sábado, 29 de setembro de 2018

É ASSIM QUE A FRELIMO, QUER PAZ? Xai-xai, onde a Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, Chefia a Campanha eleitoral daquele Partido, os seus membros promovem violência eleitoral.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, multidão e ar livre

É ASSIM QUE A FRELIMO, QUER PAZ?
Xai-xai, onde a Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, Chefia a Campanha eleitoral daquele Partido, os seus membros promovem violência eleitoral.
A segunda figura do País, uma mulher mãe, que devia saber educar os seus filhos, chamando os razão, ela fica impávida e deixa os fazerem isso.
A Frelimo, não pode se esquecer que o povo não é o Partido e não pode impedir o povo de ouvir o povo.
A história de que Gaza e seus residentes são todos frelimos lhes está a aprovar o contrário é começam a recorrer a Violência, embebedar jovens, carregando os na camioneta para onde a RENAMO, vai trabalhar e começar a criar o cordão de impedimento.
Mais uma vez, gostaria de solicitar ao Presidente da Frelimo, a Senhora Verónica Macamo, para colocarem um travão nestes seus membros, antes que a RENAMO, comece a se defender. Porque a continuar essa estratégia de perseguir o itinerário da RENAMO, ela vai agir e as coisas poderão não terminar bem e o esforço de trazer Gaza para a Paz, cair para o chão.
Nos dois dias, busquei travar o confronto, deixei Gaza para Maputo hoje cedo atender outros assuntos, as imagens de hoje, começam a ditar outro caminho. E isso não é o que queremos do processo.
Frelimo deve mudar, para merecer respeito.
Comentários
Kelvintino Massas Á ser verdade triste isso, mas em fim! Que se corrija com urgência
Gerir
Responder13 h
Denilia Gove Esses meus camaradas a ser verdade coisa de vergonha
Gerir
Responder13 h
Domingos Gundana A mais pura verdade.
Gerir
Responder12 h
Joze Macovane Qem prometeu sangue em qelimane????
Gerir
Responder6 h
Mario Pelembe Em Gaza não espaço pra RENAMO.minha terra natal
Gerir
Responder1 h
John Wetela Essa frelimo não são de PAZ.
Nhusi está ter prémios para si próprio não a paz ao país.
Gerir
Responder1 h
A Renamo deve primeiro pedir contas aos seus membros na CNE
A Renamo duvida genuinamente da integridade da produção do material de votação em Durban (pela Uniprint, subcontratada pela Académica) ou está a usar um puro expediente para desacreditar o processo? Não foi a Renamo quem pressionou em 2014 para que a CNE (e por arrastamento o STAE) voltasse a ser um órgão composto por elementos indicados pelo critério da representatividade parlamentar dos partidos políticos? Pois, foi em função disso que Meque Brás, então deputado da Renamo, foi indicado para Vice-Presidente da CNE. Dentro do órgão estão figuras indicadas pela Frelimo, Renamo e MDM.
No passado dia 10 de Setembro, uma equipa mista da CNE e do STAE seguiu para Durban para fazer a supervisão da produção do material de votação. Vejam quem compunha a equipa: Meque Brás (segundo vice-presidente e vogal da CNE pela Renamo), António Muocorica (vogal da CNE pela Frelimo), Latino Ligonha (vogal da CNE pela Renamo), Abílio Diruai (vogal da CNE pela Frelimo), Barnabé Lucas Nkomo (vogal da CNE pelo MDM), Mário Ernesto (Director de Operações do STAE), Arlindo Francisco (Director Adjunto de Operações do STAE pela Renamo) e Simão Chinama ((Director Adjunto de Operações do STAE pela Frelimo).
A missão desta equipa era apreciar, assinar as provas e acompanhar a produção do material de votação, mormente os boletins de voto. Isso foi feito por todos. O vogal da Renamo, Apolinário João, juntou-se ao grupo no dia 19 de Setembro. E no dia 26 de Setembro seguiram para Durban outros técnicos do STAE, incluindo dos três partidos (Frelimo, MDM e Renamo) para acompanhar o empacotamento dos materiais, seu carregamento em camiões e partida destes, devidamente selados, para Moçambique.
Ou seja, a produção do material de votação está a ser monitorada por representantes dos BIG 3. Se a Renamo tem dúvidas sobre o processo, então deve pedir contas aos seus representantes nos órgãos eleitorais e não sustentar alegações de viciação de boletins de voto sem apresentar qualquer evidência disso. Se a Renamo quer alimentar suspeitas que comece por suspeitar a quem ela colocou lá na CNE para defender os seus interesses.
A produção de material de votação foi adjudicada a Académica, uma empresa gráfica da propriedade da família Sidat (Rafik, Feisal e Shafee). O “clã” é conhecido por sua ligação à Frelimo mas tem sido a preferência da CNE por causa da sua associação à Uniprint, que lhe dá a almofada da capacidade técnica. A Uniprint fornece material aos processos eleitorais sul-africanos e doutros países – é considerada como credível lá fora. Isto é um facto.
O outro é que a Académica ganhou o concurso dos materiais de votação depois de uma escolha unânime por todo o plenário da CNE, incluindo o “representante” da chamada sociedade civil, Paulo Cuinica, e os jornalistas José Belmiro (MDM) e Salomão Moyana (Renamo). Ou seja, todos os membros da CNE votaram na Académica. E nenhum dos representantes da Renamo se absteve. Um facto extraordinário...
Mas a Renamo não está confortável? Então deve lançar suas suspeitas primeiro contra os seus membros que votaram na Académica. E depois, talvez, começasse a considerar em constituir uma empresa gerida por empresários a si afectos para também concorrer como fornecedora de materiais de votação. Porque se os donos da Académica têm ligação à Frelimo, a alternativa também não muda o quadro. As outras duas fornecedoras em processos eleitorais também têm ligação à Frelimo. A Escolpil é da família Samo Gudo/José António Chichava e a Sisonke (que forneceu recentemente a eleição intercalar de Nampula) tem como sua cara visível o gestor Morais Jasse, um administrador da SPI, a holding empresarial da Frelimo.
Talvez a Renamo começasse a lutar já para que os futuros processos eleitorais sejam operados doutra maneira. Agora, aceitar previamente as regras do jogo, seus principais actores, juízes e fiscais de linha (tendo elementos seus na equipa de “vídeo-árbitro”) para no decurso do jogo alegar que ele está sendo viciado é forçar a barra. Incoerente!
Já agora: alguma nova “dúvida metódica” para clarificar?
Comentários
Solomone Manyike Há dificuldade de nível primário para alguns. ..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 h
GostoMostrar mais reações
Responder11 h
Peco Jora Apoiado ilustre.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 h
Francey Zeúte Agora o campo é que está torto Marcelo Mosse. O argumento da fraude não é de hoje. E ele vai ser sempre trazido à ribalta quando os pleitos estiveram à porta. Me questiono, qual será o argumento se ganharem em algumas autarquias, se os boletins não estão como se pretendia à partida?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 h
GostoMostrar mais reações
Responder10 h
Narcyo Mula Se não fosse da Frelimo também não confiava em nada vindo da académica.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 h
Rui Costa Obrigado pela informacao, mas este assunto cansa. Ha atitudes endogenas na nossa politica dificeis de engolir...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 h
Eliseu Dhlakama Marcelo Mosse 1- Não Acho correcto explanar suas ideias como se de duas renamo se tratasse ( como se os vogais indicados como representantes neste processo fossem uns e os que queixa-se de possíveis boletins viciados fossem outros). 2 - Deverias ter também pensado que as queixas de prováveis boletins viciados pode estar vindo de quem está no terreno ( vogais indicados ) e não somente da renamo partido . Sobre possíveis desconfianças eu penso que depois de tudo que assistimos é normal que a renamo ou qualquer partido da oposição tenha níveis elevados de desconfiança em relação a cada ação dos órgãos do estado que por sinal estão todos viciados pela Frelimo. Existe um ditado que diz “ as pessoas têm sonhos e planos , ao fim de um certo período quando vê seus sonhos ou planos fracassados começam por arranjar culpados como forma de extrair sua frustração “ quero com isto dizer que pode ser que a renamo esteja pré-sentindo a sua derrota e já começa por arranjar culpados , como também pode ser que os boletins estejam realmente a ser viciados . Nota : ambos partidos tem uma sede incompreendível pelo poder.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 hEditado
Sidonio Bras Eu também não confio já que os fiscais no terreno levantam suspeitas. Solução imprimir novos boletins de voto. A Comunidade internacional pode ajudar. A Renamo deve bater com o pê.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder10 h
Joao Cabrita Se o seu candidato de preferência ainda estivesse na corrida, Marcelo Mosse, aposto que voçê ter-se-ia insurgido contra a CNE com a mesma fúria com que caiu sobre o apparatchik destacado no CC.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder10 h
Marcelo Mosse Eishh senhor Joao Cabrita....o senhor é mesmo um obcecado contra o Marcelo Mosse. Compreendo. Você (sem cedilha no C....aliás o senhor criticou ontem um póster da Frelimo na Beira por uma pequena gralha de grafia ou semântica, whatever, e logo a seguir também se põe a maltratar a língua?), pois o senhor tem um preconceito por causa do meu samorismo.... Come on!!! Só quem não conhece seu reaccionarismo depois da independência que lhe compre. Olha que eu sou soube há poucos dias do seu papel sinistro no recrutamento de agentes em Portugal para virem cá desestabilizar este país. Não gosta de Samora Machel? Esse é seu problema. PS: Por favor, nāo corrija o VOÇÊ...por favor...deixa assim para mostrar que também comete gralhas, como todos nós.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder58 minEditado
GostoMostrar mais reações
Responder24 min
Pedro Matule Yah! A resposta foi a mesma medida.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 min
Francisco Jose Certo. Victimismo!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder10 h
GostoMostrar mais reações
Responder10 h
Luis Nhachote José Belmiro que eu saiba esta na CNE em representação do Instituto Martin Luther King e Salomao Moiana por uma outra organização se não me falha a memória. Podes clarificar esta minha "dúvida empírica"?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder10 h
José Belmiro Nao ha razões para pôr em causa a integridade do processo de produção do material eleitoral. Está tudo a decorrer conforme os padrões internacionais. A empresa produtora é credível e séria. Nao podemos contribuir para a confusão. O material está sendo produzido com supervisão directa da CNE.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder9 h
Luis Nhachote Já agora estas na CNE pelo MDM ou pelo Luther King .?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder9 h
José Belmiro Pergunta o Marcelo Mosse kkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder9 h
Luis Nhachote Já respondeste. Obrigado pelo esclarecimento
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder9 h
Mendes Menete José Belmiro melhor emigrar para a serra. MDM não te fica bem.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Daniel Neto O Caboclo 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

As vezes a razão supera algumas dúvidas metódicas. Mas em enfim, viremos ver. Guarda os textos e seus argumentos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Roberto Julio Tibana Sim Marcelo Mosse, eu tenho mais umas dúvidas (se são metódicas ou não isso é outro assunto): 1) Já que a alegação de viciação de boletins de voto vem da RENAMO e o Marcelo Mosse conhece os momes dos delegados da RENAMO nesse processo, será que lhes contactou para eles the explicarem a razão das suas suspeitas? Ou mesmo outro oficial da RENAMO? É que no seu artigo não vejo menção a isso, e em todo ele a mim ainda me parece que o Marcelo não está a tratar deste assunto com a equidistância que possa reconfortar alguns de nós. Este seu artigo de agora parece mais uma querela sua com a RENAMO do que uma resposta a preocupações levantadas por pessoas que, algumas delas (eu por exemplo) nem sequer são membros da RENAMO e simplesmente estão genuinamente preocupadas em saber a verdade (se é que ele é acessível!). Ou será que os delegados da REMAMO recusaram-se a falar consigo sobre o assunto? 2) Os elementos que trouxe agora são esclarecedores do processo em curso e nesse sentido são muito úteis. Mas não respondem ao assunto que o Marcelo levantou no primeiro artigo. Nesse artigo o Marcelo fez um desmentido categórico de uma alegação de viciação dos boletins de voto. Agora fornece elementos circustâncias sobre o processo aparentemente para dizer que da maneira como ele decorreu não seia possível a tal viciação. Mas isso não passa de elementos circunstanciais. Nele não há nada que objectivamente refute a alegação e substancie o seu desmentido categórico no seu primeiro artigo.

Com todo o respeito. Mas é que nós outros podemos não saber como se cozinha a sopa, mas temos paladar para sentir quando ela tem sal a mais ou a memos.
Abraço.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Estacio Valoi Marcelo Mosse,Luis NhachoteJosé Jaime MacuaneAdriano Nuvunga, Egidio Vaz.Edigar Baroso, Armando Nenane,Danilo Tiago,Joao de Sousa,Fatima Mbire Em todo caso, se nao estou perdido em termos contextuais , penso que ao aludir tamanha hipotese e probabilidade para o cidadao menos de 'olho' de alguma forma surindo que 'raspe' o alegado, suposto emplasticado que possa advir na tentativa de desvio, usuparcao fisica do voto, levam a populacao maioritaria mocambicana a comer o X com os dedos e que, segundo legislacao eleitoral, seriam invalidos, dando azo a FREL na lideranca nos seus 43 anos de corrupcao.. Interessante , essa info, rumor..nao veio a tona relativamente , contraria frel. como , ali no boletime de voto do MDM, FRELIMO, OUTROS podem estar emplasticado! singelamente, penso que a treta, tem que ser tratada como treta! Gostva de ouvir ate algumas ilustres senhoras , umas aqui , outras la. A Osorio -UEM....o Nguenha, vou ouvir -lhe daqui a alguam tempo. Factos sao: eleicoes em Mocambique, liirres coercivas- do grupo dinamizador, chefe do bairro, quarteirao, injustas na sua justeza,cheias de lacunas desde CNE-FRELIMO, incuindo os partidos da oposicao cujo manisfestos eleitorias, a semelhanca da Frelimo, eh dizer ao povo aquilo que um governo tem que fazer com os meus impostos! nao me trazem nada de novo. de tudo que vorbeam na radio televisao, eh para eles fazerem de acordo com o imposto, coercivo , unilateral..pago para isto. entao nao me tragam construcao de estradas...ja paguei. voces ja construiram?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Desidério Chambo Aqueles são mais que membros do VAR, porque este só é consultado pelo árbitro se ele quiser. Aqueles são fiscais de linha e árbitro de balisa. A RENAMOS nos acostumou a isto. Teatro depois da cortinha fechar
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder

Sem comentários: