domingo, 10 de junho de 2018

“Vim para aqui para proteger a minha vida”


Comments

1
Caros Chuphai, Ciprinao Mossuela Muchaia Cololo:
Saudaçoes.
Tem toda a razao, o General Ossufo Momade. Se no passado orquestraram ataques contra o General Afonso Dhlakama, quem estando na Renamo em controle do seu raciocinio se sentiria seguro enquanto vem os seus colegas e outros membros da populaçao raptados e abatidos?
E o chefe do estado nunca lamenta tais episodios contra o chefe da oposiçao.
Mais a questao que ainda se impoe e nos intriga é: mesmo se conseguidos acordos para por termo a trégua entre a Frelimo e a Renamo, o que trara confiança mutua enquanto a actuaçao dos esquadroes da morte do regime continuarem a persistir?
A outra questao ainda: como é que se pora fim ao conflito armado no Norte que vai se alargando sem fim em vista. Duvido muito a capacidade das forças armadas da Frelimo para acabarem com esta nova guerrilha enquanto tudo indica que os rebeldes continuam avançar.
Nao sei o que dizer -- so que tenho muita pena do povo de Moçambique, UMA TERRA QUEIMADA.
2
Chuphai said...
Alio consigo. Tenho certeza que a decisão tomada corresponde aquilo que a Renamo foi, é e será… Não são mortes que vão levar a vontade do povo a fracassar
3
Alio consigo. Tenho certeza que a decisão tomada corresponde aquilo que a Renamo foi, é e será… Não são mortes que vão levar a vontade do povo…
4
Ossufo Momade - A mi­nha decisão não tem outro objectivo senão salvaguar­dar a minha integridade. Não se trata de ameaça para ninguém
Isso mesmo bom trabalho,e muita forza e saude.

Garimpeiros acusados de roubar e destruir machambas em Namanhumbir

NAMANHUMBIREm Namanhumbir, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, garimpeiros ilegais são acusados pela população de estar a roubar produtos agrícolas e a escavar as machambas dos camponeses locais à procura de pedras preciosas, especialmente o rubi.
As comunidades estão preocupadas com esta situação que está aparentemente fora do controlo da polícia.
O roubo de produtos agrícolas da população e a pilhagem de pedras preciosas, acontecem em quase todo distrito de Montepuez, no entanto, a situação é considerada grave, no Posto Administrativo de Namanhumbir, onde os garimpeiros colheram quase a metade da produção dos camponeses.
“Estragam a mandioca, tiram maçaroca, amendoim e tudo” diz Telmo Lopes um camponês de Namanhumbir que viu a sua machamba devastada pelos garimpeiros”.
Minga Langa é outra habitante de Namanhumbir, mais concretamente na aldeia de Nthoro que está muito agastada com os garimpeiros
“Os garimpeiros retiram tudo aqui. Eles não têm nada aqui, vivem no mato e como nós estamos nas nossas casas, eles vão as machambas e tiram os produtos “afirmou
Entretanto, para além de roubos, a população está preocupada com os crimes violentos que têm sido registados desde que os garimpeiros ilegais e compradores de pedras preciosas, voltaram a controlar a zona mineira de Namanhumbir.
“Nos temos medo, não podemos dizer para saírem daqui porque temos medo. Mesmo a polícia que está aqui não consegue trabalhar com eles. Nós também deixamos eles andarem”, referiu[LM1]  Pedro Rachide, também residente da Aldeia de Nthoro e vítima da acção dos garimpeiros.
“Naqueles tempos que lançaram uma ofensiva, eu descansava aqui na Aldeia mas a confusão está a voltar. Insultos, ferimentos, e muitas coisas que não dão aqui na Aldeia” disse Norberto Amade, o líder comunitário da Aldeia de Nseue em Namanhumbir
Actualmente, o garimpo ilegal tornou se na principal actividade da população. Actualmente, segundo O País apurou, homens, mulheres e até crianças, sobrevivem do negócio de pedras preciosas de Namanhumbir. 
O PAÍS – 10.06.2018

CARACTERISTICAS DESTA GUERRA, SÃO SEMELHANTES DAS DA FRELIMO E TEM MAIS...
No inicio da guerra armada contra o regime Português, a Frelimo treinou vários militares e agendaram seus primeiros ataques, no norte de Moçambique. Portanto, havia pelo menos duas posições sendo, em Cabo Delgado (Chai), liderada por Chipande e em Niassa (Maua), liderada por Wehia Ripua. - Reza a historia de Moçambique e pouco se avança sobre feitos de outras companhias pois, gente destas zonas, petrificam e se entregam quando o assunto é guerra.
E o Pinnacle News sabe que a mesma Guerra que estava a acontecer em Moçambique, não teve nenhum eco no resto do País e mesmo assim, houve fé que estava a acontecer em Moçambique e levou uns bons 10 anos.
Os motivos daquela guerra a qual alguns se orgulham, iniciou nesses pontos que era para facilitar a logística dos guerrilheiros. Portanto, os feridos e mantimentos para tantos outros militares, tinham que ser evacuados de e para a vizinha Tanzânia. Logo, este ultimo País irmão, treinou, garantiu a logística, durante anos e anos, longe de ser detectado e sem ter em conta com os riscos e possíveis desavenças contra Portugal. - Até aqui, está tudo bem contado em livros primários de história de Moçambique.
Hoje, alturas em que o gás natural foi descoberto em alto mar e numa porção mínima de 2.500 quilómetros quadrados, com certeza que estes recursos não foram delineados por Deus de que deveriam estar apenas no território Moçambicano. Estão sim senhor, entre dois Países onde um deles, acaba de ser excluído. Aliás, há relatos de que há estrangeiros metidos nesta causa e há quem pergunta sobre os porquês. - Vamos aguardar pelas respostas. Contudo, estejamos recordados que o Presidente da Tanzânia esteve da última vez, em Moçambique e agendou efectuar visitas no norte de Moçambique e estava acompanhado pelo nosso presidente de Moçambique. Podiam ter ido a Gaza ou Inhambane mas foram pelos distritos do Norte de Moçambique, semear palavras de amizade e esperanças. - Há quem ainda guarda gravações de seus discursos populares ou a protocolo, sabe sobre que pacotes estavam a ser acordados, por cima dos seus joelhos? E sabe-se cá, como terminaram?
Ora, depois daquele encontro, houve militares moçambicanos, armados até aos dentes e que foram escorraçar mineiros ilegais das terras de Namanhumbyr. A pergunta do Pinnacle News é: para onde foram aqueles detentores de dinheiro?
Quando as redes sociais evocam o nome de Eric Prince, quanto a nós, significa que há uma ou várias mãos externas. E mesmo os Estados Unidos das Américas, acabam de emitir uma alerta vermelha para com seus concidadãos que escalem Palma - Cabo Delgado e dentro em breve, pode ser todo o País.
Outros endereços fiáveis nos convenceram que há diferentes forças a guarnecerem aquele distrito todo e sobretudo o acampamento AFUNJI, povoados arredor incluindo o local de exploração e aguas, contra inimigos (insurgentes e possíveis piratas do mar). Contudo, ficamos ocorrentes que este negócio de guarnição, não foi selado e quem guarnece, o faz a khonhola, contra regras internacionalmente recomendadas. Só para exemplificar: este tipo de investimento, não tem sido guarnecido por forças governamentais mas sim, por alguma empresa privada credenciada por Moçambique ou internacional. - E porque ou até quando a marinha de Guerra e outros militares da Cidade de Pemba, vão guarnecer? - Como responsabilizar (a todo um Estado), em caso de algum erro ou danos relacionados com negligencia militar ou morte de um e outro? Com quem se assina, se revê estes contratos de guarnição?
Portanto, militar do Estado, tinha que guarnecer infra-estruturas, personalidades e coisas do Estado e não de algum que privatizou por décadas, terras e benesses. Este é o princípio daquela 3ª maior empresa credenciada em exploração deste tipo de recursos. E a acontecer assim, pretende-se no fundo do poço, sair de terceiro lugar para segundo, pelo menos e ao se pautar pelos mais puros e recomendados critérios mundialmente padronizados para o efeito.
Poderiam estar a acontecer duas guerras em simultâneo aliás, estão sim a acontecer, como nunca. Enquanto um acende a lareira, o outro sufoca com fumo de macuti. Como conclusões: há que encontrar ar puro, no ardor.
Também, enquanto a SISE dormia e isto estava a ser planificado neste solo pátrio há que oferecer o que a gente tem lido, de forma gratuita, aqui nas redes sociais. Tem sido de forma gratuita porque os autores não assinam suas obras mas sim, partilham-nas de grupo para grupo.
Moral 1
Porque não iniciou e prevaleceu, num dos seguintes distritos...
Ancuabe
Balama
Chiúre
Ibo
Mecufi
Meluco
Metuge
Mueda
Muidumbe
Namuno
Nangade
Pemba
Pemba Metuge
Bilene Macia
Chibuto
Chicualacuala
Chigubo
Chókwè
Guijá
Mabalane
Manjacaze
Massangena
Massingir e
Xai-Xai
Funhalouro
Govuro
Homoíne
Inhambane
Inharrime
Inhassoro
Jangamo
Mabote
Massinga
Maxixe
Morrumbene
Panda
Vilanculos e
Zavala
Bárue
Chimoio
Gondola
Guro
Macate
Machaze
Macossa
Manica
Mossurize
Sussundenga e
Tambara
Vanduzi
Boane
Magude
Manhiça
Marracuene
Matola
Matutuíne
Moamba
Namaacha
Angoche
Eráti
Ilha de Moçambique
Lalaua
Larde
Liúpo
Malema
Meconta
Mecubúri
Memba
Mogincual
Mogovolas
Moma
Monapo
Mossuril
Muecate
Murrupula
Nacala-a-Velha
Nacarôa
Nampula
Ribaué
Cuamba
Lago
Lichinga
Majune
Mandimba
Marrupa
Maúa
Mavago
Mecanhelas
Mecula
Metarica
Muembe
N'gauma
Nipepe
Sanga
Beira
Búzi
Caia
Chemba
Cheringoma
Chibabava
Dondo
Gorongosa
Machanga
Maringué
Marromeu
Muanza
Nhamatanda
Angónia
Cahora-Bassa
Changara
Chifunde
Chiuta
Dôa
Macanga
Magoé
Marara
Marávia
Moatize
Mutarara
Tete
Tsangano
Zumbo
Alto Molócue
Chinde
Derre
Gilé
Gurué
Ile
Inhassunge
Luabo
Lugela
Maganja da Costa
Milange
Mocuba
Mocubela
Molumbo
Mopeia
Morrumbala
Mulevala
Namacurra
Nicoadalav
Namarroi
Nicoadala
Pebane ou
Quelimane?
Moral 2
Em uma de suas reuniões, Hitler pediu que lhe trouxessem uma galinha.
Agarrou-a forte com uma das mãos enquanto a depenava com a outra.
A galinha, desesperada pela dor, quis fugir mas não pôde.
Assim, Hitler tirou todas suas penas, dizendo aos seus colaboradores:
"Agora, observem o que vai acontecer".
Hitler soltou a galinha no chão e afastou-se um pouco dela.
Pegou um punhado de grãos de trigo, começou a caminhar pela sala e a atirar os grãos de trigo ao chão, enquanto seus colaboradores viam, assombrados, como a galinha, assustada, dolorida e sangrando, corria atrás de Hitler e tentava agarrar algumas migalhas, dando voltas pela sala.
A galinha o seguia fielmente por todos os lados.
Então, Hitler olhou para seus ajudantes, que estavam totalmente surpreendidos, e lhes disse:
"Assim, facilmente, se governa os estúpidos.
Viram como a galinha me seguiu, apesar da dor que lhe causei?
Tirei-lhe tudo..., as penas e a dignidade, mas, ainda assim ela me segue em busca de farelos."
"Assim é a maioria das pessoas, seguem seus governantes e políticos, apesar da dor que estes lhes causam e, mesmo lhe tirando a saúde a educação e a dignidade, pelo simples gesto de receber um benefício barato ou algo para se alimentar por um ou dois dias, o povo segue aquele que lhe dá as migalhas do dia."
Moral 3
O que faria se não tivesse medo?
Convidarias aquela figura para sair? Pedirias aquele empréstimo? Aquele projecto sairia do papel? Irias correr atrás dos teus sonhos?
Sim, isso e muito mais.
O que nos impede de avançar é o medo que temos entranhado em nós.
Mas de onde vem esse medo?
Fizeram uma experiência em que colocaram, num aquário gigante, vários peixes pequenos, e adicionaram um tubarão. O tubarão rapidamente devorou todos os peixes.
Repetiram a experiência, só que desta vez colocaram uma placa de vidro resistente no meio do aquário, o dividindo em dois. De um lado colocaram os peixes pequenos e jogaram no outro o tubarão.
Rapidamente o tubarão faz uma investida furiosa contra os outros peixes e esbarra no vidro. Sem entender, tenta de novo, e de novo, e de novo, mais uma vez, outra, até que desiste.
Os pesquisadores estão, retiram a placa de vidro e não tem nada separando o tubarão dos outros peixes, mas ele já não mais tenta. Tinha se convencido que era impossível.
Nós somos moldados pelas experiências do nosso passado. As várias desilusões, os muitos fracassos, os maus tratos, o desacreditar nas nossas capacidades por pessoas do nosso circulo, criou, na maioria de nós, essa barreira invisível, que não ousamos atravessar. Criou em nós o medo.
Como reverter essa situação?
Antes de tudo com a preparação, que instaurará a autoconfiança. E coragem, entendendo que coragem não é ausência de medo, mas a determinação de avançar mesmo com medo.
O que eu faria se não tivesse medo?
Essa é a pergunta que me faço todos os dias.
E vou em frente, mesmo com medo.
E poderíamos ter mais e muito mais mas estamos cientes que ninguém ganha salários para compilar "lixo" que circula em redes sociais de Moçambique. Portanto, não há base de dados e muito menos a leitura e interpretação de comentários de internautas. Caso existisse, o Conselho de Ministros, no seu último encontro, já estariam a se pronunciar.
Finalmente, dizer que da lista dos 48 partidos Políticos, mais de metade, têm origem no norte de Moçambique e a outra metade, têm origem no Centro e Sul de Moçambique. E o mais recente partido Político, incluindo o de Mahamudo Amurane, foi projectado no norte de Moçambique e isso serve para reflectir.
GostoMostrar mais reações
Comentar
4 comentários
Comentários
Hélio Carvalho Seja imparcial
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Gujamo Andre Ricardo Prontos na defesa do povo,depois ouviremos os vossos comentario.ordens!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Luis Alfredo Boaventura Faltou um pouco d imparcialidade no inicio. Mas ficou o enssencial. O norte sempre foi bom e pronto pra guerra. Se nao fosse o sul ja teriamos uma verdadeira democracia ferrenha, com tantos partidos k ja experimentaram o poder pelo menos uma vez
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Da Conceição Bem dito e pouco apriveitado. Estas informaçoes deviam circular por todas as radios comunitarias do pais. SIM ai o povo teria os olhos e mente aberta.

Sem comentários: