sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Mudança da hora tem os dias contados?

Parlamento Europeu questionou necessidade de adiantar e atrasar relógios e convidou a Comissão Europeia a estudar os efeitos da mudança
Os deputados do Parlamento Europeu pediram uma "avaliação pormenorizada" sobre a necessidade da mudança da hora, ou seja, de todos os anos adiantarmos e atrasarmos os relógios para o horário de inverno e horário de verão.
Desde 1996 que a mudança de hora é coordenada pela União Europeia, com todos os estados-membros a adiantarem os relógios no último domingo de março e a recuarem para o horário de inverno no último domingo de outubro.
A moção foi aprovada na quinta-feira depois de a ideia ter sido lançada pela Finlândia, que tem a capital mais norte da União Europeia, e pediu à UE para acabar com esta tradição.
Os críticos do sistema dizem que pode causar problemas de saúde a longo prazo, especialmente nas crianças pequenas e nos idosos, e apontaram para estudos que indicam que a mudança da hora tem impacto no sono e até na produtividade no trabalho.
Por outro lado, os adeptos da mudança da hora dizem que amanhecer mais cedo no inverno e ter luz solar até mais tarde no verão pode ajudar a reduzir os acidentes de trânsito e a poupar energia.
Em Estrasburgo, o Parlamento Europeu aprovou a moção por 384 votos contra 153, convidando a Comissão Europeia a estudar os efeitos da mudança e, se necessário, elaborar um plano de revisão. A Comissão, pelo seu lado, não se mostrou entusiasmada com a ideia, com a comissária eslovena Violeta Bulc a lembrar que se uns mudarem e outros não será problemático para o mercado único.
No resto do mundo, países como os Estados Unidos também mantém a tradição da mudança da hora, um hábito que começou no início do século passado, associado ao racionamento de energia na I Guerra Mundial.
Jose de Sa · 
A mudança de hora, praticada em todo o Mundo desde há um século, visa poupar energia, maximizando o uso da luz natural durante o horário de trabalho. Claro que quem não trabalha nunca reparou nisso...
A questão é que o consumo de energia em iluminação é hoje uma parte ínfima do consumo total (segundo um estudo americano recente a poupança anual é só de 0,03%), pelo que os propósitos iniciais poderão estar ultrapassados.
Pessoalmente, no entanto, gosto das longas tardes do Verão...
GostoResponder1212 h
Bárbara Silva
Isto foi sem sumo no fundo
GostoResponder19 h
Nuno Pestana · 
A mudança da hora não é praticada em todo o mundo. Há muitos países que não mudam a hora. Nos países tropicais nem faz grande sentido, dado que a duração dos dias e das noites não varia muito ao longo do ano
GostoResponder3 h
José Matias
Dos 195 países que existem no planeta, apenas 82 mudam a hora. Vejamos pois os que não mudam. A Rússia deixou de mudar em 2010 por terem chegado à conclusão que tinha mais inconvenientes que vantagens (Deve ser por falta de matemáticos). A Ucrânia também deixou de mudar em 2010, mas quando mudou de dono, passou a mudar outra vez. O Brasil muda nos estados a sul, mas não muda nos 17 estados a norte e nordeste. Na Venezuela, a norte do Brasil e por cima da linha do equador, Hugo Chavez deu uma de intelectual com mudanças de meia hora. No Egipto houve uma votação em 2011, 80% votaram contra a mudança. Em 2014, o governo pró-americano passou a mudar 4 vezes por ano. A China e a Índia não mudam a hora pura e simplesmente e mantêm o mesmo fuso horário no interior dos seus países. Deve ser falta de matemáticos e computadores. Um dos países do mundo mais carenciados em energia, o Japão, não muda a hora. Deve ser falta de computadores. Na Austrália, quatro estados mudam, nos outros dois tiveram o azar de fazer 4 referendos e a resposta é sempre não. Em Portugal, os políticos da primeira república quiseram dar uma de intelectuais e mudaram em 1916. A partir daí, por portarias era determinado as data de mudança com algumas interrupções como por exemplo de 1969 a 1975. A partir de 1997 como marioneta do Parlamento Europeu, Portugal abana o rabo e faz o que lhe mandam. A melhor anedota vem de Espanha, onde o meridiano de Greenwich passa entre Zaragoza e Lérida, mais próximo de Lérida, assinalado na AP2 (autopista del Ebro). Mas a Espanha continua à hora de Berlim para que Franco e Hitler estejam à mesma hora a namorar no Inferno. E os franquistas não mudam. E por cá já tivemos um caceteiro do MRPumPum que também nos pôs à hora de Berlim…
GostoResponder1610 h
Manuel Milhano · 
Trabalha na Empresa Reformou-se
Gostei da informação e os comentários na muche!!!
GostoResponder19 h
Jose Saraiva
Ah, o tempo, esse grande... amigo/inimigo/professor/parceiro. Por exemplo, nos EUA, no Arizona, a reserva dos Navajo, que ocupa uma área substancial, usa uma hora diferente do resto do estado...
GostoResponder7 h
Nuno Pestana · 
Falta de computadores no Japão?? Você tem cada uma
GostoResponder3 h
Nuno Pestana · 
Jose Saraiva Nos EUA as horas não têm a ver com os estados. Há muitos estados que têm 2 fusos horários
GostoResponder3 h
Jota Esse
Da hora que eu gostava mais, era quando a brilhante mente do Cavaco decidiu acertar os relógios pela hora da Europa Central. No verão era porreiro almoçar nas calmas, pegar no carro por volta das 15 horas e ir até à Caparica, ficar na praia até depois das 21:30 e ainda vir a tempo de ver o pôr-do-sol em cima da Ponte 25 de Abril.
Melhor que isto, só mesmo o Cavaco ter trincado a fava do bolo rei e partido a dentadura. eheheheheh
GostoResponder310 h
Jose Alves · 
se bem me lembro ja havia no tempo de salazar depois houve uns anos que parou e entao depois de 78 ano em que eu imigrei para o canada . aqui tambem no canada no se mudava e ja uns anos atraz mudam ...para mim nao faz diferencia mas politicos dizem que ha mais economia sera ou nao nao sei ..eu acho que e chato ter que mudar horas ..e no fim vem tudo ao mesmo?..........
GostoResponder212 h
Alvaro Reis · 
Trabalha na Empresa Reformou-se
Aline Martins Você também?
Responder19 h
Fernando Ranito · 
Qualquer dia estes "gajos" até determinam o núnero de vezes que podemos ir ao cinema!!! Não terã memmo mais nada que fazer?. Se não têm, fechem as portas e vão paracasa sosegado e deixei-nos a nós também sossegado!!! Que descaramento!!!
GostoResponder15 h
Angela Correia · 
Acabemos com estas mesquinhices de atrasa e adianta relógios parece de pais de 3° mundo. Isso de causar efeitos à Daude é utopia. O que causa bins efeitos à saúde são os bons hábitos e educação de vida. Se formos a ver faz tudo mal, o que se come o que se respira a firma de trabalho turnos ou não a falta de horas dormidas, o stress da própria vida que se vive em casa e no trabalho.Estabeleçam um horário em que o relógio deite o Sol mais tard, para as pessoas viverem felizes e não deprimudas com escuridão cêdo!!! Estamos num presente e futuro de novas tecnologias.
GostoResponder7 h
Manuel Santos · 
bins ou bens? firm de trabalho ou forma? deprimudas ou deprimidas? desculpe o reparo mas nós que criticamos os jornalistas temos que ter um pouco de atenção, aos erros.
Responder4 h
Manuel Santos · 
No mandato do Cavaco, á hora de Verão ainda acrescentou, mais 1 hora uma barbaridade, a hora de Verão será o horario ideal, quanto a poupar eletricidade o que é preciso, é ir ajustando o ligar da luz na via pública ao nascer e põr do Sol.
GostoResponder4 h
Luis Filipe Almeida Conceiçao · 
A mudança da hora foi um acto de submição do Paises, á C:E:E, pois só os Paises do Norte é que deviam coordenar a sua hora pois a latitude a que estão sujeitos a isso os obriga,por causa da coordenação da luz solar em relação ao relogio. Os Paises do centro da Europa e do Sul, não precisam nada disso, eu quando miudo e a hora não era alterado vivia mais tranquilo, nem sequer é por uma questão de economia de consumo de energia electrica, foi uma questão de submição ao Parlamento Europeu, pois os politicos de cada País comeram tudo, o que lhe impuseram, mas não são eles que mandam nem na comissão nem no Parlamento e eles sabem isso.oh
GostoResponder313 hEditado
José Ramos · 
Não seja idiota. Já nos tempos de Salazar havia mudança de hora. Aliás, há mudança de hora em Cuba, por exemplo, precisamente nas mesmas datas em que muda na Europa. Não será, certamente, por esse país estar submetido "à CEE" ou por ficar "no Norte".
Responder713 h
Jorge Simoes
José Ramos, idiota é voce, por recorrer ao insulto, sobre quem nao tem a mesma opiniao que advoga. Espero que seja um continuo, e nao um "professor" pago pelos meus impostos.
Responder111 h
Nuno Garcia
Concordo que não havia necessidade de chamar "idiota" à pessoa, mas a afirmação feita é, essa sim, completamente idiota. A mudança de hora não tem nada a ver com "submissões" a coisa nehuma. É uma prática que visa maximizar o uso de luz natural, e já era praticada ainda antes de se pensar sequer em CEE.
Responder11 h
Jota Esse
Pois eu já tenho uns anitos de vida e, salvo uma época muito breve em que a hora não mudava, lembro-me da mudança da hora, muito antes da entrada na CEE. Portanto, a diferença entre nós dois, não deve ser a idade. É que eu ainda não sofro de Alzheimer. eheheheh
GostoResponder110 h
Alvaro Reis · 
Trabalha na Empresa Reformou-se
Os políticos de cada país, como diz, não comeram tudo, fizeram a comida. A directiva que estabalece as mudanças horárias foi adoptada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE, pelo que os ministros votaram a favor da medida. Seria feio se sacudissem a água do capote.
GostoResponder9 h
Fernando Pereira · 
... pois, eu acho que devíamos ter o tempo de verão o ano todo! É tão agradável ir de sapatinho leve para o trabalho, naão ter que levar casaco ou camisola, não nos preocuparmos com o guarda chuva ...
Quem não adora o verão? Pronto para fazer a vontade de alguns, apenas abandonamos o inverno , ficamos só com a prima Vera, o verão e um pouquinho do outono. Mal o tempo comece a ficar menos agradável, ordena-se por decreto lei a vinda da prima Vera e voltamos todos a estar felizes da vida. Ai é que se poupava na conta da energia. 
GostoResponder6 h
Nuno Pestana · 
Quanto ao guarda chuva, deixe estar que não é pela hora estar mais atrasada ou adiantada que chove ou deixa de chover
Responder3 h
Duarte Ferreira · 
Jornalista na empresa Rossigest
Mais um disparate da UE!Durante um governo Cavaco,de triste memória,o sistema já foi experimentado...sem êxito!Sejam úteis estudem e resolvam os problemas ,e são muitos,da UE e deixem-se de lamechices...Justifiquem o dinheiro que os contribuintes vos pagam ...
GostoResponder8 h
Nuno Pestana · 
O Cavaco adiantou 1 hora à hora de verão e à de inverno, não acabou com a mudança da hora
Responder3 h
Paulo Marques · 
Ontem já era tarde... se é por causa das crianças irem para a escola com luz n tem sentido depois saírem de noite... ficava o horário de verão e n se mexia. Acho q seria mais produtivo para todos e menos ansiloticos para alguns. 🤗🤗🤗
GostoResponder9 hEditado
Tiago Viegas
Acho que não faz sentido nenhum andar todos os anos a atrasar e a adiantar o relógio 1h. Fazendo uma hora média não irá fazer diferença nenhuma na vida das pessoas.
GostoResponder9 h
Manualito Braga
No fim de contas, a mudansa de hora segundo rezam as professias, foi instaurada apenas para economias de energia. O que é completamente falso.
Porque se não se gasta mais á noite, gasta-se de manhâ , ou vice-versa
Pelo contrário não é bom para os organismos, quer dos animais irracionais como dos os racionais.
Mas, como neste mundo os políticos andam todos tontos, penso que deviam ser os cientistas que deviam governar. Afim de descobrirem a doença do iguísmo e da corrupção.
GostoResponder9 h
Jose Palma Andres · 
Uma questão a 10 euros ! E já perguntaram aos países nórdicos o que eles pensam? E a hora de inverno não é prejudicial também? E se o PE se preocupasse com problemas sérios?
GostoResponder6 h
Nuno Pestana · 
Foi um país nórdico que propôs o fim da mudança - a Finlândia
Responder3 h
Jose Palma Andres · 
Nuno Pestana deputado de origem de país nordico.Quem representa o Estado são os Governos que não querem mudar
Responder1 h
Maria Teixeira · 
Na minha opinião eu acho que não devia haver alteração da hora, ficar sempre igual todo o ano.
GostoResponder513 h
Lucindo Montrond
Quem me dera que esse desiderato se tornasse realidade o mais cedo possível. É incompreensível que em nome de alguma poupança de energia – cujos resultados são pouco óbvios e bastante discutíveis – nós sejamos obrigados a uma verdadeira dessincronia com o nosso biorritmo biológico e estarmos “desacertados” com os ritmos da nossa própria natureza. Só espero que a pressão economicista não inviabilize que esta proposta da chamada hora de verão seja mandada às urtigas.
GostoResponder213 hEditado
José Agante Ferreira · 
Muito bem! A hora de verão está errada mais de duas horas em relação à hora solar. Nem nunca deveria ter existido!
GostoResponder10 h
Josef Casanova
Tudo uma tetra a hora mudar deveriam acabar com esta hipocrisia que se poupa mais só transtorno mais nada
GostoResponder10 h
Fernando Marques · 
Mecher na hora porquê?
É as magias do plim.......
Querem. porque são heróis; (matemátcos/cientistas).
GostoResponder8 h
Tony Silva · 
Trabalha na Empresa Pais sem emprego
E que tal adiantar somente Meia-Hora em relação à atual hora de inverno e ser essa a unica ? Isso é que era uma lição ao resto da Europa !
GostoResponder5 h
Sérgio Neves
Dizer que aumenta os acidentes na estrada não mudando a hora ...para mim penço que é um absurdo.

com a minha experiencia na estrada posso bem diselo.

No que diz respeito aos animais ,ainda pior.
A hora de comer dos animais ,(mudando-a )estrangola tudo
Saindo dos animais para as crianças,....muito pior.
GostoResponder5 h
Julia Wallers · 
Não vejo qualquer interesse em mudar as horas,
GostoResponder313 h
Augusto Martins · 
Que fiquemos com o horário de Verão, que é o melhor para todos e não se fala mais nisso!
GostoResponder18 h
Eduardo Dias · 
A hora de verão é otima
GostoResponder10 h
Augusto Martins · 
Que fiquemos com o horário de Verão e não se fala mais nisso!
GostoResponder8 h
Zibelino Prudencio
Só uma pergunta.....e qual é a hora correcta?
GostoResponder6 h
Nuno Pestana · 
É a de Moscovo... Adiantamos os relógios 3 horas
Responder3 h
Augusto Martins · 
Que fiquemos com o horário de Verão e não se fala mais nisso!
GostoResponder8 h

Sem comentários: