segunda-feira, 13 de março de 2017

A crise no MDM


Não concordo com a decisão do Edil de Nampula em condicionar a sua decisão tomada recenetemente, em não mais concorrer pelo MDM para o município de Nampula ao pedido público de desculpas pelo Daviz Simango, Presidente do MDM.
Eis as minhas razões:
Primeiro, tudo o que se sabe sobre a intromissão do MDM nos asuntos da edilidade veio do próprio Amurane. Não sabemos ainda do MDM nem a vimos a abordar esses assuntos em público.
Segundo,decorrente do exposto acima, nós, grande público, não temos nada mais senão uma única versão dos factos, vindos de alguém que se sente amargurado e ferido no seu orgulho. Nestas condições, fica ainda difícil entender a gravidade das acusações que recaem sobre a liderança do MDM e o nível do seu envolvimento nos assuntos da edilidade. Aliás, daria-nos o gosto de também conhecer “o lado corrupto” de Daviz ou a sua complacência perante actos corruptos, se tal fosse o caso. Tal como sabemos, fica-nos dificil racionalizar a exigência do Senhor Amurane.
Terceiro e último, da experiência da vida e da política africana, extrai-se um ditado popular interessante: quando um cego diz que vai lhe apedrejar é porque tem sob seus pés uma pedra; ou seja, está certo que tem consigo a necessária pedra. Parafraseando, quando Amurane exige o pedido de desculpas públicas do seu presidente, sabe claramente que tal jamais acontecerá; pelo que já pós o seu plano B ou C em marcha. Está a pedir o impossível, apenas para acelerar a sua saída ou no mínimo, a sua demarcação do partido que ora governa Nampula.
É bom? É mau. Não sei. Seria mau se o interesse de Amurane fosse continuar no MDM. Por enquanto, cabe-me acreditar que tudo o que está acontecer é mesmo bom para ele Amurane, já que está a fazer o que a sua consciência exige, que é estar firme nos seus ideiais. É também bom para a Renamo, Frelimo e demais “mutoropas”, que vão assistindo a casa alheia ardendo. Para o MDM, não é nada bom. Só nos resta olhar, na falta de outros temas mais interessantes.

“Direcção máxima deve considerar posição de Amurane”, Manuel de Araújo

Edil de Quelimane defende que falta de diálogo pode causar descontentamentos no MDM
Manuel de Araújo diz que a posição de Mahamudo Amurane deve merecer atenção da direcção máxima do partido MDM. De Araújo entende que Amurane pode ter razões a considerar, embora a forma como está a levar o assunto não seja das melhores para a saúde do partido.

Manuel de Araújo diz ser urgente que os quatro presidentes municipais: da Beira, Nampula, Quelimane e Gurué sentem na mesma mesa para discutir a gestão das edilidades.

O Presidente do Município de Quelimane diz que a falta de diálogo pode levar a níveis de descontentamentos no seio do MDM.

Euclides Flavio adicionou 2 fotos novas.

MAHAMUDISMO AMUDOCRATA:
Daviz Simango, por favor, peça desculpas ao seu Puto
Mahamudismo Amodroca é um neologismo que advêm do nome do Edil de Nampula, Mahamudo Amurane. Talvez seria um grande exagero evocar o nome deste Sr associado aos ISMOS, sobretudo quando o debate assenta-se a nível das Ciências Sócias, onde existe uma reflexão mais profunda sobre esta terminação. Porem, penso que é tempo de reconhecer que certos pensamentos podem ser vistos e interpretados como corrente tal como aconteceu no passado com outras figuras proeminentes na historia de Moçambique pois independência. Alias, o Sociólogo/Historiador Carlos Serra em COMBATES PELA MENTALIDADE SOCIOLOGICA, já apresentava certos líderes que podem ser associados aos ISMOS no País, onde descreve o SAMORISMO, DHLAKANISMO, MATSANGAISMO, RENAMISMO, FRELIMISMO, etc. A sua defesa esta assente ao contexto em que esses lideres e partidos emergiram e influenciaram a maneira de pensar no seu contexto. Portanto, penso que não restam dúvidas de que Mahamudo Amurane, é um exemplo de liderança nos últimos anos. Ademais, os feitos da sua liderança e gestão autárquica são visíveis na capital do norte e também é passível acompanhar o crescimento gradual a partir de qualquer canto do País. Hoje a Comunicação Social constrói “capas e capas” de breves trechos sobre a sua intervenção em matérias politicas e de liderança a nível das autarquias. Falando em Mídia, é preciso compreender por exemplo, que Amurane foi capa na ultima edição do Savana, com a seguinte Manchete “ANTES DO MDM PRIMEIRO É O POVO”, essa mensagem quando interpretada na integra pode nos revelar vários segredos. Mas a primeira mensagem que fica é que “MAHAMUDO Amarune é um líder comprometido com o bem estar do povo sobretudo da sua Autarquia”, outra ilação que fica é que ele trata a todos da mesma forma independentemente da cor partidária, os agentes municipais já confirmaram isso. Hoje (13/02/2017), a mesma figura foi capa no jornal o País com a seguinte título “Reconconsidero a minha posição se Daviz Simango pedir desculpas Publicas”. Ora, é preciso chamar em memoria que o “Escandalo” despoletou pela primeira vez no Jornal o País de (8 de Fevereiro de 2017), onde “Amurane “DENUNCIAVA O FACTO DE O MDM TENCIONAR DENIGRI-LO POR NÃO COMPACTUAR COM A CORRUPÇÃO”. Trago esta breve contextualização para juntos percebermos a “arqueologia do problema” que esta a dominar as redes sociais desde ontem. O debate de tonalidade que iniciou no Domingo (12 de Março/2017) esta carregado de princípios éticos e valores morais. Uns defendem que Daviz Simango não deve pedir DESCULPAS PÚBLICAS, uma vez que ele é o cabeça do Partido, outros intervêm dizendo que há razoes suficientes para que o líder do Galo Daviz Simango peça desculpas ao seu puto Amurane.
1. Para mim, o pedido de desculpas do Líder do MDM ao seu pupilo, seria oportuna para reconciliar a LIDERANÇA A NÍVEL DO PARTIDO e reduzir a ideia de que Simango é Fuher e intocável no seu partido e isso em termos de Marketing Politico seria super estratégico.
2. O pedido de desculpas públicas iria mostrar o quão o Movimento Democrático de Moçambique são realmente um exemplo de partido Democrático.
3. Reconhecer o erro perante o seu filho não tira mérito a ninguém, pelo contrário enaltece o indivíduo como um ser social e como líder portanto, o silencio de Daviz seria suicídio para o Partido.
4. É preciso recordar que Mahamudo Amurane sempre veio fazer o pedido desculpas na imprensa, onde também sempre explicou equívocos e acusações. Neste sentido, não há nenhum problema em ver o seu líder a fazer o mesmo caso reconheça o seu erro.
5. Mais vale um pássaro a voar que dois. Neste momento, Amurane vale dois pássaros ou mais, poratnto, em termos estratégicos o MDM não acarinharinhando Deviz sairá a perder em dobro.
Os que defendem que Daviz não deve pedir DESCULPAS PUBLICAS são amigos da onça e do mal. Querem ver o MDM a declinar e a repetir a mesma historia que Daviz assistiu em 2008 a quando da sal saída da Renamo, tendo criado o MDM (2009), que surgiu partir de uma dissidência da Renamo e no mesmo ano, concorreu e ganhou a autarquia da Beira. Penso que o capital politico que Simango construiu a quando da sua saída da RENAMO, Amurane conseguiu hoje. Cogito que é estranho que os defensores da Democracia “defendam” que Simango não deve pedir desculpas publicas. Afinal, qual é problema de pedido de desculpas em partidos Democráticos?
NOTA: Desde já, apresento alguns trechos de Amurane que mostram o quanto ele é transparente e presta contas ao povo e ao partido em partículae e para ele o importante é explicar-se em PUBLICO:
“É minha obrigação esclarecer sobre as matérias que foram veiculadas na minha ausência relativamente à minha pessoa, que é por sinal gestor municipal da cidade de Nampula. Primeiro quero referir que são matérias caluniosas e elas tem mão do MDM. O MDM pretende denegrir o presidente Amurane, justamente porque não compactua com corrupção. Está situação não esta a começar agora, já vem desde a muito tempo, só que agora surgiu ao publico”, disse Amurane.
AMURANE AINDA ACRESCENTA DIZENDO: Tudo começou sobre as pressões de que tenho vindo a destituir pessoas, a não compactuar com a utilização de recursos municipais para uso do partido e justamente aqui acontecem situações desta natureza. Começaram a cortejar minha esposa, no sentido de intimidar, para que eu possa ter posições favoráveis ao partido, mas mesmo assim quando viram que esta situação não surtiu efeito, partiram para outra campanha, desta feita nas igrejas ”.Desabafou Amurane.
O MDM não precisa de comportar-se como outros partidos históricos para mostrar o festival do exercício da democracia interna. Simango deve ser aconselhado pelos seus assessores a ceder para o bem do seu partido.

Rose De Carpio Sousa Fiz uma leitura diagonal. Penso que o texto e" execelente. Vou ler na integra e mais tarde irei tecer o meu comentario. Gostei da sua criatividade no TITULO.
Nico Voabil
Nico Voabil Igualmente li o texto, subscrevo: é interessante o texto, antes de deixar minhas pegadas vou corelacionar os factos depois venho, até breve...
De Waan Candido
De Waan Candido todos eles estão com ausência total de espírito de camaradagem. k se lixem.
Amurane - kem é você pra mandar seu boss pedir desculpas em público?
desde quando a água sobe montanha.
em publico significa humilhar para todo o mundo tomar - te como figura do partido e consequentemente ofuscar a imagem do Mestre. aí perdes razão sr Amurane. cobarde.
Adriano Amone Muxanga
Adriano Amone Muxanga Uma abordagem interessante,merece uma boa leitura para tecer minha opinião, vou fazer uma boa leitura em breve darei o meu ponto de vista.
Ambrosio Do Nascimento
Ambrosio Do Nascimento Nessa lógica, imagine se David Simango ascende ao poder.
Adriano Amone Muxanga
Adriano Amone Muxanga Deviz Simango, axo eu.
Homer Wolf
Homer Wolf Eu discordo dessa ideia (central) de Daviz vir "pedir desculpas publicamente" ao Amurane.
Até mesmo porque a unica pessoa que anda aqui a pavonear-se "em público" é o próprio Amurane... tsc (com vagar irei argumentar a razão da minha discordia).

PS: Acho que esse ponto 5 está a precisar de um profundo "remake":
«Mais vale um pássaro a voar que dois. Neste momento, Amurane vale dois pássaros ou mais, poratnto, em termos estratégicos o MDM não acarinharinhando Deviz sairá a perder em dobro».

Aproveitando o assunto do dia:
Nunca escondi que desde que atingi a maioridade e gozo do meu direito constitucional de escolher os meus dirigentes políticos - esses que depois nos mandam manguitos - eu SEMPRE votei na Frelimo, Frelimo... e nos seus candidatos, e na pior das hipóteses, na Frelimo.
Ora, há algum tempo, suponho que tenha sido ano transacto, reconhecia numa publicação, o trabalho do MDM em Nampula, representado por seu edil, Mahamudo Amurane . Clubismo a parte, crise no papeis, querendo ou não, o 'gajo' está a transformar a cidade de cimento em um cartão de visitas à altura da nossa pequenice moçambicana. Vozes de bar dizem que num provável segundo mandato iria para a cidade da expansão, ali onde os munícipes vivem em guettos de luxo.
Ora, o bom do Amurane anda nervoso, e sinceramente não sei se com os corruptos do município de que tanto fala e expulsa, se com o MDM que diz que o abandonou por nao apoiar seus arranques anti-Estado, se com seu boss Simango que parece que lhe solicita luvas, ou se com a dama lá de casa. A única verdade é que o gestor de empresas está nervoso e bem.
Hoje o homem diz que "só um pedido de desculpas" daquele embaixador da Beira em Quelimane é que vai repensar nesse divórcio iminente. O mesmo que dizer "não me telefone, e sim, diga na imprensa que estás arrependido e com saudades", aí voltamos a mesa. Conhecendo o outro, e a língua daquele Carvalho que fala parece ser o próprio dono do MDM, posso crer que o divorcio tem tudo para se consumar. Aliás, a malta daqui da rede não perde tempo. Vejo por aqui postagens com cunhadas com "axinene arivava, não falha nada", Amurane não vai ferir o orgulho makua, alias, pode fundar um partido... ou se juntar ao "MAMO' saido do MDM, e outros apregoam que Davis não vai querer beliscar o orgulho ndau e se expor publicamente - os mais atentos devem se recordar que o homem conseguiu tirar da net por algumas horas aquela noticia que explodiu tudo isto, tudo para se retirar seu nome da noticia. Nada de etnizacao aqui, estou apenas a trazer o que se está a dizer por aí na rede.
Agora, no meio a isso, e porque o que interessa é o bem último para mim povo, e não o barulho deles, confesso que se Amurane não receber nenhum pedido de desculpas públicas, e decidir por uma candidatura independente, algumas coisas devem mudar e acontecer. Comecando por mim, acho que desta vez votava nele. Eu e muitos que gostam do bem comum e não dá conversa do vizinho, acredito que votavam nele.
Eu votava nele para edil, e votava na minha Frelimo de coração para voltar a ser a verdadeira fiscalizadora da accao governativa na assembleia municipal. É que é consensual que o homem está a fazer um belo trabalho, que merece continuar. Desde que conheço Nampula, este é de longe o melhor edil... em termos de realizações. Aqui não me interessa o barulho da casa do vizinho, desde que tal não belisque o bem comum.
________
1- Para sublinhar, e que nao me entendam mal, eu disse que votava bem mesmo na minha Frelimo, para dar suporte ao Mahamudo... Se bem que a minha Frelimo podia tomar uma postura pública inestimável não apresentando candidato, e apoiar uma candidatura independente deste... dava num grande trunfo, afinal, ano seguinte sera o grande barulho.
2- Kota Amurane, estou aqui a tentar te dar back up daqueles que os seus já não te dão, qualquer coisa já sabes, estou contactável 24/7.
Gloria Das Vertudes, Elias Castro, Ana Maloa and 26 others like this.
Comments
Ergimino Mucale
Ergimino Mucale Divida-se o adversário, que a FRELIMO ganhará sempre.
Salvador Mandlate
Salvador Mandlate Assino em baixo, esse e' o cara, conquistou os coracoes dos makuas
3 · 9 hrs
Remove
Lenine Daniel
Lenine Daniel O melhor é mesmo isso, votar em quem desenvolve o município. Espero que os populares votem no trabalho e não nas "cores partidárias" que idolatram.
Avante Amurane!
1 · 7 hrs · Edited
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Kkk!... 'Estas contactavel, mano?'. Eu tambem estou contactavel. Eh so lembrar-se que 'Laiko' maior parte das suas postagens aqui no fb.
Feliciano Metazama
Feliciano Metazama Ya, se não me pronunciar o meu querido amigo Ser-Huo não me vai chamar (também" laiko maning" teus comentários ....Kkkkk)
1 · 7 hrs
Remove
Ser - Huo
Ser - Huo Kakakakakakkkkkkkkkkk, vocês
Remove
Helio Jeronimo Cossata
Helio Jeronimo Cossata Eu sublinho e assino como apologista do teu ponto de vista nesta publicacao. Ja chega, vamos porem da voto de confianca a quem tem vontade de trabalhar. Um Presidente como este no municipio e uma opsicao saudavel como maioritaria na assembleia, pode se construir um municipio invejavel, pois um municipio em desenvolvimento na sua plenitude total, esta directamenta ligado ao bem estar dos municipes. Sem querer agitar, MBA Ser-Huo, mas sao estas as diferencas que um academico deve fazer na sociedade. Obrigado
1 · 7 hrs
Remove
Emilio António
Emilio António Yaa, foste o primeiro a dar o backup! Outros de ca o olho tem apetites, também contactáveis a 24/7, kkkk
1 · 7 hrs
Remove
Carlos Da Fonseca
Carlos Da Fonseca
Remove
Ser - Huo
Ser - Huo Kakakakk, agitadores aqui,que back-up que contactável o que, quando o SISTAFE começar a ter falhas para pagar meu ordenado, nem vão me pagar chapa, pior beer :( :P
1 · 7 hrs
Remove
Armistício Mulande
Armistício Mulande Eu já sabia que todo esse "trololó" terminava nisso: que estás contactável 24/7. Wena sau...
1 · 6 hrs
Remove
Ser - Huo
Ser - Huo Me deixa vender meu peixe, afinal, o ditado popular diz "salve-se quem puder". :) :P
Remove
Maria Lurdes
Maria Lurdes Ser- Huo esta na hora de uso do juízo.de certeza não se vota a pessoa para puxar o saco,basta o reconhecimento do trabalho visível para o bem de nos povos.temos a arma que eh a visão chega de continuarmos cegos.temos a FRELIMO para monitorar sr Mamudo como melhor maquina de trabalho do nosso município.
1 · 6 hrs
Remove
Macuacua Massiquele Roberto
Macuacua Massiquele Roberto Muito confusa dissertação..vota na frelimo para fiscalizar a competência daquele que diz ser o.melhor de todos os tempos?!...como é que um professor incompetente vai monitorar a atitude de um colega competente?... acho ridículo...
Por mim e como sempr
e o africano sempre brincou com coisas sérias...faz-se tudo com a mesma seriedade de uma criança menor...inventivamos e somos muito imaginativos...
Este é que é o problema...
Era suposto nampula servir de slogan mas próximas municipais ao MDM...para que estas vitórias de pequenas batalhas construissem a Vitória presidencial ou mesmo mas procimas legislativas para ocupação de um número cada vez maior de assentos, mas nada; mais uma vez a montanha pariu um rato...está claro a máscara caiu...não há partidos sérios e comprometidos com as agendas do país...o edil de nampula é mais uma vítima fracassada deste jogo de marionetes a que pessoas inteligentes e competentes são postas à prova...ele passou!
Remove
Ser - Huo
Ser - Huo Macuacua Massiquele Roberto, a ciencia da comunicacao, bem casada com a ciencia psicologica, tem uma maxima que se aplica ao teu caso: um é responsavel por aquilo que enuncia (codificacao), e outro é responsável por aquilo que entende (descofifcacao). Se sua capacidade de análise de discurso te levou a confusão neste post simples, melhor sair dai antes que qualquer rato se aproveite e te roa as calças, ou mesmo o cabelo. E nesse intervalo pode dar uma olhada sobre democracia participativa, representativa, deliberativa, directa... Se tens noção destas coisas, então a confusão está contigo, se não tens, trata de abrir qualquer coisa, nem que seja Google.
Onde está o problema de dente Frelimo fiscalizar as acções governativas municipais? A Frelimo já faz isso nas Assembleias provinciais, municipais, e não própria AR, junto à outros movimentos partidários. Onde está o problema de Amurane continuar a gerir o município, que ja mostrou para qualquer cepticista e por qualquer fórmula matemática que é possível se desenvolver a cidade?
Se queria que Nampula fosse slogan nas próximas autarquias, vejo que estás pouco atento ao que acontece noutros municípios, onde boas realizações são também assinaladas.

(PS: nesta "casa" não são permitidas palavras que roçam a arrogância). Respeitosamente :) :)
1 · 4 hrs · Edited
Remove
Macuacua Massiquele Roberto
Macuacua Massiquele Roberto Por isso caro huo. ..na minha humildade sinto um certo se de paternalismo no seu discurso...boa governação implica necessariamente a fiscalização das acções governativas de forma participativa, isso chama-se governação inclusiva, em jeito de ironia e para que o rato não me roube o conforto da liberdade de expressão, por exemplo inquisitivo lhe devolvo as palavras...
Quando é que é aplicável a fiscalização da governação pelas forças isentas ou ideologicamente opostas ao poder? Qual foi a reacção ou permissividade da fiscalização governativa bem sucedida nos últimos anos, que a sua memória nos possa relembrar? Porque hoje o país está de costas voltadas para os financiadores e doadores internacionais...
As vezes é preciso saber que mundo da voltas e que muita das vezes o feitiço pode se virar contra o feiticeiro...daí que pergunto? Quando é que um pai não exemplar pode ter moral para monitorar a atitude dos filhos?...eis a questão! Quanto as vontades e desvontades dos que vaticinam cenários...não posso comentar porque não percebo nada de futurologia e premonição...esse fim não tenho...caminho apenas com os pés no chão...na lua nunca cheguei...
Remove
Ser - Huo
Ser - Huo Certo, entendido Macuacua, a questão é como montar um cenário de governação em que os actores políticos actuais não estejam na jogada porque tem "pendentes" históricos? Vamos ironizar que nem os franceses que convidaram Obama a minha candidatar a presidente da França?
Remove
Macuacua Massiquele Roberto
Macuacua Massiquele Roberto É o preço que os maus exemplos acabam pagando por precedentes não abonatórios...é o mesmo que um filho perguntaria a um.pai que sistematicamente urina no chão se o visse também a urinar no chão...pode contribuir, mas criticando a sua atitude negativa e se envergonhando, reconhecendo os seus erros passados...mas ao longo destes últimos anos não vejo nem.humildade, nem.arrependimento, apenas soberba e arrogância nas excusas pelo assumir dos erros cometidos...esse é o problema...o errado a insistir que agiu sempre de forma certa....
Remove
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Interessante Ser - Huo, desde que nos deu assistir este espectáculo de toma - lá dá - cá, na família MDM, muitos que têm votado no "Glorioso" passaram a ver boa transformação, para melhor, na Cidade nortenha de Nampula. Da gaveta tem saídos rasgados elogios ao trabalho do edil e nada da sua equipa e tão pouco, sobre o cumprimento do plano quinquenal de governação daquele município. Ora, toda a transformação é resultado do cumprimento do plano e de acções consequentes para se chegar aos resultados, que hoje são aplaudidos. Será que isso só é visível nesta hora de guerrinhas no MDM? ou é uma marca de governação do MDM em todo lugar que governa?
3 · 4 hrs
Remove
Ser - Huo
Ser - Huo Mano Buene, eu ja venho reconhecendo o trabalho deste há bastante.
Remove
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Uhum, isso é bom. O que é rói a cabeça é que muitos chumbam o talento das outras pessoas bem antes de estas serem exibidas e, pior, se a pessoa em causa não aparece do lado "forte". com este andar julgo que Nampula sairá a ganhar, aonde vão ter que perfilar muito (potencial) talento para o lugar de edil, seja pela continuidade ou não de Amurane. Nisso o MDM poderá sacar da cartola um outro melhor Amurane, o mesmo para os outros partidos concorrentes. Os eleitores terão que escolher aquele que mostrar um programa que supere, em ambição o actual. Este é que é o futuro que espera os eleitores da Cidade de Nampula, acho eu
1 · 1 hr
Remove
José Abdul Amade
José Abdul Amade Na minha modesta opinião, o que está em causa não é o programa melhor. É como gerir o bem comum.
2 · 1 hr
Remove
Ser - Huo
Ser - Huo Hehehehehhhhh Buene, tens razão mano, mas se o trabalho a ser realizado por ele é resultado da liderança dele, eu sou daqueles que recomenda uma recandidatura , nem qu seja independente. O MDM com ou sem Amurane vai ser posto a prova nestas autárquicas, pois a Renamo, partido só qual "rouba" votos ja garantiu que estará em peso no barulho eleitoral. Aquela arrogância do Carvalho vai se encolher, pois com a Renamo o MDM corre risco de ficar só é so com Beira...

José Abdul, certo, o Amurane já deu conta que esta interessado na boa gestão da coisa publica...
Remove
Macuacua Massiquele Roberto
Macuacua Massiquele Roberto Eis a questão...temos um Eusébio no meio de muitos jogadores africanos...uma luz isolada no meito de um deserto...por isso os estrategas e experientes estão a usar de forma mais rentável e eficiente o que sempre dividiu os moçambicanos...a falta de coerência
Remove
Armindo Francisco Bema
Armindo Francisco Bema Amurane é um exemplo de seriedade na gestão da coisa pública. Disso, quem é céptico ainda o problema é dele.
Remove
Key Naulanda
Key Naulanda Voces tem tempo pa! Amogo de Sumila
Remove
Elias Castro
Elias Castro Salve salve o sentido de patriotismo... Destaque-se que até eu votaria no sentido de dar continuidade de todo esse trabalho
Comentários
Ricardo Cadollass
Ricardo Cadollass Ivan Mucavele vinde ler esse artigo companheiro!!!
Gosto · 4 h
Ivan Mucavele
Ivan Mucavele Obrigado companheiro. 
Grande texto. Concordo plenamente com o terceiro parágrafo, o "gaja" tem uma carta na manga por isso faz este tipo de exigências.
Acredito eu que nos próximos tempos ainda veremos Amurane vestindo cores de um outro partido com a
 desculpa de que saiu do MDM por causa da corrupção (se existe ou não tal corrupção eu não sei.). Esperemos pelo lado B da história, isto é, a versão do partido acerca disso.
Gosto · 1 h
Jose Eduardo
Jose Eduardo O que me parece é que o Amurane, por vontade propria ou pressionado por terceiros, nao vai mais recandidatar-se em nome do MDM. Entao faz exigencia extrema na certeza que nao vai ser aceite, podendo assim justificar o seu abandono ao partido.
Gosto · 2 · 3 h
Ivanildo Mucavel
Ivanildo Mucavel ...não vai candidatar-se...
Gosto · 3 h
Jose Eduardo
Jose Eduardo Bom senso, mas nao quer voltar ao partido.
Gosto · 3 h
Amisse Abdula Cassamo
Amisse Abdula Cassamo Concordo consigo Jose EduardoEduardo. Exigência dele parece impossível e já deve ter plano b
Gosto · 1 h
Ger Jaime Mario
Ger Jaime Mario Eu concordo...
Gosto · 1 · 3 h
Geraldo Obra
Geraldo Obra Quem sente comichão é que se coça. Estou a gostar deste filme. Não o interrompam por favor. Queremos ver o jogo democrático nas suas variantes. O moçambicano atento agradece.
Gosto · 6 · 3 h
Aurelio Magalhaes
Aurelio Magalhaes e quanto ao facto de ele, Amurane ter gazetado o forum partidario apropriado para expor as suas magoas que ilaçoes tiras?
Gosto · 1 · 3 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz A ilação é que dentro do MDM a democracia ainda é hóspede. A gestão vertical do poder contrapõe-se a ânsia por uma democracia horizontal onde todos têm espaço para discutir os assuntos. O dirigismo e o clubismo estraga o potencial de crescimento de qualquer organização na medida em que este tipo de vicio atrofia e ajusta o crescimento ao limite das capacidades do clube.
Gosto · 7 · 3 h
Aurelio Magalhaes
Aurelio Magalhaes Eu acho que a democracia é hospede em todas formaçoes politicas em Moçambique. a ser esse o principal problema no MDM ele Amurane, devia em momento opurtuno solidarizar-se com o édil de Quelimane. nao o fazendo mostrou solidariedade com o status quo. A questao agora é a seguinte, sera o partido MDM que mudou ou é ele Amurane que esta com outras agendas?
Gosto · 4 · 3 h · Editado
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo "Dentro do MDM a democracia ainda é hóspede" kakakakakakakakakakaka

Homer Wolf aguentas kkkk
Gosto · 1 · 3 h
Zee Mavye
Zee Mavye Aurelio Magalhaes como gazetou? Não ouviste do próprio Mahamudo a dizer que foi sabotado e linchado politicamente numa reunião do partido realizada em Ampla e depois o próprio Daviz cancelou uma reunião que tinha com Amurane? Onde e como querias que ele expusesse seu sentir sem espaço dentro do forum?
Gosto · 1 h
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Porque nao reagiu na devida altura se tal o ofendeu porque neste momento e estemporaneo e ele esta mijando no pinico ou cuspindo no prato onde comeu
Gosto · 1 h
Aurelio Magalhaes
Aurelio Magalhaes Zee Mavye as reuniões referidas por Amurane, foram aparentemente realizadas antes de tudo isso vir a tona. Eu refiro-me a reuniao da comissão politica recentemente realizada em Nampula.
Gosto · 1 h
Zee Mavye
Zee Mavye Mas como esperavas que ele comparecesse a reuni ao da CP se ele já estava de costas viradas?
Gosto · 1 h
Ernesto Armando
Ernesto Armando A politica não é para crianças..!
Gosto · 2 · 3 h
Manuelinho Albino Soares
Manuelinho Albino Soares Lembra me a saida de Davis da Renamo: este Davis é um miúdo by Dlakhama...!
Gosto · 1 · 1 h
Costa Paiva
Costa Paiva Kkkkkkk, interessante a explanacao . mas tbm as palavras n deixam d agitacao.
Gosto · 3 h
Ramalho Edson Paris
Ramalho Edson Paris Kkkkkkkkkk falta David Simango dizer que o Sr Nyusi deve lhe desculpas. Kkkkkkkk vontade nâo me falta de ver o apodrecimento do vestido
Gosto · 2 · 3 h
Macutinha Macutana Macuta
Macutinha Macutana Macuta Ficaria feliz se o Daviz Simango pedisse desculpas mesmo que não haja nada para desculpar...
Gosto · 5 · 3 h
Gaspar Americo Gove
Gaspar Americo Gove Amurane so quer chamar atencao das pessoas.
Gosto · 4 · 3 h
Jr Chauque
Jr Chauque Sem duvidas problemas resolve se em casa e nao nos jornais e televisões
Gosto · 3 h
Eliseu Soares
Eliseu Soares Os outros podem ser caluniados em publico? Cada coisa responde se a sua hora. Estamos em democracia e precisamos de pessoas com consciencias independentes
Gosto · 3 h
Ismael C. Gocaldas
Ismael C. Gocaldas Escreven.......
Gosto · 3 h
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue Vamos aguardar pelo desfecho do caso.
Gosto · 3 h
Andre Raimundo Chavane
Andre Raimundo Chavane A irreverencia de Amurane ta atingir o zEnite, exigir k o lider do MDM, a pexoa, k politicamente o criou ate sair dentes, venhe a publico pedir desculpas eh no minimo um excesso, independentemente de...
Gosto · 2 · 3 h
Jossias Six
Jossias Six Belas reflexões,mas na minha opinião algo está por trás disso,mesmo que se prove que no seio do MDM haja corrupção ou não mas ele como um indivíduo que jurou ser fiel ao seu partido onde está o sugiro dele como quadro,assumindo que o ditado que levamos a roupa suja na nossa casa ou ter a capacidade suficiente de resolver os seu problemas em off onde está?
Será ele é tão inocente que nunca se meteu a nenhuma atrocidade?
Até esse ponto até falar em público sobre a sua indignação com o seu partido acho que mesmo se tiver provas ele já pode apresentar e cadê as provas? 
Concluo que estamos perante um infantilismo político ou protagonismo individual usando escada de sucesso a quem quem lhe deu a mão quando necessitava,porque mesmo que se prove a tal corrupção mas a ambição ou ganância também estão girando em torno só senhor mahamudo amurane
Gosto · 4 · 3 h
Alberto Suale
Alberto Suale Todo político, chora" lágrimas de crocodilo " alegando que pelo povo, n lhes sobra tempo para estarem com suas famílias. Mas é tudo falácia. Receando que não fosse ser candidato a nível do partido, o Amurane, já pensa em concorrer como independente. Vai prendendo esse é aquele funcionário, para amolecer o coração do eleitor e garantir seu segundo mandato. Está implementando o que aprendeu do seu presidente.
Gosto · 1 h
Jossias Six
Jossias Six Tudo dito Alberto Suale ele já se acha que o povo lhe merece confiança mas mesmo assim pode concorrer como independente mas sem querer lhe desafiar poderá ficar em terra porque lembro que a credibilidade do edil da Beira de ganhar como independente foi influenciado pela fragernidade do partido RENAMO e daí ganhou espaço por isso ele pode avançar mas eu duvido resultado que ele espera
Gosto · 1 h
Amisse Abdula Cassamo
Amisse Abdula Cassamo Concordo. Como independente não vai ganhar. Ele está se aldrabar esse povo tem cada uma que sou os políticos sabem
Gosto · 1 · 58 min
Elcidio Muchave
Elcidio Muchave Amurane está investir na sua popularidade tseh.
Gosto · 2 · 3 h
Mauro Alverino Limpo
Mauro Alverino Limpo É verdade, porém não triunfará
Gosto · 1 h
Adozinda Maria
Adozinda Maria Keremos ver "maboleli ya kansthu" kkkkkk
Gosto · 1 · 3 h
Geraldo Obra
Geraldo Obra Convergentes e divergentes. E bonito assistir.
Gosto · 3 h
Nelson Junior
Nelson Junior Sinceramente, eh triste!...este homem eh arrogante como os homens da frelimo...penso que este senhor visitou uns paises europeus e la tambem estudou...mas, o que ele aprendeu?...um lider politico, nao deveria e nao deve estar " acima" do partido...e, se, havia contradicoes internas, por que nao as resolver internamente, a portas fechadas, sem tentar de humilhar a lideranca...como sempre disse, e repito: este senhor eh arrogantissimo, prepotente...Um outro "Erdogan"....O Simango tem um grande problema a resolver: expulsar-lo, dar-lhe- ia simpatia do povo...deixar- lo no partido, continuara a ser um xiconhoca"...o melhor pra o Simango, porenquanto manter o silencio...Este Amurane eh de Nampula?...Nao ficaria eu espantado, se assim fosse,nortenhos e centristas foram sempre confusionistas...
Gosto · 3 h
Esteves Camacho
Esteves Camacho Ilustre #Nelson Júnior, a sua assertiva " nortenhos e centristas sempre foram confusionista" revela tribalismo e divisionismo da sua parte. Uma análise (se é que podemos chamar de análise) desajustada no tempo, denunciando um despreparo para um debate sério no séc.21
Gosto · 3 · 2 h
Nelson Junior
Nelson Junior Caro meu, procuro nao entrar em debates filosoficos..mas, citar o que vejo com os meus olhos: ....apesar do centro e do norte serem os " senhores" de tantos recursos naturais e "humanos", estas regioes ( norte e centro) sao as mais pobres....durante a guerra de libertacao, foram o centro e o norte que "desempenharam" o papel importante...mas, apos a independencia a frelimo abandonou essas regioes...durante a guerra civil, foram o centro e o norte que sofreram imensamente...porem durante o periodo da " dita" democracia, todos os investimentos foram localizados no sul...eu nao sou politico e nem quero ser-lo, mas limito-me a narrar o dia dia do simples cidadao....Trbibalista e regionalusta eu????...francamente!
Gosto · 2 h
Nelson Junior
Nelson Junior Nao venha ca, falar de um debate serio no sec.XxI, se nem mais de metade da populacao nao tem agua potavel ou energia...e acima de tudo, dependem dos dinheiros do Ocidente...procure uma outra pessoa pra fazer estes comentarios futeis...nao tenho tempo e nem energia
Gosto · 2 h
Abdul Francisco Baptista
Abdul Francisco Baptista Até lia os seus comentários com uma certa admiração. Começaste bem, mas no fim derrapaste......"nortenhos e centristas sempre foram confusionista".. Soa-me a tribalismo e sentimento de superioridade.

Voltemos ao debate....
Gosto · 2 · 1 h
Nelson Junior
Nelson Junior Oh caro meu, ser confusionista nao eh sempre um termo pejorativo...ha confusoes no sentido positivo, que ao fim ao cabo sao pra mudar o " Sataus Quo"...bem eu sei que literalmente, voces ai olhem a confusao no sentido negativo...expanda a sua interpretacao
Gosto · 1 h
Nelson Junior
Nelson Junior Mas, compreendo a sua analise, dado que em Mocambique, de boas noticias sao poucas- ou quase nenhumas...em breve teremos o resultado da Auditoria Internnacional...e la falaremos
Gosto · 1 h
Zacarias Sabino
Zacarias Sabino Pena para os municipes de Nampula, porquê ele esta a trabalha bem para a cidade.
Gosto · 3 h
Emidio Zandamela
Emidio Zandamela Kkkkkkk, sábia reação do líder do MDM! Show off na televisão não resolve.
Gosto · 2 · 3 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...um pequeno pequeno problema entre este homem e o Simango tornou-se num problemao: e onde esta a necessidade de esquecer futeis contradicoes internas e pensar no povo???.....carambas!
Gosto · 3 h
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala Noto ausencia de lideranca na gestao deste assunto!Desde o inicio desta novela os dois Edis deviam sentar em forum proprio e resolverem as suas diferencas politicas e como politicos que sao!Nao eh em praca publica ou na imprensa que se resolvem os assuntos!A jovem democracia e multipartidarismo mocambicano precisam de partidos politicos estabilizados, fortes e de lideranca so assim que os cidadaos saem a ganhar!
Gosto · 3 h
Nelson Junior
Nelson Junior Mas, estes em particular nao pensam no bem estar do cidadao mas sim, so e so de poderes politicos- economicos....pena que em Mocambique nao haja mais os Carlos Cardosos pra investigar a dita riqueza deste Macua....( macua, no sentido positivo)
Gosto · 3 h
Daniel Costa
Daniel Costa O Presidente Simango afirmou que o assunto deve ser tratado em fórum apropriado do partido. Custa-me perceber que as ideias que aqui são avançadas sobre um hipotético acto público ajude a unier a família Mdmiana. Por mim os tais dinheiros que tinham sido canalizados para inviabilizar a construção do viaduto continuam a rolar para este caso. Onde anda a disciplina partidária para exigirmos o ineimaginável?
Gosto · 1 · 3 h
João Carlos
João Carlos Eu não gosto dessa de fórum apropriado. Havendo esse espaço o assunto não se tornaria público
Gosto · 2 · 2 h
Daniel Costa
Daniel Costa Mas é lá no fórum onde devem lavar a roupa suja.
Gosto · 1 · 2 h
João Carlos
João Carlos Daniel Costa não existe efectivamente. É só um mecanismo de tornear o problema
Gosto · 2 · 2 h
Daniel Costa
Daniel Costa Kikiki....quer dizer. O Dr Mahamudo deve trabalhar com os órgãos do partido dele e não vir dizer o que diz pelas media. Ajudava o MDM e a ele próprio.
Gosto · 2 h
João Carlos
João Carlos Uma outra ilação é que Amurane compreendeu que a sua margem de progressão na actual modelo de gestão do partido tinha chegado ao fim. Ou seja, ele não passaria de Presidente de um município importante, o que pode ser visto, provavelmente, como pouco para am ambições políticas dele
Gosto · 1 · 3 h · Editado
Salomão Mambo
Salomão Mambo Ismael Mussa vs Amurane
Gosto · 2 · 2 h
Mario Pascoal Comege
Mario Pascoal Comege Concordo plenamente contigo meu irmão.
Gosto · 2 h
Kleber Alberto
Kleber Alberto Realmente esta a pedir o impossivel, isto e igual a um filho pedir ao pai que se ajoelhe e lhe peca dxculpas. Isto e o cumulo, cabe ao presidente e ao partido colocar ordem na casa, expulsar o filho, e um insureto perigoso, agora, o problema e o timing para acertar esta equacao, haja coragem.
Gosto · 6 · 2 h
Geraldo Obra
Geraldo Obra Onde foi que já assisti um filme parecido? Não me lembro bem. Mas parece que foi em 2008. Um dos artistas participa neste. Não aprendeu nada?
Gosto · 3 · 2 h
Domingos Manga
Domingos Manga Está a cometer o mesmo erro o Cota Simango, ele ainda precisa do Amurane para manter o municipio de Nampula... caso contrário, Nampula volta para a Frelimo.
Geraldo Obra
Geraldo Obra Agora temos a repetição do filme. A GUERRA DE EGOS
Joaquim Mavone
Joaquim Mavone o edil de Nampula,não é Homem maduro
Gosto · 3 · 2 h
Mauro Alverino Limpo
Mauro Alverino Limpo Com certeza
Gosto · 1 h
Filipe Primeiro
Filipe Primeiro Amurane quer se fazer de vìtima quando na verdade nada foi dito por parte da liderança do mdm quem o acusou foi sim alguem dessidente do mdm e ele achou que o mdm è o elo mais fraco quem deve pedir desculpe è ele e nao ao contrario nem que fosse culpado o mdm na minha tradiçao quando o mais velho peida a criança pede desculpas desculpe a palavra usada nimguem tem capacida de concorer sozinho e fanhar ele deve saber que ganhou porque foi apoiado pelo mdm nimguem pode limpar a nàdega deichando o anùs que o defecou desculpa mas tenho que dizer enbora outras palavras nao sejam apropriadas mas nao disse
Gosto · 4 · 2 h
Augusto António Augusto
Augusto António Augusto Kkkkkk Rendí Pha
Gosto · 1 h
Belisario Moiane
Belisario Moiane Simplesmente obra de conspiração!
Gosto · 1 · 2 h
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Devem aprender com o partido frelimo , pôs, la estão bem organizados ( a Vitória prepara-se), por isso governo actual ainda tem mais de 300 anos a liderar o país sem alternância.
Gosto · 2 · 2 h
Nelson Junior
Nelson Junior Mano, com estes amadores de politica dos mds e da renamo, devemos estar preparados pra " conviver" com a frelimo....nao ha outro remedio
Gosto · 1 · 26 min
Jorge Pedro Ribeiro Ribeiro
Jorge Pedro Ribeiro Ribeiro Egidio não entendo nada de política, mas do ponto de vista bíblico vejo Amurane ter cometido o mesmo pecado da Miriãm irmã do profeta Moisés e segunda a Bíblia para este tipo de pecado (afronta contra autoridade superior) a atitude do Amurane vai colher lepra vinda da parte de Deus pois a sua razão não o vai salvar, mas o condenar infelizmente😰
Gosto · 5 · 2 h
Joaquim Mavone
Joaquim Mavone Grande reflexão
Gosto · 1 h
Edias Felipe Manditukakare
Edias Felipe Manditukakare Totalmente de acordo, faltou lealidade. Hoje em dia já não dá para confiar nas pessoas
Gosto · 1 h
Catman Mandlazi
Catman Mandlazi é verdade.
Gosto · 1 h
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Onde é que estava a lealdade do Simango quando traiu o Dlhakama?
Adriano Victorino
Adriano Victorino Falta lhe maturidade. Perdeu uma grande oportunidade para se afirma. É o cumulo da arrogancia que lhe carateriza.
Gosto · 1 · 1 h
Nelson Junior
Nelson Junior Realmente eh pena, pois ele nao compreendeu de que governando bem Nampula, ele estava a dar um sinal positivo aos jovens e ao povo, de que nao eh so a Frelimo que sabe( se sabe) diriger um Pais...que pena e que tristeza: transformou-se num outro padre padrone....que pena!..e diz ele que estudou!...
Gosto · 1 h
Franque Rangeiro
Franque Rangeiro Querias que ele saísse?
Gosto · 1 h
Edias Felipe Manditukakare
Edias Felipe Manditukakare Estas certo Egídio Vaz, acho que o Amurrane quer concorrer como independente ou seja já tem o plano B só não sei se ganhar o que duvido ele não vai querer fundar um partido ou grupo de cidadãos que vai -lhe suportar na assembleia Municipal e aí quero ver se não had fazer para o partido dele o que nega ao MDM. Já não dá para acreditar nas pessoas
Gosto · 1 h · Editado
Ireneu Bagao
Ireneu Bagao Um pai pode ou não pedir desculpas ao seu filho na presença da mãe?
Gosto · 1 h
Catman Mandlazi
Catman Mandlazi amurane está a cacar(kussodza) com sal no bolso.
Gosto · 1 h
Isaias Nyamunda
Isaias Nyamunda Mateus 7:12
Gosto · 1 h
Manuelinho Albino Soares
Manuelinho Albino Soares O espetador no assento de um estádio jogando se futebol acha se melhor jogador se estivesse em campo! Por favor: DEIXEM O JOGO ROLAR...!
Gosto · 1 h
Delio Ernesto Massingue
Delio Ernesto Massingue Excesso de confiança e muita arrogância.
Gosto · 1 h
Zitha Zitha
Zitha Zitha Sim sr.Edigio esse amurane comecou a bwe cmo falam os nossos irmaos ,a sabotar MDM,é por faz exigencia absurda pa ,por em pratica o plano B k é concorer independente, mx ele vai se dar mal
Gosto · 1 · 1 h
Domingos Manga
Domingos Manga A ver vamos. O Cota Simango está numa saia justa, Nampula vai escapar para a Filomena Mutoropa, é melhor começar a chorar Mutoropa, quanto mais cedo for, a presidência do Municipio mais próxima... cota Simango, manter o orgulho e perder Nampula ou pedir desculpas e manter Nampula! Espero para ver. Amurane o que te fizeram afinal! Talvez Dlakama ou Raúl DOMINGOS para mediar esta situação, ou melhor, o Ismael Mussá daria um bom mediador... política, tudo bando de abutres, cada um luta pelo seu pedaço usando o povo.
Gosto · 2 · 54 min · Editado
Domingos Manga
Domingos Manga Amurane já não quer fazer parte do partido...
Mario Carlos Tete
Mario Carlos Tete Dinheiro em jogo
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua O Amurane está sendo "infantil" demais...
Gosto · 1 · 41 min
Ibraimo Assamo
Ibraimo Assamo Daqui a nada, ouviremos que o Amurane concorre como independente.
Jose Chirruco
Jose Chirruco Da nisto. Sujo mesmo com roupa nova sempre será sujo. Deve se dar banho. O Amurane, já não quer saber do Mdm, ele já fez a parte dele no bolso. Esperemos o desfecho. Mas pedido de desculpas. Duvido
Manuel Arsenio Manuel
Manuel Arsenio Manuel Me cheira uma concorrência independente!
O fim do iludido!
Abeitanly Cassimo
Abeitanly Cassimo MDM veiu para ficar, amurane pode passar. Esta visto que os macuas sabem ver com olhos de ver.
Gosto · 1 · 17 min
Ligia Mutemba
Ligia Mutemba Grandas lágrimas da Mutoropa. 
Ainda me lembro como se fosse hoje.
"...dentro do ...a democracia ainda é hóspede. .." Egidio Vaz in post on facebook 

Kkkkkkkkkkkk ihh
Sergio Jamal
Sergio Jamal Kkkkkk este kamba de Amurrane já tem plano B como candidato Independente ok.
Elias Langa
Elias Langa Teve tudo para falar como membro da comissão política, não foi.podia também falarem como homólogos um presidente de Nampula e outro como presidente da Beira . não fez?vem a televisão para ganhar razão? Realmente a menhor equipa em aquela que ataca perante ao publico como fezes Amurane.
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Se calhar é um plano de próprio Amurane para deixar MDM e concorrer como independente
Heleno Bombe
Heleno Bombe Caro Egidio Vaz realmente o Mahamudo Amurane já deve ter um plano B em marcha:
1-concorrer como candidato independente
2- Filiar-se a Renamo e concorrer como candidato da Renamo

3- criar seu próprio partido e concorrer as eleições autárquicas 
4- Abandonar a política no final do mandato 
Eis os próximos cenários!
Gosto · 9 min
Joao Fulana
Joao Fulana Eu näo vejo mal nenhum em ver o Eng. Daviz pedir desculpas, ao Edil da Cidade de Nampula. Pois o Amurane, foi sim usado pelo Partido. E se o caldo entornasse, a responsabilidade seria sim do Amurane. Nao do Eng. Daviz. Em Quelimane, quando Pio Matos esfaziou os cofres do Munincipio, quem foi responsabilizado?
Gosto · 8 min
Xavier Jorge Uamba
Xavier Jorge Uamba Esse assunto não constitui novidade porém já tivemos vários casos de gênero. O bom seria Deviz Simango chamar o seu filho e sentarem discutir esse problema com vista a terem uma solução urgente antes que 2018 chegue.
Gosto · 8 min
Francisco João Impereca
Francisco João Impereca kkkk quando ha infiltrados so da nisso. so que não sera mais aceite na Frelimo podera trai como antes
Gosto · 7 min


Vejo a crise no MDM como resultado da falta da disciplina partidária para além da incapacidade das lideranças dos partidos políticos de oposição de agregar todas as correntes dissonantes dentro da organização.
Noto que há tendência dos presidentes dos municípios eleitos suportados pelos respetivos partidos de governar como se fossem independentes o que traz confusão com os partidos, isso acontece não só no MDM como na Frelimo como no passado na Renamo. A diferença é que enquanto a Frelimo por governar o país consegui conter a tendência dos presidentes de município seus de ser mais independentes enquanto que a oposição caso MDM essa imposição é reduzida. A confusão começa com os partidários que deram tudo para a Vitória do seu candidato serem preteridos depois da Vitória porque os presidentes eleitos não acomodam os partidários que o ajudaram a o eleger alegadamente porque fora eleitos pelo povo aliás a acomodação não é só material mas também ideológico pois que a interesses que os partidários querem defenderem. Os presidentes querem comportar se como se fossem independentes, dizem que têm o seu programa! Como assim! Outrossim os partidários querem que o presidente seja um boneco a serviço do partido, o que não pode. Penso que há que haver um equilíbrio entre os interesses dos presidentes, partidários é do partido. Outra coisa é que a liderança do partido deve ter capacidade de reter os quadros e não permitir a sua saída porque tem outros tantos.
Caso de Nanpula acho que o Amurrane pode ter cometido erros ao ignorar o partido porque não sendo um presidente eleito como independentemente tinha a obrigação moral de se sujeitar se ao partido desde que essa submissão não implique a violação da lei e isso é possível também caberia ao MDM saber equilibrar as suas pretensões sem o prejuízo da autoridade do presidente do município. Quanto ao futuro esse pertence a Deus mas a história que se viveu na Beira acredito que não vai se repetir, Daviz fez história a ser primeiro independente a vencer eleições autárquicas não tenho fé que isso vá acontecer em Nanpula, por várias razões que poderei apresentar noutra ocasião. Daviz foi afastado como candidato à 5 meses das eleições e espontaneamente ou não levantou um movimento de solidariedade para com Daviz que foi visto como uma vítima de Dhlakama, veja que Dhlakama quase que ficou isolado. O factor surpresas favoreceu a Daviz o que não vai acontecer em Nanpula. Em fim talvez todos sairão a perder digo Amurrane, MDM e a própria oposição. Com este andar dificilmente a oposição quer liderado pela renamo como MDM chegaram ao poder.

1 comentário:

Unknown disse...

Diz um grande filósofo "Quem julga um caso sem tomar consideração de outra parte, não deve ser considerado de justo, embora que julgue com justiça", portanto, penso difícil tirar conclusões a partir das citações do edil de Nampula,sob as suas desicoes a respeito do caso sem que entendamos no concreto as reais ofensas que recaem sobre sua costas.se as que colhemos das médias correspondem ao todo, não vejo o motivo da absoluta renúncia de Amurane, a não ser que haja outros motivo para tal, aí vem o meu conselho dr. Amurane " A mão suja lava-se, não se corta".