quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

CIRCUNSTÂNCIAS DA ORIGEM DA RENAMO


V.LITOS 18 01 2017

EM 1976, SAMORA MACHEL PROFERIU UM DISCURSO, QUE GELOU O NOSSO AINDA JOVEM PAÍS, ANUNCIAVA AS NACIONALIZAÇÕES DAS TERRAS, DOS PRÉDIOS, DAS CASAS E ATÉ DAS PALHOTAS, DAS CRIANÇAS, DAS ESCOLAS, DAS FÁBRICAS E DE TUDO O QUE MEXIA E GERAVA ECONOMIA E, O RECRUTAMENTO COMPULSIVO DE RAPAZES E RAPARIGAS, INUSTIFICADAMENTE.
SAMORA MACHEL, SENDO GENUINAMENTE MOÇAMBICANO, SAÍDO DO SEIO DO POVO, COMO 1º PRESIDENTE INTRODUZIU, A PENA DA MORTE E CHAMBOCADA, COMO CASTIGO POR TUTA E MEIA, LANÇOU A OPERAÇÃO PRODUÇÃO, QUE SERVIA PARA REBAIXAR O EGO DOS CIDADÃOS E, INCREMENTAR A POPULARIZAÇÃO DA FOME, DESACREDITOU DEUS E IGREJAS E, ORDENOU O MARXISMO-LENINISMO, COMO DOUTRINA E BÍBLIA NACIONAL, AUTO-PROCLAMOU-SE PAPA E DEUS DE MOÇAMBIQUE, EXPULSOU MILHARES DE COMPATRIOTAS, SÓ COM ROUPA NO CORPO E UMA MALA COM BENS, A PALHAÇADA IRRESPONSÁVEL AINDA NÃO PAROU, COM A RECENTE E OUSADA CRIAÇÃO, DE «ESQUADRÕES DE MORTE».
ESTAS MEDIDAS E PRÁTICAS DE ÍNDOLE JUVENIL, QUE NÃO LEMBRARIAM A UM ADOLESCENTE, A SOVIETIZAÇÃO APRESSADA, COM VISTA A ESTRUTURAÇÃO DA ECONOMIA E, SOCIALIZAÇÃO DA COMUNIDADE NACIONAL, FORÇOU O RUMO DO PAÍS, A UM DESTINO DESPROVIDO DE BRILHO, DO QUE, EM 41 ANOS RESULTOU UMA DESCARACTERIZAÇÃO, LAVAGEM DE CÉREBRO E PENALIZOU A CLASSE MAIORITÁRIA DA NAÇÃO, DEPAUPERANDO-A EM DESGASTANTES EXAUSTÕES DESNECESSÁRIAS.
ASSIM QUE SAMORA MACHEL, TERMINOU O DISCURSO TIRÂNICO EM 1976, VENDO O POVO DESAMPARADO, A INSPIRAÇÃO DIVINA, DESABROCHOU A RENAMO EM 1977, AINDA MOVIMENTO ANTI-MARXISTA, COMANDADA NO TERRENO, PELO MALOGRADO E SAUDOSO, 1º GENERAL ANDRÉ MATSANGAISSE, QUE FOI TRAIÇOEIRAMENTE ASSASSINADO, PELOS TRAIDORES DA FRELIMO INFILTRADOS NA RENAMO.
ANDRÉ MATSANGAISSE, FOI TAMBÉM CO-FUNDADOR DA RENAMO, JUNTAMENTE COM V.LITOS E COLABORAÇÃO DE ORLANDO CRISTINA.
AFONSO MAKACHO MARCETA DHLAKAMO, SUBSTITUÍU NA LIDERANÇA, ANDRÉ MATSANGAISSE E, PERDURA ATÉ HOJE, COMO UM GRANDE GENERAL E DIRIGENTE E, POR MÉRITO PRÓPRIO E ESFORÇO DESINTERESSADO, CONSEGUIU CATAPULTAR A RENAMO, AO NÍVEL DUM PARTIDO FORTE E, FISCALIZADOR NACIONAL DA CORRUPÇÃO.
A RENAMO COM UMA ALA ARMADA, COMPOSTA POR UM PUNHADO DE GUARDA-COSTAS “RANGERS”, TRANSFORMOU-SE NO TERROR, DOS TIRANOS, DOS DESREGRADOS E, SABOTADORES DA ECONOMIA NACIONAL.
OS “RANGERS”, PROTAGONIZARAM A FAÇANHA DE, ENCOSTAREM UM EXÉRCITO ANTI-POPULAR, CONTRA A PAREDE BANALIZANDO-OS E, RIDICULARIZANDO AS SUAS SOFISTICADAS E CARAS ARMAS.
AFONSO DHLAKAMA, ESTÁ ANINHADO NO FUNDO DO CORAÇÃO DO POVO MOÇAMBICANO, IDOLATRADO PELA MAIORIA, POR DESTEMIDEZ E CORAJEM.
O POVO JÁ ASSENTOU E APROVOU, QUE AFONSO DHLAKAMA, SERÁ O ELEITO, APÓS A INSTAURAÇÃO DA DEMOCRACIA, PARA GUIAR ATRAVÉS DA RENAMO, A REPÚBLICA MOÇAMBICANA PARA OS PATAMARES, JAMAIS ALCANÇADOS POR ALGUMA NAÇÃO AFRICANA.
AFONSO DHLLAKAMA, NÃO ESTÁ COMPROMETIDO COM ESQUEMAS OBSCUROS, E POSSUI COMPANHIA, DUM GRUPO DE UMA MÃO CHEIA, DENOMINADOS “RANGERS”, QUE SÃO VERDADEIROS E VALENTES GUARDIÕES, DO TESOURO NACIONAL, NA SERRA DA GORONGOSA, E A PRECIOSIDADE CHAMA-SE “AFONSO MAKACHO MARCETA DHLAKAMA”…
GostoMostrar mais reações
Comentar
1 comentário
Comentários
Benedito Cangela
Benedito Cangela certo General Vlitos Renamo com dgakama o povo manda, toma decisoes que lhes favorece as suas preocupsçoes, o povo com a renamo sentem se nao negado seus direitos
ESTA TRISTE SITUAÇÃO FOI PROTAGONIZADA, NÃO SÓ PELO MPLA, PELOS TRAIDORES NA PRÓPRIA UNITA, E TAMBÉM PELOS PAÍSES OCIDENTAIS E PELOS ESTADOS UNIDOS.
FOI VERGONHOSO, HOJE A UNITA, ESTÁ ÓRFÃ, O PRESIDENTE EDUARDO DOS SANTOS, ENRIQUECEU A SUA FILHA, TRANSFORMANDO-A NA PRIN-CESA AFRICANA MAIS RICA DO NOSSO CONTINENTE, COM 8.3 BILIÕES DE DÓLARES COLECTADOS, DA ALMA DOS ANGOLANOS.
E O POVO ANGOLANO??? ELE LÁ CONTINUA A PENAR, TRISTE, A VIVER ATERRORIZADO, SEM FUTURO, SEM DINHEIRO PORQUE, VAI TUDO PARA AS CONTAS DA FILHA DO EDUARDO DOS SANTOS, EM PORTUGAL.
PORTUGAL, UM PAÍS COM UMA DEMOCRACIA E ESTRUTURAS DE FAZER INVEJA, NO SENTIDO POSITIVO, A QUALQUER NACIONALISTA AFRICANO, QUE PREZE IDÊNTICAS QUALIDADES PARA A SUA NAÇÃO, HOJE ESTÁ TRANSFORMADO NUMA ENORME LAVANDARIA, DE VERBAS ROUBADAS, AO ERÁRIO PÚBLICO, DE PAÍSES AFRICANOS.
OS AUTORES DESSA PROEZA, PELA PERMISSÃO ACOBARDADA DAS AUTORIDADES DE PORTUGAL, SÃO ISABEL DOS SANTOS E O MPLA E PORQUE NÃO A FRELIMO TAMBÉM.
UMA LAVANDARIA DE DIMENSÕES E, TAMANHOS CORRUPTIVOS QUE ES-TÁ A ENVERGONHAR E REBAIXAR A DIGNIDADE, DE DEMOCRATAS E JU-STOS CIDADÃOS DOS 3 PAÍSES, CUJA LAVAGEM DO DINHEIRO SUADO E SUJO DE SANGUE, ESTÁ A PRODUZIR EFEITO FEDORENTO E ATÉ PODE, NUM DIA QUALQUER, MANCHAR A LINDA DEMOCRACIA LUSITANA.
OS CRIMINOSOS CORRUPTOS DE ANGOLA E MOÇAMBIQUE, SURRUPIAM DO PÃO, DO TECTO, DO VESTUÁRIO, DAS ESCOLAS, DOS HOSPITAIS E DAS INFRAESTRUTURAS DOS SEUS PAÍSES (ANGOLA E MOÇAMBIQUE), DEIXANDO OS SEUS POVOS CHEIOS DE FOME, SEMI-NUS, SEM MORAL, SEM SAÚDE E DEPAUPERA-DOS ATÉ AO TUTANO DOS OSSOS.
EM BREVE REPENTINAMENTE, ESTA SITUAÇÃO DEVERÁ DESCAMBAR NUM PROCESSO DE CRIME CONTRA AS ECONOMIAS, E TRANSFORMAR OS BANQUEIROS DE PORTUGAL E OS AUTORES, COMO ISABEL DOS SA-NTOS E OUTROS, EM ARGUIDOS.
ESTA PUBLICAÇÃO SERVE PARA QUE 100 MILHÕES, DE OLHOS DOS 25 MILHÕES DE MOÇAMBICANOS E, 25 MILHÕES DE ANGOLANOS, ESTEJAM BEM ABERTOS E ATENTOS. OBRIGADO A TODOS E VIVAM ANGOLA E MOÇAMBIQUE, VIVA AFONSO DHLAKAMA E OS RANGERS E PAZ ETERNA PARA O HERÓI ESQUECIDO DE ANGOLA.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Gote Rafa
Gote Rafa O que pensavam, a oposição na África sem armas não tem poder de coagir o governo a mudar de governação ou afastar lhe de poder. A UNITA entregou as armas e desmobilizou os seus homens e aí está a lamber teto sem força de reagir, traíram o Savimbe e aí o que ganharam? Nada do humilhação porque quem poderia conseguir o MPLA e Eduardo dos santos seria Savimbe, como em Moçambique quem está a baixar a crista da FRELIMO é a RENAMO com o seu líder.
Gosto · Responder · 4 · 2 h
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MUITO BEM FALADO AMIGO GOTE RATA, O OBJECTIVO DE-STA MINHA PUBLICAÇÃO, É PARA ESPICAÇAR OS NOSS-OS COMPATRIOTAS E RESISTENTES, FAZENDO VER QUE EM ÀFRICA, PORQUE AS INDEPENDÊNCIAS FORAM FAL-SAS, DADO QUE AS GERAÇÕES DE POLÍTICOS INDENPE-NDENTISTAS NÃO DEU, NENHUM NACIONALISTA PRÓ-POVO, ISTO É, NENHUM SE INTERESSOU PELAS VIDAS E INTERESSES DOS GENUÍNOS POVO PÉ DESCALÇO, SÓ SOUBERAM ATÉ HOJE, ENCHER AS CONTAS BANCÁRIAS, ROUBAR, MATAR, ESPANCAR, VIOLAR, E PROSTITUIREM-SE PARA OS EMPRESÁRIOS OCIDENTAIS, MESTRES DAS CORRUPÇÕES E DITADORES DOS DESREGRADOS, QUE TOCAM A MÚSICA E OS PARVALHÕES DOS NOSSOS DI-RIGENTES DANÇAM, O TEMPO VAI PASSANDO, AS POPU-LAÇÕES VÃO AUMENTANDO, AS DOENÇAS VAÕ-SE MULTIPLICANDO, AS EPIDEMIAS SE ESPALHAM SEM TRÉ-GUAS E SÓ SE VEEM OS MALES APROLIFERAREM. AGORA CHEGOU A ALTURA DE COM ARMAS EM PUNHO, NÃO ACEITARMOS MAIS AS DITADURAS DESTES LOU-COS, QUE SÓ NOS ESTÃO A SUGAR O SNGUE E A EXTI-NGUIR A NOSSA RAÇA PAULATINAMENTE.
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Elias Goonda Elias
Elias Goonda Elias Moçambicanos,continuémos sbraçar o nosso líder,uk seríamos sem a sua defesa? "escravos"
Não sejémos como angolanos k traíram e mataram o seu líder e hoje lamentam.
Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MUITO OBRIGADO AMIGO ELIAS, É ISSO QUE SE DESEJA.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Mbuta Marcelino
Mbuta Marcelino Elias Goonda Elias Goonda Elias,se calhares nunca ouviste o soar das armas . Devíamos encontrar á solução pacífica de dialgo e não encorajar a guerra. Estás imagens do Savimbi,foi a sua própria temozia porque lutou para conquistar o poder político por força de armas.Voce queres ver o Presidente Afonso nesta condição? Você queres continuar a ver ataques em quase todo território matando povos inocentes? Vamos parar com a guerra no continente e levarmos outro caminho.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MUITO BEM FALADO E PENSADO AMIGO MBUTA, A SUA PREOCUPAÇÃO É A PREOCUPAÇÃO DO NOSSO LÍDER QUE TEM 39 ANOS DE EXPERIENCIA, DESTAS INTRIGAS E NUNCA AGE COM A CABEÇA QUENTE, O EXEMPLO É O QUE ESTÁ À VISTA, QUEM DECRETOU 7 MAIS 60 DIAS DE TRÉGUAS??? MESMO A FRELIMO A MATAR JÁ VAI EM 5ª VEZ, NESTAS TRÉGUAS, MAS A RENAMO NÃO DESISTIU E ESTÁ COM FÉ DE QUE ALGO VAI MUDAR, PORQUE AFONSO DHLAKAMA, SÓ TEM O OBJECTIVO DE CONSE- GUIR A DEMOCRACIA, TOLERÂNCIA, JUSTIÇA E O FIM DOS ESQUADRÕES DA MORTE...OBRIGADO PELA SUA SÁBIA OPINIÃO, AMIGO MBUTA...
Gosto · Responder · 1 · 56 min
Elias Goonda Elias
Elias Goonda Elias Se não fosse traição,estaria vivo.
E mesmo assim, qual é o estilo da vida do povo? 
Melhor morrer por uma justa causa
Edmundo Jose
Edmundo Jose Mbuta marcelino, mesmo talvez vc que ouviste o soar das e que talvez delas és barrigudo, as armas que matam bem estão nos quarto dentro da cidade! O ex. concreto recente, a que dizimou a falecida Valentina se bem que é verdade é da renamo, o dialogo no quarto tava aonde? Quem ensinou ao genro matar é Dlakama? Raptos, ladroes k até superlotam as cadeias vem da sera de ngorongoza? O dialogo tá aonde? Emantum e nova dívida recentement descoberta de muitas outras escondidas que roubaram do povo faltou do dialogo com Dlakama? Se não fosse esse homem inteligente, sábio, corragioso e conhecedor das sua matas. "terras", estariamos aonde? Coma é o vosso momento " a frlixo é k fez frelixo é faz... Malandros falta pouco, todos pela mesma linha. Já começaram a assassinarem_se dentro da cidade esquadões da morte, é Dlakhama k manda, o que eu sei até esse momento do Dlakhama è: parou perante seu povo com ao hostilidades. Se ouvir tiro perguntem_se entre vocês, aqui ninguém ta a insitar guerra do lado da oposição.
Arlindo Madeira Lindo
Arlindo Madeira Lindo Não estou de acordo com mbuta este país é de humilhações, hoje se existe uma 3 força política é graças à Renamo, hoje estamos num país com há banca rota com prestígio ferido sem nenhuma credibilidade internacional, todos vimos os vários atentados que o líder sofreu quem foi julgado por esses atentados? Membros são sequestrados mortos não existe nenhuma acusação,O Savimbe é um caso. Savimbe nunca foi um verdadeiro líder o povo já sabe quale há realidade dos factos quem mata quem

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.