sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Recursos do Estado

Recursos do Estado
Sabe, nós temos vindo a tratar o assunto do uso indevido dos recursos do Estado com muita leviandade. Não estamos a ser sérios. Pelos vistos, só nos damos conta que fulano, beltrano ou sicrano está a usar meios do Estado nos períodos de campanhas eleitorais Pior ainda, só conseguimos ver viaturas do Governo/Estado, aquelas que ostentam matrícula vermelha - a ponta do "aicibergue".
Ora, o uso ilegal dos recursos do Estado não é um fenómeno que acontece apenas nas campanhas eleitorais e, mesmo assim, o recurso que mais se usa e de forma abusiva não são carros. O recurso mais precioso que o Estado perde abusiva, acintosa e continuamente é o TEMPO. O estado perde muito tempo a favor do absentismo dos seus funcionários que recebem salários e mordomias do Estado trabalhando em actividades alheias.
A ausência de um professor, enfermeiro, polícia, director, pedagógico, contínuo, servente, farmacêutico, anestesista, médico, governador, ministro, presidente, motorista, juiz, procurador, etecetera, é pior que ter um Di-Fô-Di na caravana deste ou daquele cabeça-de-lista. O Estado perde mais com ausências dos seus funcionários. O maior e o mais caro recurso que o Estado possui são os seus funcionários. Os seus técnicos.
Por exemplo, neste momento, quantos expedientes não estão parados porque os funcionários do Estado (Estado no sentido mais extensivo e abrangente) estão nas caravanas? Quantas instituições públicas (incluindo municípios e empresas do Estado ou comparticipadas) estão a 100 por cento nestes dias?
Estamos a falar disso há mais de duas décadas, mas acho que não estamos a ser profundos e introspectivos neste assunto. É uma questão de ética.
- Co'licença!
Comentários
Aboo Mapex Bem dito, por isso a nossa pátria continua pobre porque perdemos muito tempo sem trabalho
Gerir
Responder14 h
Sic Spirou ...e esta lei é novíssima, porém a proibição no geral já vem em outras legislações.
Gerir
Responder14 h
Jr Chauque Será que tem como parar enquanto haver CÉLULAS?
Gerir
Responder14 h
Saide Jacinto Ali VERDADE MUNNAWE,
Gerir
Responder14 h
Amade Maveja Mulima Juma e verdade
Gerir
Responder13 h
Cal Barroso Quem faltar e levar carro do job para a campanha (se possivel pintar com as devidas cores) sera promovido!
Gerir
Responder13 hEditado
Responder13 h
Juma Aiuba Hehehehehe
Gerir
Responder13 h
Ernesto Nhaule E quem sai a perder somos nos mesmos, que amanha vamos votar...
Gerir
Responder12 hEditado
Aiuba Maitololo Kubaliwa Rende juro, vi no noticiário duma das TVs o PM em Lichinga na campanha, passou-me um filme na mente, será que no gabinete ninguém está a jobar a essas horas, porque nenhum expediente terá visto se o boss máximo não está! Custa levarem os jovens da OJM e SNJ que não fazem nada para faturarem alguns trocados nessas campanhas? Porque existem jovens que só amsnhecem vão sentar nos edifícios da organização e só voltam no período de tarde! O PM nós já soubemos que e do partido e por é PM, nem precisa de convencer a mais alguém!
Gerir
Responder12 h
Eddy Chale Juma Aiuba e se for carro de afectação pessoal? Em que muitos deles estão em processo de alienação ???
Gerir
Responder11 h
Nkulu Wa Munu Mas e o dinheiro?

Sim, porque se eles não têm vergonha de andar dos carros, que nos podemos ver e apresentar evidências, acredito o dinheiro, que também é um recurso do estado, deve ser utilizado pra fins de campanha!
Gerir
Responder

Sem comentários: