sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Enquanto os utentes esperam horas em horas nas paragens Comiche usa machibombos públicos para a campanha da Frelimo

O cabeça-de-lista da Frelimo em Maputo, Eneas Comiche está a usar para a sua campanha, autocarros novos da Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM),sem ter que alugar os mesmos, isto quer dizer a custo zero.

Por: Arão João
A campanha arrancou às zero horas da terça-feirae prossegue já no seu terceiro dia. No mesmo dia, naPraça dos Heróis Moçambicanos, em Maputo, pela ocasião das celebrações dos 54 anos das FADM estavam “Super Lotados” os novos Machibombos públicos para quem quisesse subir “gratuitamente” para ir ao campo do Ferroviário das Mahotas, para arena do arranque da maratona de caça ao voto de Comiche. 
Eneas Comiche vai fazendo no seu périplo discursos falsos. Muito bem, antes do início da campanha, já dizia-se ao bem da verdade que não vai conseguir enfrentar os seus concorrentes jovens. 
Discursos falsos, promessas falsas, sempre com o apanágio do seu partido Frelimo. A luta continua! A Frelimo equi fez a Frelimo equi faz! Assim se vai a caravana do cabeça-de-lista da Frelimo em Maputo, nas urbes da cidade de Maputo. 
“Bairro a bairro vamos txunar Maputo. “Vamos ganhar de “khunukha” esta festa que começámos é para nos levar à vitória”, declarou o Primeiro Secretário da Frelimo na cidade de Maputo, Francisco Mabjaia, acompanhado, em coro, pela multidão, de cada vez que pronunciava a palavra “khunukha”. 
O cabeça-de-lista da Frelimo em Maputo, Eneas Comiche, faz promessa de tornar Maputo uma das melhores cidades de África. “Vamos fazer de Maputo um município de referência a nível nacional, regional e internacional, uma cidade modernizada, desenvolvida e limpa. Atacaremos com iniciativas realísticas a problemática da habitação, transportes públicos e saneamento do meio”, promete o político. 
Diante desses todos discursos falsos, cabe a cada munícipe por a mão na consciência. Porque não faz sentido nenhum, que a Cidade de Maputo seja melhor que a nossa vizinha África de Sul, para não citar outras cidades belas que existem a nível regional e internacional. 
Perante centenas de populares, Comiche prometeu mudanças profundas, caso saia vencedor do escrutínio de 10 de Outubro. Com enfoque na juventude, o cabeçade-lista usou linguagem simples e vulgar para transmitir o seu manifesto. “Bairro a bairro vamos txunar Maputo. Ainda no seu manifesto, o cabeçade-lista da Frelimo na cidade de Maputo propõe-se a criar grupos de bombeiros voluntários nos bairros e reduzir a burocracia, através de acções de combate à corrupção. 
Vamos construir e reabilitar a rede de estradas de terra e pavimentadas, incluindo os respetivos sistemas de drenagem e saneamento, vamos construir passeios e ciclovias nos distritos municipais KaMpfumu, KaNhlamankulu, KaMaxaqueni, KaMavota, KaMubukwana, KaTembe e KaNyaka. Os distritos municipais KaTembe e KaNyaka merecerão uma atenção especial, como parte da implementação dos novos planos de urbanização. Destacamos o projecto “Maputo transparente e livre de corrupção”, que vai melhorar a prestação de serviços públicos, reforçar a integridade da administração municipal, bem como simplificar e informatizar os processos e procedimentos administrativos, visando a redução do tempo de espera na resposta às petições dos munícipes, prevenir actos de corrupção e responsabilizar exemplarmente os infractores. 
O projecto visa, ainda, assegurar o aprofundamento da participação dos munícipes nos processos de tomada de decisões sobre o desenvolvimento local a nível dos distritos municipais e bairros. Vamos promover a inclusão económica e social dos munícipes na vida do bairro e do município; desenvolver o projecto “Maputo seguro”, com o objectivo de reforçar a ligação Polícia-comunidade, de modo a garantir segurança, tranquilidade e bem-estar dos munícipes, assim como promover a formação de grupos de bombeiros voluntários nos bairros, como força de intervenção de primeira linha.
VISÃO – 28.09.2018

Sem comentários: