domingo, 13 de janeiro de 2019

Como e porquê a justiça moçambicana é inexistente!


Como e porquê a justiça moçambicana é inexistente!
A justiça é inexistente quando todo Estado está capturado por gangsters que ditam as regras sem limites.
A partir de 2018 Moçambique é considerado, numa classificacao mundial feito por The Economist, um pais autoritário. Não é democratico.
Em Ciências Políticas e Filosofia Política um Estado é autoritário quando o governo não presta contas a ninguém. Não presta contas ao povo. Faz e desfaz a seu bel prazer.
Outro significado do Estado autoritário está ligado a irresponsabilidade. Significa que o governo não responde nada além de si mesmo. A palavra "Autos" em latim relega a um "kratos" governo próprio (irresponsável) ou seja um Estado capturado por um governo irresponsável e não é responsabilizado pelo que faz.
Todos representantes dos órgãos da justiça (poder judiciário) são nomeados por presidente do partido que é, ao mesmo tempo, chefe do governo (poder executivo). Desde Procurador Geral da República, presidentes de Tribunal Supremo, Conselho Constitucional, Tribunal Administrativo etc.). A justiça moçambicana está capturada pelo executivo e partido.
Em outros países os representantes da justiça são eleitos pelos seus pares pra permitir maior autonomia e independência.
Estamos lixados. Não clamem pela justiça. Esta senhora que está na foto presta serviço não ao povo, mas aos seus patrões que a nomearam. Vassalagem.
Comentários
  • Arlindo Francisco João Vicente É um caso para dizer basta!
    2
  • Paulo Chauque Nessas mesmas outras paragens, os nomeados têm carácter e nem por isso deixam-se vender.
    O indivíduo é que promíscuo...
    1
  • Julio Lilito Boene De facto somos um Estado autoritário, tipo partido único. Pior de tudo é a cumplicidade de todo um povo. 
    Moçambicano anima.
    4
  • Dias Marcos O sistema oferece liberdade ao Presidente da República para fazer indicações não condizentes com o preparo jurídico e moral. Isso nunca foi Democracia. (Monarcas).
    Esta constituição deve ser mudada. Esta viciada e isso errita qualquer Moçambicano.
    Muita coisa deve ser mudado neste país.
    3
  • Da Cruz De facto há que mudar profundamente este estado de coisas.
  • Ibraimo Assamo País de faz de contas, isso é absurdo e desgastante, que estado é esse? Estamos entregues.
    2
  • Remane Abudo Estamos lichados
    1
  • Serrao Fernando Moda Concordo a justiça moçanbicana é uma comedia visto que o presidente da Republica é que faz indicaçoes ao poder judicial por mi é o nosso sistema de justiça devia haver reformas para o bom funcionamento pk se peixe grande nomeia os poquenos dificelmente os peixinhos denuciarem os grande.
    2
  • Pedro Agostinho Khossa O Estado moçambicano está capturado porém, algo ainda pode ser feito. Pensemos numa alternativa pra mostrar estes tipos que eles só capturaram o dinheiro pois, o poder este ainda está nas nossas mãos. Avizinha-se o período de dar ao César o que é do César gangsters fooooorrraaaaaa..
    6
  • Joao Cabrita Alfaitaria Toga Pronto-a-Vestir

    O costureiro e a cliente.
    9
  • Afonso Mário Ucuassapi Assim como Angola😂😂😂
  • Serrao Fernando Moda Nos moçambicanos queremos o nosso dinheiro, e os gatumos vao cumprir na cadeia nenhuma moçambicana vai pagar essa divida pk os culpados existem,o povo xta sofrer ,energia subiu, agua subiu,transporte ,BI salario nao soube brincadeira de Mau gosto
    1
  • Maia Anussa Cassimo Abasse Os órgão de soberania deviam ser independentes, a a eleição dos Presidentes dos Conselhos Constitucionais, Administrativos, supremo, Procuradoria

    O outro a CNE.
    Escreve uma resposta...

  • Ruben Arrone Chirindza Nós somos orfão do Estado. Triste.
    3
  • Kaka Xake Isto tudo deve a definição d constituição q poi o poder executivo estar em cima de poder judicial. Da nisso a justiça não funciona para o executivos d estado
    1
  • Kadinho Kuti Mas em algum momento tiveram duvidas do autoritarismo do estado moçambicano?apareceu o Messias do inferno com Romeu e Julieta a nos espancar nas ruas pelo simples fato de não portar consigo o bi,vamos combater o espírito de deixa andar,e na sua (parábola)disse"a pobreza está nas suas cabeças" e daí vimos os Squad death a limparem a "sujeira" e assistimos a pior corrupção a céu aberto na história do país do pandza,o mesmo indivíduo que nos a conselhou a comer Patinhas enquanto a turma on dele estáva a delapidar a pátria desamada e hoje os filhos estão envolvidos na bolada do século
    2
  • Eurico Baptista Carlos Poder legislativo, executivo e judicial... Nunca devem estar juntos.. Cada um devia agir de forma independente..em fim! Um dia seremos uma provincia de um país disposto a colonizarmos se continuarmos assim.. Ntha!!
    4
    • Adams Zavale Concordo plenamente cotigo irmão, tenho chamado a atênção em varios debates que tenho tido com amigos que a continuarmos com esse rumo de acontecimentos, forma de governar e sobretudo o individamento que vem crescendo ano pós ano para com a república popular da china um dia seremos forçados a aliénar o nosso País, vejamos o caso da Zambia.
      1
  • Gitandra Valoyi É um mal, de facto, que o presidente de um partido e/ou o chefe do executivo nomeie os representantes da justiça, mas é um imperativo que o Presidente da República/Chefe de Estado os nomeie, como forma de lhes conferir o poder que recebeu dos moçambicanos, depois de terem sido eleitos de entre os seus pares (o mesmo deveria suceder no governo e no parlamento). O maior problema de Moçambique, que é protegido pela Constituição da República, é o facto de o Chefe de Estado ser, ao mesmo tempo, chefe do executivo. Quanto ao facto de o Presidente da República ser, ao mesmo tempo, presidente de algum partido político, a constituição nega-o no artigo 149. Não se observa, simplesmente, em observância ao princípio do autoritarismo, segundo o qual “lex ad alterum est” (a lei existe para o outro).
    2
    • Domus Oikos Gitandra Valoyi isso quando o presidente da República não é presidente do partido. A outra observação o presidente da República nomeia simbolicamente depois deste sair do escrutínio interno.
    • Mauro Jesus Domus Oikos nem simbolicamente devia se aproximar.
      Como acontece nas dioceses é assunto autónomo.
      Nós queremos é operacionalização da justiça.

      Que seja o conselho constitucional a investir.
    • Gitandra Valoyi Domus Oikos, Penso que o meu comentário está cheio exactamente disto. Eis por que falei do erro da nossa Constituição e da expressão do autoritarismo.
    • Gitandra Valoyi Mauro Jesus,
      Ao fazeres referência às dioceses, penso que dás um bom exemplo.
      Os bispos são nomeados pelo Papa e, mesmo assim, têm autonomia. Isto significa que o problema não reside na nomeação, mas na demarcação de balizas. 

      Por que o Bispo é nomeado pelo Papa? Exactamente para agir com autoridade de Roma (Igreja Romana). Afinal, o Magistério da Igreja é o colégio dos Bispos em comunhão com o Papa.
      A nomeação dos chefes dos três poderes pelo Presidente da República significaria, unicamente, conferir aos tais chefes o poder recebido do povo. O que para mim constitui problema é que o Presidente da República seja, ao mesmo tempo, CHEFE DIRECTO DO GOVERNO.
      1. Quem são os iguais? São eles o Chefe do Parlamento, o Chefe do Executivo e o Chefe dos Tribunais.
      2. Quem está acima dos iguais? É o Presidente da República, em representação do povo que o elegeu.
      3. Onde está o problema? Em o Presidente da República ser, ao mesmo tempo, Chefe directo do Executivo.
      4. O que devemos fazer? Propormos que o Presidente da República apenas represente o ponto de encontro entre os três poderes e, por extensão, entre todos os moçambicanos. Neste último caso, a nomeação dos chefes dos três poderes pelo Presidente da República significaria o facto de este conferir àqueles o poder recebido do povo. NÃO VEJO PROBLEMA.
      5. Como eles apareceriam? Os chefes do executivo, parlamento e tribunal nasceriam de entre os seus pares e seriam nomeados pelo Presidente da República, que seria o único a nascer do sufrágio universal.
      QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO SEJA, AO MESMO TEMPO, CHEFE DO GOVERNO! SÓ ISSO!
      1
    Escreve uma resposta...

  • Edmu Joao Panguene Bem colocado professor é vergonhoso o que acontece neste país??? Até na academia são os políticos quê propõe e nomeiam os reitores isto sim é um país autoritário.
  • Francisco Jose No Exit, No Way!
    1
  • Cidadão Comum Domus Oikos, retiremos o termo "Jamais". Embora o estado de coisas esteja no em que está, há esperança; temos de tê-la.
    1
    • Domus Oikos Cidadão Comum depende de vocês jovens. Moçambicano é dorminhoco. Nos somos dorminhocos. Os políticos gostam assim. Por isso falam de "povo maravilhoso", "terra de heróis"
      3
    • Cidadão Comum Concordo consigo Domus Oikos. Mas infelizmente, a ideologia guebuziana de empreendedorismo juvenil constituiu uma enorme rede de arrasto que levou muitos jovens à miopia; cegados pela desejo desenfreado pelo capital, nós jovens +/- instruídos, perdemos a consciência libertária face ao regime governamental e ao sistema político vigente!
  • Fugão Miguel Mudumane Caro professor Domus! Em alguma vez houve justiça em Moçambique? Se sim então voltará a existir mesmo que isso leve tempo. Se não então vai existir pela primeira vez mesmo que isso leve séculos.
    1
  • Graciano Egidio Francisco Boss Assim e a frelimo desde 75.
    1
  • Domus Oikos Quando Guebuza diziam "Moçambique terra de herois" é um gozo. Sabe que é terra de dorminhocos, cadaveres e medrosos.
    9
    • Serrao Fernando Moda Eles xtavamos a nos gazar mesmo mas agora eles xtvam a viver o pesadelo,dinheiro do povo nao para brincar com ele, temos muitos problema de energia, Agua, estrada, escola, hospitais, ele bricam com povo alguns desses individus envolvidos nessa divida publica vao apanhar AVC, por causa dessa divida, devolvam dinheiro do povo. Quero ver qual sera a mesagm da frelimo nessas eleiçoes, nem o canponês xta passar situaçaoes dificel por causa dessa divida para mi novo governo seria melhor
    • Ismael Chutumia Domus Oikos "Pátria de Heróis"
    • Carlos Cardoso Domus Oikos 
      Crua e vergonhosa realodade!
    Escreve uma resposta...

  • Leitino Floria Viano Xiiiiiiii nem sabia so sentiam quem alguma coisa nao anda bem nas nomeacoes
  • Berta Vaz A injustiça dói tanto na alma que até palavras para a descrever fogem
    3
  • Gulamo Mussa Puta de merda
    2
    • Way de Ricos Gulamo muita calma
    • Gulamo Mussa Foda-se pah não temos PGR em mz
    • Domus Oikos Eles, os bandidos, encontraram fraqueza em nós. Fazem isso porque se aperceberam de que este povo não merece nada além disto. Nós dormimos. Não agimos e deixamos eles causar-nos desgraças deste tamanho. São pessoas sem coração e não vão mudar por si próprios. Devem ser mudados.
    Escreve uma resposta...

  • Joanguete Celestino A toga de cumplicidade
    2
  • Caldino Zeferino Damas Lenbrem-se que o MDM propôs uma alteração a constituição a RENAMO não ajudou,a FRELIMO estava interessada que as coisas continuassem assim porque tinha proveito por isso estamos a pagar pela falta de visão do partido RENAMO maior partido da oposição,e os outros extra parlamentar,o povo tem o governo que lhe merece
    2
    • Mauro Jesus Caldino, não começa a falar baboseiras. Os deputados da Renamo entenderam tardiamente quando o Dhlakama disse para não ocupar os assentos no parlamento e vocês da MDM foram a correr se tivessem boicotado isto não teria andado.
      Voltando a questão, a Ren
      amo em muitos assuntos que ao perceber que a Frelimo assim o quer porque quer e sendo um assunto incorrecto ela (Renamo) não participa, opta por boicotar. Pois mesmo se o MDM + RENAMO estarem unidos a FRELIMO vai impôr pela maioria do voto parlamentar. Logo é um exercício de malucos.
      O ponto é equilibrar as forças parlamentares
    • Caldino Zeferino Damas Mauro Jesus meu caro,um partido político existe para fazer política,o povo vota para os deputados os defender,quando baicotam uma secção que defesa estam a fazer,defender e estar lá apresentar uma proposta diferente,mesmo que chumbe nos ficamos à saber da ideia,e que nos defenderam,abandonam deixam_ nos nas mãos dos tiranos,porque voltamos neles então,muitas situação em que o povo sai a rua os partidos não aparecem a apoiar,somo gaseados e os nossos representantes no bem bom,achas correto ? Os partidos tem que estar com o povo.outro diz que é empregado do povo,meia volta repulsa o patrão,depois rouba ao patrão,e preciso rever o papel dos partidos
    • Mauro Jesus Caldino Zeferino Damas não acho certo, mas empurrar uma árvore é um exercício de loucos
    • Caldino Zeferino Damas Mauro Jesus não empurre cave as raizes
      1
    • Mauro Jesus Caldino Zeferino Damas seja categórico, compatriota!
    • Mauro Jesus Diz o que queres saber?
    • Caldino Zeferino Damas Mauro Jesus não quero saber de nada,conheço a FRELIMO desde a fundação,mas água mole em pedra dura tanto bate até que fura
      1
    • Jojo Joao Manuel Uma Renamo e MDM unidos tudo ficaria numa boa.
    Escreve uma resposta...

  • Edson Chichava O que devemos fazer mestre pra mudar essa situação deplorável?
    1
    • Domus Oikos Edson Chichava impedir que o Presidente da República seja contemporaneamente chefe do executivo e presidente do partido. Impedir que quem acumule os poderes deste modo nomeie os magistrados.
    • Eduardo Marques Muchanga Doutor #DomusOikos eu tenho a seguinte opiniao:
      Tendo em conta todo o mal que este partido no poder vem nos causando, nos cobram excessivos impostos qe é apenas para garantir antepadamente os seus seus salários, quando recebem doações vindo de fora não
       alocam os fundos para o devido fim, arrancam nossas terras cheias de recursos para colocar em seus nomes e depois explorarem todo o recurso para si, criam empresas em nomes pessoais aproveitando-se dos poucos concursos qe o propio estado lança qe seria para nos a população, criam formas de serem os únicos e maiores acionistas das empresas públicas não dando chance ao cidadão de classe média, não criam oportunidades de emprego para nós da classe baixa mesmo a nós licenciados favorecendo apenas a filhos e sobrinhos, fazem subir excessivamente a taxa de energia e os produtos de primeira necessidade como a comida e tiram-nos o pão a mesa prevalecendo este mal por décadas. Não seria caso para dizer que o indivíduo ou a população que ainda tem a cara de vergonha de ir as urnas votar no partido do dia deve ser chamado e considerado de covarde ou não deveríamos condenar esse ato de covardia para com todos nós os outros que também a semelhança deles está sofrendo na mesma circunstância?
    • Way de Ricos Excelente opinião. por mim mais vale voltarmos ao estado de natureza de Hobbis
    Escreve uma resposta...

  • Mauro Jesus Votar em indivíduos com projectos políticos que visam mudar essa constituição com erros deliberados
    1
  • Tung Esmeraldo Caranbas pá estamos entregues.
    1
  • Nito Ivo Só boladas, só e só.

    O estado foi montado justamente para servir o crime organizado. Os tipos foram muito espertos. Começaram por capturar a Frelimo e todo o resto foi fácil. Se perdem o controle da Frelimo, todos acabam por cair.
    2
  • 1
  • 1
  • Suneida Gafur Tão triste!! Ter um estado de Direito sem Direitos nenhuns !!!
    3
  • Jah Warrowarro O povo tem a decisao para tomar! A necessidade de mudar esse cenário é urgente
    2
    • Domus Oikos Muito urgente Warrowarro
      1
    • Solly Emilio Mucochua Kikikikiki. Mas a dívida vai manter e ainda nos fará sofrer porq "o remédio da dívida é pagá-la" e os que vão entrar nem vão se preocupar com ela porq dirão que não foram eles que a cometeram e nós não teremos como cobrá-los que a liquidem! Pensemos bem nisso!
      1
  • Domus Oikos Alternância no poder é importante como mecanismo pra impedir corrupção e libertar o Estado de ser privatizado pelo partido. Quando um partido está muito tempo no poder não há nada pior que aperfeiçoar manobras de capturar o Estado. Usa e abusa do poder. O Estado vai-se identificando com o partido. O Estado fica como propriedade privada do partido.
    1
    • Gitandra Valoyi Quem facilita a permanência da Frelimo no poder é a oposição, que não se une contra o adversário comum.
    • Beto Chivite Com o trio Conselho Constitucional/STAE/CNE a decidir o rumo das eleições e deste modo contrariar a vontade popular dificilmente haverá alternância no poder. Precisa-se duma purificação nestes órgão que era suposto serem independente porém enfim é o que temos visto.
      1
  • Way de Ricos O SURFRAGIO POPULAR É Signitivamente Inutil Uma Vez Que Ha Roubo De Votos, Ora Ha Corte De Energia. Esses Não Precisam Do Povo Para Votar
    1
    • Domus Oikos É necessário uma revolução. Mega manifestação até com greves ao ponto de procar reformas significativas da constituição. Os jovens devem tomar dianteira e agir sem medo. Isso naomuda sozinho, mas com acções concretas. Organizar-se e fazer parte de organizações pra ganhar força da união.
      2
    • Emìlio Daùsse Domus Oikos a oposição não mobiliza a população interessada em manifestar. 
      De facto sem ações já mais estaremos livres de bando.
      2
  • 1
  • Jojo Joao Manuel Nem voto nem , nada vai mudar esta fantochada , nao temos nem uma oposicao forte tudo balela , tudo ganacioso , tudo merda .
    1
    • Domus Oikos Jojo Joao Manuel vai mudar. A juventude deve ter esperança da mudança. Todos devem lutar pra mudança. Manifestar-Se contra e mobilizar maior número de pessoas a tomarem consciência de um Estado capturado é também luta. O voto é uma forma de luta. Lutar pra mudar a firma do voto que não permita roubo é uma forma de luta.
      1
  • DA Silva Sisal Solly Emilio Mucochua excelente post este
    1
  • Hélder Mazive Uau, fiquei perplexo
    Mais palavras para quê?
    1
  • Fidélio Tembe A imagem explica tudo!
    1
    • Domus Oikos Fidélio Tembe tudo mesmo. Esta não é a Frelimo de Samora Machel. Um homem íntegro que lutava pra seu povo. Virou um bando de gângsters. Todo o topo envolvido em corrupção. A Frelimo tornou-se escudo que protege os bandidos. Se perguntares que correu pra legalizar as dívidas ocultas? Foi a bancada da Frelimo. Suspeita-se que tenha recebido Boa soma de dinheiro pra tal acto bárbaro contra o povo moçambicano. 
      Hoje há sofrimento em todas casas dos moçambicanos honestos numa crise econômica e financeira sem precedentes por causa de acto irresponsável destes bandidos.
    • Fidélio Tembe Domus Oikos, que o diga Saide Amido, o autarca de Lichinga que após condenação em tribunal, pagou caução, foi chamou a imprensa para pedir desculpas e seguiu roubando!
  • Ency PutoMaya Esse país ta podre de curruptos pora.
    • Domus Oikos Ency PutoMaya és jovem. Diga a maior numero de pessoa o teu sentimento, podes mudar a opiniao de muitos. Podes mudar o voto de alguns. A verdade este não pode ser um modo de vida em sociedade. A corrupção em todos os cantos.
  • Domus Oikos Preceitos que guiavam a justiça romana e consta no Digesto: “Iuris praecepta sunt haec: honeste vivere, alterum non laedere, suum cuique tribuere” – “Os preceitos do direitos são estes: viver honestamente, não lesar a outrem, dar a cada um o que é seu.”
  • Domus Oikos Moçambique deixou de ser considerado um pais democrático e passou a ser país Autoritário.
    Nenhuma descrição de foto disponível.
  • Tavares Nthupwarara Kinawa Concodo e isto ou seja a linhagem começa do topo até aqui no meu bairro.
    1
  • Fatima Mimbire contudo, um pouco de consciência e sentido de estado faria ela agir diferente. ora... a pessoa que a nomeia nao o faz na sua capacidade. o faz enquanto vestido de poder do povo para tomar decisões em serviço do interesse público. 

    somos muito pobres.
    2
    • Domus Oikos Fatima Mimbire as democracias funcionam além da consciência moral individual todos mecanismos e técnicas necessárias pra impedir tais actos. Os grandes teóricos da democracia o Norte americano Robert Dahl e ítalo-americano Giovanni Sartori advertem e com razão. A existência de freios são importantes além de consciência integra de cada indivíduo. A outra técnica hoj e e resulta eficaz pra quem a cumpre é a do Montesquieu da divisão e separação real dos poderes do Estado. Aqui é notório as interferências do poder executivo que sujoga os poderes da justiça.
    • Fatima Mimbire Domus Oikos sim freios sao importantes nao haja dúvidas. mas consciência é muito mais. a honra deve guiar os nossos passos.
    • Domus Oikos Dada a situação cultural e degradação moral desta sociedade que perverte a pecúnia ao primado de valores que guiam os actos individuais estaremos inseguros. Immanuel Kant, o filósofo alemão preferia mesmo pra lá onde a consciência moral (O caso de países muito honestos como a Dinamarca, Suécia, Noruega etc), portanto a lei autónoma precisamos da lei heterônima (a lei positiva) sobretudo pra esta cambada de delinquentes que temos em Moçambique. Vão ao poder com claras intenções de usar o Estado pra ilicitamente dele tirar grandes proveitos.
      1
    Escreve uma resposta...

  • Domus Oikos A senhora disse tudo.
    A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
    2
  • Vernisto Adelino Quando é que os Procuradores poderão eleger o Procurador Geral e Juízes o Presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Constitucional?

Sem comentários: