Tenho lido alguns comentários pelo Whatsapp e Facebook e vejo alguns com os seguintes dizeres a pessoa "X ou Y" não tem cultura de Sentido de Estado, eu coloco a seguinte questão porquê estes não tem Sentido de Estado? E a resposta não tarda, não tem Sentido de Estado, porque vivem criticando o Governo de Moçambique, o Governo que dia-pós-dia luta para tornar Moçambique num Estado de referência.
Caríssimos, é preciso deixar bem claro que, não foi a pessoa "X ou Y" quem perdeu a cultura de Sentido de Estado, mas sim o Governo, pois se formos as razões que levam o "X ou Y" a tecer duras críticas ao Governo é porque elas tem sua razão de ser.
Essas razões não são fictícias ou utópicas, elas existem e foram causadas pelo Governo, e que fizeram do Governo o grande culpado pela degeneração acelerada da cultura do Sentido de Estado.
E na minha opinião este Sentido de Estado foi violado de cinco maneiras a destacar:
Quando temos um Governo, que permite que o seu meio seja transformado num cativeiro de protecção dos que violaram a soberania do Estado, quem não tem o Sentido de Estado, não é o "X ou Y", mas sim o Governo.
Sendo que, um Governo que tem a consciência do poder que lhe foi conferido por um Presidente democraticamente eleito, jamais permite que o seu meio se torne num covil de corruptos;
Quando temos um Governo, que pela sua renitência politicamente condicionada ou orientada, permite o bloqueio da Ajuda Externa ao Orçamento Geral Estado, colocando em causa a sustentabilidade financeira do próprio Estado, quem não tem o Sentido de Estado, não é o "X ou Y", mas sim o Governo.
Sendo que, um Governo que tem a consciência das implicações que este bloqueio pode trazer sobre o povo, racionalmente saberia muito bem posicionar-se;
Quando temos um Governo, que pela sua composição politicamente feita, limita o seu poder de actuação e coloca em causa a sua própria independência, e desta forma permitindo com que um punhado de pessoas protegidas pela história em nome duma segurança ficticía contraia dívidas sem consentimento do povo, quem não tem o Sentido de Estado, não é o "X ou Y", mas sim o Governo.
Quando temos um Governo, que permite que o Estado Moçambicano no seu todo seja sequestrado, despido, usurpado a sua soberania e deixando-o nú a nível do Sistema internacional e tornando-o cada vez mais dependente e mendigo no concerto das Nações, quem não tem o Sentido de Estado, não é o "X ou Y", mas sim o Governo.
Pois permite que certos a pipites privados dalgumas elites nossas também protegidas pela história reduzam o poder de intervencionismo e de barganha do Estado Moçambicano nas suas relações internacionais;
Quando temos um Governo, que permite que um punhado de ambiciosos, que não controlam a gravidade que o nível das suas ambições causa ao Estado, que até chegam ao ponto de privatizarem a riqueza nacional e a essência da nossa luta de libertação nacional, submetendo desta forma o povo a um processo de esfomiatização e mendicidade colectiva, quem não tem o Sentido de Estado, não é o "X ou Y", mas sim o Governo.
Compete ao actual Governo resgatar a cultura de Sentido de Estado e não é a pessoa "X ou Y" que não tem cultura de Sentido de Estado.
Atenciosamente
Sem comentários:
Enviar um comentário