quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Xenofobia

Xenofobia
Já que as eleições são assunto encerrado – a classe política, coadjuvada pelos seus grupos de choque, apostou na imbecilização do eleitorado e vende isso como campanha eleitoral – gostaria de reflectir sobre a violência na África do Sul. Não tenho a certeza se o termo “xenofobia”, pelo menos a forma como ele é tratado, é realmente útil para a gente perceber o que se passa naquele país. Etimologicamente, o termo quer dizer “medo do estranho” e no discurso popular traduzimo-lo por hostilidade contra o estrangeiro. Assim, o que estaria a acontecer na África do Sul seria uma manifestação da hostilidade dos sul africanos contra os estrangeiros.
Infelizmente, é difícil evitar o uso de terminologia turbo. “Sul africanos” não é um bom termo. Acho prudente partir do princípio de que são alguns sul africanos que se envolvem nestes actos, portanto, não todos. É igualmente prudente partir do princípio de que estes sul africanos se encontram em circunstâncias sociais (habitação, emprego, etc.) bem específicas que propiciam a manifestação violenta dessa hostilidade. Por outro lado, ainda que as vítimas sejam estrangeiros africanos negros, seria prudente partir do princípio de que esta hostilidade ao estrangeiro não seja exactamente uma hostilidade ao estrangeiro, mas sim uma manifestação de algum problema estrutural sul africano que encontra melhor expressão na vitimização destes estrangeiros. Dito doutro modo, pode ser que este seja o alvo mais acessível e que melhor traduz o problema de base que movimenta os que se envolvem nestes actos.
Com estes reparos já dá para tecer algumas considerações também importantes para nós. Para já, a ideia que leio com frequência, segundo a qual os sul africanos negros seriam ingratos – dado o apoio que a Frelimo deu (curiosamente, até simpatizantes da Renamo ou pessoas hostis à Frelimo daquele tempo fazem recurso a esta ideia!) – não faz muito sentido. Já disse isto uma vez. A Frelimo ajudou ao ANC e o ANC é visto por certos sul africanos como um grupo de bandidos que lutou pelo seu próprio bem, não pelo bem da maioria (o mesmo argumento que os nossos jovens usam hoje em dia em relação à Frelimo). Estes sul africanos não sentem, nem estão na obrigação de sentir gratidão por algo que não os ajudou em nada. A gente pode não concordar com essa postura, pois, apesar de tudo, os povos da região sofreram muito com o Apartheid, mas na perspectiva desses sul africanos a situação é clara. Gritar “ingratidão” faz-nos sentirmo-nos bem, mas não ajuda a entender o que está em jogo.
Depois, o que a gente precisa de explicar aqui não é a hostilidade ao estrangeiro. É a violência. Apesar de ser uma violência horrível, não creio que seja útil vê-la de forma isolada e como uma manifestação da barbárie “sul africana”. Não é. Em situações estruturais similares, as pessoas agem assim, na Europa, Ásia, América ou seja lá onde for. A barbárie é humana. O que provavelmente acontece lá é que o sistema político nao está em condições de encaminhar e enquadrar os ressentimentos das pessoas. Isso acontece sob o pano de fundo duma postura que é bem conhecida nossa, nomeadamente a postura segundo a qual os fins justificam os meios. Não percebo porque moçambicanos abanam a cabeça perante a violência gratuita. Não temos feito outra coisa senão fazer justamente isso no nosso próprio e ainda celebramos como heróis as pessoas que promoveram isso – do lado da Frelimo gloriosa e da Renamo.
Ao invés de a gente perder tempo a tentar perceber a crueldade da mente sul africana, a gente devia procurar saber o que tem que falhar na política para que o nosso lado animal se manifeste. Certamente que uma política sem respeito a princípios constitui a primeira coisa que precisa de falhar. Isso não tem nada a ver com corrupção, intransparência ou seja lá o que for que alimenta a indústria do desenvolvimento e seus cipaios no nosso seio. Tem a ver com a ideia de que a gente faz política como forma de proteger e promover a dignidade humana.
Cada um de nós tem que se perguntar se na sua própria postura defende esse tipo de cultura política. Você que insiste em defender desmandos que atentaram, e atentam, contra a dignidade humana no nosso país – ontem e hoje – deve se perguntar se é diferente desses sul africanos à solta. Dirijo-me sobretudo às pessoas inteligentes que andam pelo facebook a promover um partido que se revela cada vez mais incompetente, incompetência essa demonstrada também na escolha do seu líder, que celebram tudo o que esse partido faz por oportunismo ou conveniência política, que promovem o vazio de ideias como substância política, para lhes perguntar se são diferentes desses sul africanos. Porque aquilo que lá acontece, acontece porque a classe política abdicou da sua responsabilidade – ou deu razões às pessoas para suporem que ela tenha abdicado – de fazer da política a celebração da dignidade humana.
No fundo, a xenofobia é muito mais do que um problema sul africano. Ao invés de olharmos para lá, devíamos olhar para cá.
Comentários
  • Angela Abdula Está dito e muito bem
    1
  • Alcindo Octávio Se a emancipação do negro fôr isto, não me identifico. Kwame Nkruma, Senghor, Samora Machel e Outros líderes que lutaram pela África vissem isto, não sei...
    1
    Escreve uma resposta...

  • Reginaldo Mutemba Está violência continua. Não é de hoje. Desde a electrificação da rede da fronteira, a vitimização de negros moçambicanos aos cães polícia, até mortes por linchamentos... é j resultado de perdão de Mandela em relação ao não perdão de Mugabe, resultados de santo e diabo. Mas, acho que falham muito as relacoes diplomáticas. Só dk que perdemos dando e. Bruto a africa do sul, desde a corrente electrica, gas, terra, mar e outros se melhorarmos as nossas poĺiticas públicas poderiamos reduzir para metade a dependência em relação AS. Tanto dinheiro que a nossa elite política e económica gasta procurando serviços de saude, educação, moradia... seria alguma coisa para os moçambicanos. O Problema assumimos a nossa vulnerabilidade e nos mantemos nela por muito tempo. Comportamo-nos como bebés. Pensamos que AS deve ser a solução para tudo que queremos.
    1
  • Reginaldo Mutemba Somos cúmplices. Não temos postura de Estado. Fazemos negócios de Estado como se estivessemos atratar de assuntos entre amigos.
  • Pedro Schacht John Jonh, acho que isto te interessa.
  • Jorge Saiete Professor, para mim o importante seria reflectirmos sobre o que tem falhado nas nossas políticas públicas para que milhares de moçambicanos tenham na ida a África do Sul a única saída para os seus problemas económicos.
    1
    Escreve uma resposta...

  • Lyndo A. Mondlane Uau.. Prof...sublime...
    Ontem fiz um post um pouco brusco e grunho sobre o candidato e a sua fomaçao..
    Efecticamente o infignómetro so funciona quando é la fora..aqui, AAU s aul africanos violenyow, na medida q nao sao diferwntea dos violwntos do nosso lado, seri celebradoa como herois nacionais.

    Chego au fundo prof..felicidades..
    1
  • Júlio Mutisse Portanto, em dimensões diferentes, se não olharmos para nós o que acontece lá pode acontecer aqui.
    Aliás, a ideia de que os vientes roubam empregos aos locais (estrangeiros ou não naturais de certos lugares) já ocorre aqui. Se não pensarmos políticas públicas que minimizem algumas assimetrias e outras coisas a breve trecho viveremos aquilo de lá.
    Entendo o ponto
    2
    • Edio Matola Júlio Mutisse e aqui podera ser entre Moçambicanos que somente nasceram em provincias diferentes.......
      1
    • Noe Nhancale Júlio Mutisse concordo ilustre, basta ver o ciúme que alguns moçambicanos tem com alguns estrangeiros que parecem bem sucedidos no negócio, particularmente dos contentores que inundam a zona peri urbana.
      1
    • Elisio Macamo ou ver como algumas pessoas falam de gente de gaza...
    Escreve uma resposta...

  • Isalcio Mahanjane Elisio Macamo, subscrevo (ainda que pequeno para o fazer) em grande parte o que aqui diz e alerta.
    1
  • Lyndo A. Mondlane Outra coisa é que o desemprego estructural na africa do aul é superior a 20%..
    E se nao ha politicas publicas para ajudar aos desfavorecidos, acontece isto.

    Em paises onde o desemprego é i ferior a 10%, se aupoe que é fakcil envontrar outro trabalho, uma vez perdido o anterior, é dificil acontecer o q na africa do sul e se por cima ha ajudas sociais...

    Reformas estructurais economicas se requerem ai, e educaçao civica tambem
    1
    • David Boio O nível da xenofobia de acordo com o Afrobarometro
    • Reginaldo Mutemba David Boio, aqui em Moçambique não aw passa nada em relação ao emprego, mesmo naa zonas onse ae explora recursos preciosos para exportação. Moatize e outras partes de Tete, Manica... e outros lugares regista se o mesmo paradoxo. Enquanto alguns enriquece a maioria fica aem beneficio nenhum. Provavelmente AS colecte efectivamente imposto aqui o fiaco é regra. Oa políticos pensam que para os jovens estarem bem devem apenas pertecer aos partidos delea e ponto final. Para mim são lógicas que não mudaram. De apartheid para Xenofobia negra, uma coisa mantém-se, racismo. Linchamento de pessoas negras num olhar indiferentes dos países com soberania na bandeira e hino, mas com um olhar também cumplice da polícia e outras instituições sul africanas. Essas são praticas antigas. Provavelmente possamos ver por advento de das redes sociais.
      1
    • Elisio Macamo David Boio, faz algum sentido, mas é muito previsível. xenofobia não é o que se deve explicar, mas sim a sua manifestação violenta. aí não sei se esses dados batem certo.
    Escreve uma resposta...

  • Luzia Moniz Bela e desassogante reflexão.
    2
  • Joseph Alexius Faya Bem dito...
  • Donaldo Tovela Reflexão basta actual do Professor. Só não gostei da parte em que atira a culpa ao povo moçambicano pela falta de postura, quando já se provou no nosso país que as lideranças são culpadas pelas atrocidades que se passam cá e mesmo lá na terra dos cunhados. Odeio quando nos culpam pelos desastres causados pelas más políticas públicas dos nossos governantes. Odeio!!! Parece-me uma atitude cobarde. Culpar as pessoas comuns que não têm poder de decidir o rumo das coisas. Queria ver o Professor a ter coragem de culpar os poderosos que estão no poder. Queria ver.

Sem comentários: