segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

António Guterres toma hoje posse como secretário-geral da ONU


Um dos primeiros actos de Guterres deverá ser a nomeação do vice-secretário-geral e do seu chefe de gabinete
António Guterres vai tomar hoje posse como secretário-geral da ONU, numa cerimónia em que Portugal estará representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa, de acordo com a Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto.
A cerimónia vai decorrer às 10h00 (19h00 de Moçambique) na sede da ONU, perante representantes dos 193 estados-membros, e é antecedida por uma homenagem ao secretário-geral cessante, Ban Ki-moon, que fará o seu último discurso como secretário-geral perante o plenário.
No discurso inaugural e depois de fazer o juramento sobre a Carta das Nações Unidas, o novo secretário-geral da ONU deverá traçar as directrizes do seu programa de governação, desde a resposta às crises globais até ao muito aguardado e muito adiado processo de reforma da pesada maquinaria institucional da organização de 71 anos.
Desde que foi aclamado pela Assembleia-geral da ONU em Outubro, António Guterres já tratou de visitar as capitais e de se reunir com os líderes dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança.
Um dos primeiros actos de António Guterres, depois de tomar posse, deverá ser a nomeação do vice-secretário-geral e do seu chefe de gabinete, com analistas a anteciparem que os dois lugares-chave serão ocupados por mulheres. Guterres já afirmou que as questões de igualdade de género no interior da ONU vão merecer atenção particular no seu mandato.
A ministra do Ambiente da Nigéria, Amina Mohammed, é tida como a principal candidata ao cargo de vice-secretário-geral.
António Guterres, 67 anos, vai iniciar o seu mandato de cinco anos em 1 de janeiro de 2017, três semanas antes da tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América, em Washington.

Sem comentários: