sábado, 18 de março de 2017

Sócrates recebido com insultos e protestos contra fundação na Universidade de Coimbra

ESTUDANTES

613
7
O antigo primeiro-ministro foi recebido por cerca de 20 estudantes com insultos contra a passagem da Universidade de Coimbra a fundação. Para o fim, José Sócrates guardou palavras duras contra o MP

NUNO FOX/LUSA
Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre
O antigo primeiro-ministro José Sócrates foi hoje recebido por cerca de 20 estudantes em protesto contra a passagem da Universidade de Coimbra a fundação, considerando o ex-governante responsável pelo regime fundacional. No fim do primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Sociologia, Sócrates falou à comunicação social onde falou não do incidente mas da Operação Marquês, na qual é arguido. José Sócrates criticou o método utilizado pelo Ministério Público nesta investigação que, na opinião do antigo primeiro-ministro, “inverte o processo penal próprio dos estados democráticos” porque “parte de um culpado para descobrir o crime”.
Voltando a referir que a prorrogação do prazo é “um absurdo”, José Sócrates diz que a única razão que encontra para este adiamento é a vontade do Ministério Público em “abrir uma nova frente e lançar mais suspeitas sobre as pessoas” que, “não se podem defender se não conhecerem a acusação”. A Procuradoria Geral da República não deduziu acusação contra o ex-ministro no dia 17 de março, tendo optado por dar mais tempo à investigação apesar de ainda não se saber quanto.

Estudantes insultam Sócrates

“Sócrates ladrão, não queremos a fundação”, gritaram os estudantes, enquanto José Sócrates entrava no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde discursa hoje à tarde no painel “Haverá uma política apartidária?”, no âmbito do primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Sociologia.
Os responsáveis pelo protesto marcado para hoje acusam o antigo primeiro-ministro de ser um dos responsáveis pela possibilidade de passagem ao regime fundacional nas universidades portuguesas, por ter sido no Governo de José Sócrates que, em 2007, foi introduzido o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).
Os estudantes envergavam cartazes onde podia ler-se “Nem RJIES, nem fundação. Não esquecemos o que fizeram em 2007” ou “UC a fundação é mais um prego no caixão”.
Pedro Pinheiro, estudante de Filosofia presente na ação de protesto, sublinhou que foi o Governo de José Sócrates que abriu portas à passagem a fundação das universidades, o que a seu ver pode ser um passo à privatização das instituições do ensino superior.
“Põe em causa a universidade pública, democrática e inclusiva”, sublinhou.
A transformação ou não da instituição em fundação deverá ser discutida no Conselho Geral eleito recentemente, depois de o reitor ter proposto o início do debate da passagem ao regime fundacional em julho.

Sócrates recebido com protesto contra passagem da Universidade de Coimbra a fundação


Os estudantes responsáveis pelo protesto acusam o antigo primeiro-ministro de ser um dos responsáveis pela possibilidade de as universidades passarem a fundação, algo que contestam.
LUSA 18 de Março de 2017, 15:29



FotoANDRÉ KOSTERS/LUSA
PUB



O antigo primeiro-ministro José Sócrates foi recebido neste sábado por cerca de 20 estudantes em protesto contra a passagem da Universidade de Coimbra a fundação. Os alunos consideram o ex-governante responsável pelo regime fundacional.
PUB


"Sócrates ladrão, não queremos a fundação", gritaram os estudantes, enquanto José Sócrates entrava no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde discursa na tarde deste sábado no painel "Haverá uma política apartidária?", no âmbito do primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Sociologia.

MAIS POPULARES
A carregar...MAIS NOTÍCIAS

Os responsáveis pelo protesto acusam o antigo primeiro-ministro de ser um dos responsáveis pela possibilidade da passagem ao regime fundacional nas universidades portuguesas, por ter sido no Governo de José Sócrates que, em 2007, foi introduzido o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).



Os estudantes envergavam cartazes onde podia ler-se "Nem RJIES, nem fundação. Não esquecemos o que fizeram em 2007" ou "UC a fundação é mais um prego no caixão".

LER MAIS
Estudantes de Coimbra lançam campanha contra regime fundacional na universidade

Pedro Pinheiro, estudante de Filosofia presente na acção de protesto, sublinhou que foi o Governo de José Sócrates que abriu portas à passagem a fundação das universidades, o que a seu ver pode ser um passo à privatização das instituições do ensino superior. "Põe em causa a universidade pública, democrática e inclusiva", sublinhou.

A transformação ou não da instituição em fundação deverá ser discutida no Conselho Geral eleito recentemente, depois de o reitor ter proposto o início do debate da passagem ao regime fundacional em Julho.

LEIA TAMBÉM

Jorge Costa Quando os estudantes gritavam contra o fascismo eram uns heróis, agora que gritam com um ladrão de esquerda já são uns direitalhos e ressabiados. As "crianças " têm sempre razão.
GostoResponder612 h
José Reis Então têm que gritar muito, existem muitos ladrões. Força, não percam a voz e sejam isentos, politicamente.
GostoResponder61 h
Fatima Lima A diferenca e que ainda nada se provou contra o referido sr. Culpado ou nao? So a justica o pode provar e condenar! Os estudantes deveriam saber.
GostoResponder31 h
Jorge Costa Fátima, o que os estudantes sabem é que os grandes criminosos em Portugal ficam sempre impunes seja à esquerda ou à direita e têm que deixar de ser defendidos por pertencerem a este ou aquele partido numa lógica futebolística.
GostoResponder91 h
João Pedro Ferrao O Socras de esquerda é a anedota do século...
GostoResponder1 hEditado
Jorge Costa Estava apenas escondido no PS, porque devia ser do MIRN, ao menos os bandidos da direita nunca renegaram a origem. Secretário Geral do PS, deve ser um órgão dirigente da extrema direita.
GostoResponder11 h
Zé Salvado Correia Jorge Costa, voce sabe, se os "nossos queridos chuliticos" da esquerda, da direita, do meio ou da pqp, se nao sao acarinhados pelos boyzinhos cola(bora)dores de cartazes, e engraxadores, nao ha tachos para ninguem, assim que a coisa tem de ser levada como se fosse um Sporting-Benfica-Porto.
GostoResponder11 h
João Castro É degradante saber que ainda existe gente a convidar este sujeito para participar em palestras e outros espaços de opinião.
GostoResponder742 h
José M Villa Lobos De facto, é degradante. O homem acusado de tanto crime. Uma degradação completa.
Espera, não há acusação nenhuma .
É degradante não haver acusação .

O MP é degradante ? O PGR é degradante ?
A culpa é das finanças .que degradação .
GostoResponder31 hEditado
João Castro Sim, o Sócrates não tem culpa de ter encontrado no Carlos Santos Silva o melhor amigo de sempre. Empresta-lhe a casa em Paris e dinheiro a fundo perdido para ele e para a família...

O mau funcionamento da Justiça não branqueia as suas acções.
GostoResponder81 h
Fatima Lima Mas tambem nao o culpou, ainda nao por eenquanto.!
GostoResponder11 h
Ana Lucas E verdade, e inconcebivel. Sera que ele paga para ser convidado? Nao percebo realmente... 😡😡
GostoResponder1 h
João Vasco Sousa Compraste o livro dele. Ah! Espera, ele comprou os todos!!
GostoResponder1 h
Joaquim Melo Ribeiro Sabe o que é degradante?
É nós pagarmos todos os meses para a RTP, e ontem ver na Gala dos 60 anos, todo sorridente, de smoking e acarinhado uma "besta", julgada e CONDENADA por pedofilia!!!
Isso é que é degradante!
José M Villa Lobos João Castro . O senhor faça o favor de ajudar o Ministério Público .
Maria José Leitão Sócrates não é flor q se cheire, mas os estudantes perderam uma gde oportunidade de o não confrontarem com questões q achassem pertinentes. Mas cá está: no rebanho a ovelha tresmalhada passa sempre despercebida. A falta de coragem dos futuros não sei bem o quê, entristece-me! Como reagiram estes estudantes a medidas governamentais que a muitos impediu de prosseguir os estudos????
GostoResponder32 h
Miguel Resende Perderam, sobretudo, uma oportunidade de o fazer passar por alcatrão e penas.
GostoResponder41 h
João Silva Narrativa de Sócrates:

“Lembro-me que tinha saído de casa com Portugal a perder por 3-0 e fui ouvindo pelas ruas da Covilhã, enquanto ia para a escola, gritos de alegria, através das janelas (…), pelos golos de Portugal. E cheguei à escola e já Portug
al ganhava – e foi uma explosão de alegria na escola.”

Tudo teria ficado por aqui, se um observador mais atento não tivesse ido consultar o calendário.

Surpresa das surpresas, esse investigador “picuinhas” descobriu duas coisas: que o jogo Portugal/Coreia foi disputado a meio da tarde de 23 de julho de 1966, um sábado, e que não podia haver escolas primárias abertas nesse dia, até porque as chamadas “férias grandes” começavam habitualmente em junho...
GostoResponder152 h
Vítor Renato A. Andrade mesquinhez. É à custa de gente assim que os idiotas conseguem liderar os fracos...
GostoResponder11 h
LyLiana Catarina Só acredita na Inocência deste ladrão ,alguns fanáticos ,burros de esquerdalha...!! Porque os cabecilhas do partido socialista não o apoiam! ? Porque será....
GostoResponder81 hEditado
Salome Albuquerque Analfabetismo político, grupelhos instrumentalizados pelas jotinhas da direita , que acham que os seus líderes são um exemplo de honradez e seriedade. Muito têm que agradecer a Sócrates pelo investimento feito no ensino Universitário na área da Ciência e Tecnologia. Esse mérito ninguém lhe pode tirar. Cambada de acéfalos!
GostoResponder346 min
Diogo Vicente Coelho Sousa ....e por ter levado o país à falência. Agradeço-te a ti desmiolada. Realmente, a estupidez humana não tem limites. Mais uma burra esquerdopata.
Salome Albuquerque Diogo Vicente Coelho Sousa tudo treta!
Alexandra H Ferreira Finalmente, alguém lhe chama pelo nome correcto : ladrão ! ...
GostoResponder322 h
José M Villa Lobos Você sabe coisas que o MP ainda não sabe. Menina inteligente .
GostoResponder11 h
Fatima Lima E provas? Ja as tem?
GostoResponder1 h
Alexandra H Ferreira José M Villa Lobos ......não consigo entender a ingenuidade de tantos, perante este processo !!!! Surpreende-o que Sócrates seja corrupto ? ( é desnecessária a ironia anacrónica , " menina inteligente " )
GostoResponder21 h
Alexandra H Ferreira Fatima Lima ....provas em crimes de colarinho branco,são facilmente destrutíveis, como deve calcular......
GostoResponder1 h
José Reis José M Villa Lobos Quando um cidadão tem património muito acima dos seus rendimentos, sérios e honrados, tem de provar à sociedade, como conseguiu e não o contrário, porque existe modo de esconder ou eliminar provas, o que torna difícil as mesmas. Caso fosse um cidadão comum, há muito tempo este caso estaria resolvido, judicialmente.
GostoResponder31 h
José M Villa Lobos Alexandra H Ferreira , ajude o Ministério Publico , eles precisam de si.
José M Villa Lobos José Reis, o procurador Rosário Teixeira precisa de si.
Joaquim Melo Ribeiro Gritaram os estudantes.......!!!!

20 almas penadas...e já merecem uma notícia do Público!

Está explicado em parte, porque não avança o tal de "processo marquês"!
Fazer render o peixe!
GostoResponder31 h
Joaquim Melo Ribeiro Onde está o Dias Loureiro...o Duarte Lima...o Oliveira e Costa...o Zeinal....o Granadeiro....os Salgados...o Durão Barroso que enquanto primeiro ministro também udufrui férias pagas numa ilha de um ricaço?
GostoResponder11 h
José Constante Estão a caminho do Largo do Rato..e ficam todos juntos à espera de julgamento.
GostoResponder1 h
Manuel Paz Oliveira Estão todos na fila à espera da sua vez. Só esperamos que não seja durante muito tempo. Isto de esperar em pé dá caimbras e arrasa os nervos, que em si já é um bom castigo.
GostoResponder1 h
Natercia Soares Devemos é gritar contra aqueles que nos roubam à descarada,e este é um deles entre muitos da direita da esquerda e do centro. " Ohhhhh...Abreu dá cá o meu:"  
GostoResponder1 h
Luciana Medeiros Não entendo e nunca entenderei o que faz a criatura em actividades públicas!!
GostoResponder132 h
Miguel Resende Estudantes maus! Cada vez que chamam ladrão ao presumível inginheiro, há um geringonço que entristece...
GostoResponder31 h
Celi Prata A própria universidade devia ter vergonha de convidar um tipo como este! Nem uma licenciatura honesta tem!
GostoResponder101 h
Joaquim Vieira Ribeiro Possivelmente alguns destes que assim gritaram, serão filhos de "ladrãozecos", de "gatunos", "salteadores","vigaristas"..."exploradores"...
GostoResponder249 min
José Constante VIVA A ACADEMIA DE COIMBRA.
GostoResponder142 h
José M Villa Lobos O caps. lock é uma constante, José,
GostoResponder1 h
João Costa Não és melhor que os outros. Ninguém dá sem receber. Aldrabão.
Nuno Marques Não sei o que mais me choca: os protestos ou os que o defendem..
"Algures na península há um povo que não governa, nem deixa governar...."
Sandra Costa Ramos Haja alguém com coragem para chamar os bois pelos nomes apreeeee... 👏👏👏👏
GostoResponder212 h
Paulo Pontes Esta mal, não havia necessidade o homem não é ladrão, é o Ali Babá!! 😁 😁 😁
GostoResponder21 h
Jose Matias Uma excelente notícia para abertura hoje dos telejornais. No entanto, abrirão com a problemática do atraso da acusação a um corrupto.
Gusmão Peixoto Estudantes universitários com este tipo de comportamento!?
Provem que o Sócrates é ladrão que o Sócrates provará que os estudantes da Universidade de Coimbra são malcriados.
GostoResponder2 h
Nelson Silva Não esquecem que ele é um alto dignitário deste país, façam um festival pirotécnico para receber Sr. Eng. Sócrates!
GostoResponder22 h
Joaquim Melo Ribeiro LyLiana Catarina!
Aproveite e avance para o MP.
Você já sabe tudo!
Ignorante!
GostoResponder1 h
Toni Gonçalves se estudantes dizem isso , não devem ter grande educação nem devem ter civismo , pelo momento esse sr foi acusado de factos que não se sabe nada não sendo acusações por bugafeiros de jornalistas , esses estudantes a manha ou depois podem passar pelas mesmas acusações e inocentes por isso não devemos fazer coisas que não devemos , primeiro pensarmos bem e depois então agir , prendam civismo se sabem o que é isso senão pessam a seus professores para lhe explicar e pessam tambem educação a seus pais pois seria uma das belas coisas ! façam de maneira que a nossa terra e nos proprios sejamos admirados pelo resto do povo !
Alice Duarte Os fãs do José Sócrates não vão achar piada nenhuma a isto 😂😂
GostoResponder31 hEditado
José Manuel Gouveia Tadinho..... não havia ovos podres???
GostoResponder21 h
António Do Rosário Grispos Estes já abriram os olhos....
GostoResponder1 h
Miguel Santos Um grupo de direitalhos ressabiados recebeu Sócrates !!
GostoResponder22 hEditado
LyLiana Catarina Tu és um esquerdelho da trampa fanático....!
Porque o teu padrinho chamuças Costa ,não apoia o sócrates ?
GostoResponder1 h
Joaquim Melo Ribeiro É realmente igniorante LyLi...
O sr. 1º. ministro não apoia Sócrates, porque a justiça deve ser independente, sabia?
Talvez não!
GostoResponder1 h
LyLiana Catarina Joaquim Melo Ribeiro
Ignorante é o Sr....vá aprender a escrever melhor . Boa desculpa a sua....e antes de se tornar primeiro ministro o costa . Nunca apoiar ou disse algo positivo sobre o caso Sócrates..? Nem o Costa nem qualquer outro dos actuais que estão no governo. Só o ladrão,corrupto o Soares é que apoiou o amigo....mas esse já estava em demência. 
Simão Thomaz de Vilhena Abaixo o Socretino! Viva a Fundação!
GostoResponder1 h
Tiago Borlido Hugo Sousa este e dos meus
GostoResponder8 min
Simoes Pereira Miserável
Comportamento! País de merda! Sem respeito pelas pessoas!
GostoResponder1 h
Álvaro Joel ❤️❤️❤️
GostoResponder1 h

Sem comentários: