terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

O prémio Mo Ibrahim foi para a Sra. Ellen Johnson Sirleaf da Libéria, primeira mulher a ser eleita presidente em África!

Ai está! Viva a Mulher Africana de coragem!
O prémio Mo Ibrahim foi para a Sra. Ellen Johnson Sirleaf da Libéria, primeira mulher a ser eleita presidente em África!
Estive lá, vi e testemunhei. Foi no primeiro mandato. Participei em todos os Conselhos de Ministro que ela dirigiu, desde que eu estivesse na Libéria. Composto quase todo ele de homens, exceto quatro mulheres, com a Presidente Ellen Johnson Sirleaf a cabeça, depois a Ministra das Finanças, Ministra da Justiça, e a Ministra do Comércio. O resto eram homens. A capacidade de liderança ia também nesta ordem. Aquelas quatro mulheres constituíam uma equipa de rivais, numa competição ferrenha para fazer o melhor para o povo martirizado da Libéria. E como elas comandavam aqueles homens! Era impressionante ver a elas em ação. Era como que fazer parte de uma longa metragem, com todos os dramas, tramas, intrigas, e emoções!
Fiquei até a meio do primeiro mandato dela. Sai quando tínhamos resolvido o problema da dívida Liberiana que não estava a ser paga havia mais de vinte anos! As pilhas já estavam a ficar descarregadas (mas ja tinha cumprido a missao). Foi o regime mais penalizador que passei na minha vida. Eram não menos de 18 horas por dia. A semana terminava as 18 horas de Sábado e começava 14 horas de Domingo depois de a Presidente e a Ministra voltarem da igreja. Eu e a Ministra das Finanças ficávamos no 9o andar do prédio mais alto da cidade e subíamos e descíamos três a quatro vezes por dia. Não havia elevador pois não havia eletricidade de rede e o gerador era tosco. Quando cheguei lá trabalhamos mais de seis meses para trazer para a cidade o primeiro gerador que deu para criar uma linha pública ao longo de meia dúzia de avenidas na cidade, depois de 25 anos sem o país ter energia de rede pública. As 23 horas eu saía do Ministério para casa e encontrava as crianças a fazerem TCP escolar (trabalho para casa) debaixo de postes de iluminação pública. Não tínhamos água (subia ao nosso 9º andar em baldes) nem internet em rede (não havia linhas telefónicas, mas tínhamos operadores de telemóveis que eram excelentes, nada comparado com o que ainda hoje temos aqui). Não havia estradas. A uma distância da cidade de Maputo para Xinavane ou Manhiça tinhas que ir de helicóptero das Nações Unidas. Nós voávamos, mas ela ia de carro, rasgando florestas, não sei como! Uma vez fomos para uma distância de cerca de 200km. Saímos a tarde. No dia seguinte ela tinha chegado de carro e estava a dirigir uma reunião connosco de manhã.
A minha grande angústia foi quando ela apareceu numa cerimonia conjunta com o “filho mais querido de Moçambique” a abrir uma sessão da Bolsa de Valores de Nova York em 2006. Um ato de promoção que constitui um privilégio único e que tem também um objetivo de encorajar as personalidades envolvidas a fazerem a coisa certa pelos seus países ou negócios. E já se viu. O nosso foi na direção contrária, legando-nos dois biliões de dólares de miséria. E ela deixou o legado que hoje o povo da Libéria celebra. Não poderia haver maior contraste: o que uma mulher de coragem e dignidade pode fazer para o seu povo, e o que os homens de ganância podem fazer! Ela “vendeu” o seu coração ao seu povo, mas quem pagou foi o Mo Ibrahim (e a posteriori, não por adiantado como o fazem os que penhoram as nossas riquezas naturaias ainda no sub-bsolo!). O outro penhorou a pátria a agiotas internacionais! Quem vai pagar?
Certamente que houve dificuldades sobretudo a partir do segundo mandato. A tentação de promover a família e alguns grupos parece ter começado a pesar. Mas o “cansaço” político não parece ter comprometido o legado. Eu assisti in-loco como ela resistiu a isso desde o princípio. Muitas vezes a pressão vem de quem te rodeia, alguns mesmo que parecem teus aliados, quando no fim estão lá para tirar benefício de estar próximo de ti, e deixar-te em maus lençóis.
Lembra-me o que o Presidente Kufour do Ghana me disse num encontro privado quando me convidou a ir “ajudar a tratar um assunto” da minha especialidade, também no seu primeiro mandato. Disse assim: “Meu filho [e quando começam assim já podes imaginar o que vem]… o poder é saboroso demais! Eu não sei aonde estarei daquí a cinco anos. Mas vou tentar fazer o meu melhor!” [Isto tornou fácil para mim pedir-lhe para retirar-me todas as escoltas e mordomias que ele tinha posto a minha volta como “guest of the President” e que me embaraçavam muito.] Anos depois voltei lá em outras missões, e vi sim que ele também estava a começar a ter “dificultardes” em controlar as pressões e a “doença” do poder.
Mas destas duas figuras eu sei duma coisa: eles tinham a consciência do problema, e como tinham o coração entregue aos seus povos, e não estavam no poder para se servirem eles próprios e aos seus, resistiram e em larga escala saíram-se bem. Tinham fibra! A matéria-prima necessária para fazer a coisa certa estava lá. E ambos transferiram o poder pacificamente e sem manobras dilatórias. O Ghana tem dado o exemplo da alternância pacífica em Africa, e nas recentes eleições em que constitucionalmente ela já não se podia candidatar, a Sra. Sirleaf até preferiu “silenciosamente apoiar” o George Wea (o famoso futebolista internacional), preterindo o Vice-Presidente dela e com isso assim frustrando o seu próprio partido, que perdeu as eleições e por isso a expulsou das suas fileiras algumas semanas atrás. As razões desse posicionamento dela só ela bem sabe.
Como eu disse na semana passada num meu post em que me referi a Presidente Sirleaf (sem saber que ia a caminho de ganhar o Premio Mo Ibrahim), o meu desespero tem sido que não tenho tido em Moçambique tal mulher de coragem, dignidade e coração “vendido” ao seu povo, a quem iria servir sem reservas!
Fátima Mimbire, aonde estarás em 2024?
Roberto Tibana
RJT-20180212
Ellen Johnson Sirleaf made history in Liberia but was also accused of corruption, writes Tamasin Ford.
bbc.com
LikeShow more reactions
52 Comments
Comments
LikeShow more reactions
22h
Kuyengany Produções Woman In Power Afirca
Manage
LikeShow more reactions
22h
Paulo Soares Gostei muito de ler estas memórias.
Como muitos outros escritos teus!
Um abraço que a distância não apaga!
Manage
LikeShow more reactions
22h
Antonio Langa Quero o livro das suas memórias autografado. Sei que deve estar na forja. Aguardo pacientemente.
Manage
Like
22h
Roberto Julio Tibana Nada disso meu caro Antonio Langa! Não há livro de memórias nenhum em forja. São coisas circunstanciais que de vez em quando me dá partilhar. Quem quiser memórias assinadas terá que coletar estes pedaços, andar com elas, e quando cruzar comigo e me pedir eu não me importarei de assinar. O Poeta Mor [José Craveirinha] que anda convenientemente esquecido a favor dos vivos que em vésperas de congressos e eleições têm o papel de exorcizar o partidão dos seus pecados quinquenais, diria que são conversas com ele próprio que algumas pessoas depois pensam que são editáveis – como disse numa entrevista a alguns anos recentemente radiodifundida numa estação estrangeira).
Manage
LikeShow more reactions
21h
Milene Jossinai Já tive oportunidade de conversar com o Dr Tibana, é uma biblioteca viva.
Espero um dia ter a coletânea das suas memórias.
Manage
LikeShow more reactions
21h
Roberto Julio Tibana Milene Jossinai se voce quer continuar minha amiga vai ter que deixar de me "bajular" e de falar dos nossos "segredos" em publico! Isso é perigoso! 🤣🤣
Manage
LikeShow more reactions
21hEdited
Nhamuche Nhamuche Alta biblioteca!
Manage
LikeShow more reactions
14h
Antonio Langa Quero o livro das suas memórias autografado. Sei que deve estar na forja. Aguardo pacientemente.
Manage
LikeShow more reactions
22h
Roberto Julio Tibana Nada disso meu caro Antonio Langa! Não há livro de memórias nenhum em forja. São coisas circunstanciais que de vez em quando me dá partilhar. Quem quiser memórias assinadas terá que coletar estes pedaços, andar com elas, e quando cruzar comigo e me pedir eu não me importarei de assinar. O Poeta Mor [José Craveirinha] que anda convenientemente esquecido a favor dos vivos que em vésperas de congressos e eleições têm o papel de exorcizar o partidão dos seus pecados quinquenais, diria que são conversas com ele próprio que algumas pessoas depois pensam que são editáveis – como disse numa entrevista a alguns anos recentemente radiodifundida numa estação estrangeira).
Manage
LikeShow more reactions
21h
Sic Spirou Testemunho de pessoa que viveu in loco é de se ter em conta.
Não fazia idéia do atraso tão gritante dum país com século de vida. Triste.
Manage
LikeShow more reactions
22h
Joaquim Manuel Estava para lhe convidar ao texto...pronto ca estas....hehehe
Manage
LikeShow more reactions
15h
Sic Spirou Heheheh estava atento e aprendi bastante aqui. Obrigado
Manage
LikeShow more reactions
13h
LikeShow more reactions
21h
FA HI Maulate Memórias, lições 🖎👌
Manage
LikeShow more reactions
20h
Cardoso Cita Testemunho de boas práticas apesar das dificuldades.
Manage
LikeShow more reactions
17h
Star Neves Sim senhor, valeu o prémio p essa grande mulher.
Manage
LikeShow more reactions
16h
Mahanguica Eduardo Que o exemplo sirva para os Gangsters da nossa perola do indico ou patria de herois...
Manage
LikeShow more reactions
15h
Hercílio Wa Ka Chinguvo Biblioteca !!adorei a memoria
Manage
LikeShow more reactions
15h
Óskar Ndzucula Mulheres destas precisam se em Moçambique....urgentemente
Manage
LikeShow more reactions
15h
Fatima Mimbire Quando chegarem, vocês nem vão ver, devido a cegueira da incredulidade.
Manage
LikeShow more reactions
15h
Óskar Ndzucula Particularmente já identifiquei algumas....só falta elas se libertarem dos paradigmas....e tomar a dianteira.... Fatima Mimbire é uma delas...kkk
Manage
LikeShow more reactions
15hEdited
Hermen Chicuamba Viva viva e viva
Manage
LikeShow more reactions
15h
LikeShow more reactions
15h
Heinrik Sam Paindane Um dia, um dia,... teremos lideres ousados e desligados das amarras corruptas e prontos a servirem o seu povo.
Manage
LikeShow more reactions
15h
Edgar Barroso Texto muito reconfortante. Ainda ontem estava a ler "críticas" ao prémio da Sirleaf, aqui no Facebook e por gente pretensamente informada como o Sic Spirou.
Manage
LikeShow more reactions
15h
Roberto Julio Tibana O Sic Spirou foi muito infeliz! E os argumentos dele não têm nada a ver. Ser doutorado não significa nem saber tudo nem ter o estofo político necessário para se sair bem o jogo político como o fez aqula Senhora. Muitos não sabem que ela fez tudo aquilo dirigindo um governo feito de retalhos de vários partidos políticos muitos deles representados no governo. E o grupo dela nem sequer tinha maioria nas duas câmaras do legislativo. E ambas câmaras eram controladas pelos acólitos do Charles Taylor que ainda assim queriam continuar o saque. Para passarmos o orçamento era uma ginástica que não se imagina aquí porwue eles tinham o poder de o virar como quisessem. E entretanto ela fez tudo na lei! E para estar dentro da lei até deixou de fazer coisas que eram necessárias para o povo liberiano. Tudo para unir a todos, criar harmonia e crença na lei e poder das instuições. Tudo era negociado mesmo com aqueles que antes a tinham encarcerado. Ela chegou ao fim do mandato com popularidade para ir ao segundo sem precisar de fraude. E depois teve a Ebola! De quê que o Sic Spiro está a falar?! Aprende-se em alguma universidade isso?
Manage
LikeShow more reactions
14h
Domus Oikos O jovem foi infeliz mas apraz o facto só de interessar-se por aquilo que os outros não. Aprende-se.
Obrigado por este post Roberto Julio Tibana congratulation
Manage
LikeShow more reactions
12hEdited
Sic Spirou Penso que o Domus entendeu em parte o que eu quis levantar no meu post.
Quais os critérios que se levam em conta pra o prêmio ? Tendo em contacto repito, o discurso do Weah sobre a economia de rastos (não há dinheiro pra isto e aquilo ), tendo em conta o que o ilustre Tibana disse, que o bicho do nepotismo começava a assolar a ex presidente, pergunto isso tudo foi levado em conta ? Ou querem apenas premiar a pessoa e não os seus feitos e defeitos?
Reitero ainda que levo em conta a experiência que o ilustre Tibana traz sobre os feitos dela na administração dela, não deve ser fácil logo pra uma mulher...em África ! Mas não se pode ignorar o essencial aqui; o povo continua na miséria e quem é agraciado é ela (reitero que não é pouco o que se diz ela ter feito). Mas dizia eu,o povo esfomeado não olha pra esses ganhos e fica feliz.
E reiterando novamente ; o Mo Ibrahim com o seu prêmio quer me parecer que tem como objectivo incentivar os líderes a largarem mais o poder do que premiar a boa governação "lactu sensu".
E sim não sou tão informado oh Edgar. Nem sou aprendiz, sou mesmo curioso. Ou isto é academia? Kkkkk eish
Manage
LikeShow more reactions
12h
Domus Oikos Sic Spirou em academia a humildade é muito enriquecedor.
Manage
LikeShow more reactions
12h
Sic Spirou Vivendo e aprendendo com ilustre como vossas excelências. Obrigado pelo puxão de orelhas.
Manage
LikeShow more reactions
12h
Joacheim Tembe Vc Edgar Barroso nao percebeu o alcance do comentario ou questionamento do Sic Spirou. É natural. Se fores reles perceberás que o foco não é a Sirleaf. Va-lá leia de novo.
Parabens Roberto Julio Tibana por tão eloquente sumula do exercicio da Ex-Presidente.
Manage
LikeShow more reactions
5h
Maia Anussa Cassimo Abasse Estava a que pensando o prêmio Mo Ibrahim a atribuído ao nosso antigo estadista "Chissano" se fazia sentido naquele altura em comparação...... memórias do Roberto Julio Tibana homenageando a Sr. Ellen Johnson Sirleaf da Libéria
Manage
LikeShow more reactions
15hEdited
Pedro Nhassengo Vamos levar, ainda, muito tempo para termos pessoas assim no nosso país, por causa de compromissos assumidos desde nachingweia até aos nossos tempos. Precisamos de mudar a geração toda...
Manage
LikeShow more reactions
15h
Bone Waka Subscrevo também... E que compromissos nem que pra isso sacrifiquem se vidas.
Manage
LikeShow more reactions
13h
Heelio Sive Marcos Subscrevo Pedro Nhassengo.
Manage
LikeShow more reactions
14h
Roberto Matusse Boa analise comparativa. Uns fazem pelo seu povo, deixando um legado de invejar, outros chegam ao poder pra dele se beneficiarem e deixar um legado que atormenta e aliena a patria e o povo. Pois é! Mo Ibrahim, de cego nada tem. A eleita fez a diferença. Os meus parabens.
Manage
LikeShow more reactions
14h
Antoninos Intimane A ministra no 9no andar, batendo Escadas 3 vezes ao dia? Crianças fazendo TPC na iluminação pública "postes"!
São exemplos a reter e refletir...
Manage
LikeShow more reactions
14h
Adam Leba Obrigado por partilhar algumas das sua memórias... Pode ajudar a acordar algumas almas... sobretudo aquelas que “seguem” sem questionar... que são levadas pelo vento... como se diz por cá
Manage
LikeShow more reactions
14h
Munguambe Nietzsche Concordo com a distinção
Manage
LikeShow more reactions
14h
Vicente Cossa Distinção merecida. Parabéns Dr. por nos clarificar a escolha para o prémio. Realmente é uma mulher de fibra.
Manage
LikeShow more reactions
14h
LikeShow more reactions
14h
Fatima Noronha Mo Ibraimo merecido
Parabéns
Manage
LikeShow more reactions
13h
Lucia Mandlate Uma leitura matinal muito boa. Fatima Mimbire eis a questão onde estarás em 2024.
Manage
LikeShow more reactions
13h
Álvaro Xerinda Que tal uma candidatura para PR em 2018?
Manage
LikeShow more reactions
4h
Neil Cole She may have deserved the Nobel Prize, but certainly not the Mo Ibrahim Award. Under her presidency the health, education and several good governance indicators collapsed.
Manage
LikeShow more reactions
13h
Roberto Julio Tibana SORRY Neil Cole!... tell us what is your baseline! Taylor's? Come on! Shame on you! And how does her legacy compare with South Africa today where there was no Ebola! And she was not "recalled" and certainly did not preside to state capture! Sorry Neil Cole! Give her credit or shut up!
Manage
LikeShow more reactions
11h
Roberto Julio Tibana And thanks for reminding us (even if with your grudge!) that this is on top of her Nobel Peace Prize!
Manage
LikeShow more reactions
9hEdited
Neil Cole I see that your excellent IMF training has limited your ability to debate an opposing view, which is rather sad
Manage
LikeShow more reactions
8h
Raúl Salomão Jamisse Preferia que o RJT abrisse uma página para deixar esses escritos intactos...boas lições e boas memórias porém, o seu potencial aqui na terra da gente não tem "acolhedores" ou simplesmente não "precisamos" de seus préstimos?
Manage
LikeShow more reactions
13h
Roberto Julio Tibana Meu amigo Raúl Salomão Jamisse, não conhece aquele ditado que diz "Anjos da terra nunca fazem milagres"? Mas isso não nos deve preocupar. E a mim nesta fase da minha vida já não me preocupa. Na juventude adulta, voltando de Oxford com o meu doutoramento, e com tudo o que havia feito antes (formalmente comecei a trabalhar aos dezoito anos), e a ser preterido a favour de acéfalos (e muitas vezes por esses acéfalos, alguns dos quais haviam sido meus estudantes que passaram pela nota mínima), cheguei a ficar desempregado por seis meses até ser tirado daquí para o Ghana pelos meus supervisores...)! Aquilo foi uma tortura! E depois aqueal gana de jovem que quer ser reconhecido, e os outros a gozarem contigo... foi uma travessia do deserto! Mas BOY! Que oportunidade e ensinamentos isso me deu!. Aconselho a todos os jovens a lutarem e fazer o melhor mas sem essas ansiedades. Obrigado e um abraço!
Manage
LikeShow more reactions
11h
Raúl Salomão Jamisse É uma pena...quem perde nisso somos todos nós e alavancamos outros com ideias que podiam bem servir aqui. A questao dos umbigos lixa todo o resto.
Manage
LikeShow more reactions
11h
Issufo Issufo Penso que reconhem valor e a experiência de RJT. O que não reconhecem é a cor dos seus ideais e da sua visão. Neste país que não tem ideais avermelhados e micose umbilical é anti patriota, possui um elevado défice de auto estima e não serve os "interesses da nação.
Manage
LikeShow more reactions
10h
Savage Thomas Sankara Rich Memórias e analises brilhantes. Obrigado pela partilha professor RJT. Isto sera util para ajudar na reflexao sobre a minha possivel escolha eleitoral nos proximos pleitos.

E esta de Parabéns esta grande mulher que mereceu o Mo Ibrahim!
Manage
LikeShow more reactions
13h
Edson Manuel Cussangiua Parabéns pelo trabalho e pelo prémio a Presidente Ellen Jhonson. Um grande exemplo a seguir.
Manage
LikeShow more reactions
12h
Rrg Magaia Justo e bem merecido o prémio
Manage
LikeShow more reactions
12h
Roberto Julio Tibana Meu amigo Raúl Salomão Jamisse, não conhece aquele ditado que diz "Anjos da terra nunca fazem milagres"? Mas isso não nos deve preocupar. E a mim nesta fase da minha vida já não me preocupa. Na juventude adulta, voltando de Oxford com o meu doutoramento, e com tudo o que havia feito antes (formalmente comecei a trabalhar aos dezoito anos), e a ser preterido a favour de acéfalos (e muitas vezes por esses acéfalos, alguns dos quais haviam sido meus estudantes que passaram pela nota mínima), cheguei a ficar desempregado por seis meses até ser tirado daquí para o Ghana pelos meus supervisores...)! Aquilo foi uma tortura! E depois aqueal gana de jovem que quer ser reconhecido, e os outros a gozarem contigo... foi uma travessia do deserto! Mas BOY! Que oportunidade e ensinamentos isso me deu!. Aconselho a todos os jovens a lutarem e fazer o melhor mas sem essas ansiedades. Obrigado e um abraço!
Manage
LikeShow more reactions
12h
LikeShow more reactions
12h
Joao Ferrao Esta acabou o seu mandato e nem se discutiu alguma possuibilidade de renovar, mudar constituicao ou outras artimanhas para se manter no poleiro.
Manage
LikeShow more reactions
12h
Xavier Jorge Uamba Parabéns, foi uma premiação acertada.
Manage
LikeShow more reactions
11h
Luciano Justino Chemane Pelo menos temos uma luz no fundo do túnel, e a Fátima da nós essa esperança de que existe mulheres de fibra dispostas a servir o povo.
Manage
LikeShow more reactions
11h
John Wetela Viva esta pelo menos demostrou.
Manage
LikeShow more reactions
10h
Abrantes Nelson Novais Bem hajam Homens & Mulheres presidenciáveis k tem a mente e o coração pra bem fazer do seu Povo não das Mordomias e contas Pessoais,usurpadores do bem Público
Manage
LikeShow more reactions
9h
Victor Fazenda Uma Presidente que apoia um candidato que ela derrotou, hoje adversario Partidário deve ter crença libertária e dos ideiais do novo Presidente. Não há duvidas que a Presidente Ellen tropeçou, mas muito fez pelo seu povo. Está de Parabens ela, está de parabens também Dr Tibana que apoiou ao mais alto nível a edificação de uma nação e estamos como moçambicano sinto-me bastante orgulhado. É pena, muita pena que apesar das ideias serem bastante caras em todo mundo, dr Tibana faz questão de dar isto de borla, mas estes tipos cortaram as orelhas e preferem egoisticamente trabalhar por si só!
Manage
LikeShow more reactions
9h
Helio Banze Interessante!!
Manage
LikeShow more reactions
8h
Silvestre Chiuone Malate Obrigado por nos deixar mais para dentro acerca da personalidade da laureada, Roberto Julio Tibana.

Com essa de "filho mais querido de Moçambique veja se alguns não se confundem ainda que, pelo período e pelo evento, se possa descartar essa possibilidade!
Manage
LikeShow more reactions
6hEdited
Esperança Machavela Parabéns Presidente Ellen Johnson Sirleaf. Prémio merecido, um exemplo para as lideranças africanas uma referência para a mulher africana. Bravo, Dr. Tibana, pelo texto.
Manage
LikeShow more reactions
7h
Gabriel Munguambe prémio merecido
Manage
LikeShow more reactions
7h
José Jaime Macuane Depois de um interregno sem premiar a ninguém, é refrescante ter uma mulher de coragem a receber o prémio. Roberto Roberto Julio Tibana, deve ter sido uma grande experiência trabalhar nas condições que descreve na Libéria e com estas duas personalidades.
Manage
LikeShow more reactions
6h
Roberto Julio Tibana José Jaime Macuane, foi sim um privilégio e uma experiência muito formativa para mim. Abraço.
Manage
LikeShow more reactions
6h
Paulino Manuel por teres partilhado muito obrigado
Manage
LikeShow more reactions
2h
Álvaro Xerinda Esta de parabens pelo premio merecido
Manage
LikeShow more reactions
4h
João Barros Muito bom, Professor!
Manage
LikeShow more reactions
3h
Sarmento Abel Sande Wow. Congatulations Mrs.President Sirleaf for that achievement.
Manage
LikeShow more reactions
2h
Dercio Cumaio Roberto Júlio Tibana dá para sentir na escrita o quão emocionante e comovente foi para ti a passagem pela Libéria. Espero que um dia Deus e os homens te dêem oportunidade de reviver a mesma experiência em solo pátrio.
Manage
LikeShow more reactions
1h
Ana Santos Aliás, elas já existem mesmo mas a cegueira é tão grande que não permite visualiza las , infelizmente. A visão depende do interesse e vice versa.
Manage
LikeShow more reactions
32m

Sem comentários: