sábado, 29 de setembro de 2018

Acredito que não é seu papel ser porta-voz da empresa que está a produzir os boletins de voto. Se teve conhecimento das inquietações de certas pessoas em relação à segurança ou possibilidade de manipulação dos boletins de voto, cabia a si colocares esta questão aos gestores da empresa que está encarregue de produzir o material para dissipar estás dúvidas.

Eduardo Namburete Amigo Marcelo Mosse deves estar surpreendido com a minha aparição aqui na tua página, deve ser a primeira vez que coloco um comentário. Mas não resisti fazê-lo ao ver que estás a fugir daquilo que deve ser o seu papel como jornalista. Acredito que não é seu papel ser porta-voz da empresa que está a produzir os boletins de voto. Se teve conhecimento das inquietações de certas pessoas em relação à segurança ou possibilidade de manipulação dos boletins de voto, cabia a si colocares esta questão aos gestores da empresa que está encarregue de produzir o material para dissipar estás dúvidas. Não cabe a si amigo MM sair em defesa da empresa, isso pode fragilizar a sua posição como jornalista. Não ponha a mão no fogo por ninguém, deixe que a empresa dê as devidas explicações de com o processo é feito. Eles poderiam falar do tipo de papel que estão a usar, o tipo de tinta, etc etc. O estar cotado na bolsa nao e suficiente para ter certificado de imaculada. Sei que este comentário, vindo de quem vem, poderá ser lido com outras conotações, mas o meu intuito era somente levantar o aspecto da prática jornalística e a sua precisão. Aquele abraço e o café está a esfriar.
Gerir
Responder1 hEditado

Não é verdadeira a mensagem que circula nas redes sociais segundo a qual “no boletim de voto, em especial no quadradinho para marcar X para a Renamo, estará emplastificado”. Por isso “no dia da votação, antes de marcar X, deves usar a unha para retirar tal plástico. Se não retirar, depois de dobrares, o plástico sairá e será nulo. Passe a informação”. Isto não é informação. É desinformação. Não deve ser passada. É mentiroso. Os boletins de voto estão a ser impressos e empacotados pela Uniprint em Durban, na RAS, na presença de representantes da Frelimo, Renamo e MDM. Cada um destes partidos tem dois elementos acompanhando toda a produção em Durban. O material de votação virá a Moçambique em camiões selados. Não tem como colocar plásticos em boletins de voto. O eleitor deve cuidar das suas unhas como faz normalmente. Com a campanha eleitoral começou também a propaganda maliciosa para enganar o eleitor e descredibilizar
o processo. A Uniprint é uma empresa cotada em bolsa na RAS, faz impressão de segurança e produz boletins de votos para os processos eleitorais sul africanos e de dezenas de outros países africanos.
Comentários
Jorge Djedje São os tais apóstolos de instabilidade. Verdade bem reposta em nome da Paz! Bravo ilustre Marcelo MosseMosse!
Gerir
Responder5 h
Manuel Maleve Essa também de plastico no quadradinho me deixou perplexo.
Obrigado Marcelo Mosse pelo esclarecimento
Gerir
Responder5 hEditado
Daniel Neto O Caboclo Marcelo Mosse não é verdade porque estão lá os representantes dos três partidos? Porquê a Uniprint faz impressões para os processos de votação sul africanos e mais de 10 países? Bastam te a si esses argumentos pra chamar de informação o teu artigo. Tudo igualizinho.
Gerir
Responder5 h
Roberto Julio Tibana O Daniel Neto O Caboclo tem razão ao levantar a questão que levanta. Um desmentido tem que se basear em factos irrefutáveis e não em suposições. Teria sido bom se o Marcelo Mosse tivesse baseado o seu "desmentido" em verificação direta dele ou dos tais delegados dos partidos que estão lá a observar a impressão dos boletins. Não basta assumir que a informação é uma "loucura" para se assumir que mesmo um desmentido feito "encima do joelho" vai funcionar. Por exemplo, o Marcelo podia ter simplesmente telefonado para os delegados/obsevadores (que devem ter acesso aos exemplars do boletim de voto ao sair da impressora) e depois citá-los no seu desmentido. Assim como fez o Marcelo Mosse somente suporta o pretenso desmentido numa suposta credibilidade da empresa que fez a impressão e, quiçás, dele mesmo! Ora para quem não conhece a tal empresa ou que não considera que os processos eleitorais em outros países Africans sejam isentos de sujeira, esse "desmentido" não tem valor nenhum. 
E mais: o objecto do "desmentido" do Marcelo Mosse circula ao mesmo tempo que outra informação também circula nas redes sociais segundo a qual o delegado da RENAMO teve que abandonar os trabalhos de verificação da impressão dos boletins de voto para regressar ao país porque a sua esposa foi raptada. Aquí o bom do Marcelo Mosse talvez possa ser de grande ajuda com as suas técnicas de jornalismo investigativo, procurando aferir e nos informando da veracidade ou não desta segunda informação, e, se ela refere algo verdadeiro, saber se o tal delegado foi ou não substituído por outra pessoa lá no sítio onde se faz a impressão dos boletins de voto. Porque senão as pessoas vão pôr as duas informações juntas e o "desmentido" do Marcelo Mosse vai ter muitas dificuldades de colar.
Gerir
Responder1 hEditado
Mario James Qual é a prova que o acusador demonstrou? Boato pra manchar o processo e justificar os resultados
Gerir
Responder4 h
Roberto Julio Tibana Mario James só que não se combate boato simplesmente dizendo que é boato. E os jornalistas sabem disso. E neste caso eu estou a falar com um jornalista sénior (o Marcelo Mosse) e que por isso tem responsbilidades acrescidas. Por muito respeito e reconhecimento que eu tenha por ele, eu não vou acreditar no que ele diz só porque é o Marcelo Mosse que o diz. Ele tem que fundamentar o desmentido dele de modo irrefutável e segundo as técnicas e regras de jornalismo objectivo que ele muito bem conhece e domina. Quanto ao assunto do delegado da RENAMO no Lugar onde se faz a impressão dos boletins de voto (que por sinal diz-se ser Segundo Vice-Presidente da CNE), o caso dele é reportado aquí no FACEBOOK por alguém que disse estar no Aeroporto de Johanesburgh com ele a acompanhar-lhe de regresso ao país. Se os jornalistas quiserem seguir o caso têm já pistas que bastem.
Gerir
Responder1 hEditado
Evaristo Cumbane Aqui é Mocambique tudo é possível. O povo desconfia de tudo que é instituição do Estado
Gerir
Responder1 h
Mathod Novela E o porta-voz da renamo veio ao publico apelar os votantes para verficar (retirar) o plastiquinho dentro do quadrado da renamo antes de marcar o x sera que o o porta voz da renamo esta a deseformar os votantes?
Gerir
Responder1 h
Lucas Arnaldo Mazive Veremos no dia 10
Gerir
Responder5 h
Onesio Carter Por questões de duvida eu passarei a unha sim, não gasto nada, e bom se precaver, com esse governo não se brinca, os ambiciosos "corruptos" são capazes de tudo
Gerir
Responder4 h
Gabriel Jose Titosse Oxalá os eternamente incrédulos encontrem conforto nestas suas esclarecedores e oportunas linhas.
Gerir
Responder4 h
Tomo Valeriano Eish, essa campanha vida manchar o processo. Deveria crescer a nossa consciência cívica. Abaixo esses agitadores
Gerir
Responder4 h
Roberto Julio Tibana O Daniel Neto O Caboclo tem razão ao levantar a questão que levanta. Um desmentido tem que se basear em factos irrefutáveis e não em suposições. Teria sido bom se o Marcelo Mosse tivesse baseado o seu "desmentido" em verificação direta dele ou dos tais delegados dos partidos que estão lá a observar a impressão dos boletins. Não basta assumir que a informação é uma "loucura" para se assumir que mesmo um desmentido feito "encima do joelho" vai funcionar. Por exemplo, o Marcelo podia ter simplesmente telefonado para os delegados/obsevadores (que devem ter acesso aos exemplars do boletim de voto ao sair da impressora) e depois citá-los no seu desmentido. Assim como fez o Marcelo Mosse somente suporta o pretenso desmentido numa suposta credibilidade da empresa que fez a impressão e, quiçás, dele mesmo! Ora para quem não conhece a tal empresa ou que não considera que os processos eleitorais em outros países Africans sejam isentos de sujeira, esse "desmentido" não tem valor nenhum. 
E mais: o objecto do "desmentido" do Marcelo Mosse circula ao mesmo tempo que outra informação também circula nas redes sociais Segundo a qual o Delgado da RENAMO teve que abandonar os trabalhos de verificação da impressão dos boletins de voto para regressar ao país porque a sua esposa foi raptada. Aquí o bom do Marcelo Mosse talvez possa ser de grande ajuda com as suas técnicas de jornalismo investigativo, procurando aferir e nos informando da veracidade ou não desta segunda informação, e, se ela revere algo verdadeira, se o tal delegado foi ou não substituído por outra pessoa lá no sítio onde se faz a impressão dos boletins de voto. Porque senão as pessoas vão pôr as duas informações juntas e o "desmentido" do Marcelo Mosse via ter muitas dificuldades de colar.
Gerir
Responder2 hEditado
Mario James Não sei por onde começo, melhor mesmo ficar rindo. Senhores é um processo que está a ser supervisado pelos 3 maiores partidos, o MDM está lá e ainda não disse nada, estão a fazer a impressão numa das maiores empresas reputadas ao nivel de África, se calhar ao nivel mundial, qual é a base que o partido queixoso apresentou para sustentar suspeita? Não vê que isso pode ser campanha de vitimização, pra o povo vingar-se do suposto infractor?
Gerir
Responder4 h
Roberto Julio Tibana Caro Mario James, de tudo o sue disse a parte que tem SUBSTÂNCIA é onde diz que "Não vê que isso pode ser campanha de vitimização..."). Só que entre POSSIBILIDADE (que é a sua suposição) ao facto real, existe um ESPAÇO que é preciso preencher. Não basta dizer que é boato. É preciso provar que é boato. Eu sinceramente espero que tudo não passe de um boato. Mas não ficarei à vontade até que se prove que é. Para o bem de nós todos.
Gerir
Responder1 h
Francey Zeúte Este é um argumento de fraude que tem sido recorrente nos pleitos moçambicanos. Quero ver como vai ficar se em alguma autarquia a oposição ganhar, como o mesmo argumento de se usar a unha terá a mesma vilidade. A não ser que o material dessa tal autarquia onde terá ganho a oposição terá sido impresso noutra freguesia. Estou a espera para ver.
Gerir
Responder3 h
Geraldo Manjate É por isso que nunca defendi a lesão dos "craques", para ganhar os jogos, nem nada de cartão vermelho ao CR7, gosto de ganhar com classe, que joguem os melhores em campo, a vitória só tem sabor desta maneira, nada de trafulhas nem truques baixos , " kenhar" é para os fracos.
Gerir
Responder3 hEditado
Joao Mazivila Antonio Obrigado MM, isso vale a pena ouvir, você é um compatriota mesmo
Gerir
Responder3 h
Helder Hugo Para uma mente esclarecida como do Mano Marcelo Mosse ter vindo tamanha blasfêmia é extremamente grave. Não é possível porque a delegação que vai tratar deste assunto fora do país é composta pelos três partidos . 
Por favor Mano Marcelo, com toda vênia que lhe é justamente devida apague esta publicação.
Gerir
Responder3 h
Kota Baia Onesio,voce nao tem capacidade pra tirar a frelimo do poder,vao falando e faze bm,Moz tem dono.
Gerir
Responder3 h
Adriano Nuvunga Onde esta a duvida metodica, Mosse? Verdades absolutas, nao!
Gerir
Responder2 h
Pajo Joaquim Junior Marcelo mosse podes considerar que o senhor tibana disse o representante da renamo nu sitio voltou porque a esposa foi raptada e isto nao conta
Gerir
Responder2 h
Kim Morais Desinformaçäo ou nao todo cuidado é pouco...ja dizia o saudoso.
Um ambicioso é capaz de tudo;
Vender a pátria só por causa da sua ambição e dos seus interesses individuais;

Não sei se um ambicioso muda;
A minha experiência prova que não;
Muda de tática, mas não elimina a sua ambição;

UM AMBICIOSO É CRIMINOSO AO MESMO TEMPO

Samora Moises Machel
Gerir
Responder2 h
Eduardo Namburete Amigo Marcelo Mosse deves estar surpreendido com a minha aparição aqui na tua página, deve ser a primeira vez que coloco um comentário. Mas não resisti fazê-lo ao ver que estás a fugir daquilo que deve ser o seu papel como jornalista. Acredito que não é seu papel ser porta-voz da empresa que está a produzir os boletins de voto. Se teve conhecimento das inquietações de certas pessoas em relação à segurança ou possibilidade de manipulação dos boletins de voto, cabia a si colocares esta questão aos gestores da empresa que está encarregue de produzir o material para dissipar estás dúvidas. Não cabe a si amigo MM sair em defesa da empresa, isso pode fragilizar a sua posição como jornalista. Não ponha a mão no fogo por ninguém, deixe que a empresa dê as devidas explicações de com o processo é feito. Eles poderiam falar do tipo de papel que estão a usar, o tipo de tinta, etc etc. O estar cotado na bolsa nao e suficiente para ter certificado de imaculada. Sei que este comentário, vindo de quem vem, poderá ser lido com outras conotações, mas o meu intuito era somente levantar o aspecto da prática jornalística e a sua precisão. Aquele abraço e o café está a esfriar.
Gerir
Responder1 hEditado
Sidonio Bras Temos razões para dar crédito ao alegado boato sim. Raptaram a esposa de um dos olheiros para abrir uma possibilidade..... Nos prova o contrário.
Gerir
Responder2 h
Sura Rebelo de Oliveira Quando as aves de rapina afinam as "unhas" da nisso kkkkkkk
Gerir
Responder1 hEditado
Paulo Araujo Francey Zeúte tens muita fe nesses gajos que governam a 40 anos e suas pretençoes de o fazer para os proximos 50 nem.
Gerir
Responder59 min
Nhanisse Jah Yahwah Já começaram a justificar a goleada. Sempre arranjam algo. Mentes de CSI.
Gerir
Responder55 min
Sic Spirou Até pra isso fazemos fora? E outros partidos e organizações sociais não foram chamadas!? Democracia!!?? Eishh..
Gerir
Responder50 min

Sem comentários: