Ainda na esteira dos "esclarecimentos" da assessoria de Carlos Mesquita, ministro dos Transportes e Comunicações, na esteira do qual as concessionárias dos portos até perdem dinheiro com os memorandos de entendimento por ele rubricados, abordamos alguns economistas da praça, que, resumidamente, classificam de falaciosa essa alegação.
Nas linhas que se seguem, notas sobre o essencial das conversas que mantivemos com os referidos economistas:
Uma leitura pouco atenta aos argumentos que supostamente motivaram a celebração dos referidos Memorandos pode levar-nos a concluir que os ganhos decorrentes destes entendimento vão apenas para:
✓ Operadores de cabotagem nacional;
✓ Consumidores;
✓ Estado.
Segundo o anúncio que vem sendo feito publicar nos jornais e outras plataformas mediaticas, “ ... o MTC [Ministério dos Transportes e Comunicações] conseguiu que as quatro empresas, em vez de lucrarem, aceitassem lucrar menos em benefício do Estado e do Povo moçambicano”. Que "generosidade"! Esta ladaínha é para quem anda distraído! Com que então, tinha que chegar o "Messias" Mesquita, única pessoa que consegue convencer empresas a assinar Memorandos com o objectivo de ganhar menos! Que motivação, no mínimo, estranha!
Ora vejamos:
A verdadira motivação do Memorando é o aumento do lucro das Concessionárias pela via do aumento do volume de carga, [o] que terá como consequência o aumento do volume de receitas.
Ha duas vias para aumentar a rendibilidade dos capitais próprios das empresas:
▪ Através do efeito Alavanca do Financimento por Capitais Alheios ( na situação actual do mercado financeiro muito pouco provável) e/ ou
▪ Através do aumento da Rendibilidade dos Activos, de que depende:
(a) a Rendibilidade das Vendas ( na situação em que se encontram as concessionárias, com pouca margem de manobra, pois teria que ser pela via de desinvestimentos e/ou aumento dos preços e/ ou redução dos custos); e
(b) Rotação dos Activos ( redução dos activos e/ou aumento do volume de vendas, pela via da redução do preço – aqui está o segredo, que o Memorando não revela, qual motivação do Engenheiro Mesquita).
Concluindo:
A Motivação da assinatura dos Memorandos com as 4 Concessionárias reside no AUMENTO DA RENDIBILIDADE das referidas empresas, pela via do AUMENTO DO VOLUME DE NEGÓCIO, (VOLUME DE CARGA) como consequência da redução de preço (tarifas), uma vez que outras opções, de momento, não se mostram viáveis e possíveis.
Ou seja, além da dimensão ético-jurídica da questão, há esta dimensão económica, que vem desmontar a "perspectiva filantrópica" dos Memorandos!!!
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