segunda-feira, 18 de junho de 2018

Preso deputado neonazi que pediu intervenção do exército contra acordo Grécia/Macedónia


O deputado neonazi Constantino Barbarousis, foi detido em casa de um amigo, onde estava escondido, nos subúrbios de Atenas. Barbarousis fugiu na sexta-feira, depois do mandado de captura ter sido emitido

A polícia grega deteve esta segunda-feira o deputado neonazi Constantino Barbarousis, acusado de traição depois de pedir uma intervenção do exército contra o acordo entre Atenas e Skopje sobre o futuro nome da ex-república jugoslava da Macedónia.
O parlamentar foi detido em casa de um amigo, onde estava escondido, nos subúrbios de Atenas. Barbarousis fugiu na sexta-feira, depois do mandado de captura ter sido emitido.
Falando durante um debate sobre o acordo entre Atenas e Skopje, o deputado tinha apelado na tribuna do Parlamento à intervenção do exército para prender o chefe de Estado, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa.
Mais tarde, Constantino Barbarousis foi excluído do seu grupo parlamentar, que agora tem 15 deputados.
Toda a gestão da Aurora Dourada, uma formação que conseguiu o terceiro lugar nas eleições de janeiro de 2015, foi investigada por mais de dois anos por "constituição de gangues criminosos" que estiveram na origem da violência política e xenófoba.
A extrema-direita grega é contra o acordo histórico assinado no domingo pelos governos grego e macedónio para alterar o nome da ex-república jugoslava da Macedónia para República da Macedónia do Norte, abrindo-lhe o caminho para pertencer à UE e à ONU.
Milhares de opositores, incluindo centenas de extremistas gregos que estiveram envolvidos em incidentes com a polícia, protestaram nos dois lados da fronteira contra a realização da cerimónia.
Este acordo, que deve entrar em vigor dentro de seis meses, coloca um fim numa querela político-semântica de 27 anos.
Atenas era contra a utilização do nome Macedónia por outro país, porque poderia levar a que este país vizinho reivindicasse o território de uma região do norte da Grécia com o mesmo nome.
Pelo seu lado, a ex-república jugoslava tem aspirações de entrar na União Europeia e na NATO, o que estava a ser dificultado pelo veto da Grécia, membro das duas organizações.
Com este acordo, a Grécia deve levantar o seu veto grego à entrada da Macedónia na União Europeia e na NATO.

Sem comentários: