todavia, oqui eu não esperava e ate hoje me põe triste e preocupante, portanto, são os pronunciamentos do sr Elias Dhlakama ao tomar a palavra e disse o seguinte:
"... Ouvimos o apelo para se evitar intrigas no seio da RNM, mas espero que isto não seja apelado de boca para fora. Eu apelo tambem para que não haja espaço para CAÇA AS BRUXAS. Tem que existir beneses para nós todos tambem. Porque se assim e tudo que falo nao se cumprir, haverá merda..." fim de citação
Elias, estava (está) e falava visivelmente muito furioso por conta de que sua ambição (de liderar a RNM) caiu por terra.
Minha indignação é:
--Afinal há conflitos severos na RNM ao ponto de nascerem BRUXAS (Rebeldes, opositores, descontentes ou insurgentes) a serem fisicamente eleiminados?!
--Afinal um partido da oposição tem tambem opositores internos a serem caçados e eliminados?! Eu ate então não sabia dessa.
--Será mesmo possivel a existencia de beneses para todos num Mozambique economicamente emergente. O facto é que nem os antigos combatentes e a maioria dos militantes da frelimo (com 50 anos no poder) não se beneficiam todos de algum dinheiro ou emprego, onde RNM vai trazer oportunidades e dinheiros para distribuir a milhões de seus quadros, membros e simpatizantes?!
--Afinal qual nosso/vosso objectivo/prioridade/foco?
Fazer politica para ter beneficios pessoal e familiares ou salvar a causa do Povo e liberta los do Neocolonialismo?!
--Porquê e como foi possivel os delegados e incluindo o proprio Presidente democraticamente eleito permitiu que Elias Dhlakama fizesse um discurso incendiário atraves de promessas negativas, ameaças, incitação a Ódios e divisionismo, insurgencia, perante a todos e num momento de festa?!
--Porquê é que com todos direitos e poderes que o estatuto so partido lhe concede Ossufo Momade não declara urgentemente a expulsão de Elias Dhlakama, uma medida dificil mas, possivel, pois que, visa purificar atempadamente/preventivamente as mentes e fileiras do Partido?! Porque está ai bem revelado o comportamento de um ambicioso altamente inflamavel e PERIGOSO. E Afonso Dhlakama expulsava sem intervensão de ninguem qualquer quadro que constituisse um perigo a causa e moral interno partidario.
--Será que a familia Matsangaissa, tal como o jovem Bernardo Matsangaisse náo podem(iam) fazer ciumes contra Afonso e agora Ossufo?!
--Não estariamos aqui agora a perceber sobre porquê entre Afonso Dhlakama e Elias Dhlakama a mais de 30 anos estes nunca treparam o mesmo Galho/Ramo?!
-- Etc, etc...
Senhores politicos, quadros seniores, senhor presidente da RNM tenham o maximo CUIDADO E ATENÇÃO neste sugeito, o militar brigadeiro duma FADM controlada e manipulada por partido Frelimo.
Alias, de acordo o cinegrafista da RTP, enquanto Elias falava bujardas com coração raivoso, ai a tV profissionalmente virou a cámara e captou os rostos, semblantes e olhares desgostosos e repúdio de Ossufo Momade e outros membros sentados na frente.
O olhar surprendido de Ossufo era deque "ao inves daquela lingua de fogo, eu espera ouvir os parabens e promessas de apoios e ajudas em ideias para o bem do partido e dos Mozambicanos."
Confesso que a maioria incluindo os delegados das 3 provincias Sofala, Manica e Gaza onde Elias teve maior apoio, estes delegados detesteram e se distanciaram da intervenção do senhor Elias Dhlakama.
Ou seja, a Ivone Soares e Antonio Muchanga, tem que desde ja evitarem a convivencia e intimidades com Elias, sob risco de serem suspeitos, passarem no Ridículo e suas popularidades cair a baixo. Povo é povo não demora para mudar, se esquecer e marimbar.
18/01/2019

Sem comentários: