quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Um exemplo vindo da OMM da África do Sul

Um exemplo vindo da OMM da África do Sul
Na África do Sul há um debate interessante sobre a violência baseada no género. Duas mulheres foram assassinadas na última semana e isto gerou uma onda de indignação, até algumas universidades estão em greve.
O interessante de tudo isto é que a OMM da África do Sul, a Liga Feminina do ANC se posicionou. Convocou uma conferência de imprensa muito concorrida e exigiu do governo medidas, até chegaram a acusar o governo de não adoptar ...medidas que protejam as mulheres e combatam a violência.
O ponto mais alto da conferência de imprensa foi quando elas exigiram a castração química dos violadores sexuais e apelaram as mulheres a observarem um dia de greve, em silêncio: ficar em casa, não sair, sequer para trabalhar.
Fiquei maravilhada com a coragem e determinação daquelas mulheres e lembrei-me da nossa OMM que não conseguiu sequer se manifestar contra a forma como a polícia respondeu à manifestação pacífica realizada semana passada em Lichinga, em repúdio às mortes de mulheres durante o parto, algumas morreram com os seus bebês, registadas na última semana num total de 11. A OMM nem uma palavra proferiu em relação a evidência clara e preocupante da mortalidade materno-infantil.
As estatísticas são assustadoras, mas isso não indigna à nossa OMM. Outro dia uma deputada, membro da OMM sugeriu que a violação sexual e múltipla, ou seja por muitos homens e bem fortes, é uma forma de correcção do que ela julga ser desvio comportamental. E as mulheres na Assembléia da República e até da OMM mantiveram-se silenciosas como se concordasse com a abordagem.
Quisera eu ter na OMM as mulheres da liga Feminina do ANC, que não se calam, não são coniventes com a violência baseada no género e não disseminam mensagem de ódio e violência contra outras mulheres.
Emancipação da mulher não é só ser chamada para integrar os espaços, dançar para os chefes quando visitam uma província ou durante um evento, mas sobretudo lutar e defender uma agenda clara e justa de avanço e protecção da mulher. A Emancipação da mulher impõe, sobretudo, sororidade, solidariedade perante o sofrimento das mulheres, independentemente de quem seja essa mulher.
FM
Ver mais
Comentários
Escreve um comentário...

Definitivamente, alguém tem de pôr guiso ao gato. Cyril Ramaphosa foi o grande instigador desse ódio pelos estrangeiros e diga-se, africanos, para se desresponsabilizar da sua incapacidade de implementar políticas públicas inclusivas, da centralização da riqueza num grupo muito pequeno, do qual ele mesmo faz parte.
Shame! Nós que estamos a ser expulsos e mortos da África do Sul temos estado a consentir sacrifícios para aquele país estar no nível em que está. Particularmente..., Moçambique sofreu ataques porque estava a ajudar na luta contra o apartheid.
Nós somos donos da HCB, mas grande parte da energia que produzimos vai para África do Sul e ficamos sem quase nada. O nosso gás de Pande-Temane vai a preço de banana para a África do Sul e ganhamos quase nada em termos de receitas. Mas não vamos à embaixada, nem à empresa Sasol fazer escaramuça, porque estes assuntos dizem respeito à nós e o nosso governo que negociou mal os nossos recursos.
Os sul-africanos precisam aprender a demandar os seus governos, a responsabilizá-lo e não a atacar o elo mais fraco, porque isso é cobardia.
Quem responsabiliza o Cyril, o vice-ministro da justiça e todos os outros dirigentes que acham que os estrangeiros são os culpados pelos problemas dos sul-africanos e merecem ser atacados???
Onde está a SADC? Por onde anda a UA? O silêncio destas entidade é ensurdecedor. Ou eles concordam com o que está a acontecer na África do Sul?
Ver mais
Vê em conjunto com amigos ou com um grupo
Comentários
  • Jessica Ivo É oficial que a Xenofobia é bem institucionalizada e politizada na África do Sul . É simplesmente vergonhoso que os Governos africanos e seus cidadãos continuem a assistir e a se conformar com uma "irmandade" já esquecida ! Se o cidadão moçambicano não se encomoda explicitamente com o silêncio e a falta de medidas diplomáticas do Governo, e o silêncio de todos partidos políticos ..... Temos de rever nossos valores!
  • Marcio Correia O nosso governo é aquele que afirma que o Estado da Nação é Firme, Esperançoso e de Horizonte Promissor, mas na realidade não se verifica . Exemplo , é o caso de xenofobia na África do Sul, na qual o nosso governo mostra se incapaz de fazer algo .
    É lógico que o governo Sul Africano e o seu povo para justificar a sua incompetência na resolução dos problemas internos, usa como argumento a proliferação dos estrangeiros na gestão do comércio como a causa do desemprego, fome e criminalidade .
    Chegou o momento de o governo moçambicano agir contra esses zulus ingratos.
  • Da Cruz Sim Concordam!o governo sul Africano sabe desviar atenção dos seus cidadãos! E faz crer que a culpa é dos outros Africanos pretos. Triste
  • Durao Macuacua Mas Fatima Nhambirre pela primeira vez vou discordar.

    O Sul Adricano nao tem culpa nenhuma se eles compra a nossa energia a preço de bananaVer Mais
    3
    • Fatima Mimbire Durao Macuacua por isso nao os atacamos. Podemos sabotar e nao custa nada. O que estou a tentar dizer ao trazer estes elementos é simplesmente o seguinte: eles nao são os unicos que teem motivos para se zangar e querer matar os outros, mas nós sabemos a quem devemos atacar, ao governo deles e nao aos irmaos que só buscam sobreviver.
      7
    • Durao Macuacua A Renamo, rebeldes, os grupos radicais, traficantes quando o governo nao cede, os seus desejos nao atacam o governo mas sim o lado mais fraco, Ou estou enganado. E pk eles fariam diferente.
  • Ilodia Zacarias This is so True! But the problem is bigger than we think,Africa itself has been embracing a “culture of Hate”, where we don’t wanna see our black fellow prosper, all this also boils down to what we can call “poorphobia” we can see that Xenophobia in SAVer Mais
    3
  • Sergio Pedro Pedro Fátima Mimbire a única forma de parar isto é retaliação na mesma letra ao estilo de Moisés ponto final ....mataram a dias 2 polícias e nós estamos na investigação etc sempre que apetece eles atacam e nada acontece
  • Terra Queimada Ppr onde anda o nosso representante? HCB e Sasol/temane deviam parar de servir a RSA por 24/h. SOmos orfaos de um governo.
    • Dá Rio Terra Queimada tens ideias dos contornos disso? A venda de energia não é algo tao banal assim como "mandar" um camiao de/a 2M para o Bar da Esquina. Ja viste algum contrato de compra e venda de energia (Power Purchase Agreement -PPA)? Va pesquisar e depois revisite teu post.

      Ha varias formas de ripostar/retaliar. Essa está fora de hipotese
      1
    • Terra Queimada E essa e uma delas.
  • Chaquil Layon Os culpados por todo esse sofrimento são nossos empresários aqueles k nós chamamos de políticos, a cada dia k nasce o número de emigração esta aumentar por tanto custo de Vida, e alguém ainda acredita quando eles dizem nos próximos 5 anos vamos abrir mais vagas de emprego tudo roubalheira
  • Terra Queimada Qual e a funcao da SADC?
  • Marcelo Machava Os sukl africanos nao sao culpados por termos um governo nabão. Gas de Temane consomem a borla, energia de HCB tb, Mozal a poluir solo nacional, Por isso que Moz nunca se posicionou como governo para proteger os seus compatriotas. Ha bem pouco tem os sul africanas mataram guarda fronteiras moçambicanos. O que aconteceu?
  • -0:30
    2
  • Fresito De Rosalina Júnior Se você soubesse dos estragos que os mesmos estrangeiros fazem cá, e se soubesse ainda que cá o governo não está acima do povo, e que o mesmo governo treme quando o povo Sul africano está insatisfeito com alguma coisa.

    Só Desejo que saiba para que posVer Mais
    1
  • Mussa Assane ... mas, porque os governos africanos, sobretudo Moçambicano, Zimbabweano (que, num passado recente, já foi o celeiro da Africa Austral), Malawiano, Nigeriano... não desenham politicas sustentáveis pra o desenvolvimento dos seus respectivos países e aVer Mais
  • Arsenio Raul Ele disse tudo ,verdade pura,se o governo Sul africano não compactua-se com isto já devia ter parado há muito tempo, eles tem todos meios de parar até prevenir este ato estúpido.
    1
  • Nené Manuel Dra Fátima agradeço por ter trazido este assunto a ribalta.
    Eu não sei sei o problema é dos Sul Africanos e Zimbabweanos, ou dos nossos dirigentes.Ver Mais
    1
  • Nené Manuel Gostaria de saber o que se passa com os governos dos países africanos, que vêm e ouvem falar de seus compatriotas seus a morrerem as dezenas,tentanto chegar a Europa a busca de melhores condiçõs de vida.

    Afinal a quem benefecia as independências, que Ver Mais
  • Rui Massingue Quem somos? Será que somos apenas o que os outros querem que sejamos? Ou estamos destinados a algo além do nosso controle? Podemos evoluir e nos tornarmos algo maior!... From DARK PHOENIX. Eu acho que este senhor falou muito bem mas, ao invés de tirar Ver Mais
  • AB Lucas Matamwari The government of Mozambique have caused so much damage to us through captive in Portuguese language that make us lost in the environment of all societies to an extend that Mozambicans don't own anything in life.we were left with no rights at all but just something anyone can kill without us know it is wrong to be treated that way.in Mozambique and abroad a Mozambican is killed without worrying about any problem .
    1
  • Aduge Uaceda I completely agree. The South Africa leader is the point of these black to black crimes. Its not a xenophobic matter.
  • Cesário Ngoenha Triste!!!!Muito triste....Não sei que esperanças devemos ter....Este ciclo de violência k dura a tempos e sempre sem posições oficiais de nossos dirigentes é assustador.O povo parece uma escória k merece tanto desprezo e humilhação.Socialmente estamos Ver Mais
  • Costacorreia Correia Isto poco importa so qndo ovir q xang vai amanhã,antes de 10mn há um encontro n agendado entre os presidentes nysi e ramaposa ou entre veríssimo e .... pra dia seguinte adiamento ou alteração da decisão. Nâo sei k nome tem este tipo de gente
  • Matsimbe Hamilton Prezados! O que nos chega da RSA é realmente triste. É triste para todos os africanos. A nível da SADC não vejo pronunciamento que seja oportuno. Presidente Nyusi está atado com a extradição de Chang ainda em incógnita. Manangagwa, está a enfrentar a "human right" crisis. A Zambia está num processo delicado de transição política, Nkama juntou-se a posição! O Malawi, Uganda e RDC boicotaram, ate provas contrárias, a conferencia global de negócios no Cabo, não se fazendo presentes. Mas não são determinantes na SADC e a troika parece estar com os NSwati. A verdade hoje a região não reúne consensos.São pequenas informações mas, que podem ser prenunciadores de crise. Agora sobre o que está acontecer há varias versões, mas tudo indica que são crimes de incitamento ao ódio e não xenofobia, no sentido que o conhecemos. Os noticiários indicam que tudo começa quando um grupo de policiais (metro) em JBurg decidem fazer uma limpeza contra os produtos contrafeitos ou "piratas" na linguagem nacional. Ao faze-lo, incidiram nos retalhistas, revendedores e ambulantes e não em fábricas ou lojas que alimentam o grupo, maioritariamente sul africanos (mas também estrangeiros). é este grupo de sul africanos que se vendo sufocados, procuram imputar a responsabilidade aos estrangeiros proprietários das lojas onde adquirem tais produtos.Reclamam que o mayor esteja a protege-los, etc. Ora, interpretado isto pelos sul-africanos como protecção a estrangeiros, reacendeu as feridas do passado. Levantou problemas de falta de emprego, pobreza, ilegalidade de estrangeiros (que também é real), etc que os governos continuam sem resposta. as manifestações saíram de controlo e deu no que hoje assistimos.
    1
  • Pedro Miguel Pois, pois. O silêncio de certas entidades é ensurdecedor.
  • Thomas Sankara Isidore África do sul merece o prémio continental de vergonha.
  • Joao Torchio Passamos de produtores para mendigos! E o é que é que um mendigo não faz para sobreviver? O pior é que falamos de autoestima, mas deixamos que nos humilhem por uns míseros dolares e apresentamo-nos com aquele soriso de hiena a dizer que "isso não vai afectar as relações entre os dois países"! Se não, será que já houve uma reacção do nosso governo? Penoso e vergonhoso!
Escreve um comentário...

Liderança!
Que país você quer?
A escolha é individual, mas as consequências são colectivas.
Comentários

Sem comentários: