sexta-feira, 1 de junho de 2018

AOS ESPOLIADOS DO AEROPORTO DE MAPUTO

    AOS ESPOLIADOS DO AEROPORTO DE MAPUTO
    Em 2013 voltava dos Estados Unidos. Na bagagem despachada levava entre outros uma “caneta de espião”, um “media streming devices” e um rokku e 70 kilos de livros. Tudo correu bem até chegar ao solo pátrio, quando descobri que me surripiaram os aparelhos electrónicos. Um ano antes, em 2012 voltava de Amesterdão e na mala levava uma máquina de fotografar comprada em Amesterdão. Surripiaram-na em Mavalane. Em 2003, primeira vez que conheci Marrocos, passei por Lisboa e Johannesburg. Nestes aeroportos tinha que fazer check out e de novo check in de bagagens. Tudo correu bem até de novo ser roubado em Moçambique.
    Muitos anos antes, quando estava na universidade, um amigo meu (hoje diplomata) já me tinha dito que no Aeroporto de Mavalane em Maputo havia um “way” de comprar produtos caros a preço de banana. E ele foi claro. Eram produtos roubados extraídos de malas de passageiros.
    Hoje, provado que está que os seguranças afectos la roubam, a MAHS tem muito poucos argumentos para recusar qualquer responsabilidade no desaparecimento dos bens ou mesmo malas inteiras de passageiros. A LAM idem. O que desanima e irrita com os serviços desses são os infindáveis procedimentos por que alguém deve passar para reclamar ou reportar um episódio sem, contudo, tais procedimentos enfadonhos, irritantes, humilhantes e quiçá feiticeiros constituam garantia de um final feliz.
    Ser passageiro frequente pelos aeroportos moçambicanos é igualmente ser um espoliado teimoso e indisputável otimista. Muito raramente as vitimas são ressarcidas. Pelo menos eu nunca. Já fui espoliado abundantemente.
    Até que um dia aprendi a colocar apenas roupa suja na mochila ou mala por despachar.
    Comentários
    Constantino Carlos Novela Em 2014 a regressar de nampula me roubaram celular, gravador e dous pendrive
    Gerir
    20 h
    Ligia Mutemba Roubam muuuitoooo
    Gerir
    20 h
    Pedro Lopes Esses têm bons professores...
    Gerir
    20 h
    Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde E quem sao? Hehehehe.
    Gerir
    19 h
    Pedro Lopes São os professores.. Kkkkkk
    Gerir
    19 h
    Nelito M. Tiago Em 2013 no aeroporto de mavalane me roubaram um laptop. Foi ingenuidade minha ter despachado no porao
    Gerir
    20 h
    Edgar Jones Irmao Egidio Vaz Estes tipos são mesmo grande ladrões, roubaram me o meu disco externo de 4 terra a Janeiro 2018 Maputo airport
    Gerir
    20 hEditado
    Nelson Jeque Seu espoliado!
    Gerir
    20 h
    Manish Cantilal Ilustre pk o estado precisa da seguranca privada?
    Gerir
    20 h
    Thulukela Massingue É lamentavel
    Gerir
    20 h
    Nelly Macuiana Muita roubalheira,não só por parte dos seguranças,também das empresas que manuseiam as cargas,e no fim ninguém se responsabiliza.
    Gerir
    19 h
    Osvaldo Mainde Em abril de corrente ano, roubaram me uma caixa de camarão😈... aprendi nunca mais confiar nós serviços da lam.
    Gerir
    19 h
    Jose Alexandre Faia Eu em tempos idos , anos 80 , despachei uma mala Beira - Maputo , e a mala uma Delsey desapareceu , pura e simplesmente ...
    Gerir
    19 h
    Juvêncio Abilio Comé Isto me faz crer que vale à pena enviar a carga num camião, para casos de viagens "domésticas". Ela (a carga) apanha-te no destino, talvez uma semana depois.
    Para casos internacionais, epah, o melhor é mesmo levar a bagagem nos bolsos e dentro das roupas (camuflada), depois enfia na bagageira do cimo, já no avião.


    Não está fácil isto.
    Gerir
    19 h
    Joaquina Da GLoria GLoria Em Agosto do ano passado também retiraram da minha mala um envelope com documentos importantes e dinheiro. Pensaram eles que o envelope só continha dinheiro.
    Gerir
    19 hEditado
    Carlos Estevao Ladroes do Aeroporto de Mavalane (LAM)
    Gerir
    19 h
    Egidio Vaz Grande coincidência
    Gerir
    19 h
    Nelson Junior Ladroes do Aeroporto de Mavalane....e os ladores dos avioes do Aeroporto de Mavalane???????????????????
    Gerir
    19 h
    Nelson Junior ...............................senhoras e senhores, nao exageremos!..O caso do Aeroporto de Maputo nao é o unico...O Aeroporto de New York, teve os mesmos problemas...Bem, eu me recordo, o proprio Guebuza entao Ministro dos Transportes e Comunicaçoes teve a mala roubada no Aeroporto de Rio De Janeiro( Brasil)...Ha uns anos atrás o aeroporo de Londres tambem sofria do mesmo problema...ladroes se encontram em todos os ramos da sociedade...é so ver, os que rouabaram 2 billioes de dolares................quanto ao Aeroporto de Mavalane é facil de resolver: é dar a seguraça do aeroporto às entidades governamentais e nao privadas....
    Gerir
    19 h
    Eliseu Soares Ladrões estão em todo o lado mais mavalane e muitos paises africanos é uma lastima. Outras sociedades há mesmo responsabilização, o caso não morre sozinho. Caso perca a bagagem existe um periodo de espera caso não haja solução a companhia paga mesmo. LAM é um sonho ainda, o voo quando atrasa nem tens direito a uma água sequer.
    Gerir
    16 h
    Nairinho Mabote Hehehehehe a solução fácil é dar a segurança à entidades governamentais????
    Gerir
    11 h
    Nelson Junior Bom Dia...kkkkkkkkkkkkkkkkk!...sei onde quer chegar...Numa Republica das Bananas ou das Papaias onde entidades governamentais sao mais corruptas e larapias do que as empresas privadas,realmente se torna dificel resolver o problema das roubalheiras nos aeroportos...ontem mesmo, li agures que la no Norte agentes da Sirnec( ex Pic- estao presos por se envolverem no negocios sujos de marfim...realmente é dificel...Moçambique tornou-se num outra Nigeria ou numa outra Republica Democratica de Congo.........
    Gerir
    10 h
    Eliseu Soares Nairinho Mabote mesma porcaria, isto virou mentalidade em moçambique. Todo mundo pensa roubar para se dar bem. Veja que os mais gatunos e corruptos estão nas entidades governamentais. Como se não bastasse sistema de justiça altamente moroso, corrompivel e fragil. Kkk estamos entregues só viajar até Johanesburg e fazer ligação a Maputo com Intercape ou Greyhound como forma de desviar se dos larápios
    Gerir
    9 hEditado
    Niklas Lehmann Viajo pelo mundo inteiro há 36 anos e APENAS UMA VEZ vez violaram a minha bagagem. Foi há 15 anos quando instalaram a máquina de raio-x para bagagem de saída NO MAVALANE. "Descobriram" e "Extrairam" 3 garaffas de gin e uísque que tinha comprado barato nas barracas do Museu para oferecer ao meu irmão que ia me hospedar na Suécia...  Cabrões!
    Gerir
    7 hEditado
    Nelson Junior Bom Dia, é a prova que vem contrariar os que exageram em afirmar de que ,os roubos sejam o "pao de cada dia" nos aeroportos de Moçambique....nas minhas viagens pelo mundo, ja vi aeroportos piores do que os de Moçambique...de recordar os aeroportos brasileiros,onde reinam "gangs" de mafia...e mesmo nalguns aeroportos dos Estados Unidos da America...especialmente em Miami
    Gerir
    7 h
    Imtiaz Vala Eu cinto e emplastico a mala de porão ao partir e ao regressar!A mala de mão algemo sobre meu pulso!Não há maneira os ladrões não tem como vitimarem-me...
    Gerir
    19 hEditado
    Tony Ferreira Fiz isso em.duas malas minhas, perdi as duas feito o tracking verificou se que ambas chegaram a Maputo.
    Gerir
    9 h
    Imtiaz Vala Tony Ferreira em cada aeroporto de transito confirme sempre a mala no porão!Faço sempre e nenhum ladrão ainda vitimou-me e nem tentem!As minhas malas são as joias da minha coroa e sempre estou de olho serradamente kkkkkk
    Gerir
    8 hEditado
    Niklas Lehmann Imtiaz Vala estas a desafiar o destino das tuas joias pá! 🤣
    Gerir
    7 h
    Che Sambila Eu já tenho um aplicativo que coloco dentro da mala, consigo identificar os furadores porque manda imagens para o meu celular logo que tentam abrir
    Gerir
    7 h
    Tony Ferreira Vezes há em que é impossível esse exercício principalmente quando estás em trânsito...
    Gerir
    6 h
    Celso Cruz Che Sambila como funciona esse aplicativo e onde posso visualizar e ou comprar ???
    Gerir
    5 h
    Alfredo D. Baltazar Rouba-se em todos os níveis dessa sociedade moçambicana. O pior é que quando maior for a grandeza do objeto roubado e do ladrão, ínfimas são as chances de responsabilização e compensação das vítimas. Por isso adoro Beira e outras cidades...
    Gerir
    19 h
    Tutto Bento Catine Coitada da kota que teve ir a Oliver Tambo reclamar a razao das malas rasgadas na parte de baixo. Uma vez enviaram me 1 câmera fotografica dos states, tudo correu bem até chegar Mpt. Pura a simplesmente desapareceu, tive que chamar 1 tio da bofia para pressionar o agente alfandegário para entregar me a maquina que ja tinha escondido no escritorio.
    Gerir
    19 h
    Nuno Simbine No mesmo aeroporto sofri a 2 meses
    Meti a reclamacao e no final a resposta foi deveria ter deixado a mala em quelimane junto a reclamacao.
    Gerir
    19 h
    Ido Alfred De acordo com as regras da IATA a mala deve ficar no aeroporto onde queixou o roubo.
    Gerir
    18 h
    Nuno Simbine Ido Alfred que eles tivesses dito isso no momento. Pois foz a reclamacao dw imediato. As regras da IATA devi tambem obrigar a dar me uma mala para terminar meu percurso.
    Gerir
    18 h
    Ido Alfred Mano, esses fazem uma "desinterpretacao" do documento só para nós lixarem.
    Gerir
    18 h
    Fernando Veloso Não te zangues: “é nossa cultura!!!”....
    Gerir
    19 h
    Nelson Junior Oi,desminto completamente de que roubar faça parte da " nossa cultura"...Repare de que, nos Periodos Colonial e de Samora os roubos nos aeroportos Moçambicanos eram quase inexsistentes....E por que hoje, os roubos ( e nao so nos aeroportos) sao o pao de cada dia???!...Os cidadaos,ou melhor,os trabalhadores dos aeroportos imitam o comportamento da liderança no poder e das empresas publicas.....Em Africa, o Aeroporto de Nairobi é dos pessimos quanto aos roubos.......
    Gerir
    12 h
    Dionisia Dionisia Pois é Fernando Veloso"é nossa cultura"mesmo ha Hahaha
    Gerir
    9 h
    Niklas Lehmann É só entrar na roda de marrabenta e cantar as mesmas cantigas!
    Gerir
    7 h
    Nelson Junior Como disse ao Sr. Fernando Veloso, repito à senhora: nao faz parte da nossa cultura e se alguem insiste em afirmar de que o seja, entao nao conhece a cultura Moçambicana...Durante o regime colonial eu sempre viajava quase semanalmente...e o mesmo fiz durante o reinado do Samora...e posso afirmlar de que, jamais e jamais tive a bagagem roubada....bem e bem eu me recordo, de uma vez em, que me esqueci dumas malas no Aeroporto da Beira...cheguei a Maputo sem elas...porem no dia seguinte, as malas chegaram a Maputo intactas....Essa atitude de roubalheiras é algo novo de que a liderença da Frelimo introduziou em Moçambique.........Ps! interessante e estranho de que as pessoas que afirmam de que a roubalherira faça parte da nossa cultura, sejam moçambicanos de raça branca....estranho!.....
    Gerir
    7 h
    Fernando Veloso Nelson Junior reparou nas aspas?
    Gerir
    6 h
    Fernando Veloso Nelson Junior reparou nas aspas? O ponto é que os “azares” calham a todos, simplesmente a alguns, quando não lhes toca “é nossa cultura”... usam essa terminologia quando não sabem o que dizer...
    Gerir
    6 h
    Fernando Veloso Nelson Junior eu sou de raça humana, como o senhor; não seja atrasado...
    Gerir
    6 h
    Nelson Junior Ps!............Nao sao os roubos nos aeroporots que preocupam tanto, mas sim, quando o crime internacional organizado se infiltra nos aeroportos....e quando tal acontece temos serios serios serios problemas...roubos nos aeroportos jamais cessarao de existir...é bem sabido de que o aeroporto deMaputo está nos bolsos dos monhes mafiosos e de certos traficantes de droga da America Latina.....
    Gerir
    19 h
    Thulukela Massingue Tiraram-me perfumes e boxers! N'tlha
    Gerir
    19 h
    Vanina Loforte Até sabem escolher as boas coisas
    Gerir
    12 h
    Niklas Lehmann Coloca ácido de baterias no "after shave" mais caro e depois observe bem os rostos dos funcionários no regresso para ver quém foi que meteu a mão na tua mala! 😉
    Gerir
    7 h
    Ido Alfred Vou escrever na minha mala. 
    Rouba lá.
    Gerir
    18 h
    Nelson Junior Ps!...Os ultimos relatorios da Dea e da Interpoli, mais uma vez confirmam de que o Aeroporto de Maputo é o centro da passagem da cocaina...de roubos, o Aeroporto de Maputo é como qualquer Aeroporto do mundo.......
    Gerir
    18 h
    Rafael Ricardo Nzucule Em fevereiro deste nao, estragaram a trancs da mala e roubaram meu perfume. Submeti queixa e perguntaram se queria compensação pela mala. Recusei E exigi que reparassem o fecho e que me pagassem o perfume, cujo valor actual eu teimava em cerca de 9 mil Meticais.

    No dia 22 de maio, depois de a lam tanto insistir para ir levantar a mala, fui levantar a mala reparada e logo me mandaram levantar a compensação pelo perfume. Pagaram cerca de 110 dólares.

    Isto para dizer que, se encaminhas o processo logo que identificas o problema e preenches os formulários, eles resolvem o teu problema.
    Gerir
    18 h
    Ido Alfred Mas as malas ficam ai com eles?
    Gerir
    12 h
    Nelson Chimoio O ideal é não e nunca mexer para tirar algo nas bagagens do passageiro por é irritante estar a traz de um problema desses quer dizer que você deve deixar cumprir sua agenda para resolver esse.
    Gerir
    11 h
    Rafael Ricardo Nzucule Descobri o dano em chimoio. O jovem da lam em chimoio recomendou que eu deixasse a mala lá. Eu perguntei se ele havia de me arranjar outra mala para eu pôr a bagagem. Aí ele percebeu que o argumento de deixar a bagagem não fazia sentido, e registei a ocorrência e parti para o meu destino. No regresso, fui aos perdidos e achados de Maputo e entreguei o processo e a mala. Em menos de mês e meio eles me ligaram para ir levantar a mala. Levantei a 22 de maio, juntamente com o dinheiro da compensação pelo perfume.
    Gerir
    9 h
    Absalão Mapsanganhe Egídio Vaz, é sortudo, sempre lhe roubam!! 

    Acho que vou levar a minha sogra na Mala! 


    Vamo ver se também terei a mesma sorte!!!

    Só não sei para onde irei viajar, vamo ver, Amesterdã, Marrocos, Madrid!!
    Gerir
    17 h
    Jonas João Martinho Em 2016 roubaram me uma máquina digitalica.Mocambicano roubara sabe Mano???
    Gerir
    17 h
    Delfim Jr de Deus Mas sempre recomendaram a não colocar artigos Electronicos na mala que vai ao porão ...
    Gerir
    16 h
    Ido Alfred Essa recomendação é no aeroporto de Moçambique em Amastardao serve está regra?
    Gerir
    12 h
    Egidio Vaz Depende dos artigos electrónicos. No meu caso, todos eles eram inúteis na cabine, pelo que só iria constituir carga a mais. Ademais, por serem novos, estavam selados e prontos para irem ao porão.
    Gerir
    9 hEditado
    Delfim Jr de Deus Egidio Vaz resposta errada, eh preciso ser Moçambicano , isso devem ser artigos de cabine
    Gerir
    9 h
    Ido Alfred Delfim Jr de Deus está a dar aulas. 
    Thanks.
    Gerir
    6 h
    Rafael Ricardo Nzucule Sempre que a pessoa está a despachar bagagem, eles perguntam se leva electrónicos. Caso a resposta seja afirmativa, eles recomendam a retirada dos mesmos e que estes viajem como bagagem de cabine. Independentemente da utilidade ou não dos mesmos a bordo do avião.

    Não é apenas pelo risco de roubo. Mas pela sensibilidade destes equipamentos, que poderão danificar-se devido ao risco de ficarem por baixo de outra bagagem.
    Gerir
    5 h
    Ido Alfred Rafael Ricardo Nzucule dizem te isso nos aeroportos de Moçambique e na Malásia?
    Gerir
    5 h
    Rafael Ricardo Nzucule Aqui em Moçambique dizem sempre. E eu estou a viajar com frequência. As meninas do balcão sempre me perguntam se tem electrónicos na bagagem de porão. Se tenho e se o peso da mala é um ou dois kg acima do limite, eles até deixam eu levar a bagagem para o avião.
    Gerir
    5 h
    Simões António José Em 2017, pedi à uma amiga Suíça para que me comprasse e enviasse para Moçambique um Laptop e celular, ela foi curta, simples, breve: em Moçambique roubam, não quero perder meu dinheiro.
    Gerir
    16 h
    Nelson Junior Caro Senhor, é facil éssa sua amiga da Suiça falar mal de Moçambqiue, mas o aeroporto de Zurich nao é dos melhores..e diga a essa sua amiga o seguinte. se em Moçambqiue roubam,tanto dinheirao,ouro e diamante..esses dinheiroes,ouros e diamantes param nos bancos Suiços..........
    Gerir
    11 h
    Joaquim António Zandamela Nelson Junior assim também ñ poderemos combater.
    Gerir
    5 h
    Francisco Morais Nelson Junior kkkkkkk nas contas de quem???
    Gerir
    4 h
    Muhamad Yassine Até em Dubai roubam
    Gerir
    16 h
    Egidio Vaz A raça está espalhada
    Gerir
    9 h
    Jorge Jone Triste mesmo. A dimensão e o a vontade da gatunagem é assustadora.
    Gerir
    15 h
    Nelson Junior ...............O que mais me surpreende, é que no Aeroporto de Maputo, se nao é semanalmente , é mensalmente, certas individuos da comunidade asiatica conseguem meter nas malas, milhares e milhares de dolares para a Africa do Sul, Dubai, Qatar, Instabul.....e ninguem,mas ninguem rouba esses dinhieroes...Estranho ...Para nao falar das quantidades de cocaina e haxixe ( suruma) que vem do Brasil em passagem para a Europa e Asia...raramente e bem raramente sejam os dinheiroes que as drogas sao roubados............
    Gerir
    12 h
    Eliseu Soares Rede internacional bem organizada, instalada em quase todos os aeroportos
    Gerir
    9 h
    Beto Fernando As leis da aviação civil são claras: faça a lista dos bens de valor e entrega para o despacho de embarque, confira na chegada, se faltar, reclame na companhia aéria, eles tem obrigação de pagar tudo. Tem prazos para processar a companhia!
    Gerir
    10 h
    John Tangal ya verdade esses da Lam fizeram desaparecer minha mala com 53 kilos roupa sapatos elotronics devices dentre eles black barry curve quando ainda era novidade . na rota maputo-nampula-pemba-dar es salaam a minha mala desapareceu chegado a tanzania pra pi...Ver mais
    Gerir
    10 h
    Che Sambila No ano passado me roubaram um plástico embrulhado em forma de prenda, infelizmente eram búzios que meu avô pediu na Machava para consultas durante seu trabalho de macangueiro.
    Gerir
    10 h
    Juma Aiuba Eu aprendi a levar na bagagem de mão os meus perfumes e roupa nova.
    Gerir
    9 h
    Egidio Vaz Mas perfumes so comprados em salas de embarque. Caso contrário ficam na lata de lixo quando detectados
    Gerir
    9 h
    Juma Aiuba Egidio Vaz, tem um way de esconder que aprendi de tanto ser furtado. Posso dar aulas sobre esse way aos interessados. Passei a ser um passageiro que esconde os seus próprios pertences.
    Gerir
    9 h
    7 h
    Celso Cruz Juma Aiuba estou interessado...podes me explicar no messenger...
    Gerir
    2 h
    Tony Ferreira Um simples "carregador" do aeroporto de mavalane tem uma casa r/ch primeiro, carro desportivo e paga bem às meninas....que dizer?
    Gerir
    9 h
    Eliseu Soares Kkkk está a trabalhar e sempre bem motivado no seu trabalho
    Gerir
    9 h
    Vernisto Adelino Quando os pintainhos fazem os cocozinhos na capoeira é porque imitam o galo e a galinha - Provérbio Macua
    Gerir
    8 h
    Momade Braimo Não é só Mavalane. Em todos aeroportos de mocambique é uma pratica regular o extravio de bens dos passageiros. Triste.
    Gerir
    8 h
    Virgilio Mussera Arquitecto Trovador... Ha ha aha...voce e um monte de paciencia...
    Gerir
    7 h
    Armenio Naene Realmente muita gatunagem nas bagagens, os ADM devem por a ordem no sistema
    Gerir
    7 h
    Samito Bachir Infelizmente isso parte desde o pessoal do check in policia até o pessoal de Handling...esta ali montado um centro de roubalheira em tudo...ao sair e entrar em MOZAMBIQUE
    Gerir
    7 h
    Laura Janete Daniel Vamos fazer alguma coisa
    Gerir
    6 h
    Tamires Rachide Estou cansada com esses gajos me roubaram uma mala de cabelos e 6 perfumes.
    Gerir
    5 h
    Julio Moises Balate Aquele plástico que colamos nas malas não basta???
    Como é que eles fazem isso?
    Gerir
    5 h
    Paulo Granjo Conselho com bons resultados anteriores: envolver as coisas, no interior da mala, com uma capulana de espíritos, dessas que se compram na zona de produtos para curandeiros do Xipamanine.
    Gerir
    5 h
    Valuarda Monjane Agora ha uma nova forma de gatunagem. Deixam-te avançar com tua bagagem de mão. Quando chegas no avião, informam-te que é pequeno e as malas não cabem na cabine. Hina ka vakhite, porquê não informaram na hora do check in? Já não se intercomunicam Os funcionários da LAM?
    Bem que estranhei as perguntas da moça do check in sobre se eu não levava electrónicos, dinheiro etc na malinha. Eram perguntas descabidas a fazer a quem ia levar bagagem de mão. 
    Felizmente nao dei por falta de nada porque também já tive duras lições e agora só transporto bens valiosos na carteira de mão. Mas conheço muita gente que já perdeu seus bens.
    Gerir
    1 h
    O ECOSISTEMA DA DESIFORMAÇÃO
    A "notícia falsa" é endémica da "sociedade da informação" como um todo, não apenas na internet ou mídia. Faz parte da experiência diária, gerada por padrões estabelecidos de comunicação, categorização de grupos sociais, enquadramento e padrões de poder. Essas rupturas são intensificadas através da interacção com a dinâmica do capitalismo da informação, que mais valoriza a eficácia estratégica do que a precisão.
    Está cada vez difícil acreditar nos que falam a verdade, em parte porque estes assumem que basta dizer a verdade pura e simples. Não. Está a faltar muita competência linguística, competência cognitiva ou mesmo habilidades de persuasão nos “verdadeiros”. Esta é a culpa deles. Pelo contrário, os “enganadores” estão munidos destas competências, amiúde. Para tal, comparem por exemplo os diários e os semanários (públicos e privados) e verão por exemplo, um não-assunto a ter maior impacto que um evento de grande vulto ocorrido no mesmo espaço temporal. É tudo uma questão de eficácia estratégica, ou simplesmente competência na persuasão.
    Ora, para que a verdade seja re-entronizada como princípio e como valor da informação e comunicação e as narrativas enviesadas reconstruidas, é preciso que os que falam a verdade não apenas o façam de forma simples mas também que o façam com a mesma eficácia estratégica.
    Dito em palavras simples: não basta que a verdade seja dita pura e simplesmente. É preciso dizê-la de forma eficaz para que aguente com os “embates” da desinformação. Os mentirosos falam de forma convincente. Os verdadeiros também devem aprimorar a suas táticas de persuasão.
    “Mesmo que as escolas começassem hoje a ensinar as crianças sobre desinformação, o resultado só apareceria daqui a 20 anos. Mesmo assim, esta é uma tarefa urgente. Além de informá-las sobre as formas como a informação pode ser manipulada, a educação midiática precisa discutir o conceito do VIÉS DE CONFIRMAÇÃO [a tendência humana de se lembrar, interpretar ou pesquisar por informações que confirmem crenças ou hipóteses iniciais]. Compreender o viés de confirmação permitirá às crianças aprender a questionar sobretudo os conteúdos que estimulem respostas emocionais”. Pimenta, A. (2017, November 18). Claire Wardle: Combater a desinformação é como varrer as ruas. Retrieved May 31, 2018, from https://bit.ly/2x9quJ6
    Basta de ver pessoas a "sofrer" com a sua verdade.
    Comentários
    Lukuekue Amani É sobre maneiras um facto muito preocupante... contudo, este exercício de combate à desinformação por si só sempre irá fracassar. É refém de tantos outros exercícios que é preciso serem activados.... 

    É predominante em sistemas opressores... muito mai
    s grave quando o mesmo mal é serve de suporte de tantas pessoas mal intencionadas as quais em parte pesa a responsabilidade de fazer face ao mesmo.

    Confusion 😞😞😞😞😞
    Gerir
    1 dia(s)Editado
    Francisco Pacheco Chigogoro Concordo plenamente,
    Gerir
    Moses Filho Fake news, está sempre patente na nossa vida. 
    A mídia fantoche.
    As redes sociais estão cheias de muita coisa que não ajudam as pessoas de bom índole. 

    Nem tudo que parece ser verdade é verdade.
    Cabe a cada um de nós fazer sua crítica de autenticidade.
    Gerir
    Egidio Vaz Unay Cambuma, Nitafa ni Nomum ou Frelimo Sim, são exemplos de propagandistas que veiculam 98% senão mesmo 100% de falsas noticias.
    Gerir
    23 h
    Raúl Salomão Jamisse Obrigado, vou a partir de já filtrar a sério o que se veicula em seus meios.
    Gerir
    23 h
    Etelvina Custódia Mazivele Dar um exemplo de viés de confirmação ja seria um bom passo, para combater a desinformação..... Está de parabéns pela partilha desta informação.... Ou será uma desinformação.... Fiquei na dúvida.kkkk

Sem comentários: