quarta-feira, 13 de junho de 2018

Os "crimes contra a humanidade" cometidos pelo regime de Kim Jong-un


O líder do regime da Coreia do Norte, Kim Jong-un
O aperto de mão com Trump pode ter sido longo. O passado pode até ter ficado "para trás", como deseja Kim. Mas um relatório de 2014 das Nações Unidas enumera vários "crimes contra a humanidade" praticados pelo regime da Coreia do Norte
Em março de 2013 o Conselho de Direitos Humanos da ONU decidiu avançar para uma comissão de inquérito sobre a situação da Coreia do Norte. O australiano Michael Kirby, a sérvia Sonja Biserko e o indonésio Marzuki Darusman, relator especial para os direitos humanos na República Popular da Coreia do Norte, foram os membros indicados para prosseguir com a investigação.
Menos de um ano depois, esta comissão concluiu que a violação dos direitos humanos "é sistemática, generalizada e foi cometida pela República Popular Democrática da Coreia". Em muitos casos, "as violações encontradas traduzem-se em crimes contra a humanidade e são baseadas em políticas de Estado. Os principais agressores são funcionários do Departamento de Segurança do Estado, o Ministério de Segurança do Povo, o Exército do Povo Coreano, o Gabinete do Ministério Público, do Poder Judiciário e do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que estão agindo sob o controlo efectivo dos órgãos centrais do Partido dos Trabalhadores da Coreia, a Comissão Nacional de Defesa e o Líder Supremo da República Popular Democrática da Coreia."
A lista de atrocidades é enorme, e pode ser lida no site das Nações Unidas:
- Violações do direito à alimentação
- Violações associadas aos campos de prisioneiros
- Tortura e tratamento desumano
- Prisão e detenção arbitrárias
- Discriminação, em particular na negação sistemática e violação dos direitos humanos básicos e das liberdades fundamentais
- Violações da liberdade de expressão
- Violações do direito à vida
- Violações da liberdade de movimento
- Desaparecimentos forçados, inclusive sob a forma de sequestro de nacionais de outros Estados
"O estado opera uma máquina de doutrinação abrangente, que afecta todos desde a infância, para propagar um culto oficial da personalidade para fabricar uma obediência absoluta ao líder supremo (Suryong) de forma eficaz para a exclusão de qualquer pensamento independente da ideologia oficial e da propaganda Estado", escreveram os relatores.
"Os cidadãos são punidos por quaisquer atividades "anti-Estado" ou manifestações de dissidência", acusa o relatório. "A Comissão encontrou evidências de violações sistemáticas, generalizadas e graves do direito à alimentação na República Popular Democrática da Coreia", mas também de "sequestros e prisões" arbitrárias, de tortura e assassinatos extra-judiciais, de segregação e discriminação de género". Todas estas atrocidades, conclui a ONU, "foram aprovadas ao nível do Líder Supremo".
A lista de "crimes contra a humanidade" é longa: "assassinato, escravidão, tortura, violação, abortos forçados e outras formas de violência sexual, perseguição política, religiosa, racial e de género, a transferência forçada de populações, o desaparecimento forçado de pessoas."
Por isso, nas suas conclusões, a comissão de inquérito aconselhou a ONU a "garantir que os maiores responsáveis pelos crimes contra a humanidade na República Popular Democrática da Coreia sejam responsabilizados. As opções para alcançar este fim incluem uma referência da situação ao Conselho Penal do Conselho de Segurança ou o estabelecimento de um tribunal ad hoc pelas Nações Unidas".


José Dantas
Claro que não defendo as práticas da Coreia do Norte.
Contudo, os comentários infra, que aplaudo, denotam bem, infelizmente, a parca imparcialidade e credibilidade das Nações Unidas.
Escuso-me de qualificar quem só tem coragem para atacar os mais fracos.
GostoResponder317 h
Virgilio Afonso · 
Não deixa de ser curioso o facto de a maior potencia do mundo ser ao mesmo tempo aquela que mais crimes cometeu contra a humanidade, com invasões, roubo e morte a países soberanos e aos próprios indígenas e ninguém se pronuncia acerca disso, mêdo? Submissão? Outra curiosidade é que um dos elementos que compõem o concelho é indonésio, um país que tantas atrocidades cometeu, lembam se? Dois pesos e duas medidas, de um lado os poderosos que tudo podem, do outro os submissos que nada podem e se sujeitam a estes julgamentos. Não quero com isto pôr em causa a justeza do julgamento, não sou apologista desse tipo de regime, mas sou pela igualdade de julgamento.
GostoResponder1317 h
Jorge Madureira
Acho uma piada a estes relatorios. A listagem dos tais crimes contra a humanidade imputados à CN, poderiam muito bem ser atribuidos aos eua. Quantos crimes os eua cometeram por esse mundo fora??? E para não ir mais longe podemos começar pelo iraque, neste caso os crimes nao foram só os que estão descritos acima, podiamos acrescentar, a invasao, ocupaçao e destruição de um país soberano e independente, e pior de tudo, um país que nada fez de mal aos eua ou ao ocidente, depois podiamos ir para a libia, um país que está totalmente destruido e com uma guerra civil em movimento, podemos seguir para a siria, onde os eua apoiaram abertamente grupos terroristas, tornando eles por esse apoio também terrorista, e nao vejo os eua em nenhuma lista de grupos ou paises terroristas. E por ser isso mesmo, terrorista e criminoso, deve ser combatido em qualquer parte do globo., até para provarem do seu proprio veneno, ou seja, provarem também o mal, que eles infligem a outros.
GostoResponder717 h
Fernando Dias · 
Concerteza que o regime norte-coreano é uma ditadura comunista e sanguinaria. Mas que legitimidade tem os regimes democraticos de criticar o regime da Coreia do Norte se na democracia se cometem as maiores barbaridades economicas sociais politicas em nome da democracia. A democracia não é melhor sistema que o regime da Coreia do norte.
GostoResponder116 h
António Jorge Cardoso · 
Trabalha na Empresa Santa Casa de Misericórdia
É fotocópia, do regime americano.Podemos começar desde a morte de todas as tribos de indios até aos nossos dias. É fotocópia!
GostoResponder618 hEditado
Abel Oliveira · 
E quem foi o primeiro a lançar a bomba atómica? Não foi crime contra a humanidade?
GostoResponder217 h
Victor Manuel Ferreira · 
E agora?- Fica tudo bem?- Isto é Politica e naPolitica tudo é admitido ate que!- Vamos ver todo este teatro pilitico em que vai dar?
GostoResponder17 h
Luís Filipe Silva
Estão falando dus EUA não é?
GostoResponder317 h
Jose Deldas · 
KKKKKKKKKKKKK essa ja nao pega sionistas . Cimes sao aqueles que foram cometidos no fim da guerra com lancamento de bombas atomicas em cima de cidades somente com velhos/mulheres/criancas. Nao esquecer os milhoes de mortes no IRAQUE/LIBIA/SOMALIA/4000 000 DE NORTE COREANOS . etc etc etc que nem desculpa pediram. AFINAL ONDE ESTAO AS ARMAS DE MASS DISTRUCTION- Estes judeus sionistas estao cada vez mais isolados. (PROFESSIA)
GostoResponder218 h
Aristides Sousa · 
Os EUA praticam todos estes crimes há anos....
GostoResponder117 h
Jorge Alves
Metam os direitos humanos num sitio que todos conhecemos.
GostoResponder17 h
Gonçalo Sarmento de Melo
No seu anus.
Responder17 h
Jorge Alves
Gonçalo Sarmento de Melo Na rata podre da tua mae.
Responder1 h

Sem comentários: