quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Sim, vivemos num país profundamente corrupto

OPINIÃO

Sim, vivemos num país profundamente corrupto

Já é hora de deixar de acreditar no Pai Natal e enfrentar a triste realidade: a cunha, o arranjinho e o amiguismo são a regra em Portugal.
No momento em que as suspeitas de corrupção atingem o Tribunal da Relação de Lisboa, depois de terem chegado a um ex-primeiro-ministro de Portugal e a figuras de topo da banca e das grandes empresas, se calhar já vai sendo hora de admitir que o país tem um gravíssimo problema com a corrupção, e que combatê-la deveria ser uma prioridade absoluta do Estado e da sociedade no seu todo.
Aquilo que acabo de escrever pode parecer uma banalidade, mas infelizmente não é — e não é porque a crítica à corrupção portuguesa vem sempre acompanhada de uma série de ressalvas piedosas, que me parecem cada vez mais insuportáveis. Ressalvas como: “cuidado com o populismo; não sejamos sensacionalistas; convém não generalizar”. Ora, o meu ponto é precisamente este: convém generalizar. Mais: é fundamental generalizar. E é essencial não confundir a denúncia violenta da corrupção com uma qualquer cedência ao populismo.
O país tem de ser cada vez mais rigoroso nos seus códigos de ética exactamente porque o tráfico de influências é o pão nosso de cada dia. Quando o Ministério das Finanças é vasculhado pelo Ministério Público à procura de favores praticados por Mário Centeno em troca de dois bilhetes para a bola, tudo indica haver uma desproporção enorme entre a gravidade da busca e o ridículo do crime em causa. Eu junto-me àqueles que esperam que as autoridades judiciais tenham andado a explorar algo mais do que um par de assentos no camarote presidencial do Estádio da Luz. Mas isso não significa que Centeno tenha procedido bem. Na verdade, procedeu muito mal, e é crucial que todos tenhamos consciência — a começar pelo ministro das Finanças — de que o país necessita de estabelecer rapidamente um ring-fencing absoluto entre a política e o futebol.
A razão é óbvia: existe uma altíssima probabilidade de os negócios da bola envolverem dinheiro sujo e operações ilegais. Qualquer pessoa que acompanhe o futebol português com um módico de atenção sabe que nem Luís Filipe Vieira, nem Bruno de Carvalho, nem Pinto de Costa são personagens recomendáveis. As instituições a que presidem merecem todo o respeito institucional, mas as suspeitas que recaem, ou recaíram, sobre eles deveriam obrigar todos os políticos eleitos a manterem-se à distância.
Ainda esta semana, Paulo Macedo, presidente da Caixa, recordava uma declaração de 2016 de Subir Lall, antigo chefe de missão do FMI: “Os bancos, de forma geral, não se focam no lucro. Parecem estar muito mais concentrados numa actividade bancária assente nas relações.” Esta prioridade dada às relações deve ser extrapolada para quase tudo em Portugal, e certamente para as amizades entre presidentes de clubes, políticos, banqueiros e juízes.
Luís Filipe Vieira recebe zero euros de ordenado do Benfica, cargo que ocupa há 14 anos. A sua justificação: “O lugar de presidente do Benfica não é um cargo, mas sim uma missão que deve ser desempenhada em regime de voluntariado.” Explicação linda — mas que não convence nem a águia Vitória. Um empresário só pode estar há década e meia a trabalhar de manhã à noite por zero euros se as vantagens indirectas forem milionárias: influência, poder, crédito, ou, para citar Subir Lall, “relações”. Toda a gente sabe isto. Toda a gente vê isto. Já é hora de deixar de acreditar no Pai Natal, acabar de uma vez por todos com a conversa do populismo, e enfrentar a triste realidade: a cunha, o arranjinho e o amiguismo são a regra em Portugal. Não são a excepção.

  1. "o país tem gravíssimo problema com a corrupção, e que combatê-la deveria ser uma prioridade absoluta do Estado e da sociedade no seu todo", gargalhada enorme(!), a classe política portuguesa, parlamento e governo que deveriam dar o exemplo, são os primeiros a não combater a corrupção. A sensação de injustiça e impunidade é atroz face ao mau funcionamento da justiça e leis associadas. Todas as forças políticas vão no sentido de manter o atual Status Quo!
  2. Como 'e que alguem que se diz jornalista so agora e' que chegou a esta conclusao? Sera' so pura incompetencia de JM Tavares? Ou sera' que o homem e' vesgo e so' ve para um lado. E' que 'e vesgo dos 2 olhos tanto na politica como no futebol. Se calhar foi o tal choque com a realidade que Tavares tanto falou. Mas isto de fazer jornalismo de ecomenda da' nestes choques contra a parede.
    1. A iliteracia continua em baixo: esta é uma coluna de opinião, não jornalística.
    2. Errata: a iliteracia continua em alta
    3. Incompetente
        Barracão nº 33 
      Encomende lá um teclado em português porque a má escrita dificulta a leitura de comentários já por si sem qualquer nexo ou coerência.
    4. Caro Tripeiro, sempre um exemplo de boa educacao chamar iletrados aos outros, foi pena o teclado fugir-lhe para a verdade. JMT supostamente 'e jornalista, trabalha num jornal e 'e comentador. Eu sei que na sua cabeca tudo esta' tudo compartimentado e esses compartimentos sao estanques.
  3. Javali
      Javali profissional 
    O mais engraçado de tudo é que as pessoas julgam "eles" como não sendo do povo. Os políticos e os juízes, os eles, são parte do povo antes de irem para a política e justiça e são parte do povo quando saem da política e justiça. Dizer que os políticos e juízes são corruptos e o povo não o é, é uma risada! A corrupção que se vê na política faz parte do povo português, em que todos conhecem uma oficina que vende sem factura, em que pedem tentam sempre fugir ao fisco, em que são os maiores contribuidores do mercado paralelo enquanto se queixam dos impostos que pagam. Portugal é composto de um povo corrupto que gosta de corruptos e tão cedo isso não vai mudar.
    1. Os politicos sao a imagem do povo que os elege.
  4. Nao quer tambem adicionar o caso Frasquilho 'a sua lista? Mesmo ontem foi noticia no Publico e este Frasquilho esta' envolvido num caso de transferencias ocultas e pagamentos feitos pela Espírito Santo Enterprises entre 2009 e 2011 ao seu pai, à sua mãe e ao seu irmão com um acerto de contas de dívidas que ele tinha com os seus familiares. Mas não explica porque isso foi feito através de uma offshore. Nem se estes rendimentos foram declarados pelo BES ao fisco. Tambem era pedagogica aqueles que se dizem socialistas tambem criticarem o PSD e deixarem-se de um samaritanismo que nem no entroncamento se encontra tal fenomeno.
    1. Podemos saber quem lhe paga e quando recebe para definir a agenda do JMT? Também gostava de arranjar um tacho assim.
    2. Ao Rangel iam-lhe pagar com um "emprego" na Universidade do Benfica, ao Socrates foi naquela empresa farmaceutica, ao Marques Mendes foi na Universidade Atlantica onde recebia 700 contos por mes, ao JMT se calhar no ordenado e arranjam-lhe mais uns tachos aqui e acola, ao Carlos Magno foi um tacho na Entidade Reguladora para a Comunicacao Social. Percebeu agora como funciona? Ou continua ingenuo?
  5. OldVic
      Vendo peças "Kamov" com desconto 
    “Já é hora de deixar de acreditar no Pai Natal, acabar de uma vez por todos com a conversa do populismo, e enfrentar a triste realidade: a cunha, o arranjinho e o amiguismo são a regra em Portugal. Não são a excepção”: só quando os portugueses perceberem que este é um dos factores principais do nosso subdesenvolvimento é que isto muda. Uma cultura de mérito garante que vencem os melhores e que a sociedade retira deles tudo o que podem dar; a cultura da cunha garante que vence quem não tiver escrúpulos e tiver compadres.
  6. ana cristina
      Lisboa et Orbi 
    totalmente de acordo. e sobre esse tema há uma função pedagógica ao mais alto nível do estado que não está a ser cumprida. quando o ministro das finanças pede bilhetes para ir à bola com o filho a um contribuinte com dividas ao estado e quando o primeiro-ministro diz que o ministro, faça o que fizer, está de pedra e cal. a coisa está de tal maneira instalada que a crítica é que é criticada. ainda vamos ver o Sócrates
    1. ana cristina
        Lisboa et Orbi 
      ....candidato do PS às presidenciais.
    2. Nao quer tambem adicionar o caso Frasquilho 'a sua lista? Mesmo ontem foi noticia no Publico e este Frasquilho esta' envolvido num caso de transferencias ocultas e pagamentos feitos pela Espírito Santo Enterprises entre 2009 e 2011 ao seu pai, à sua mãe e ao seu irmão com um acerto de contas de dívidas que ele tinha com os seus familiares. Mas não explica porque isso foi feito através de uma offshore. Nem se estes rendimentos foram declarados pelo BES ao fisco. Tambem era pedagogica aqueles que se dizem socialistas tambem criticarem o PSD e deixarem-se de um samaritanismo que nem no entroncamento se encontra tal fenomeno.
    3. Javali
        Javali profissional 
      Vieira evite comentários repetidos...
    4. Peco desculpa, o PC pregou-me uma partida. Obrigado.

Sem comentários: