quarta-feira, 4 de setembro de 2019

“ com Ossufo Momad no poder ninguém irá pagar dívida oculta e vamos responsabilizar todos os envolvidos nessas dívidas inclusive o Senhor Filipe Nyusi, vamos prender todos esses”.

“Dívidas Ocultas”: Ossufo Momade promete prender Filipe Nyusi

Por Sérgio Cossa
Em mensagem publicada na sua página na rede social Facebook, Ossufo Momade, o candidato presidencial da Renamo, disse que, “com Ossufo Momad no poder ninguém irá pagar dívida oculta e vamos responsabilizar todos os envolvidos nessas dívidas inclusive o Senhor Filipe Nyusi, vamos prender todos esses”.
A luta contra a corrupção tem ocupado um lugar privilegiado nos primeiro dias de campanha do candidato presidencial da Renamo. Aliás, o caso das “ dívidas ocultas” é uma das grandes fragilidades do partido no poder por ser um exemplo da grande corrupção em Moçambique. Um das grandes incógnitas é o papel que Filipe Nyusi terá tido nas mesmas. Ele próprio nunca deu uma resposta convicente sobre o assunto. A forma como tem gerido o assunto está abrir fissuras no seu próprio partido.
No mesmo texto, Ossufo Momade, acusou o presidente da República de, “ querer que os moçambicanos paguem dívida através do Gás”. Mas segundo Momad, “ nenhum moçambicano deve aceitar”. O pagamento ou não das chamadas dívidas ocultas é um debate que a posição governamental é simplesmente dúbia. Mesmo depois do Conselho Constitucional ter declarado as referidas dívidas inconstitucionais, o governo continua em negociações com os credores das mesmas.
Namoro a Mariano Nhongo
Em campanha na Zambézia, Ossufo Momad, convidou Mariano Nhongo, o líder da Junta Militar da Renamo, a juntar-se a ele. “ Nhongo é um cidadão moçambicano, é da Renamo. O que nós pedimos a Nhongo é que regresse a razão”.
Continua difícil saber qual será a saída para Mariano Nhongo e seus seguidores. Estacionados na Serra da Gorongosa e armados vão proferindo ameaças em várias direcções. No entanto, não parece que nenhuma entidade oficial tenha até agora iniciado negociações com Junta Militar da Renamo. Nem do lado da Renamo nem do governo se vê a algum passo em direcção a Mariano Nhongo.

Sem comentários: