sábado, 18 de março de 2017

Candidato francês Emmanuel Macron quer restabelecer serviço militar obrigatório

FRANÇA


O candidato presidencial Emmanuel Macron propôs o restabelecimento do serviço militar obrigatório, extinto há 20 anos, que pretende envolver 600.000 jovens anualmente.
OLIVER WEIKEN/EPA
Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre
O candidato presidencial francês Emmanuel Macron, favorito nas sondagens, propôs este sábado o restabelecimento do serviço militar obrigatório, extinto há 20 anos, com um mês de duração, para dar resposta às necessidades de segurança do país.
O ex-ministro da Economia, que apresentou este sábado o seu programa para a Defesa, assegurou que a implantação de um serviço militar de um mês “é um verdadeiro projeto de sociedade” que permitirá favorecer a miscigenação social.
Macron tenciona, se for eleito, apresentar até ao final do ano uma lei restabelecendo o serviço militar obrigatório e universal, envolvendo cerca de 600.000 jovens anualmente. A medida não figurava no programa eleitoral de Emmanuel Macron, mas é defendida há algum tempo pelo centrista François Bayrou, que abdicou de se candidatar para apoiar Macron.
O candidato independente anunciou ainda a intenção de aumentar o orçamento da Defesa para 2% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 1,8% atualmente, até 2025. Mas, precisou, a reintrodução do serviço militar obrigatório, com um custo que estimou em dois mil milhões a três mil milhões de euros anuais, não será financiada pelo orçamento da defesa.

Sem comentários: