quarta-feira, 13 de junho de 2018

O caso de Pemba foi um trote fabricado pelo gerente do estabelecimento.

Foto de Alberto Ernesto Zico.Foto de Alberto Ernesto Zico.


Falso alarme agita cidade de Pemba

Pemba-FALSOALARMEA cidade de Pemba viveu, na manhã de hoje, momentos de alvoroço na sequência de um falso alarme, indicando que um grupo de homens armados esava a assaltar um estabelecimento comercial.
Os rumores iniciaram logo pela manhã e paralisaram várias instituições de entre públicas e privadas. Tais rumores diziam que supostos homens armados encontravam se no interior do supermercado Recheio e que haviam feito refém o gerente e alguns clientes baleados.
A informação mobilizou várias equipas da Polícia da República de Moçambique na tentativa de abortar o suposto assalto mas, debalde, porque no interior não estava nenhum homem armado. Tudo não passou de simples boato.
Joaquim Sive, comandante provincial da Polícia da República de Moçambique, disse à nossa Reportagem que não há homens armados lá dentro. Os gerentes descobriram esta manha que o cofre tinha sido vandalizado, não sabem em que momento isso aconteceu. Chamaram a polícia, que isolou a área baseando-se na versão de que havia homens armados. Mais tarde ficou claro que era um falso alarme.
“Foi um falso alarme, sobre um suposto assalto ao supermercado Recheio, por homens armados”, disse Joaquim Sive, que liderou a operação, apelando à calma.
Segundo Sive, a corporação está neste momento a trabalhar na investigação da origem dos rumores que obrigaram a mobilização de um forte contingente policial para responder ao assalto, para além de paralisar o decurso normal de actividades na cidade de Pemba.
A fonte apela a população a manter a vigilância, evitar boatos que possam agitar a população, através da redes sociais.
A polícia recebeu informação de que, desde às 9 horas, um grupo de supostos assaltantes teria feito refém o gerente e alguns clientes do estabelecimento teriam sido baleados. Isso não passou de um falso alarme.
A Polícia da República de Moçambique, está a investigar junto dos gerentes do estabelecimento, agentes de segurança, para perceber a origem do alvoroço que paralisou parcialmente a cidade de Pemba.
NOTÍCIAS -13.06.2018
O caso de Pemba foi um trote fabricado pelo gerente do estabelecimento.
.
. Não houve invasão de qualquer homem armado no supermercado Recheio Cash & Carry em Pemba. Foi um alarme falso acionado pelo gerente. Ou por outra, é um boato arquitetado a bel-prazer pelo gerente do Supermercado. Pegou no celular e ligou à Polícia passando um trote. Só queria aparecer. Agora está em custódia policial para esclarecimentos sobre os reais motivos para a tomada daquelas atitudes que deixaram Pemba de "perdas" ao ar.
Comentários
Muzungu Ndini Malandrice só
Gerir



Responder4 h
Boko Haram Morre Cada coisa... heeeei
Gerir



Responder4 h
Xamatimba Mutadiwa Nhaca Umas vez esta sobre Custódia da Polícia ai vai explicar os reais motivos pra deixamos de especular.....
Gerir



Responder4 h
Zeca Domingos Martinho Mas porquê ele faria isso??
Gerir



Responder4 h


Responder4 h
Ferrande Americo Mulavia Esse gerente é ladrão
Gerir



Responder4 h
Muzungu Ndini Mamparra aquele
Gerir



Responder3 h
Nurmamad Aldelmardim Lobo depois o video mostra dois paquistaneses ainda algemados
Gerir



Responder3 h
Djacomo Vilanova OS INDianos tem essa mania de darem ocorrencias falsas á Polícia para que nao possam pagar taxas men said as financas. Ate ao ponto de um deles dizer que o assaltante estava munido de uma pistola de corr"amarelo" onde ja se viu...
Gerir



Responder3 h


Responder3 h
Aissa Tertuliano Juma Ya vi aí irmã
Gerir



Responder3 h
Isabel Dos Anjos Kkkkkk o segurança semeio panico sabe
Gerir



Responder3 h
Aissa Tertuliano Juma Kkkkk eu não aguento mas
Gerir



Responder3 h
Isabel Dos Anjos Mas eu axo q nao foi propositado axo q ele anda com medo e q pemba ja nao se dorme axo q o homem sta traumatizado de medo
Gerir



Responder3 h
Felisberto Luis Machava Processo criminal com ele kkkk
Gerir



Responder3 h


Responder3 h
West Da Luz Man0 te enviei uma mensagei muito forte no teu imb0x,va ver é urgente irmao(#MUZUNGU)
Gerir



Responder3 h
Nurmamad Aldelmardim Lobo Muzungu Ndini veja o que West Da Luz escreveu queremos saber urgente
Gerir



Responder3 h
Muzungu Ndini Já está esclarecido.
Gerir



Responder3 h
Elias Edercyl Raimundo Xtá a brincat com coisas serias. Assim o dia k for d vrdad terá socarro?
Gerir



Responder3 h
Alberto Ernesto Zico Ps bandidos se entregaram sem que haja tiroteios.
Gerir



Responder2 h
Francisco Alexandre Waaaaaaaaaa...... Kkkkkkk.... Serio?
Gerir



Responder1 h
Nurmamad Aldelmardim Lobo Hoje é quarta e não quinta senhor Alberto Ernesto Zico
Gerir



Responder1 h
Mario Rito Esse gerente tem razão, ele não deveria estar sob custódia policial! Com os actos que recentemente vem acontecendo naquela província, ele anda traumatizado, eu acho que ele vio alguém estranho e pensou que é o All-chababe, e com medo de ser degolado pescoço preferio comunicar cedo.
Gerir



Responder1 h
Dúlio Matavele Lerato O que uma consciência cheio de medo pode fazer
Gerir



Responder59 min
Mulandi HI Mina Kheni Brincadeira de mau gosto
Gerir



Responder58 min
Júnior Simão Manhanga Pente fino no gajo.




Be Focus
1 h
ATENÇÃO* ATENÇÃO A!
Reportagem do Mês
Por conta de insistentes pedidos de nossos colaboradores e fontes para publicação duma Reportagem, cujo o teor é *DISSIPAR ALGUMAS DÚVIDAS* sobre a violencia em Cabo Delgado, hoje abrimos uma excepção.
O texto relativo que nos foi enviada para nossa redação é extenso e aborda quase tudo. Entretanto e para evitar enfadonho na leitura, achai na presente publicação expor apenas partes selecionadas das informaçoes investigadas e reportadas. Talves viremos mais com outras partes.
CLASSE SOCIAL DOS INSURGENTES.
Diferentemente do PRECONCEITO propalado pelos midias, imprensas, governantes e jornalistas instintivos oficiais de varios TVs, na verdade tais insurgentes nao sao nada Terroristas e nem sao suportados por um grupo terrorista de nivel publico, politico e/ou internacional.
Pese embora suas estrategias de actuaçoes vao ao extremo de uma reivindicação, na verdade trata se de ajustes de contas entre mineradores (frelimo e nativos) da provincia de Cabo Delgado.
De entre varias provas que sustentão esta investigação ou tese, salientamos o facto de qui quase todas 80 pessoas decapitadas nas ultimas 3 semanas sao do sexo masculino (Homens).
Que as autoridades Mozambicanas anulem a verdade aqui exposta, trazendo em publico o contraditorio em provas tal como fazemos agora.
Outra prova que reprova as alegaçoes preconceituosas e dissipa muitas duvidas se estes jovens sao ou nao terroristas, é que eles sao pois, naturais e mineradores lúcidos, está no modus operandi que descreveremos no ponto seguinte abaixo.
A unica e grande preocupação que tanto o governo do dia embora ilegitimo e a sociedade de Moz no geral deve levar a peito e se possivel acionarem se meios diplomaticos por violaçao da Soberania Territorial, esta no facto de muitos Tanzanianos e RDCongoleses lunaticos ex mineradores e exploradores de diversos recursos naturais -- agora expulsos -- estarem envolvidos e associados nas operaçoes macabras de reivindicaçoes e ajustes de contas a margem do exercito de Armando Guebuza.
Alias, as mesmas investigaçoes detectaram tambem o envolvimento de empresarios desses 2 paises no financiamento e incentivos aos nativos de Cabo delgado para lutarem contra o governo da frelimo acusado de saqueador de riquezas do Povo Mozambicano -- em parte sendo motivo válido.
MODUS OPERANDI
Os insurgentes de Cabo Delgado sao imprevisiveis em suas incursões violentas e armadas. Estes grupos de convulsão Social, como dissemos acima a maioria sao pacatos cidadãos suportados pelos seus familiares tambem nativos.
Por exemplo:
Eles (jovens insurgentes para resgatar sua dignidade e riquezas) levam muito tempo reconhecendo e espionando determinadas posiçoes militares, policiais, movimentos dos agentes dos SISE, colaboradores civis das FDS, informadores, etc, etc, que com base em todos este dados os jovens descontentes e seus peritos extrangeiros se planificam para posteriores acções.
Crianças dos 8 a 13 anos e mulheres jovens e anciãs sao fundamentalmente usadas em tais espionagens.
Eis então a razao de os descontentes pouparem as vidas de mulheres e crianças no auge das vilencias.
Quem ja teve a chance de observar in loco as composições dos insurgentes pode testimunhar a presença desses menores que em algum momento sao todos ou parentes dos revoltados adultos.
Algumas destas mulheres informantes dos insurgentes sao tambem insurgentes e revoltadas porque perderam seu Pão, assim tambem seus maridos extrangeiros e macionais quando foram proibidos, expropriados de suas terras ricas e escorraçados ou ex-patriados das areas em prosperaçao mineira.
Os alvos prediletos dos insurgentes sao funcionariorios publicos, e lideres tidos como colaboradores dos gatunos da frelimo, facilitadores no saque e traidores da causa do Povo nativo.
As varias ramificaçoes das FDS na pratica, perderam a batalha contra tais insurgentes. As influencias e apoios populares aos jovens revoltosos com destaque em areas rurais, as imprevisibilidades, incentivos empresariais, as horas noturnas das incursões, etc, nao dão se quer a minima chance de manobra as milicias da frelimo para ressachar qualquer ataque sangrento dos insurgentes em aldeias ou vilas espionadas.
Tambem o medo no seio das fds desencoraja lhes a desdobrarem para fazer confrontos nocturnos esporaticos contra insurgentes em terrenos por si desconhecidos. Alias, os nativos, Tanzanianos e Congoleses conhecem e dominam muito bem as matas, afinal exploraram a região provincial por muitos anos.
Quando ha ataques pelas 23 horas e mesmo que as FDS tenham conhecimento atraves de telefonemas, estes temendo baixas militares estes simplesmente negam e escusam se a envolverem se em confrontos nocturnos e somente chagam ao local chassinado as 06 horas das manhãs seguintes, depois que as contas ja foram ajustadas e logo batida a retirada.
OBJECTIVO/FOCO
O objectivo dos revoltados é resgatar, controlar e bloquear do controle do regime da frelimo e seus capangas as areas rurais -- ricas em recursos.
E esse plano esta surtir efeitos almejados. So o Éxodo de refugiados das aldeias rurais para as cidades distritais e a capital Pemba e as infrastruras estatais (escolas, hospiais, administraçoes, etc) que fecham, provam e sustentam o brilhante plano dos insurgentes e poderio duma Revolta bem sincronizado.
13/06/2018
Publicado por: Be Focus

GostoMostrar mais reações
4 comentários
Comentários
Muhombe Muchin O nosso governo está habituado à usar força. Esta ai o resultado.
Quem está sofrendo agora nem fez parte dos que torturam aqueles garimpeiros.
Gerir



GostoMostrar mais reações
10 min
Jeremias Macamo O que se esperava daqueles homens que foram maltratados como se fossem escravos pela fir nas minas mananhumbir. Revolta só
Gerir



GostoMostrar mais reações
34 min



GostoMostrar mais reações
39 min
Mondjovo Zunguza Mocambique xta mal

Sem comentários: