quinta-feira, 14 de junho de 2018

Um País de remendos e aspirinas



Foi preciso uma criança morrer de raiva (principalmente, por negligência médica) para o Conselho Municipal de Maputo lançar uma campanha de vacinação contra raiva exactamente no bairro onde o miúdo foi mordido. Quer dizer, as crianças de outros bairros devem morrer para que esta campanha chegue lá nos seus bairros. Entenda-se que, se o miúdo tivesse sido mordido por um morcego, estariam agora a vacinar morcegos.
Foram precisos atropelamentos, manifestações populares, chambocos e insultos presidenciais (operação quem não sabe viver na "tawan", rua!) para o Presidente da República visitar a escola do bairro Chihango e ordenar a construção de uma ponte exactamente na zona da escola, onde a manifestação teve lugar. Quer dizer, as crianças de outras escolas, ao longo da nova estrada circular, devem ser atropeladas e as mães devem incendiar pneus na estrada para que uma ponte seja erguida na sua zona.
Foram precisas mortes de inocentes, destruição de infraestruturas públicas e privadas, perseguições, assassinatos de académicos e intelectuais, valas comuns, emboscadas a comitivas, e rondas de negociações fantoches, para o Presidente da República se lembrar que pode negociar a paz pessoalmente com o líder da Renamo via celular, como dois irmãos civilizados. Não sei qual será o remendo para Cabo Delgado, onde a situação já passou da AFA (Autêntica Falta de Absurdo).
E etecetera, etecetera, etecetera.
Irmãos, temos que definir muito bem o País que estamos a construir. Temos que conhecer muito bem o caminho e o destino. Não podemos viver num país "ad-hoc". Não devemos exagerar no improviso. Aspirina tem hora.
- Co'licença!
Comentários
Francey Zeúte As autoridades são reactivas e não pro activas. É mesmo um país ad-hoc. Nunca fomos capazes de prevenir mesmo quando as condições estão criadas. Dá raiva porque o povo paga com a própria vida.
Gerir

Xanah Pretucha "remendo novo em pano velho " by Forquilha...

Como sempre tudo tipo aspirina não pode evitar só depois ahhhj
Gerir

Nelia Piores E ainda falta mamã Zaurinha fazer x'tereka das nassikananas para outras coisas andarem bem bem!
Gerir

Xanah Pretucha Ahhhh.. No way
Gerir

Nelia Piores Há way sim! Essas mamanas da 'MM é que estão distraídas com capulanas e lenços. Quando não "bainharem" bem, hão-de ver vocês!
Gerir

Juma Aiuba Hehehehehe... É isso, mana Nelia.
Gerir

Sic Spirou Pode ser que em Cabo Delgado a solução também passe por sentar com os "insurgentes"! Falta o boss desses mostrar a cara e a causa que lhes move. 
Gerir

Manuel Maleve Ate que alguém ja sugeriu isso.
Gerir

Sic Spirou ....e há quem já sugeriu pedir ajuda a renamo e suas forças
Eishhh ehehhe
Gerir

Sol Macie Manuel Maleve, o governo não deve parar sempre que haja esse tipo de "insurgencias", para negociar. Temos que caminhar, organizar a "casa" para deixarmos ela limpa para os nossos netos.
Gerir

Sic Spirou Sol Macie veja agora o que está a saber se de pemba. 
Vou lembrar só que o governo de lá negou que a população saísse a rua pra fazer uma manifestação contra os crimes. Agora tenta acompanhar hoje a situação que nos chega.
"Organizar a casa"?!

Gerir

Sol Macie Estou a falar aqui do "sentar." O restante vou assistindo e intervindo quando der. Espero que tenha sido clara. Bom dia
Gerir

Sic Spirou Infelizmente não foste (pra mim); a dinâmica dos acontecimentos está longe do que, penso, pretendes transmitir de boa fé ! Bom dia e abraços.
Gerir


Responder1 dia(s)Editado
Alfredo Macuácua E vem aí o Festival Nacional da Cultura em Julho mesmo na província vizinha do Niassa...
Gerir


Responder23 h
Sic Spirou Uma coisa não tem a ver com outra oh Alfredo. Eheheheheh sermos vizinhos de Cabo Delgado nada tem a ver sobre algum perigo imediato...pior nem sabemos bem quais os motivos dos tais insurgentes.
Em 2015 creio que houve esse receio de ""jovens muçulmanos
" que ameaçavam queimar igrejas de outras confissões religiosas.
Imediatamente fizemos reuniões com todos os líderes religiosos muçulmanos e não só. O assunto foi sendo seguido mesmo assim. Acabou tudo na paz que eu saiba

Gerir


Responder23 h
Alfredo Macuácua Se os insurgentes escalaram já Nampula, podem também "se desdobrar" pra Niassa...
Gerir


Responder20 h
Sol Macie E agora?! O negocio esta em eu transmitir a minha opiniao e nao que a aceites, logo, so para que saiba, aceito a tua opiniao e outro hug!
Gerir


Responder15 h
Sol Macie Procuro sempre ter cautela, antes que use (des)informacoes,espalhe e me torne pombo-correio do bandido. Adoro observar as formigas nas suas tarefas, ocupadissimas  e nem se quer me notam, esses nao me apanham, estou a assistir, meu caro, nao nasci para mensageira do diabo. ehehehehe tou fina, na boa. Boa noite!
Gerir


Responder14 h
Lyndo A. Mondlane Sempre foi assim....
O pior è q ha resistencia e depois se aceita tudo e um pouco mais, com o q resulta pior

Gerir

Waka Chitlango Reactividade, como dizia o Jorge Leonel Mate. Isso dá raiva!
Gerir

Pascoalmachava Francisco Vergonha Nacional como sempre digo
Gerir

Ernesto Nhaule Outra questao: o que falta para prenderem os gatunos que lesaram a patria com as dividas ilegais...?
Gerir

Catija Omar Ibraimo Coisas triste de Moz
Gerir

Julião João Cumbane Pegaste MUITO pesado, amigo Juma Aiuba!! ...
Gerir

Juma Aiuba Mas é isso, caro amigo Julião. O que vai acontecer é que vamos cansar o PR com decisões paliativas enquanto devia estar a tratar assuntos bem mais importantes. Os ministros que o deviam assessorar não estão a fazer o seu trabalho. Não precisa ser engenheiro para perceber que ali em Chihango e outras zonas na circular necessitam de pontes. Se o ministro tivesse feito o seu trabalho, aquelr teatro todo seria desnecessário.
Gerir

Eliseu Alberto Patife Kkkkkkkkkkkk
Maivavoooo

Gerir

Ricardino Jorge Ricardo "Aspirina tem hora."
---Juma Aiuba

Gerir

Edgar Cubaliwa Muitos remendos
Gerir

Muzila Wagner Nhatsave um biliao de likes
Gerir

Calvino Cumbe E não podemos reclamar aqui no face porque seremos mapeados, EISH! NAKONADAJURO.
Gerir

Mouzinho Zacarias Fico preocupado com silêncio de Julião João cumbane
Gerir

Alfredo Macuácua No tempo colonial, saudosismo à parte, o Conselho Municipal recolhia tudo que fosse cão vadio e dava destino... parece que esta forma de trabalho não faz parte dos gestores do município actual... na Av. Ahmed Sekou Toure, entre Filipe Samuel Magaia e a Karl Marx, andam ali cães vadios que é um perigo latente...
Gerir

Elvino Dias concordo plenamente
Gerir


Responder19 h
Açucena Paul Nao devemos exagerar no improviso😜
Gerir


Responder16 h
Jermano Jorge Está tudo dito.
Saber viver na cidade também é sorte
As placas indicativas afixadas nas portas da casa de banho (Dâblio-Ci) do Grand Plaza Hotel, em Nampula, são para gajos que sabem viver na cidade. Eu, que estou habituado a ver "H" para homens e "M" para mulheres, fiquei minutos e minutos para entender os desenhos. Acabei entrando numa delas assim mesmo na dúvida e, por sorte, era para homens.
Saber viver na cidade também é sorte.
- Co'licença!
Comentários
Carlitos Braz Vida da cidade é complicada porque os que deviam facilitar não querem
Gerir
Responder3 h
Nelia Piores Epa, eu e as nassikananas pah? Nessa placa da mamã com bebé dele eu já aviajei....
Gerir
Responder3 h
Muzzo Bie Não é pra fracos
Gerir
Responder3 h
Nkulu Wa Munu Bomba “like” aqui se você, tal como eu, ainda não entendeu os bonecos!
Gerir
Responder2 h
Mandindindi de Raça Buakakakaaaa eu nem sei o que bombar ainda não apanhei nada
Gerir
Responder1 h
Edgar Cubaliwa Kakakakakak. To perdido
Gerir
Responder29 min
Sic Spirou Kkk. Yah.
Gerir
Responder2 h
Jr Chauque Eu k vivo no mato estou a gastar tempo a olhar olhar ainda não descubri onde é para homem nem para mulher, la em Massinga é melhor mesmo
Gerir
Responder2 h
Cremildo Saul Juma Aiuba, eu ainda não consigo interpretar as imagens que nos apresenta, antes que me mandem embora desta Cidade (Gueto) para o outro Gueto mesmo por não conhecer estes sinais, agradeco que me antecipe no seu significado. O Cheiifeee tinha razao. 😂😂😂😂
Gerir
Responder2 h
Helena Joana Hobjana Perdoe me ilustre por fugir do tema em debate só queria saber que fenómeno é aquele que houve ontem em Pemba(que intensão tinha a pessoa que ligou para a polícia mentindo que a loja estava sendo assaltada)!?
Gerir
Responder2 h
Juma Aiuba Acho que só a polícia vai desvendar o mistério.
Gerir
Responder2 h
Helena Joana Hobjana Ontem mesmo devia ter se pronunciado, aquilo foi brincadeira de muito mau gosto num momento e numa provincia em que está a morrer se seriamente!
Gerir
Responder2 h
Juma Aiuba Helena, eu acho que aquilo mostra que devemos ter muito cuidado no uso das redes sociais. É que as vezes viramos meninos de recado do mal sem nos apercebemos.
Gerir
Responder2 h
Helena Joana Hobjana Pode ser, admirou me que até no balanço geral tenha se falado sobre isso e de suposto ferimento de um guarda do próprio estabelecimento!!!
Gerir
Responder1 h
Juma Aiuba Helena, é isso. Também me admira. Eu até recebi imagens.
Gerir
Responder1 h
Helena Joana Hobjana Muito obrigada ilustre pela interação.

Indo ao assunto em debate:

Em qual desses 3 sinais entrou, talvez nos ajude futuramente se por um acaso depararmos com sinais do gênero!!!
Gerir
Responder1 h
Ricardino Jorge Ricardo Ya, custa viver na cidade. Se fosse eu, preferia ir pedir (Dáblio-Ci) na casa vizinha do hotel. Porque assim também não dá. Afinal o nosso PR tem razão...
Gerir
Responder2 h
Mussa Dramuce Mussa Dramuce Em maquival tem laterete feito de bambu onde se poe cinza o resto é mesmo resto
Gerir
Responder2 h
Benny Matchole Khossa M é para Mulumuzana, isto é Papa.

H é para as Hahanes, isto é as Senhors
Gerir
Responder2 h
Francey Zeúte maningue para frente essas indicações . kekekeke
Gerir
Responder1 h
Juma Aiuba Já estão no futuro, mano.
Gerir
Responder1 h
Francey Zeúte mesmo aqui na tal capital ainda não chegamos ai .kekekeke
Gerir
Responder1 h
Nena Matavele Vais me matar juro😂😂😂😂de morte morrida
Gerir
Responder1 h
Mandindindi de Raça Eu preciso de legenda ainda não CAPITEI nada nesses bonecos🤔🤔🤔
Gerir
Responder1 h
Nena Matavele Olha bem😂😂😂😂
Gerir
Responder1 h
Aiuba Maitololo Kubaliwa Agora confirmei que sei e consigo viver na tawana, porque isso já me acontecerá, lugares desses eu levo sempre meu PINICO, nunca vão me apanhar! Só o tempo que levas para descodificar o enigma, mijas ou defecas na porta! Eu estou na boa!
Gerir
Responder1 h
Raposo Andrade Afinal são tantos símbolos indicativos assim?! Eishhh
Gerir
Responder58 min
Aboo Mapex Acho serem códigos de deficil percepção para uma casa de banho, vejo apenas gravatas e bebê
Gerir
Responder40 min
Edgar Cubaliwa N é so na capital do pais que n temos chances de viver. Na capital do norte tambem. Ta mal isso

Sem comentários: