segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Quando quiseram celebrar o 25 de Setembro com cabeça de Dhlakama na bandeja

  • Data 25.09.2015
Afonso Dhlakama sai ileso de uma nova emboscada

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, escapou ileso a um novo ataque em menos de duas semanas na província de Manica, centro de Moçambique.






Carros da comitiva de Dhlakama após o ataque


Segundo a agência de notícias Lusa, o ataque ocorreu na Estrada Nacional 6 (EN6) em Zimpinga, distrito de Gondola, quando a comitiva da RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana) seguia para Nampula, segundo o presidente do partido Afonso Dhlakama, que falava no local do incidente.

Dhlakama mencionou que três dos seus guardas foram feridos, mas o jornalista da Lusa que se dirigiu para o local observou pelo menos nove mortos, entre os quais dois homens com uniformes da RENAMO.

Este é o segundo incidente em menos de duas semanas que envolve o líder da RENAMO, depois de no passado dia 12 de setembro, a comitiva de Dhlakama ter sido atacada perto do Chimoio, também na província de Manica.

À semelhança do anterior ataque, Afonso Dhlakama voltou a imputar responsabilidades à FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), partido no poder, e às forças de defesa e segurança.

A FRELIMO acusou por sua vez a RENAMO de simular a emboscada, enquanto a polícia negou o seu envolvimento, acrescentando que estava a investigar.

Moçambique vive sob o espetro de uma nova guerra, devido às ameaças da RENAMO de governar pela força nas seis províncias do centro e norte do país onde o movimento reivindica vitória nas eleições gerais de 15 de outubro do ano passado.

Nas últimas semanas, Afonso Dhlakama cortou o diálogo de longo-prazo com o Governo, ao mesmo tempo que anunciava a instalação de novas unidades militares do seu partido e a criação de uma polícia própria.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, tem dirigido repetidos convites para se encontrar com Dhlakama, que condicionou a reunião a uma agenda concreta e ao cumprimento integral dos acordos de paz já existentes.



LEIA MAIS


Partidos moçambicanos unidos contra a violência e a favor da democracia

Membros séniores dos três maiores partidos no distrito de Montepuez, em Cabo Delgado, juntaram-se em campanhas contra a violência e a favor da democracia face ao clima de instabilidade política que se vive em Moçambique. (23.09.2015)


RENAMO informa Presidente moçambicano dos pontos da agenda do encontro

Sem divulgar quais temas serão discutidos, chefe da Renamo, Afonso Dhlakama, insiste na governação das províncias nas quais teria ganho as eleições e reforça que quer resolver divergências mesmo tendo sofrido um ataque. (21.09.2015)


Analistas pedem medidas firmes para pôr fim à tensão em Moçambique

É preciso obrigar o Governo e a RENAMO a encontrar "caminhos acertados" para pôr termo à tensão política, defendem especialistas, depois dos vários apelos para uma investigação sobre o ataque à comitiva de Dhlakama. (18.09.2015)


Data 25.09.2015
Autoria ar / LUSA
Assuntos relacionados Armando Guebuza, Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Moçambique, Eleições em Moçambique, Filipe Nyusi, Parque Nacional da Gorongosa, Gaza, Guerra Civil, Ataque, Atentado
Palavras-chave RENAMO, FRELIMO, emboscada, ataque, mortos, Dhlakama, Nyusi, líder
Feedback : Comentário
Imprimir Imprimir a página
Link permanente https://p.dw.com/p/1Gdjr

CONTEÚDO RELACIONADO

As etapas mais marcantes da vida de Afonso Dhlakama, líder da RENAMO 03.05.2018

Esta quinta-feira (03.05), morreu de ataque cardíaco o líder do maior partido da oposição de Moçambique, a RENAMO, Afonso Dhlakama. Quem foi este homem, que nasceu em 1953 no distrito de Chibabava, província de Sofala?


Moçambique: Memorando entre Governo e RENAMO06.08.2018

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou esta segunda-feira a assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo e a RENAMO sobre desmilitarização e integração das forças do principal partido de oposição.


Criados grupos de trabalho para desarmamento da RENAMO 16.08.2018

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou quarta-feira a entrada em funcionamento da comissão de assuntos militares e de grupos de trabalho que vão dirigir a desmobilização e reintegração dos homens da RENAMO.


Data 25.09.2015
Autoria ar / LUSA
Assuntos relacionados Armando Guebuza, Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Moçambique, Eleições em Moçambique, Filipe Nyusi, Parque Nacional da Gorongosa, Gaza, Guerra Civil, Ataque, Atentado
Palavras-chave RENAMO,FRELIMO, emboscada, ataque,mortos, Dhlakama, Nyusi, líder
Envie seu comentário!
Imprimir Imprimir a página
Link permanentehttps://p.dw.com/p/1Gdjr





Nitafa Hi Nomo está com Unay Cambuma e 13 outras pessoas.

25 de Setembro de 2016 ·



BREAKING NEWS!
40 MILITARES DA FRELIMO ABATIDOS ONTEM NA EMBOSCADA CONTRA COMITIVA DE DHLAKAMA EM ZIMPHINGA!
* 9 homens da Renamo morreram incluindo um motorista civil
* 16 civis morreram (passageiros)
* Dhlakama de boa saude e em local seguro
Tudo indica que o grande dia escolhido pela frelimo para remover definitivamente o lider da cena política nacional. A data coincide com o dia da fundação da frelimo.
A grande emboscada era monitorada directamente a partir de Maputo sendo o governador de Manica o "coturno em solo". A última reunião para acertar os ultimos detalhes da grande operação foi feita na residência deste. O Guebuza era o principal mentor da intentona.

A emboscada aconteceu por volta das 10-11 horas e os atacantes, armados com varias bazucas e metralhadoras eram compostos por 117 homens das FADM e 56 da FIR/UIR estavam entricheirados numa elevação. O fogo intenso comecou logo contra o primeiro carro mas este continuo a marcha idem para o carro do lider da Renamo ate o terceiro. Infelizmente o motororista do quarto assustou porque no momento excto em que vinha uma mini bus lotada e foi atingida em cheio por uma bazuca. Visto que a sua travagem foi brusca e inesperada, aconteceu um acidente em cadeia e varios carros da comitiva ficaram sob fogo cerrado. Os carros que vinham mais atras conseguiram reduzir e parar ao mesmo tempo que os guardas avançam aos tiros em direcção as matas. Houve seria caca ao homem e os atacantes foram esmagados e varios fugiram em debandada. Ha confirmacao de 40 mortos por parte das FDS mas varias fontes falam de mais de 70 cadáveres espalhados nas redondezas. Apenas 15 elementos das forças da frelimo envolvidas na emboscada e que chegaram ate agora no quartel de Chimoio.
Vendo os colegas mortos as perdizes ficaram furiosas e interditaram o troco ate por volta das 19. Por estas alturas a equipa de segurança ja tinha recolhido Dhlakama para "parte incerta" depois de dar um briefing a imprensa. Ja nao haviam condições para Dhlakama continuar viagem porque em Inchope as tropas frelimo tinha concentrado "manadas" de tropas e se continuasse nao teria capacidade para conter a sua furiosa guarda e naturalmente isto resultaria num combate de grandes proporções e as vitimas civis seriam maiores.
Em algum momento por volta daa 18 horas um grupo de tropas provenientes de Chimoio tentou aproximar se da área da emboscada mas foi repelida por um furioso contra ataque e recuou deseordenadamente com baixas. Também foi destacado um outro grupo de militares com blindados vindos da Beira mas quando chegaram em Inchope os militares recusaram se em cumprir a ordem porque a notícia do fracasso da operação e da hecatombe dos colegas ja corria mundo.
As FDS apenas lograram chegar ao local na madrugada de hoje depois da saida das perdizes. Quando chegam ao local 12 viaturas da comitiva de Dhlakama estavam abandonadas incluído a mini bus abarrotada de cadáveres e os militares furiosos com a derrota militar puseram fogo em todas viaturas incluindo a mini bus sem se preocupar em primeiro retirar os cadáveres.
Quanto aos boatos que circulam nas redes sociais e imprensa lambe botas ao serviço do regime nao os levem a serio. O presidente da Renamo esta muito bem e com a situacao controlada. Como se viu, pouco depois da emboscada ele deu uma rápida entrevista a lusa ainda no terreno numa altura em que ja ninguém da frelimo tinha acesso ao local.
E agora que puseram de novo Dhlakama em "parte incerta" e queimaram lhe os carros, so resta ao Nyusi "tomar chá" com Guebuza ou Isaura. Vao ter que pedir ao papa Francisco para tirar Dhlakama do local onde se encontra para negociar a paz. Mas parece que desta vez vai se negociar a capitulação da frelimo.
Mas o que e garantido e que o pais vai "arder" dentro de poucos minutos...
Unay Kambuma Matsangaisse.

26 de Setembro de 2015 (uma data na história)!




68 comentários
27 partilhas
201201

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários


Nitafa Hi Nomo Uma data na história...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Celestino Machatine 1 year ago!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Amilcar Antonio Esdor Isso foi quando! !Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Lava Jacto Jacto Temos 60 segundos de silencio
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Paiva Tembe Recordar é viver!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Cuna Hahaha, essas imagens são do ano passado, e por cima do ataque contra a renamo. Desinformação total...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Dominicjocker Cossa Ha um anoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Lhuvanhane Ticatica Luto das perdizes
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Dominicjocker Cossa Ha um ano foi historia que a renamo. Nuca esquessará
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Filimone Joaquim Muito iterasante forsa ranger
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Titos Filipe David Simango Iiiiiiiiiiii
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Buno Junior Junior hiiiii so PRA lamentar , muitas families ilutadas......Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Errado Ernesto Matsinhe Prefiro calar
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Ricardo Jose Cumbe E triste isso
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Shand's Momede Yaskon Kuando?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Ahmejed Komar Khan Triste.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Ofece Deniasse Chania Recordar é viverGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Pires Calembo O inicio de mais uma longa batalha!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Àfrica Campo de Guerras Uma data inesquecivel,paz as almas das vitimas...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Armezito Sebastião Mafanhane Uma data que ficara em lembanca para sempre
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Costa Manhiça Que dia,,,Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Samussone Luís Foi triste mesmo.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Salulecio Afonso Essas imagens nao diz uk vces escreveram kikikiiikikikGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)

Celestino Machatine respondeu · 1 resposta



Victor Manuel York York ele nao reporter fotografico sew burrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrro,fotos d arquivoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Nilyo Charles Muito triste arenamo nao deve perdoar esses cambas
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Leston Massingue Pela historia fica a triste notícia da emboscada do grande homem louvado na África em particular e no Mundo em Geral!!!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s) · Editado


Rosario Reginaĺdo Njaĺe A vida nunca podemos; recuar nas armas em paz de moçambicanosGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Zacarias Jossias Valoi Dlakama phunda, ana patatabu. ..Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Estevao Simoes Meu pai ngungunhane descanse em paz.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Felisberto Felizardo boa sorte pai d povo
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Atanasio Nipadawe
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Cufa Acuna Memba Nguenha Quand lembro mim d dia d hoje as minhas lagrimas caem.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


AmisseSantinhomurqueza Muerqueza Enbucada de novo esses phaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Julio Maunze esta data deve ser comemorado com os moçambicanos como dia do atentado contra o pai da democracia,Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Júnior Hérmany Samaquena Janegres Está quente.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Danilo Silva Fiquei assustado....Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Mutope Malope Malope Ya cheeeesa le ndaba...
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · Ver Tradução · 1 ano(s)


Bacar Abdala Nos o povo junto a renamo vamos processar e responsabilizar o Nyussi pelos crimes de emboscadas ,e uma materia que levaremos para TPI ....Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Anatercia Chiconela AMEGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Nacer Jamu Passam já 1 yearGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Fredy Budula Estamos preparados pra dar uma boa purada.......
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


David Jose Deu para recordar General lágrima caem.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Armando Tivane Tivane trist senarilGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Agostinho Joao Filipe Mabunda O que passou ja passouGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Afonso Mazive AmémGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Suiddiq Ibn Suileiman MoçamguerraGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Mulandi HI Mina Kheni Para quem não sabia ou faz de ignorante esta foi a gota de água para o lider da Renamo refugiar se a Gorongosa. Depois aparecem com discurso de drogados dizendo que a Renamo de parar de atacar. Afinal quem ataca quem e quem se defende?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Heka Dana isso e antigo ja n ha noticia.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Daudo Bilale Marginalidade so porq dao um saco de arroz e motivo de chateiar ao lider mas se soubessem as instituicoes nao funcionam gente esta em greve o vosso tako nao e para salario mas so pra sabaoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s) · Editado


Bitone Dos Santos Antonio retrospectivaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Jose Majasse Dombe A realidade da nossa terra natal dá para recordar,uma data na história.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Faruk DAimo Onde nos vemos de verdade deus é que sabe.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Salomao Facitela De facto! É uma data na history da Renamo Resistência Nacional Moçambicana!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Gracinda Soares da Costa amen paz as suas almas e meus pessames as familias enlutadas ...ate quando tudo isto ...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Edson M L Manenja Quem provoca aguenta. Enquanto os k lhes mandaram estam na cidade his palacio a viver e comer bem pork foram ai esta a kistam e resoltado morteGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Edson M L Manenja Eu se fosse da fadm sendo escalado la ñ iaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Edson M L Manenja Ou pork k esses governantes da frelimo ñ mandam os seus filhos e familiaresGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s) · Editado


Hiraneta Regina Luis Luis Achas k os filhos estao ca? Estao no estrangeiro na boa vida.ouviu o chipande oque disse no dia 25?disse k aqui nao ha guerra.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Edson M L Manenja Com muita razaoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Escreve uma resposta...






Euclides Soé Compreendo que para haja sucesso, muito se perde antes. Mas meus senhores da Renamo, o povo civil que morre é o mesmo povo que vos torna bastião nestas zonas. Pensem bemGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Carlos Delfim Nesta emboscada morreram muitos chefes estupidos da frelixo e nao informaram familiares no exemplo do "ngungunhane"Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Mana Adriana Aqui morreu o Ngungunhane, militar da FRELIMO.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Abu Abacar Abacar Iso e vertat
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Mangane Mangane Bala Recordar não faz mal embora foi momento de muita dorGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Francisco Ramuses Os comandos da perdiz foram be jobado 0 marceta nao dzia k cmando deles nao more?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Francisco Ramuses Brigadeiro da perdiz Rasta sabastio mazembe onde xta? Xta no silecio mas a renamo cofiava muito dele mas ja xta no silecio vam acbar asi mesmoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Joaquim Henriques Grand mothers and pas mothers and fathers brothers and sisters mr PERICLES MAQUIAVEL and twelves others THAT INCLUDE ME and LAZARUS MABUNDA they make a very important question please I'm asking the world and Mozambicans in particular to take time to think about this question why only opposition party. people are been killedGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 47 sem








Unay Cambuma

25 de Setembro de 2016 ·



ATENTADO DE ZIMPINGA- O COMEÇO DO FIM DA TIRANIA DA FRELIMO
* Afonso Dhlakama e seguramente a maior lenda de África e do mundo
* Rangers da Renamo sao as melhores forcas de elite do mundo, sem comparação.
Hoje celebra-se o primeiro aniversário do gigantesco atentado de Zimpinga, situado na região de Maforga, Provincia de Manica.
Muito já foi dito sobre o fracassado mega atentado contra Dhlakama e sua comitiva. Na verdade este era o unico super plano da frelimo para remover Dhlakama e renamo no panorama político nacional. O plano foi municiosamente preparado ate aos minimos detalhes e até foram nos curandeiros para "descobrir os segredos" de Dhlakama (risos). Tudo foi feito para coincidir com o dia do "primeiro tiro" (25 de Setembro). Todos os graúdos da frelimo em Maputo estavam segurissimos da infalibilidade do plano de assassinato de Dhlakama. O Guebuza estava tão confiante e até falou de um Dhlakama "marginal". O "ministro" Ntumuke então não se fala. Certo academico de Muturara ate publicou uma foto de família na sua página do facebook, como se estivesse em quadra natalicia.
Para executar este super plano ardiloso, o "governo" da frelimo contratou varios mercenários de elite de Angola e Zimbabué que trabalhariam em conjunto com tropas de elite e altamente experientes do pais. Nao havia nenhum piriquito sequer.
Os emboscadores estavam pesadamente armados com varias bazucas e metralhadoras pesadas, centenas de ak-47 e dezenas de armas químicas portáteis "PH-17", uma venenosa arma de fabricação soviética.

A ideia inicial era de montar um simulacro de emboscada no viaduto de Amatongas para distrair Dhlakama enquanto a giga emboscada era montada em Zimpinga mas a última hora o plano foi descartado porque o local escolhido em Zimpinga era "perfeito". A ideia dos atacantes era de encurralar e destruir toda coluna pois tinham enorme superioridade numérica. Eram praticamente dois batalhões contra um poletao. Melhor explicando, no local da emboscada haviam mais de 200 homens e mais tarde juntou se na refrega outros 300 que vieram em socorro do primeiro grupo e a escolta de Dhlakama era composta por cerca de 40-45 rangers com armas mal amuniciadas.

O que complicou mais a guarda da renamo são as baixas sofridas em grande parte devido ao despiste de algumas viaturas de escolta (9 rangers perderam a vida).
Pouco depois de repelir os ataque e enquanto a sua guarda se embrenhava na mata em perseguição dos atacantes em fuga, Dhlakama convida o correspondente da lusa na cidade de Chimoio para testemunhar os factos. A entrevista foi dada enquanto a sua guarda estava empenhada na perseguição dos atacantes e ainda ouviam se tiros. Os atacantes foram perseguidos e abatidos até 4 ou mais km do local. Alguns chegaram até Muda-Serracao. Durante varias semanas haviam cadaveres abandonados em toda parte e eram encontrados por populares.
Já lá para as 14-15 horas,quando Dhlakama orientava a reorganização da coluna e evacuação do pessoal civil bem como os mortos e feridos para continuar viagem, recebe informações de que em Inchope esta cheio de tropas e que haviam "manadas de emboscarores" ao longo da estrada nacional número Um de Inchope até Ponte sobre rio Zambeze e por ai adiante então ponderou regressar a Chimoio para melhor assistência aos feridos e enterrar os mortos bem como reparar e/ou substituir as viaturas danificadas só que aparece um grande grupo de militares da frelimo (mais de duas companhias) vindos de Chimoio em socorro dos emboscadores derrotados. Acontece que os "socorristas", se darem se conta, entraram no perímetro de segurança estabelecido pelos temíveis guardas de Dhlakama e houve um outro massacre. O próprio Dhlakama mais uma vez comandou as suas tropas. Dhlakama so saiu do local no principio da noite.
As baixas do lado das FDS/mercenários foram terriveis. Morreram 50 mercenários angolanos cujas urnas foram transportados a Maputo em voo charter. No Zimbabué entraram 89 urnas com cadaveres e as urnas foram trazidas daquele pais. Do lado Moçambicano foram 170 baixas sobretudo as duas companhias dos "socorristas" que foi aniquiladas num contra ataque a curta distância. Os enfermeiros e outro pessoal da saúde no hospital provincial de Chimoio ficaram estarrecidos com o grande número de mortos jamais visto na morgue local. Eram tantos, tantos cadaveres (309 no total) que abarrotavam completamente os gavetoes e o chao. Pareciam vítimas de algum desastre natural como um terramoto ou tsunami. Os lençóis das enfermarias estavam empapados de sangue das várias dezenas de feridos graves.
Morreram tambem alguns oficiais graúdos entre os quais um brigadeiro cujo nome ainda não conseguimos apurar. O famoso capitão Ngungunhana morreu nesta emboscada e Unay Cambuma ajudou a família a pressionar o "governo" para que os restos mortais do finado fossem entregues a família, ja que as autoridades enganavam a família com a alegação de que o Ngungunhana teria sido ferido e que encontrava se em tratamento no Zimbábue. O corpo de Ngungunhana teria sido encontrado abandonado e ja em decomposição e foi enterrado por populares e so foi possível localizar as suas ossadas depois de aturadas investigacoes junto dos lideres locais.
Os grandes coordenadores da intentona são o governador de Manica, Alberto Mondlane, o general Mussa (ex comandante do exército), os coroneis Chicalango e Aldo. Este último foi posteriormente ferido nas escaramuças de Mpindanhanga, onde as FDS tentaram capturar Dhlakama "vivo ou morto" pois supunha se que o líder da Renamo lá estivesse.
Portanto, não só o atentado fracassou de forma retumbante como também houve um desastre militar de proporções catacliticas A emboscada acabou se transformando numa batalha campal incomum mesmo durante a guerra dos 16 anos. Acredito piamente que em toda a sua vida Dhlakama nunca esteve tão vulnerável e "na boca da frelimo" como naquele dia.
A guerra teria recomeçado naquele mesmo dia sobretudo se Dhlakama continuasse viagem mas conhecendo bem a reacção dos seus militares Dhlakama decidiu partir para "lugar incerto". Dhlakama saiu do local tranquilamente com uma mao no bolso e a falar ao telefone.
As FDS so chegaram ao local na madrugada do dia seguinte, onde incediaram todas viaturas da comitiva de Dhlakama ai abandonadas.
Portanto, depois das negociações em curso, a frelimo ainda tem este caso bicudo para resolver com Dhlakama. O Nyusi tera que ser responsabilizado mesmo quando deixar o seu simulacro de poder.

Depois deste grande atentado, Afonso Dhlakama ainda fez uma última tentativa duas semanas depois para negociar de forma pacifica com a frelimo na Beira através da mediação dos Sengulanes e do Rosário mas a frelimo enviou tropas e blindados para cercar a sua residência nas Palmeiras no dia 9/10/2015 e graças a sua longa experiência Dhlakama conseguiu sair do cerco no dia seguinte e os seus inimigos so se aperceberam disso cinco dias depois.
Quando a frelimo soube que Dhlakama ja estava em Sadungira, organizou duas grandes ofensivas em Fevereiro e principios de Abril do corrente ano e todas foram destruídas e as forças da frelimo tiveram perdas catastroficas em homens e material de guerra.

Foi quando a frelimo decidiu jogar a sua última e inédita cartada em finaus de Maio, ao contratar 1750 super comandos de elite da China e Vietname (veteranos de guerra), Zimbábue, Angola e Tanzânia. Também foram contratados curandeiros de elite da Nigéria, Tanzânia e Malauí.
Haviam cerca de 20 blindados, 4 helicópteros de transporte e um "Antonov" também de transporte. As tropas especiais estavam equipadas com coletes a prova de balas, binóculos de visão nocturna, capacetes com viseiras anti-bala, etc. Pareciam tropas da NATO a procura de um Bin Laden.
Mas tudo foi por agua abaixo e cerca de 700 mercenários foram mortos, incluindo 5 generais, em 30 dias de combates e centenas ficaram feridos com gravidade. A maior parte dos cadaveres dos mercenários foram transportados de comboio para Moatize onde foram deitados como lixo em Cafume.
Mas mesmo com isso a frelimo ainda nao aprendeu a lição e continua a enviar contigentes e contigentes para atacar Dhlakama em Gorongoza. O mais triste e que 90% dos efetivos das forcas da frelimo neste momento são miudos sub-21 recem "mal" treinados e sem nenhuma experiência de combate.

A frelimo so poderá parar com as suas investidas e brincadeiras na Gorongoza quando Dhlakama mandar arder Maputo e nao falta muito.

Esta visto que a Renamo e uma super poderosa forca militar. A frelimo sempre foi derrotada pela Renamo e sempre com baixas de proporções apocalipticas. A frelimo "levou porradas" na guerra dos 16 e nas "escaramucas de Sandunjira" em 2013-2014. Se a Renamo nunca tomou o poder a forca e porque e realmente uma organização que segue escrupulosamente os seus principios quw a luta pela democracia, justiça, liberdade, estabelecimento do estado de direito e desenvolvimento economico.
A acção dos guardas de Dhlakama em Zimpinga não tem registo na história contemporânea. Nem mesmo os famosos e temiveis navy SEAL norte americanos teriam sobrevivido àquele atentado feito a mui curta distância. Os guardas de Dhlakama lutaram numa posição vulnerável contra um inimigo 8 vezes superior em homens e armamento e sairam vitorioso. Aqui nasceram novos heróis da luta pela democracia. Aqui deve ser erguido um monumento para honrar o acontecimento e as vítimas. No futuro. ruas e escolas devem ostentar o nome "Atentado de Zimpinga".
Porque se o regime da frelimo triunfasse em Zimpinga, o povo de Moçambique seria escravizado para todo e sempre.

Unay Cambuma




82 comentários
54 partilhas
293293

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários


Jose Francisco Mugabe Mugabe Q Deus proteja Lider...
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Costa Paiva Esta mega operacao foi faditica, e e' triste imaginar duk s passou as 9h do dia 25 d setembro do ano passado.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Jose Armando Mugadui Mugadui Recordar e vive
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Tocova Amisse O TEMPO VAI DIZER TUDO. E OQUE DISSERAM AS AUTORIDADES DESTE PAIS. MARGINAL? DIA HAVEMOS DE CONHECER OS MELHORES MARGINAIS, TALVEZ É PORQUE UM FOI FORÇADO A VIVER NO MATO E O OUTRO NA CIDADE COM AJUDA DOS SEUS COMPARÇAS.
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s) · Editado


Guido Banco Ijidor Ijidor viva ranger apaz
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Tsala Muana I loved to readGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Cleusia Carlos Chirindza Viva o líder Afonso dlhakama
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Armando Pangane so por ler a historia,to a cair lagrimas,eu lembro nesse dia e tava exatamente n chimoio na zona d iac a trocar copos,quando recebi uma chamada dum camionista a dizer k tava ja n mato a fugir guerra,tambem sem comemtaria,é triste
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Matope Muchina Muhombe Curandeiros a par do atentado.
É verdade isso.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Benedito Azarias Cangela Ngoca Vai fumar lenhaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)

Escreve uma resposta...




Godfil Aguiar Tou a ler
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Mirione Hakrim Codorniz em grande axaoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Pichiteni Rabo Esse acadêmico de MUTARARA é quem? Se #UnayCambuma fosse jornalista, seria o melhor de todos os tempos.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Matope Muchina Muhombe É o Egídio VazGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Pichiteni Rabo Já sabia....sou de MUTARARA fiquei curioso.😀😀😀😀😀😀Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Amonge Rafael Macuacua KkkkkkGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Escreve uma resposta...




Nire Ernesto Manhalo O incomparável...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Makhandazi Makhalela Historico! Um marco glorioso na senda da Resistencia.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Zulficar Mahomed Só alguém que não quer a guerra é que pode ter reagido como Afonso Dhlakama.
No seu lugar, ali seria o reinicio de mais uma guerra até ao derrube da Frelimo.
Bem haja, meu Presidente.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s) · Editado


Benedito Säo Jorge Yuuuu, essa foi terrivel
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


J Oaquim Muchanga E bom
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Simao Marcelino Um atentado Já Mais visto, para sair com vida é lendário de verdadeGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Costa Paiva Kuanto ao unay eu n sei uk dar cmo nota d classificacao, pois abre m o meu amago e a mente c as suas abordagem nesta cavalgada de batalha p a verdadeira goveenacaoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Joaquim Boaventura Tagwireyi Zimpinga meu deus. fui sobrivivente estava Na aquela minibus.onde morreu o motorista
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Joaquim Boaventura Tagwireyi Lembro me esta hora Eu estava no mato a fugir . O motorista da minibus de Nome venancio da soalpo morreu Eu a ver
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Chaimite Luís Unay abre visão e mostra a verdade que afrelimo e
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Joaquim Boaventura Tagwireyi Minhas lagrimas estao a cair neste momento foi triste lembro Irmaos
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Sergio Laita Unay eu tenho lido todas publicações tuas mas este é o mais mais de todos.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Jose Francisco Almeida Moz nao tem outro jornalista q passa Unay
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


NicriSs Manejo Jr. Verdades k devem ser contadas as futuras gerações.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Amonge Rafael Macuacua E hoje um ano depois, Filipe Jacinto Nyusse declara abertamente que as forças armadas devem mobilizar recursos tecnicos e materiais para combater a Renamo!!! E o diálogo como é que fica? É mesmo manobra de diversão, estamos entregues compatriotas a guerra eis que veio para ficar se ninguém não se impor e vencer
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Tomas Humbe As melhores forcas especiais"RANGERS".
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Bacar Abdala A Frelixo e a sua milicia devem saber duma vez para todas que a renam e superior 50 vezes.E entregarem as nossas provivcias porque quando a coisa começar a aquecer a Maputo vai desaparecer e ficara para historia .
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna Viva renamo e viva djakama a victoria é certa
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Dimerson Jorge Machombe

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Dimerson Jorge Machombe

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Dimerson Jorge Machombe
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Alberto Samuel Alfredo Gomo Este Nhussy não sabe o que quer pah, ainda continua incentivando a morte dos filhos dos Moçambicanos, que experimente mandar filhos dele, talvez seria mais melhor pah, do que estar a trocar carros nas cidades apenasmGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Noe Pita Deogerina
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Pedro Casimiro Um dia impar para Dhlkama. Mas homem inspiradoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Harrowain Harrowain Eu Nao sou da renamo e nem da frelimo, passei por zimpinga na minha viagem a beira naquela madrugada, quando cheguei a beira ouvi que uma grande tragedia acabava de acontecer alias estava acontecendo,vi algumas imagem do Lider da renamo naquele local e…Ver mais
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)

Àfrica Campo de Guerras respondeu · 1 resposta



Jabro João Bem haja o liderGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Harrowain Harrowain Naquele local nao tinha como escapar, conheco aquele local porque fiz muita Pesquisa ou prospeccao de ouro ai.o local e' bem conhecido na e'poca da guerra Dos 16 anos como local Muito perigoso. Por favor nao o tornem mais Famoso do que Ja e'.acabem com a guerra, hoje temos Medo de viajar de carro, o povo esta preocupado nao queremos saber Quem tem razao o importante e' restabelecer a paz a nivel nacional e vivermos com harmonia.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Chaual Momade Momade eu gosto desse cota, forca e nao pare
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Nai-p Amaral Ele nao tem homens capazes d aniquilar o protegido do povo,morrerao primeiro,Deus ainda tem planos com presidente Dhlakama é ele o escolhido para nos libertar da escravidao,miséria ,da injustiça dos tiranos.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Amilcar Dos Santos Mazime Pedimos paz ponto finalGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Arlindo Bila Até os Judas estiveram envolvidos nesta operação...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Luwy Fernandes Dhalakama é LIDER e GUERREIRO com um GRANDE CORACAO . nunca foi da opniao de usar BALAS mas autodefesa e retaliacao é INEVITAVEL . Vamos aceitar a Paz e poupar vidas
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Lava Jacto Jacto TristeGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Amilcar Juvencio Alberto Sinete UNAY e unico jornalista politico k fala tudo na hora eu nao sbia mas ja estou ak a chorar disso serak avera boas negosiaçoes enquanto se presegue se eliminar outro hummmmGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Joao Williamo Tivane
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Joao Inacio M. Madeira Pocha pa, ja passa um ano, estava esquecidoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Mundirwa Gazitua Este conflito nao tem pernas pra continuar a marcha por um simples facto importantíssimo: "o inimigo ser interno".
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Juma Rufino Dâmaso Yya....RENDI¿¿¿Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Xena Ranger VIVA O PRESIDENTE AFONSO DHLAKAMAGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Xena Ranger Muita força irmão Unay Cambuma. Você é o melhor repórter que Moz tem.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Helder Lourenco Resistente para sempreGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Rubino Dias Dias Força cambumaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Lucas Joao Chaleca Esse vai ser dia muito famosa na historia d moz... Q deus nao aceitou onosso papa nao morrer. Ainda o povo moçambicano xta espera o dia k onosso presidente djakama vai falar perante seu povo .eu tenho esperança k o mundo enteiro vai testemunhar isso . Dek povo kem k ama de djakama ou da nyuzi.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Angandimasso Alface Luís @ resistente para sempre.....@Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Visnu Çhagan Oadan a paz vira tard ou cedoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Leon Maresse A Vitoria é Certa !Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Aderito Duvane Paz paz pazGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Jeremias Daiman Chombo Seria bom morrer ste bandidoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Peri Passo Chapepa Chapepa Paz paz....Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Biatriz Anginho Mas um um tada na historia, mas um 25 na historia de mozambique.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Ninguem Joao Eu rezo a deus k seja gurda, i salva guarda das nossas vidas i da vida do cota Dhlakama. Deus k me oiça
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Valensuel Antonio Joaquim Este cota simGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Alberto Constantino Só Deus ê ki Guarda Dhlakama, ele será realmente o presidente diferente.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Ruben Tomas Grande general este.....Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Tchambene Muterruma Coisas da nossa terraGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Merecido Da Ariana Rangers nao é para palhaços de meia palma k pode destrui-losGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Jopel Nguenha Que Allah. Proteja deste grande Homem. Na mão dos tiranos e vocês digam amina
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)

Jopel Nguenha respondeu · 1 resposta



Eddy Prínce Xisiwana Ja não têm mentiras??Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


David Come Estes homens sao os verdadeiros herois.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Armando Vasco Ramon Cotta HGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Armando Vasco Ramon Cotta
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Armando Vasco Ramon Cotta

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Armando Vasco Ramon Cotta
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Urdialez Alexandre
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)

Majeed Abudo respondeu · 1 resposta



Felisberto Júlio Sankhu OkGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Pedro Zibane Ainda me recordo com muita tristezaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Kelden Oliveira Oliveira TRISTE EU TAVA NO XIMOIO PASSEI MAL O DIA TINHA MUITA VONTADE D TERMINAL O DIA NA BEIRA MAIS NAO FOI POSSIVEL.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 ano(s)


Gigga Phanda kkkkk o falso ngungunhane foi bem arrabentado cm balas saborosas dos temíveis...kkkk bm feito apanhaste a merenda.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 sem

Sem comentários: