terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Erdogan também caça investidores imobiliários turcos


Marcelo Mosse adicionou 2 fotos novas.
2 h · Maputo, Moçambique ·

O Governo moçambicano tem em suas mãos dois pedidos especiais de Recep Erdogan: a prisão e extradição de cidadãos turcos que residem em Maputo e o encerramento da Willow Internacional School (um pedido que Erdogan fez um pouco por todo continente africano, nomeadamente em países onde há escolas cujo mentor é Fettulah Gulen). Ankara tem uma lista de 24 cidadãos turcos vivendo em solo moçambicano e sobre os quais se alega estarem vinculados ao suposto golpe de Estado de que Erdogan diz ter sido alvo no ano passado.


Dentro do grupo estão destacados investidores no sector imobiliário de Maputo. Uma fonte diz que o proprietário de um imóvel em construção perto do Piri Piri já foi detido na Turquia. Na lista constam os nomes dos investidores do Deco Residence, na Polana, ao lado do antigo Guanabara, e do Deco Assos, em construção junto ao Restaurante Costa do Sol (nas imagens).

Ankara alega que essas figuras financiam o PKK (Partido do Povo do Curdistão), um partido minoritário do sul da Turquia, hoje perseguido pelo governo. Também alega que estiveram por detrás da suposta tentativa de golpe. Moçambique não tem acordo de extradição com a Turquia. Maputo vai usar desse vazio diplomático para não agir nos termos solicitados. E vai acrescentar que, daqui em diante, vai analisar o caso.

A mesma resposta dada a Paul Kagamé, do Ruanda, que esteve cá há meses a tentar convencer nosso Governo a extraditar opositores políticos (diferentemente de Erdogan, Kagame já mata em Maputo). Este é um dossier intricado porque muitos desses investidores turcos têm parcerias empresariais no sector imobiliário com políticos locais ao mais alto nível. Um deles é o Ministro da Defesa, Atanásio Mtumuke, que detém uma percentagem de um condomínio de luxo localizado na N4, na Matola, para além de interesses na Willow.

De modo que não vão ser negociações fáceis. A questão central é de saber se da satisfação desses pedidos depende a entrada de capitais turcos na LAM e no Aeroporto de Nacala. O tal quid pro quo de que eu falava ontem. Mas tudo indica que o Governo não vai ceder a qualquer chantagem.

Os turcos perseguidos não cometeram crimes nem cá nem lá e o Governo não encontra cobertura legal para satisfazer as pretensões de Erdogan. Mesmo que um acordo de extradição seja assinado hoje, ele não teria efeitos retroativos.



Moçambique: Delegação de Erdogan poderá pressionar medidas contra escolas turcas
janeiro 23, 2017

VOA Português



Recep Tayyip Erdogan
Partilhe
Veja Comentários


Conflito entre Erdogan e Fetullah Gulen no centro da pressão.


A delegação turca que visita Moçambique poderá pedir às autoridades de Maputo para tomarem uma decisão contra as escolas da rede criada pelo clérigo muçulmano Fetullah Gulen, escreve a agência de notícias Anadolu.

Da lista de escolas da rede de Gulen consta a Willow International School, com instalações nas cidades de Maputo e Matola. Os estudantes destas escolas são na maioria filhos da classe média e de elites locais.

O governo turco colocou Fetullah Gulen e suas organizações na lista de terroristas.

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que chefia a delegação que visita Moçambique, acusou Gulen de ter sido mentor do fracassado golpe de Estado de Julho de 2015.

Um pedido de extradição de Gulen foi rejeitado pelas autoridades americanas, onde está radicado.

A Embaixadora da Turquia em Maputo, Zeynep Kiziltan, disse àquela agência que as autoridades de Maputo já foram advertidas sobre o risco da rede de Gulen, e acredita que “irão fazer a avaliação necessária e nós continuaremos a nossa luta nesta matéria”.

A rede de Gulen tem centenas de escolas no mundo. Mais 80 já foram encerradas ou transferidas desde a tentativa frustrada de golpe de Estado.

A Turquia lançou, no ano passado, a Fundação Maarif, para criar escolas e centros de educação no exterior.

Kiziltan disse que além de áreas como energia, agricultura, turismo, o seu país pretende cooperar com Moçambique na educação, cultura e saúde.


Stelio Semedo
 Com o Presidente Turco Erdogan, a Turquia tem aumentando seu peso a nível internacional, provocando e movendo o equilíbrio de poderes contra hegemonia americana. Um dos casos mais notórios foi a interferência no caso Irão, que mesmo depois dos "esforços" de anos dos países europeus não acordaram nada, mas numa sentada a Turquia e o Brasil acertaram, sendo depois massivamente criticados pelos países europeus (principalmente a França). O caso mais recente é o caso sírio, em que a Turquia esta actualmente a negociar a paz. Mesmo a nível da Europa, a Turquia não cedeu facilmente na questão dos refugiados só depois de acordos de financiamento. Ter um país com porte histórico como a Turquia fora de controlo dos americanos e europeus, não é nada bom na perspectiva dos americanos. Por isso, os americanos planearam e planeam um golpe de Estado, no seu tipico modis operandi (como fizeram com o primeiro Presidente Egipto eleito Mohammad Mursi, e outros). Esses presidentes gozam de amplo apoio popular, como viu-se aquando da tentativa de golpe de Estado na Turquia. Mesmo o Presidente Egipto goza de amplo apoio popular. O modis operandi consiste em virar as cameras do mundo para o respectivo pais ou Presidente (reparem que quando o primeiro Presidente Egipto eleito governava, a midia estava presente comentando cada acção que tomava, mas depois do golpe de Estado, depois de colocarem um militar que matou milhares de civis, a midia internacional nem esta ai. O mesmo sucede com a Turqui antes da tentativa do Golpe de Estado, a midia centrava-se muito na Turquia, apelidando o Presidente de ditador, etc e que o povo não o queria no poder. Quando surge a tentativa de golpe Estado é o próprio povo que sai as ruas para proteger o "suposto ditador" Erdogan. Os EUA não pensa duas vezes para dar asilo aos seus golpistas. Contudo, depois disso o Presidente da Turquia ficou esterico (com medo de um novo golpe de Estado), ele não se limitou a prender os militares directamente envolvidos. Ele vai e procura também jornalistas, empresários ligados ou que apoiam os golpistas. Excedeu-se a mandar encerrar todas as escolas Willow. Uma coisa é participar no golpe de Estado, outra coisa é ser apoiante indirecto dela. O medo de um novo Golpe de Estado não é fictício, pois a história mostra que os americanos tentavam nem que seja quatro vezes, depois de uma pausa, por exemplo no caso do primeio e único Presidente eleito no Irao na década de 50, eles tentaram 4 vezes e foram bem sucedidos, tudo porque o primeiro ministro mandou renegociar os termos de acordo com as empresas petrolíferas em benefício do povo iraniano. 
O Presidente Turco esta a errar porque depois dessa tentiva de golpe Estado, ele só deveria prender os implicados directos, e procurar criar um novo consenso nacional, e aos outros suspeitos de poderem ser usados numa nova tentativa de golpe de Estado, somente os vigiaria.
Quanto a questão, do surgimento de bombas nas escola Willow em Maputo, é pouco improvável porque o foco de acção de terroristas está na própria Turquia de forma a desestabilizar o governo. E temos que ter atenção aos apelidados por terrorristas por Erdogam, porque alguns só estão envolvidos ou são apoiantes de uma mudança no governo turco.
Like · Reply · 2 · 19 hrs
Caetano Morais
Caetano Morais Provavelmente os que apoiaram a tentativa do golpe do estado estejam cá vivemdo do bom e do melhor que os seus patrocinadores lhes proporcionaram. O Presidente Turco, penso eu, que falou com conhecimento de causa. De resto alguns empresários que cá temos de origem (!) mal se sabe da proveniência da sua riqueza. Ou Moçambique colabora com a Turquia ou a retaliação pode ser silenciosa. Por outro lado se de facto os Americanos estão por detrás da Primavera árabe, falhada no caso Turquia, então sou de afirmar que estamos entre a espada (America) e a parede (Turquia).
Like · Reply · 18 hrs
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Pois pois, por isso é que o ditador tem às costas o Daesh e não se livra dele. Os Moçambicanos já tem problemas que cheguem, não queremos mais e vindo de um ditador ainda menos.
Like · Reply · 14 hrs
Stelio Semedo
Stelio Semedo Porque na verdade a Turquia é o único país que na realidade está combater o Daesh. Enquanto os outros só falam.
Cara Ginoca Ramos, ele ditador porque preferiu serviu o seu povo em detrimento dos líderes ocidentais????
Like · Reply · 14 hrs
Bob Liss
Bob Liss melhor nao confiar nesse turco
Like · Reply · 8 hrs
Orlando Oliveira
Orlando Oliveira Caetano Morais O ditador quer esticar os seus tentáculos até fora da Turquia....mal dos que curvarem e fazerem vénia....muito mau.
Like · Reply · 3 hrs
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Está enganado, não tem nada a ver com os lideres ocidentais, ele é um ditador por natureza, veja o que ele tem feito.
Like · Reply · 3 hrs
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos É bom que não vào na cantiga deste ditador senão tem o daesh á perna nào tarda nada. Já temos problemas que bastem e não queremos mais.
Like · Reply · 2 · 18 hrs
Suneid Cangy
Suneid Cangy E depois não digam que não avisamos, isto vai provocar revoltas e dessas revoltas já podemos esperar explosões. Este tipo é um prepotente e salafista.
Like · Reply · 4 · 21 hrs
Abdala Jacinto
Abdala Jacinto Não cheira bem,que não envolva-nos em grandes intrigas,porque já estamos no fundo do poço...
Like · Reply · 1 · 21 hrs
Victor Severiano Munjjovo
Victor Severiano Munjjovo Esta visita deixa a desejar. O seu carácter histótico não retira as consequências que podem advir. Erdogan veio procurar seus opositores. Está claro, ele não é bom mensageiro mas sim, ditador além fronteiras.
Like · Reply · 1 · 1 hr · Edited
Djicaze Dzovo Dzovo
Djicaze Dzovo Dzovo Moçambique é um país soberano. Sabe o que vai fazer. Deixem-se de falsos alarmes.
Like · Reply · 18 hrs
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Ainda está a dormir?
Like · Reply · 18 hrs
Djicaze Dzovo Dzovo
Djicaze Dzovo Dzovo Tu k tas acordada fazes o quê além de andares a ridicularizar o teu próprio país? Moçambique xtá em problemas, mas eu estou farto de pessoas sem amor-próprio.
Like · Reply · 17 hrs · Edited
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Djicaze Dzovo Dzovo vá tratar por tu a sua família porque não me conhece de lado nenhum para me tratar assim, respeito é bonito e eu gosto. Eu não ridicularizo o meu país, não quero é mais problemas que aqueles que enfrentamos, e vindo deste ditador, tudo é possível. Parece que ainda não acordou.
Like · Reply · 14 hrs · Edited
Djicaze Dzovo Dzovo
Djicaze Dzovo Dzovo Te chamei para responderes ao meu comentário? Quem és para não seres tratada por tu? Que eu saiba a unica coisa que fazes na vida é andares por aqui à procura de importancia que não tens. Meta-te tu com a tua familia, se é que a tens.
Like · Reply · 13 hrs
Djicaze Dzovo Dzovo
Djicaze Dzovo Dzovo Nem sei se este país é realmente teu. Tem gente que fica de longe a atirar pedras para aqui.
Like · Reply · 13 hrs
Anselmo Acacio
Anselmo Acacio Moçambique não coopera com Erdogan mas sim com Turquia, por isso essa vontade dele não vai sortir efeitos
Like · Reply · 14 hrs
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Mas quem manda na Turquia é ele é as leis são ditadas por ele.
Like · Reply · 1 · 14 hrs
Anselmo Acacio
Anselmo Acacio Sei, mas nós não podemos assinar acordos em função dos idéias pessoais mas sim pelo bem comum. Veja que ele diz que os empresários Turkos que estão em Moz e que não acreditam na ditadura dele devem ser expulsos. Concordas?
Like · Reply · 13 hrs
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Senhor Anselmo Acacio, não concordo em expulsar os trabalhadores turcos, pois estão a ajudar a economia do pais, o que não concordo é com a ideia desse senhor querer que nós apanhemos quem ele quer, nós os Moçambicanos não queremos é confusão para nós, já temos o nosso quinhão e não queremos que do nada nos apareça essa grande ameaça do Daesh, é só isso que não quero.
Like · Reply · 1 · 13 hrs · Edited
Anselmo Acacio
Anselmo Acacio Exacto, mas parece o interece dele. Quem se mete com os caras eles arrebentam. Imagine que fazem estragos lá onde há de tudo oa segurança, e aqui???? Morremos todos
Like · Reply · 13 hrs
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Esse é que é o meu receio. Sim porque eu acredito que ele deve dar dinheiro para apanhar esses que ele tanto quer, e sabe que quando se abanam umas notas verdes em Moçambique, embandeiram em arco, até os olhos brilham, infelizmente, por dinheiro fazem tudo.
Like · Reply · 1 · 12 hrs
Anselmo Acacio
Anselmo Acacio Kkkkkk em fim, está se mal
Like · Reply · 5 hrs
Mbalamanje Uzende Chanunkha
Mbalamanje Uzende Chanunkha O presidente turco veio avisar Nyusi e seu governo para se precaverem dos terroristas acomodados em moçambique.
Like · Reply · 20 hrs
Nelio MacArthur
Nelio MacArthur Não terrorista coisa nenhuma aqui. Esse tipo está a caça de seus opositores políticos.
Like · Reply · 1 · 19 hrs
Stelio Semedo
Stelio Semedo Exactamente.
Like · Reply · 19 hrs
Lastino Zaichelho Marrengula
Lastino Zaichelho Marrengula diga me.que necessidade tem o presidente turco de caçar seus opositores, se o seu povo ama ele?
Like · Reply · 17 hrs
Nelio MacArthur
Nelio MacArthur mandar prender juízes, jornalistas e membros de partidos da oposição não é algo que deve ser louvado. se continuar assim vai ter morto como aconteceu com outros ditadores do Médio Oriente.
Like · Reply · 1 · 16 hrs
Orlando Oliveira
Orlando Oliveira O ditador quer impor a sua influencia até no exterior.....Enfim...pior são os que vergam perante ele.
Like · Reply · 3 hrs
Paito Oliveira Massada
Paito Oliveira Massada Querem provocar terrorismo em Moçambique
Like · Reply · 21 hrs
Bob Liss
Bob Liss ta maluco esse?
Like · Reply · 8 hrs
Alberto Benjamim Mathe
Alberto Benjamim Mathe Está a mostrar o seu lado animal"xenófobo"
Like · Reply · 21 hrs
Stelio Semedo
Stelio Semedo Não concordo.
Like · Reply · 19 hrs
Eric Lavis
Eric Lavis fora erdogan
Like · Reply · 19 hrs
Amos Madjiruane
Amos Madjiruane é so nos dar um empréstimo....sei que vamos pagar
Like · Reply · 19 hrs
Comentários


Donaldo Chongo Mais uma leitura interessante do MM. MM, devias ter sido o escolhido da STV para comentar a visita do presidente turco hoje de manhã. O jovem que esteve lá despejou muita água.
Gosto · Responder · 6 · 2 h


El Patriota "Maputo vai usar desse vazio diplomático para não agir nos termos solicitados." Finalmente, algum bom-senso que Maputo toma.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Adelson Rafael http://www.voaportugues.com/.../mocambique.../3688460.html



Moçambique: Delegação de Erdogan poderá pressionar medidas contra escolas turcas
VOAPORTUGUES.COM|DE VOA PORTUGUÊS
Gosto · Responder · 5 · 2 h


Egidio Vaz Ads país tem seus bandidos. Moçambique também tem seus. Como disse um angolano, cada um com seu gatuno
Gosto · Responder · 5 · 2 h


Donaldo Chongo Isso para dizer que Moçambique deve ceder às pretensões do presidente turco ou não?


Celso Sitoe Bem falamos sobre este assunto esta manhã MM. A ver vamos o que acontece.
Gosto · Responder · 2 h


Marcelo Mosse Pois Celso Sitoe...é isso mesmo.


Heleno Bombe ja previamos a agenda do Erdogan antes de escalar Maputo, perseguir opositores politicos
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Badru Suamado Uma caça aos "Gambuzinhos"!
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Silvestre Baessa Filipe Marcelo Mosse existe alguma relação confirmada entre Gullen e o Pkk?
Gosto · Responder · 1 h


Marcelo Mosse Estou procurando ler um pouco mais para saber...por enquanto ainda na li.


Lenon Arnaldo Nesta fase os prós e contras e que definiram se vale a pena ceder ou não. Não estamos em condições de mandar passear uma boa entrada de verdinhos nos cofres do estado ou, outro tipo de contrapartida, incluindo político militar, por conta de uma parceria se 5/10 %

Nem, a não existência de acordos de extradição podem ser elemento impeditivo, pois, existem vários artifícios jurídicos para ultrapassar a ausência de acordos formais como tal, e, caso, o governo do dia assim o entender, avança desde que, fique salvaguardado a não violação da CRM que impõe: que em caso de extradição de cidadão nacional ou estrangeiro, deve haver garantias de que no tal país não se aplica a pena de morte. Não parece seja o caso da Turquia.

Batemos fundo, e um potencial salva vidas, não é para ser dispensado nessas alturas. Até por uma questão de sobrevivência política.
Gosto · Responder · 1 h


Titos Cau Lenon Arnaldo entendo o teu raciocinio mas nao sei valeria a pena hipotecarmos os nossos valores, tomarmos partido numa disputa num pais amigo em troca de algumas verdinhas.


Nelsoncarlos Tamele Foi uma engenharia de perseguicao estrategicamente planeada pelo #Erdogan e seus discipulos. Tipo vamos prometer um badget de financiamento para um projecto estrategico, mas em contrapartida colocamos essas condicoes: extraditar os inimigos, fechar/encerar as fontes de educacao Turca em Mocambique. Malandro este gajo! Olha que, ate para convencer mais aos nossos governantes, carregou consigo um "bando de empresarios" para Mocambique, numa clara indicacao da luz verde para o estado em se encontra a nossa economia hoje! Mas tudo vai depender do bom senso dos nossos dirigentes em avaliar as vantagens e desvantagens das propostas colocadas na mesa pela comitiva do Erdogan!
Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado


Beto Macuacua Como Maputo irá manter uma relação saudavel com seu aliado Erdogan e com os cidadãos/empresarios,etc turcos opositores do mesmo?!! A ver vamos...
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Edio Matola Talvez o mais perigoso ditador do século 21, esse Erdogan! E por consequência, os ataques suicidas na Turquia, estão a piorar! O homem, só esta preoucupado, com o poder dele e mais nada!
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Titos Cau Assunto muito complicado. Aos poucos o faccionismo vai penetrando o nosso pais.
Gosto · Responder · 1 h


Linette Olofsson Investimento Turco !

Gosto · Responder · 2 · 1 h


Titos Cau Violar as regras internacionais neste caso e perigoso. E se Erdogan cair do poder em meia duzia de anos? Como ficamos?
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Titos Cau Lembrar tambem que Fetullah Gulen opera debaixo da umbrella dos EUS/CIA. Essa mesmo que esta a edificar uma embaixada na marginal, pelos vistos a unica de raiz em Africa. Mae sabedoria, onde estas nestes momentos "tenebrosos".
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Joao Mazivila Antonio Épha ,esse assunto é dos turcos ou do chefe maximo da turquia?
Gosto · Responder · 1 h


Moisés Arlindo Valério Sitoe De golpe não teve nada, mas sim uma estratégia defenida ao mais alto nivel, para prender e eliminar todos os opositores do regime, políticos, activistas e jornalistas de modo a perpétuar este regime no poder. Agora resta saber como a nossa diplomacia vai agir captando mais investimentos e proteger os investidores suspeitos. Próximos tempos dirão. ..
Gosto · Responder · 58 min


Marcelo Mosse Egidio Vaz Os turcos que estao em Moçambique a investir em vários sectores da economia não são bandidos. Ou seja, eles não estão sendo perseguidos porque cometeram crimes la na Turquia. Sao perseguidos por causa de suas opções politicas. E escolheram Moçambique para viver e trabalhar e contribuir para a economia. E faz sentido que Moçambique os acolha e rejeite o pedido de Erdogan. Há meses o Governo turco solicitou a a Maputo que detivesse os fulanos, congelasse seus bens e em troca Moçambique receberia uma compensação financeira, incluindo dinheiro para terminar os projectos imobiliários em curso. Obviamente, e numa atitude de bom senso, o Governo rejeitou isso. Os turcos que estão ca enviaram posteriormente uma carta ao MNEC onde se declaravam integrados e comprometidos com Moçambique. Alguns já tem nossa cidadania. Ora, esta atitude do Governo, que é a que eu penso vai vingar, mesmo que Erdogan faça chantagem com LAMs e outros negócios, faz jus a historia moçambicana de solidadriedade com opositores políticos de la de fora. Hoje sao turcos e ruandeses, ontem foram sul africanos, chilenos e timorenses. Nao creio que esse sentido de humanismo seja rasgado a troco de uns tostões. Como historiador, voce podia enxergar fora da caixa. PS: Ha dias apagaste comentários meus no teu mural. Aqui fica descansado que nada do que disseres será riscado.
Não gosto · Responder · 7 · 37 min · Editado


Egidio Vaz Não me envolva no debate com turcos. O que eu afirmei é um princípio de segurança nacional e posso provar. Sim, Marcelo Mosse, não quero debater os interesses económicos de quem não conheço. Esrou ansioso em vez os acordos comerciais a detém firmados. Isso é o que me interessa
Gosto · Responder · Agora mesmo

Escreve uma resposta...



Joao Mazivila Antonio Mas MM quanto recebeste do Presidente da Turquia para ariscar a sua dignidade,é que isto pode te trazer outros desafios que a nossa soberania nao te vai ajudar,Huma Muzaia
Gosto · Responder · 40 min


Marcelo Mosse Agradecia que lesse o texto com honestidade e não insultasse ninguém.
Gosto · Responder · 1 · 34 min


Linette Olofsson Alguns , sem ofensa, têm tendência ou aparentam ter cérebros quadrados e formatados...as informações correm, chegam num segundo.
Gosto · Responder · 28 min


Joao Mazivila Antonio Nao quiz ofender,mas a sua abordagem MM,deve ser de interesse logico a actual situaçao de Moz,temos muitos assuntos internos por rezolver
Gosto · Responder · Agora mesmo


Jr Chauque Joao Mazivila Antonio, se não tens nada para escrever fica fora não venha aqui estragar o bom ambiente de informação e conhecimento,são pessoas como você que nos fazem viver no medo mesmo que a gente queira sair. E você recebeu quanto dos teus patrões para vires propor isso?
Gosto · Responder · Agora mesmo


Escreve uma resposta...



Linette Olofsson Aqui vês-se melhor!

Gosto · Responder · 1 · 30 min


Marcelo Nhantumbo MM, obrigado pela reflexão cuidada e esclarecedora!
Não vejo como nos imiscuirnos nos problemas "internos"de Istambul (Constantinopla).
Gosto · Responder · 25 min


Lenon Arnaldo Alto aí MM, onde foste tirar essa ideia e certeza de que, todos, os que estão a investir em Moçambique "não são bandidos". E se existirem evidências nesse sentido.

Em relação às causas da escolha de Moçambique para fixarem as suas residências, não será porque Moçambique tem um "sistema de segurança relaxado" - passagem de nível, ou, pior, onde com 5% compras proteção e lealdades.

Concordo consigo quanto a verticalidade com que o governo demonstrou e tratou as situações em que havia evidências de haver perseguição política, no caso o ruandês.

NB: há um aspecto que vem à mente agora: quando junta no mesmo saco (sul africano, chilenos e timorense com os ruandeses e turcos), parece exagerado, começando pelas causas que essas forças ou políticos defende ou defendiam: os políticos do ANC eram protegidos por Moçambique por conta da sua uma causa libertação do apartheid e em última análise, a segurança do país; Em relação ao Chile e Timorense idem (mesma causa libertação dos povos e do homem). Diferentemente, dos ruandeses que havia nítida sensação de estar-se diante de perseguição de caris político.

Em relação aos turcos, tenho as minhas reservas. Já agora, dizes que a razão de perseguição é por causa das suas opções políticas, quais: aderir ao PKKK - partido curdo, ligado ao estado Islâmico.

Quis eram por exemplo as contrapartidas oferecidas pelo ruanda. E o que a Turquia pode oferecer.
Gosto · Responder · 15 min


Joao Mazivila Antonio Se ate nos tivemos um lider Bandido e nada esta acontecer.

Egidio Vaz

Todos estados preocupam-se em manter seu povo e seus interesses seguros. A segurança é prioridade número um de qualquer estado neste mundo. Os EUA possuem uma enorme lista de inimigos públicos e secretos. A China anda atrás de alguns por aqui. O MI 6 também. E todos eles frenéticos perseguidores de inimigos públicos e terroristas. Nós cá na terra também possuímos os nossos. Portanto, cada um caça os seus gatunos. Afeganistão estragou-se quando um estado inteiro achou que Bin Laden era bom hóspede e por causa disso não entregaria aos EUA. Vimos agora o que é Afeganistão. Com efeito, OBL fez umas boas obras lá.
Os estados todos devem cooperar ao nível dos Estados para evitar a captura do Estado por uma seita ou gang.
Comentários

Heleno Bombe Desde que o caro Egidio Vaz trocou de camisola os seus posts perderam qualidade e o debate tornou-se pobre e sem foco, nós que éramos seus seguidores estamos num barco a deriva sem comandante, o que nos resta é rezarmos até chegar a costa são e salvos e procurarmos um outro comandante!
Gosto · Responder · 26 · 2 h
Ocultar 11 respostas

Abel Vilanculos Heleno, o que está errado neste post?!!!
Gosto · Responder · 2 h

Gulumba D. Mutemba Por acaso ele disse que algo está errado?
Gosto · Responder · 4 · 1 h

Egidio Vaz Não passe por aqui. Não venha mais insultar-me ou acusar-me. Se o que escrevi não é sério não gaste seus olhos, já caros a escrever coisas que não me interessam muito menos a si.
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado

Abel Vilanculos Gulumba
Gosto · Responder · 1 h

Hélder Nemésio Heleno, acho lastimável a forma como achas que esse post, particularmente, tem algo distante do verdadeiro Egídio Vaz.
Ele traz uma matéria de segurança que é de cariz universal. Faz me alguma confusão que esteja a sustentar a alegada fuga do EV, que eu NÃO vejo.
Gosto · Responder · 3 · 1 h

Abel Vilanculos Deixa o Heleno me responder!
Gosto · Responder · 1 h

Zito Do Rosário Ossumane Trocar de camisola é quando a pessoa faz ou não faz oque? Querem que a pessoa escreva oque? Quando escreve assuntos de DHL dizem que trabalha para a Renamo, querem que o Egidio Vaz faça oque? E se trocou de lado doi aonde?
Gosto · Responder · 4 · 1 h · Editado

El Patriota Heleno, meu irmão. Eu sei que a busca frenética pela quantidade de likes, às vezes nos faz perder as estribeiras por aqui. Mas, sejamos razoáveis...
Gosto · Responder · 1 · 33 min · Editado

Adilson Mahomed Tajú Que não seja por isso Heleno Bombe.... seja você também um comandante. Não espere que o EV seja um....exponha também as suas opiniões e ou análises. Faça também a diferença, procure também influenciar positivamente para que hajam mudanças no rumo certo, encontre também o rumo certo ou proponha um.... não espere, faça acontecer...
Gosto · Responder · 1 · 19 min

Nelson Junior Caro Sr.Heleno, com humildade, o seu comentario eh talvez eh dos piores comentarios que li no facebook....o sr.Egidio nao eh obrigado a expor posts da sua preferencia,e se o critica, tem direito pra tal, entao procure colocar os seus posts...sejamos maduros, o sr. Egidio, tem equilabrado os seus posts: talvez seja o mais critico a renamo e a frelimo do que o Sr...seja realista, tolerante...aguardo de ler os seus posts...caro compatriota, eh facil de criticar: e este o maior defeito dos mocambicanos: criticam muito, nao deixam os outros de tentar de fazer algo... e os criticos acabam de fazer nada....: eh injusto, maldoso da sua parte, criticas sem fundamentos....ps!.. se responder, nao insulte( nunca bloquei ninguem)
Gosto · Responder · 14 min

Emilio Francisco Chauque Claro que temos que ser razoáveis, mas... eu não entendi o post.

Não sei se é por causa da troca da camisa ou o fato todo, como diz Heleno - que Vaz trocou da camisola -, a verdade é que o autor não conseguiu ser explícito/objectivo como tem sido habitual.
Kuyengany Produções Que Prendam Guebuza
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Zefanias Macicane Visita de Erdogan?
Gosto · Responder · 2 h

Juma De Alzira Paulo Ainda nao intendi o post...
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Elcidio Muchave Heleno Bombe é muito bom em vê-lo a exprimir o seu sentimento, na verdade o nosso sentimento. Contudo não deixo de acompanhar o E.V, pois ele num dos seus post's explicou porque continuava assistir a TV/// e uso a mesma justificação para continuar acompanhar os seus post's até hoje.
Gulumba D. Mutemba Então os nossos senhores que sempre gostaram de ficar com o que os outros construíram vão entregar alguns turcos para ficar com todas acções.

Lenon Arnaldo Plenamente de acordo Egidio Vaz. Essa lenga lenga que "todos" são santinhos, para mim, cheira a esturro.

E preocupa-me, a facilidade com que alguns obtiveram a nacionalidade moçambicana, ou, permanência permanente ou vitalícia. Pelos vistos, sem um mínimo de check up nas suas fichas.

A filantropia de Ossama de Bin Laden na fase inicial, na sua longa estadia no Afeganistão, antes de fixar-se em Tora Bora, é disso exemplo.

Desengane-se quem vê fantasma em tudo que é sítio.
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado

Sura Rebelo Schauque Spirou esse ultimo paragrafo do EV Pode ter efeito "perverso" e com pano pra mangas rsrs nao gosto nada do tiro pela culatra...
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Schauque Spirou Kkkkk seita ou gangs? Kkkkk os piores inimigos nossos são políticos sem consciência nacionalista e vendem caça pedaço de terra, de madeira, do mar e nada se faz!
Chamar agora Bin Laden e seus sequazes é mesmo pra distrair..m distraídos! No tempo que tínhamos esse perigo bem patente nada se fez.... keekkekekekk
Tony Ndzawana Esses são inimigos do Estado ou do Governo.
Se forem do Governo então estamos num mau caminho.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Gulumba D. Mutemba
Nós cá na terra possuimos os nossos inimigos.
São eles adversários políticos e todos aqueles que pensam diferente.

Este post é um Hoyo Hoyo ao elenco de bandidos turcos.


Nelson Junior Caro Egidio, o perigo no meio de tudo isto eh quando o Estado eh dirigido por seitas ou gangs camafulados em patriotas e nacionalistas....e ai levanta-se uma grande questao: quem sao os verdadeiros gangsters ou seitas?..Uns sao visiveis, outros, mais inteligentes, com atitudes enganadoras no silenco, vao danificando as sociedades....ha outro tipo de gangs e seitas mais perigosos do que os que vemos nas midias...
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Nelson Junior .......ps!...e recorde-se de que os tais gangs e seitas muitas muitas e muitas vezes sao criados por Estados que se dizem soberanos....
Gosto · Responder · 1 h

Francisco Jose "Todos Estados preocupam-se em manter seu povo...seguros". falácias!! Preocupam-se mais é nos seus próprios interesses(individualizados e contemporaneos)!!
Gosto · Responder · 1 · 55 min · Editado

Francisco Jose Concordo que cada Estado tem os seus inimigos (fantasmas )
Gosto · Responder · 2 · 57 min · Editado

Innocent H. Ab Muito boa opinião. Mas equilibre-se. Da mesma forma que o estado deve evitar a sua captura por seita(s) ou gang(s), deve igualmente evitar a sua captura por outro(s) estado(s). Independencia é isso. Acho que o Afeganistao capturado por BL nao é pior ou perigoso do que Afeganistao capturado por USA.
Gosto · Responder · 2 · 53 min · Editado

Caula Manuel Em alguns Estados o inimigo do povo são os políticos.
Gosto · Responder · 49 min

Innocent H. Ab Os estados nunca sao amigos. Por varias razoes os governos podem ser amigos..mas os estados com governos amigos podem ter governos inimigos pouco tempo depois. Não acho que a amizade actual do quarteto Moçambique-Tanzania-Zimbabwe-Zambia seria a mesma um dia se a oposição politica acendesse ao poder no Zim e na Tz.
Gosto · Responder · 2 · 34 min · Editado

El Patriota E se a Willow se for embora, mano Vaz? Os rebentos da nova burguesia nacional, onde irá se forjar?


Schauque Spirou

Isto vai dar em nada por mim!
Moçambicano já foi antes de Moçambique ser independente claro, alvo de perseguição por parte de estados e polícias secretas que chamavam aos combatentes da liberdade, de terroristas. Não é coisa nova!
Moçambique independente desde a independência acolheu pra começar, o ANC que era considerado grupo terrorista pelos boers e pelo ocidente no principio. Samora na altura "traiu " esse principio de não ceder em nada ao que os Estados do mal, pedem pra que pare de apoiar esses grupos. Deu no que deu.
Moçambique desde a primeira hora, acolheu dois "estados" que choram a nível internacional pra serem reconhecidos: Palestina tem representação há décadas aqui. Palestinianos são considerados terroristas pelo Trump e Israel.
A República democrática do Saharui (se não me engano) também tem representante ca mas os seus representantes são considerados terroristas pelo rei marroquino.
Presidente Nyusi não vai ser marioneta das vontades falsas do Erdogan que está a estender a caça às bruxas dos que não vão om a política dele. Resolva lá esses ximokos e deixa-nos fora disso. Moçambique não pode cair nessa de cooperação económica que depende certamente dessa cedência à vontade turca. Quero ver se o nosso país negar entregar ou mandar fechar os negócios dos turcos procurados, eedogam vai manter essa cooperação! Escravatura de novo Não!


Comentários

Dércio Tsandzana E não pode mesmo, na verdade a visita de Erdogan tinha um só objectivo que era falar do TERRORISMO. Ele está a gerir um país que é de perto um mão exemplo para Moçambique, aliás, este senhor nem devia passar pelo nosso país numa altura em que tudo e mais alguma coisa estamos a fazer para recuperar as relações com o ''Ocidente'' que são neste momento os inimigos declarados de Erdogan.
Gosto · Responder · 4 · 1 h · Editado
Ocultar 16 respostas

Egidio Vaz Erdogan e a Turquia não são ocidentais também? O facto de não pertencer a União Europeia não significa que não seja europeu.
Gosto · Responder · 1 h

Egidio Vaz As relações entre a Europa e a Turquia são más?
Gosto · Responder · 1 h

Dércio Tsandzana Voce percebeu o que eu quis dizer com Ocidente Vaz, não distorça o significado do meu comentário. São más sim, se tiveres acompanhado o que fez o Parlamento Europeu em Dezembro passado contra a Turquia, terás a conclusão. Aliás, a Alemanha, a França e a Itália, remam em conjunto contra a Turquia desde 2015.
Gosto · Responder · 1 h

Schauque Spirou Egidio ele que faça o jogo de cão e gato lá com Ásia e Europa e não nos meta. Como não conseguiu vergar (como se fosse possível ) os EUA viu um país de rastos e atira esse pedaço de pão envenenado! ? Arrrii
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado

Egidio Vaz Você conhece o volume de negócios entre Turquia e EUA? Triliões de dólares. Trago já o número
Gosto · Responder · 1 h

Lyndo A. Mondlane occidente ou oriente nao é questao geografica, Egidio Vaz, é questao cultural, e culturalmente turquia esta o oriente, alem disso mais de 80% do territorio turco esta na asia, nao obstante estou de acordo que nao nos meta nos seus problemas
Gosto · Responder · 3 · 1 h

Dércio Tsandzana Egidio Vaz, onde entra agora os EUA aqui? Estamos a falar de Moçambique e Turquia e Moçambique e União Europeia.
Gosto · Responder · 3 · 1 h

Egidio Vaz

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Egidio Vaz Big moneyVer Tradução
Gosto · Responder · 1 h

Schauque Spirou Vaz o que tem a ver isso? EUA X Turquia? Por acaso pra essas transacções misturou o Erdogan com a caça aos terroristas pra ter esses acordos com o Uncle Sam?
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Egidio Vaz Dércio Tsandzana EUA entra com o Chauque. Aqui chive muito chauvisimso e má informação.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Egidio Vaz Chauque, misturou sim. Quando a Turquia abateu avião dos Russos quem veio em socorro? Toda UE E EUA. É-me bloco.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Schauque Spirou Mas não houve confusão entre Rússia e tuqeyia nesse caso muito menos no caso do embaixador russo abatido por um polícia que até era do Erdogan! Deixemos essa tentativa de miusrutat alhos com bugalhos.
Gosto · Responder · 1 h

Egidio Vaz Não há mistura aqui Sérgio. Você é que começou com um texto onde mistura muita coisa.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Dércio Tsandzana Epah, vocês já estão fora do meu comentário...vou me retirar dessa conversa e agora estão a discutir Rússia e Turquia, boa noite.
Gosto · Responder · 3 · 1 h

Schauque Spirou No meu comentário tento fazer entender que pode alguém ser terrorista pra ti e pra mim não. O resto é só pra apimentar. Ethehehwh

Francey Zeúte Um primeiro principio que deve ser obedecido é o de não obrigação. Estamos e devemos continuar a seguir os nossos objectivos. Se quer fazer cooperação com moçambique deve respeitar os acordos anteriores feitos por nós. Esse veio com lição estudada e motivado com a ideia de que por estarmos com as torneiras trancadas vamos ceder a tudo. Que PR Nyusi seja firme, aliás, temos acordos de não extradição, então, não há way!
Gosto · Responder · 3 · 1 h

Schauque Spirou O que pode acontecer por não haver acordo é serem corridos de moz os turcos mas nunca serem entregues ao imbecil do Erdogan; esse tipo veio nos medir pah!

Schauque Spirou Sim...pra dizer que está a encostar nos contra a parede! Pelo menos parece que historicamente Moçambique não é radical nas posições do género; resta fazer o que melhor sabemos fazer; nem sim nem não! Se é por causa de moedas turcas melhor sondar o porto seguro que sempre foi o ocidente : é lá onde tudo vai dar
Gosto · Responder · 3 · 1 h

Francey Zeúte Somos especialistas em ficar em cima do muro. Vamos mandar uma de estamos a analisar e vamos faze-lo por tempo indeterminado.
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Schauque Spirou Yeah. Somos e fomos sempre um país não -alinhado, mesmo esta organização já estar extinta. Kekekek
Gosto · Responder · 1 h

Dila Mendes verdade. Agiram da mesma forma com o Paul Kagamé.
Gosto · Responder · 2 · 3 min

Schauque Spirou Kagame por isso decidiu agir sem autorização nossa. Pode acontecer o mesmo com os coitados dos turcos.

Sura Rebelo Esse sr nao me surpreende
Gosto · Responder · 1 h

Schauque Spirou Nem pode nos surpreender; quantas vezes ele foi combater os curdos na terra dele mesmo ? São terroristas por quererem independência? Não deu seus aeroportos pra bombardear povos inocentes na Síria? Ntlhaaa


Lyndo A. Mondlane se bem que estou de acordo com Schauque Spirou, discordo com amigo Dércio Tsandzana, nos nao devemos depender nas nossas relaçoes de se alguem é ou nao amigo do occidente..ou seja nao poderiamos nem receber a putin, mz é um estado soberano, que deve guiar suas relaçoes segundo seus proprios principios...
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Dércio Tsandzana Não estou a dizer isso, ele não é bem-vindo em Moçambique e deves bem saber que a amizade e confiança faz parte também das relações internacionais e diplomáticas. Pois não?
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Schauque Spirou De facto com a proposta que ele impõe da ajuda não pode ser bem vindo aqui. Haja orgulho pah...
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Francey Zeúte Mais, ele quer é tirar dividendos nos encuralando. Esta bem claro que para tudo que se propõem fazer com ou por nos depende de...
Gosto · Responder · 1 h

Lyndo A. Mondlane isso se é por isso estou de acordo Dércio Tsandzana... porque é tao bandido como os que acusa de ser.. mas so por isso, a nos nos deve dar igual se se leva bem ou mal com occidente...
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Schauque Spirou Pois Lyndo A. Mondlane ele que mostre o baralho d jogo e não faça batota. Ou fazemos negócios sem misturar as coisas ou nada feito.


Francey Zeúte Acho que somos diplomaticamente maduros para não dar trela a papos do "Erdohan"como escreve o broda Homer lá no seu sitio.
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado

Schauque Spirou Não sei se estamos maduros ou somos sempre neutros em não termos posição. Heehhewh
Gosto · Responder · 1 h

Francey Zeúte A nossa forma de jogar diz temos alguma tarimba...bem ou mal. O que não pode acontecer é ceder porque existe uma oferta "irrecusavel"
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Schauque Spirou Dinheiro é recusavel kekekekwkk

Eusébio A. P. Gwembe Eu penso que cada caso é um caso. O estado moçambicano deve colher informaçoes sobre os cidadaos suspeitos sob o risco de num desses dias termos explosoes no Maputo Shoppıng ou por eles (os terrorıstas) ou pelos seus perseguıdores. Negar por negar nao é boa saıda. Podemos ser atacados ınternamente por decısoes ırresponsaveıs
Gosto · Responder · 6 · 1 h

Schauque Spirou Sim... e penso que devia ter feito isso muito antes de Erdogan vir aqui nos encostar. Pra dar Dire não pode ser de qualquer maneira. Ora e então os serviços secretos estavam a fazer o que? Só atum?? Concordo que deviam ( e não deve ) checar cada um deles mas não entregar porque o Erdogan agora exigiu.

Lyndo A. Mondlane Eusébio A. P. Gwembe, porque sejam terroristas, nao porque sejam aliados do clerigo ..... ele considera os kurdos terroristas, mas esses tem sua causa que mirando bem pode até ser justa, sem justificar os metodos usados
Não gosto · Responder · 3 · 1 h

Egidio Vaz Será que Erdogan precisava fazer-se acompanhar por mais de 150 empresários para vir pedir uns 24 suspeitos? Faz sentido isso aí? Vocês estão a empolar o assunto à interesses mesquinhos e sem utilidade nacional pois apenas se posicionam do lado venenoso da história. Será que aqueles todos 150 empresários que encheram a sala não vos disse nada? Este cinismo denota sérios problemas de discernimento, quando um dirigente esta tentando resolver alguns problemas concretos. Preferem uns 4 gatos pingados a um investimento sério! Triste.
Não gosto · Responder · 2 · 1 h

Schauque Spirou Faz sim sentido. Deu se mais ênfase aos "terroristas " do que aos acordos e uma passeata rápida nas ruas de maputo maputo e zás; nem 24 hrs ficou aqui. Arri não somos distraídos pah.
Gosto · Responder · 1 h

Schauque Spirou Vaz nao significa que os 150 tiveram interesse em de facto investir aqui. Em menos de 24h como podem ter conhecimento das nossas potencialidades? Foram pelas províncias? Tiveram tempo de estudar e saber o estado do país?
Sim fiquem esses 4 gatos que de facto estão aqui e a investir. Se se provar que são terroristas que sejam instados a abandonar o país.
Gosto · Responder · 1 · 57 min · Editado

Egidio Vaz Chauque, para ser eficaz era preciso Erdogan ficar uma semana?
Gosto · Responder · 1 · 53 min

Francey Zeúte O número (150) pode bem ter sido uma estratégia de encher o chouriço para impressionar. Aí vem um volume de negócios, então não vale pestanejar.
Gosto · Responder · 1 · 48 min

Egidio Vaz Shi!
Gosto · Responder · 1 · 44 min

Schauque Spirou Vaz quando Nyusi levou os nossos "empresários " a Europa ficou um dia? Só pra dar exemplo. Dois a três dias eu penso que era o mínimo que se pedia pra que houvesse DE FACTO uma troca de opiniões e conhecimento real das potencialidades do país e acima de tudo : o actual estado do país a todos níveis! São quantos empresários que chegaram cá e prometeram voltar? Muitos porque faziam mais turismo que outra coisa. ...minto: nem turismo era, pois o máximo é reunirem se com pseudo empresários nosso no Polana e acabou . O país real não é Maputo.
Gosto · Responder · 43 min · Editado

Francey Zeúte Mas espera, o número de empresários na bagagem ditam o tipo de interesse que trazem a comitiva do presidente turco? Esse 150 é sinónimo de aumento de negócio turco em Moçambique?
Gosto · Responder · 1 · 39 min

Schauque Spirou É apenas interesse e não concretização. Mas até parece a primeira vez! Quantas vezes tivemos FACIM cm 1001 empresários e talvez 20 ficaram? Cm a crise actual capaz ainda algum ficar? Pior, esse dinheiro do Erdogan não vai ser na mesma fórmula do ocidente? Pra patrocinar os seus patrícios a investirem aqui e depois retomar o capital? E ficamos em dívidas? ! Arriiii

Eusébio A. P. Gwembe Para compreender a postura de Erdoğan é preciso ir para a Historia de desıntegracao do Imperıo Otomano (tratados secretos da partılha) para ver que os que defendem o estado Kurdo nao tem razao, Lyndo A. Mondlane. As fronteıras da Turquıa (dıferentemente de nossas) resultaram de conquısta mılıtar - os tais 780 mıl quılometros quadrados de que Recep repete - do que as potencias ocıdentaıs e a Russıa tınham negocıado entre sı. Ora, por detras desse aparente desejo ındependentısta se esconde o o tambem desejo ferıdo daquelas potencıas que tudo fazem (ıncluındo pagamentos) para verem reposta a sua honra perdıda em 1919.
Gosto · Responder · 3 · 57 min

Schauque Spirou ....é que nem é de Erdogan essa querela mas do país. São outros quinhentos que não se diferem de casos zona do Báltico e cia.

Lyndo A. Mondlane ok.. mas impedir os kurdos de exercitar sua lingua e menoscabar seus direitos... os kurdos estao na siria, irao, irak e turkia, en todos sitios sao reprimidos, talvez nao um estado, mas uma autonomia seria no minimo
Não gosto · Responder · 2 · 54 min

Schauque Spirou São uma espécie de ciganos kkkkk
Gosto · Responder · 48 min

Lyndo A. Mondlane pior tratados que ciganos... ate que dos ciganos a maior parte do seu estado é sua culpa...
Gosto · Responder · 1 · 46 min

Schauque Spirou Sim...são andantes pra não dizer nómadas

Eusébio A. P. Gwembe Fora deste assunto de terrorısmo, a Turquıa é um pais que ja começa a lançar-se para outros cantos alem da Europa, desde que Erdoğan assumıu o poder, como prımeıro mınıstro. Dıversıfıca as fontes para satısfazer as necessıdades dos 79 mılhoes de turcos. Acho que nos tambem podemos saır a ganhar em muıtos aspectos ınclusıve ırmos abandonando a nossa dependencıa do Ocıdente, Schauque Spirou. As relacoes entre os estados tem por base os ınteresses
Gosto · Responder · 1 · 47 min
Schauque Spirou Sem dúvidas meu caro mas que não coloque em cima da mesa assuntos diversos. Cada coisa a seu tempo : vc ainda está a negociar se te colocam numa camisa de força? Kkkkkkk

 

Sem comentários: