terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

1.500.000,00 MT DA HIDROELÉTRICA DE CAHORA BASSA SÃO DESVIADOS DIARIAMENTE NA ÁFRICA DO SUL

BREAKING NEWS!
1.500.000,00 MT DA HIDROELÉTRICA DE CAHORA BASSA SÃO DESVIADOS DIARIAMENTE NA ÁFRICA DO SUL
Dados em nosso poder indicam que 60% dos lucros da Energia de HCB vendida na Republica da Africa de Sul sao desviados por nomes sonantes do partido frelimo.
De acordo com fontes mais proximas, diariamente a companhia electica sul africana tem drenado mais de 2 milhoes e meio de Meticais, contudo, parte desse valor vai paras as contas fornecidas pelo partido cujos nomes iremos oportunamente anunciar.
O dinheiro saqueado tem sido transferido 30 dias depois, para contas bancarias obscuras abertas na China e America latina.
O roubo do dinheiro de HCB tambem acontece com a energia vendida no Zimbabue, Botsuana, Malawi, Lesotho, etc.
Um jornalista na RSA lamentou e disse que a HCB gera muita electicidade e com esta capacidade se nao fosse o desvio de sua renda e lucros, de certa forma contribuiria com mais de 30% do PIB Mozambicano, fundo tao suficiente capaz de reduzir a dependencia externa, edificar e melhorar mais infraestruturas para o bem estar do povo. "Quando visitei Moz, deparei me com tanto subdesenvolvimento pois, admirei ao notar que so tem estradas degradas, nao tem edificios escolares de raiz, nao tem casas para polulaçao, nao tem fabrica de automoveis (apenas importa os de segunda mao), tem baixos salarios, etc, entrretanto o pais tem muita fonte de dinheiro que so serve para minoria satisfazer seus caprichos e beneficiar os bancos externos" fim de citaçao.
Be Focus
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Unay Cambuma Estes cães só a bala mesmo! 

Agora percebe se quem de facto vai comprar os 7,5% da Cahora Bassa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Gracio Banze Sera k aki em Moz nao ha nada de bom que se pode publicar, sempre publica se escândalos. Vamos tambem enaltecer os bons feitos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder37 min
Unay Cambuma Me envie esse bom
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder22 min
Herminio Mussane Mussane quem ama dinheiro de dinheiro morrerà. mas serà k em moz ñ temos leis que condenem esses mbavas? haaa mas tambem eles é que criam as leis e ratificam.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Regalado Onofre Nem próprios, de Tete são benificidos, tudo é levado para Maputo, nas construções de pontes 🌉 e outros objectos clandistinos.
Gerir
Responder6 min
Ana Maria Faias Nós temos que nos ouvir a nós mesmos e agir o mais rapido possivel...eles nao têm nada a perder....
Gerir
Responder57 min
Rocha Anibal Gracio!!! Achas que uma pessoa saudável deve ir ao hospital??? Então se estas consumido de politiquisse e a sua mente inibida pelo fanatismo a certo partido; saiba que vence que tem a maioria; por isso entre o bem e o mal no nosso país, vem o mal por isso fala se mais dele fique enaltecer uma goda de bem num oceano de males! Percebes???
Gerir
Responder23 min
Juvencia Tovela Esse país enerva porque é governado por gente que nao é gente
Gerir
Responder1 h
José Nbeua confirma lá isso!?
Gerir
Responder1 h
Amusi Nivekele Minha voZ nao chega na ponta vermelha
Gerir
Responder1 h
Mateus Victor Zeca HEEEE O CERTO AQUI PASSOU A SER ERRADO. Tants roubos e ninguem faz nada... Onde vamos desse jeito?
Gerir
Responder1 h
Bernard O Cafetero Cafetero Preciso de armas de fogo eid criar guerra
Gerir
Responder1 h
Edson Costa Publica, essa lista mano, queremos ver se sao os mesmos ou nao.
Gerir
Responder30 min
A Carlos Garcia Este é país é covil de exterminadores....
Gerir
Responder1 h
David Cameron Griffith São muanambwas mesmo
Gerir
Responder1 h
Justino Juliao Mizewa O país precisa de uma guerra sangrenta pra acabar com esses problemas
Gerir
Responder14 min
Dorps Patrick Quem vai ouvir este grito de socorro!

África do Sul pilha Moçambique
(I)
Os governos de Moçambique, conduzido pelo partido Frelimo, e da África do Sul, sob a direcção do Congresso Nacional Africano, ANC, estão a afundar, de forma bastante grave e injusta, a economia de Moçambique ao manterem uma simbólica tarifa de compra e venda da corrente eléctrica produzida pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa, HCB, à ESKOM, empresa sul-africana de produção e distribuição de energia eléctrica, na terra do rand.
A ESKOM continua a comprar a nossa electricidade da HCB pelo mesmo preço de 1982, tempo em que o rand sul-africano se equiparava (1U$D=1,09Rand) ao dolar americano. Nos dias que correm, um dólar americano está para 12.16 randes sul-africanos e a tabela do preço de venda da corrente eléctrica à ESKOM ainda mantém-se invariável, por motivos desconhecidos pela maioria dos moçambicanos.
O novo acordo de fornecimento de eletricidade, de 2007, a ESKOM compra a energia da HCB a 0,1256 randes por KW/h. Este valor já era um absurdo em 2007, considerando os níveis de preço da energia produzida na África do Sul e no Mundo. Os preços médios estão a 32 cêntimos do dolar na Alemanha, 20 cêntimos na França, 16 cêntimos no Brasil e 14 cêntimos na Rússia, enquanto a ESKOM compra à HCB por 0,1256 randes por KW/h, o equivalente a 0,01032 dólares.
Um preço realista poderia ser, pelo menos 1,80 randes por KW/h ao invés dos irrisórios 0,1256 randes. Porém, a electricidade produzida pela Central Termo-eléctrica de ciclo combinado de Ressano Garcia está a ser vendida à ESKOM a 1,49 randes por KW/h. Porquê essa diferença assim tão escandalosa nos preços de venda da electricidade a mesma entidade?
Na estrutura accionista da central termo-eléctrica de ciclo combinado de Ressano Gracia estão acotoveladas as elites politico-económicas do partido Frelimo, aquelas que saqueiam o nosso Estado, por isso, tiveram o cuidado de negociar, com alguma racionalidade, o preço de venda da energia aí produzida enquanto a HCB pertence ao povo.
Não há dúvida de que as elites politico-económicas da Frelimo estão viradas, apenas, para os seus interesses privados e servem-se do Estado para se afirmarem como endinheirados, ricos e nunca como uma nova burguesia nacional laboriosa capaz de contribuir para o desenvolvimento do seu país. Noutros quadrantes do Mundo, ser burguês não é sinónimo de ser ladrão ou um gestão publico corrupto, um pai presidente, ministro ou governador de província. É o que temos estado a verificar todos os dias.
No mundo civilizado, trabalha-se no duro para se ser rico e não se vai na boleia do Estado para acumular riqueza nem dinheiro, diferente do que se passa em Moçambique onde é preciso ser corrupto para se ser empresário de sucesso o user filho de um governante. Ser governante é diferente de empresário.
Os nossos governantes deveriam optar pela vida empresarial ou serem apenas governantes. Quando não há a separação entre as duas coisas, temos a promiscuidade, roubos e corrupção desenfeada.
Se ontem o mobutismo (referente à governação do antigo presidente Mobutu Sese Seko, do Zaire, RDCongo) nos repugnava a consciência, o guebuzismo (políticas que se mostraram ser um grande desastre politico-social económico que Armando Guebuza, antigo presidente de Moçambique impôs ao país) revela-se pior nos aspectos de saque desenfreado do bem publico, que é uma verdadeira epidemia que destrói o tecido económico moçambicano, temperada de exclusão social baseada na cor partidária.
Guebuza governou o país, durante 10 anos, com os olhos postos nos seus interesses empresariais e da sua família. Nunca presto atenção aos problemas do povo e do país, mesmo a EMATUM não visa servir Moçambique, mas sim, interesses particulares de quem, secret e de forma criminosa, individou o povo, obrigando o governo a voltar a fazer a genuflexão perante o Fundo Monetário Internacional.
Nota. Trabalho com base na crónica de André Thomashausen, Professor de Direito Internacional na University of South Africa.
35 comentários
Comentários
Simbe Alberto Esse THOMAS é amigo de dhlakama, esses contratos não usam esses indicadores de comparação, já que o trabalho de Edwin é desinformar, o que fazemos, pena dos incautos
Gerir
Ossifo Abdurazak Não deixa de ser um dado curioso
Gerir
Jemusse Abel Simbe Alberto traga o contra-argumento não se limite no "ataque da pessoa ". Apresente os tais indicadores de comparaçao.
Gerir
Mavuto Cachingamba Viola meu amigo Edwin Hounnou deu para ler o seu post. mas nao esta profundado o assunto e convem melhorar o tema.
ora vejamos: 
1. africa de sul nao depende totalmente a energia de moz. 

2. africa de sul ate agora e o melhor cliente k HCB tem e pode ter na África austral, mesmo com esse preço k reclamas ha lucro.
3. porqure k passa a ser debate hj se este preco, o próprio portugal nao ajustou por ver k e exequível. 
4. deixa de induzir outros com seu ponto de vista. "político "
5. adoro conversar com voce.
Gerir
Jorge Fernandes Mocambique "oferece" praticamente de graca a electricidade a RSA, ao mesmo tempo que "cobra a cada Mocambicano um preco altissimo da dita (a energia electrica para o Mocambicano e a mais alta da Africa, quica do mundo).
Gerir
José Nbeua É isso mesmo #Jorge, como é k isto é possível?
Gerir
Saugina Mangoel Banze Os 2 primeiros comentários são de pessoas k nunca pagaram energia, e concerteza fazem parte da corja k a todo custo delapidam o erário pública sem desmedida. Nós k já vivemos na RSA, lá faz-se tudo com energia sem problema. Em Moz apenas fero de engomar, mesmo assim, pagamos acima dos 600mts. Edwin tem razão sim.
Gerir
Freedom A. Govola O moçambicano é conhecido por ser muito passivo, é um Yes man, a energia o Governo faz e disfaz é tudo bom para moçambicanos
Gerir
Pedro Manhica De facto algo nao esta correcto neste negocio. Bom, sabemos que ha muita gente se beneficiando dessa sem vergonhice nacional. Quem subsidia a energia sao os Mocambicanos pobres que vivem de esmola dada por estes senhores....
Gerir
Edwin Hounnou Simbe Alberto, vamos debater o tema e deixa-me em paz.
Gerir
Edwin Hounnou Mavuto, aguarda a parte do II do artigo para você explicar melhor a quem a RSA paga bem.
Gerir
Calisto Chivura É preciso notar que o preço da energia domestica anualmente é agravado, mas o preço pelo qual a Africa do sul é invariavel isso nao pode continuar assim. Se estamos lembrados disseram nos quea Chora Bassa era nossa mais pagamos a energia mais cara que quando nao era nossa.
Gerir
Ismael C. Gocaldas Granda robalheira,a nossa energia esta mais cara em moçambique do que na RSA,mano Edwin aguardamos a parte 2,acredito que outra mola vai para as mãos do tío patinhas.
Gerir
Maylene Paulo Eu sei o que diz Edwin Hounnou,eu trabalhei na ESKOM ....o que posso dizer o nosso governo não sabe Negociar. Neste caso é a frelimizacao na mesa da negociacoes....sempre os negociadores moçambicanos querem algo em troca e rapido. por isso foi fácil fazer negocio com a EDM. Mesmo o negocio com a Sasol foi a preço de banana
Gerir
Ismael C. Gocaldas Eh o mesmo caso da Sasol.
Gerir
Edwin Hounnou Estão a enterrar a nossa economia em benefício de uns gatinhos!!!
Gerir
Sergia Gonzaga Siniquinha E a nos dao migalhas de energia.
Gerir
Jjoseta Antonio Concordo com Edwin, se a Cahora Bassa e nossa como dizem porque eu ainda pago energia ao preco que pago, e caro, concordo.
Gerir
Domingos Luis Candrinho Sul africanos pagam menos e o proprio mocambicano paga mas e sem qualidade porq cahora bassa e nossa.ha quem se benefecia disso
Gerir
Wa Pessoa Diz me Edwin Hounnou porque vocês criticam TVM e RM quando escrevem a favor do governo e ninguém crítica a vocês quando escrevem a favor dos partidos que militam?
Gerir
Domingos Luis Candrinho Wa pessoa se voce analisar a informacao da tvm e rm veras q contraria o q dizem os opositores e dao vantagem ao partido no poder,agora o discurso do edwin hounnou recaiem na inclusao,nao apoio anenhum partido,consideramos a essas pessoas k tem atetude ligada a capacidade do desenvolvimento desse pais
Gerir
Wa Pessoa Desde quando lês as publicações do Edwin. Kakakakaka conheço esse é meu brada
Gerir
Edwin Hounnou A TVM e a RM sao instituições públicas, por isso, vivem dos impostos de todos nós -militantes da Frelimo, da Renamo, do MDM e dos que nao pertencem a nenhum partido. Nao podem pegar no meu dinheiro para publicitarem um partido em que me nao revejo. Entende isso, Wa Pessoa?!
Gerir
Wa Pessoa Kakakakaka Você Edwin Hounnou porque não ser imparcial como profissional
Gerir
Eunicio Nhatinombe ja xtamos a ver wp.
Gerir
Tino Jose Joso wa pessoa, e o senhor ee? aconselho: funkulani mexo- abre olho se nao engolhirem lhe vivo podem!...
Gerir
Edwin Hounnou Porquê nao rebate o post ao invés de andar às voltas, Wa Pessoa? Aqui está o post, argumente!
Gerir
Edwin Hounnou Deixa de falar de mim e defenda o seu partido com argumentos.
Gerir
Ckota Leo Nhamba Nhamba Deixe esses lambe botas meu amigo Edwin. Continues a postar porque adoro de ler os teus post pois refletem a realidade.
Gerir
Edwin Hounnou A caravana passa enquanto os cães ladram.
Gerir
Eunicio Nhatinombe ya tamos entregue ed.
Gerir
Edwin Hounnou Estamos entregues a bicharada...
Gerir
Sergio Jamal Gatunos demais
Gerir
Eunicio Nhatinombe Mavuto, na qualidade de um pensador, como é você se sente ao saber que você paga 4 vezes mais para adquirir um produto que eles não gastam nem 50 centavos para adquirir? Esta claro que nos não compramos a corrente a hcb mas sim a edm, mas isso não nos tira o mérito de usufluir os nossos recursos a bom preço.
Gerir

Sem comentários: