A cidade de Chókwè, celebra hoje o seu 42º aniversário de ascensão àquela categoria, uma urbe que, no período anterior à independência nacional, era conhecida por Vila Trigo de Morais, em homenagem ao cérebro que concebeu o regadio local, com uma extensão de pouco mais de 35 mil hectares. Trata-se de um empreendimento tido como sendo um dos maiores do continente africano e, dadas as suas potencialidades, foi apelidado de “Celeiro da Nação”.
Maputo, Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2012:: Notícias
Mesmo depois das contrariedades provocadas pelo conflito armado, terminado em 1992, e não obstante os dramas provocados pelas cheias de 2000, Chókwè, segundo alguns residentes abordados pela nossa Reportagem a propósito desta efeméride, está, de forma paulatina, mas segura, a caminhar rumo ao desenvolvimento.
Para medir o pulsar daquela que é chamada a sede da capital económica de Gaza, devido ao seu enorme potencial agro-pecuário, a nossa Reportagem abordou vários munícipes da cidade de Chókwè que, de uma maneira geral, se mostraram, de certo modo, satisfeitos com os passos que estão sendo dados pela urbe rumo ao desenvolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário