terça-feira, 18 de junho de 2019

Ossufo quer inventar exclusao para beneficio proprio.

uene Boaventura Paulo Eduardo Domingos, quando as partes sentam na mesa de negociações é justamente estas nuances que devem ser analisados. A RENAMO não deve cair na cantiga de "academia" e se há imperativos nesse sentido, vale haver troca em benefícios para a pessoa que devia ocupar esse lugar. Estés madalas merecen sua reforma condigna à luz das negociações, fora ou dentro das FADM. 
Por outro lado, a RENAMO deve perceber que as FADM não devem servir de balança nas disputas políticas, pelo que a sua prioridade deve ser enquadrar os seus homens e ou sua indemnização e jogar, na luz da legislação garantias para o seu funcionamento no pós desmilitarização; aqui o papel da casa comunidade internacional é vital...


Um dos grandes desafios que o presidente Ossufo Momade tem é encontrar nas hostes militares da Renamo pessoas razoáveis ou minimamente aptas termos de níveis académicos para darem respostas aos lugares de chefias nas FDS, incluindo na Polícia. Este está sendo e será de facto um grande martírio. É desafiante mesmo e nalguns casos ( ou mesmo em todos) se confunde com a exclusão que de exclusão nada tem por ser um exercício complexo. Quando se é coronel ou brigadeiro nas hostes do nosso partido, Renamo, nem sempre se pode ser brigadeiro ou coronel nas Forças Armadas de Moçambique ou Oficial de Alto Escalão na Polícia. A explicação é simples: nas Forças Armadas de Moçambique, os desafios são outros e a realidade também. Exige-se não somente a estratégia militar, como também competências científicas, nível acadêmico à altura para um exercício feliz da função. Diga-se de passagem: na Renamo, por terem didicado a juventude na luta, temos poucos Oficiais Rangeres com níveis acadêmicos de vulto. Esta é a nossa desvantagem, sendo Mariano Nhongo que exigem lugar privilégio nas FDS, um deles com baixa escolaridade. Com essa intervenção, não pretendo depreciar as suas capacidades e dereito que tem para ocupar aquele lugar de destaque. Não é isso!. Se o Nhongo tem um preparo académico, nada obsta. Mas, infelizmente não é oque parece.
. De fontes reputadas, e em conversa, me cochicharam que a razão da zanga de Nhongo foi o facto de ter sido aconselhado que o cargo que exige ocupar quando reintegrado exigia mais grau acadêmico que de longe corresponde com oque ele tem nos diplomas. Tendo sido aconselhado a ocupar um cargo menos exigente que o sairia com airosidade, enquanto vai estudando para aumentar o nível de escolaridade para, na igual proporção, subir de cargo. Pronto, a isso o Nhongo considerou EXCLUSÃO.
. Um alto Oficial da Polícia ou qualquer outra Força Armada deve ter mínimas aptidões academicamente. Saber produzir um relatório (pelo menos), ler e escrever bem. Sobretudo, não ter dificuldades de compreender aquele palavreado dos ganinetes. Assim, todos saímos a ganhar. Ele ganha, o povo ganha e a Renamo fica traquila de que está representada naqueles lugares com bastante segurança. ______ Estou errado, Eduardo Domingos e a fauna?.

Comentários
  • Virgilio Moyane lembro de Samora Machel quando fala de homens da renamo mas este é outro assunto acho ninguém vai aceitar ir a escola aumentar o nível
    1
  • Dinho Ordem Ordem Bem falado ilustre
  • Abel Francisco Quembo Com certza meu caro amigo estes homens precisam de uma pessoa que è comissario politco pra dar a entender como vai ser aintegraçao nas fds mesmo como ofciais no ministerio do interior ,niveis a cadmic q nao tem vai a reforma com boas legalias
  • Julião Arnaldo Subscrevo! Aleluia por um post jeitoso.
    1
    • Muzungu Ndini Eu sabia que o texto seria do agrado de gente da tua estirpe. Kkkkkkk...
      1
    • Nito Prazeiroso Isso de academia é de hoje. Por isso não conseguem combater os crimes por se entreterem com diplomas. Para combater os insurgentes em Cabo-delgado não precisa ser um teórico, mas sim um pragmático. Samora, Dhakama e outros, foram lideres de pouca acadeVer Mais
  • Zina Ngorinenhi Thomas KKKK E A FAUNA ACOMPANHANTE
  • Eliezer Teofilo Teofilo Duvido a lideranca de ossufo caso nao renunciar o cargo ,motivado a falta de capital politico a renamo esta de rastos.
  • Muzungu Ndini É nossa realidade.
    2
    • Felisberto Luis Machava Acho eu será um entendimento político .de alguma maneira teram k se sonegar algumas regras como nível académico .será descartado .
    • Felisberto Luis Machava Sabes se de ante mão que muitos deles não tem nível ezigido pra enquadrarem nas fileiras da polícia e nos FDS
    • Ánderson De Castro Jone Muzungu, discordo contigo. Tem muitos que estão lá no Maputo, idos da Renamo sem nível. O porquê a tua avaliação tem de se ligar ao Senhor Nhongo.
    • Muzungu Ndini Anderson, cite os nomes. Neste processo de dialogo para a integração, um dos requisitos para lugar de chefia é a décima ou décima segunda classe.
      1
    • Muzungu Ndini Ou o equivalente. E o Nhongo não tem.
      1
    • Ánderson De Castro Jone Tem um famoso que saiu daqui de Inhaminga de nome Mais, Ardicha, e demais outros,sem escola alguma. Conheço-os bem. Está o Arvista e mais.
    • Muemede Anselmo Muzungo hoje foste bem neste post falaste realidade da renamo por isso quando e grande disafio para o mesmo e nao sei la no sise quem sera??
    Escreve uma resposta...

  • Afonso Chicuare Esses é preciso levar Ngoma e varimba tocar nos seus ouvidos para ouvirem
    1
  • Francisco Simione Nhaca Nhaca Mas e louco mesmo agora eles não tem nivel acadêmico
  • Tonny Maphosa Kkkkkkk Afonso Chicuare
  • Antonio Alicete É complicado
  • Lino Almeiro Concordo contigo Teofilo.Ideia de Muzungu dentro do partido renamo k contribuição vai dar?O próprio Ossufo desde 1994 ta no parlamento ate hoje k nível k ele tem?e pk nao estudou?Aqueles homens tem razão de nao ter nível,estão defender pão daqueles malucos grupo Manteiga.
    3
  • Jamal Machane Ta complicado.
  • Jose Chirruco Como se ascende a esses níveis la na RENAMO, enquanto vos sabeis que pra tal é preciso grau académico??
  • Gerson da Silva A Renamo esta colher o que plantou ....não formou intelectuais e muito menos formou os seus sucessores. ...esta a reclamar o que ?
    1
  • Paulo Sixpence Camadzicunga Está muito claro...já tivemos experiências aquando da nossa chegada de Nachinguea. Muitos prédios estão com tubos das sanitas entupidas e a cheirar mal nas vias públicas porque metemos pessoas não preparadas. Começaram a lançar paus, pedras e caroços de maçarocas nas pias, pilar nos prédios e mergulhar milho pilado nas banheiras, tudo isso por falta da preparação. Não vão colocar o Nhongo como comandante duma esquadra sem caneta só para satisfazer a sua cede de ambição.
  • Mushandi Ndimambo Muzungu , Samora Machel tinha grau académico para dirigir o pais ? Se for assim em Moçambique nao havera paz ,
    2
    • Muzungu Ndini Tinha um preparo. Era enfermeiro, inclusive. Mas esse tempo não é como aquele. Agora, com as novas dinâmicas, os desafios são outros. Samora violava muitos direitos do homem, por exemplo.
      1
    • Muzungu Ndini Nao se está a dizer que o Nhongo nao deve ser integrado. Não. So que ele exige ocupar um lugar que para o nível dele passa a ser uma piada.
    • Man Mucak O partido precisa de mais academicismo, mas estamos no caminho certo.
    • Americo Inacio Cossa DE ANTES ERA VLITOS RENAMO 
      . FOGO NA BAIA
      DESTA VEZ E' NHONGO
    • Mário Macie Muzungu Ndini o problema de Moçambique é esse mesmo meu muzungu Ndini quando são coisas simples exigem academia mas coisas difícil até vêm na tua casa ti capturar sem saber nem A nem B e irem ti treinar ti ensinar e daí para o serviço onde também ti dão a cadeira de em cima por isso no meu lado nyongo tem ser enquadrado deixe de brincar com pessoas mesmo o vosso presidente Nyussi não completou os estudos para ser presidente mesmo os polícias não tem academia de capturar o ladrão que eles não chegaram de ver a roubar sem colaboração da população na África do Sul muitos que trabalham nas minas q também são moçambicanos né A né B nao conhece até a liguagem que falam lá é fanakaló mas em Moçambique basta abrir uma baquinha de tomate e alface precisa se da pessoa com academia isso chama se maparissímo por isso não haverá paz em Moçambique pq ninguém vai aceitar trabalhar duro e no momento de descanso é escoado nyogwa tem que ser equadrado
      1
    • Mushandi Ndimambo É verdade mesmo Mário , nem mesmo para ser servente De um restaurante querem 12 classe será que em moçambique iremos acabar com a pobreza ?
    Escreve uma resposta...

  • Amade Jamal Jamal Antes de mas nada tragonos o comandante desaparecido e daí viremos onde o senhor Issufo em q cargo irá o cupar por que na presidência é um total dezasastre é tímido ñ sabe interagir com outros presidentes.
  • Stefan Cumbi Cumbi Mas foram esses que entregaram as suas vidas na luta pela democracia, eles merecem um bom tratamento!
  • Eduardo Domingos Ossufo é semi analfabeto como rejeita os outros do seu nivel? Julião Arnaldo tem dito que a renamo tem 50 pessoas nivel superior e Muzungu Ndini confirma.
  • Hélder Rungo Muzungu Ndini, você me ganha, em termos dos teus maus dizeres. Aliás além de desertores, não são minimamente aptas em termos de nível académica? Kkkkkkj
  • Mwamuna Nkulo Mapalane Os nossos mititares devem ocupar cargos de relevo, cargos proeminte sim, são experiente perguntem o Chipande onde estudou?

    Só hoje que estão a ver o analfabetismo na ala mititar da Renamo?
    Ver Mais
  • Guilherme Manuel Chauque Muzungu Ndini, Estás com toda razão......mas o que me alarma é que ele fugiu com armas e outros rangers, e isso é deveras preocupante. Não achas?.....sem esquecer que você também padece da mesma doença que o general Njongo.
  • Amilcar Angelo complicado agora sobre a morte d josefa ??
  • Hilario Mahumane De alguma forma esta muito e bem claro. Porem, ha que pensarmos na PERSONALIDADE, que nao depende de nivel academico princimpalmente quando se trata de militarismo, pois todos sabemos que o militar é aquele Homem interrompido seus estudos para defender uma dada causa colectiva. Assim sendo ha comandante do gabinete e de batalha e o que mais querem os homens da Renamo nao acho ser a ocupacao dos gabinetes mas gozar dos mesmos direitos (salarios, regalias e consideração - seus filhos terem bolsas de estudo dentro e fora do pais como os outros, terem insençoes me varios impostos). Aqui para mim o grau de estudos fica no ultimo plano, pois, temos tantos escolarizados ate mais de "QUINZE CLASSES" mas nada fazem para o bem do povo nem do pais senao defender seu umbigo. Vamos tratar assunto ponto por ponto sem corrermos pois tantos dirigentes como diz a DAMA DO BLING numa das primeiras musicas. Nem que tenham que serem assessorados por Doutores (mesmo Galiza, Cumbane, Egidio, Portimao, P. Awade, T. Dai, R Diomba e mais) e no fim vao estudar como fizeram os outros. Tudo é possivel basta a vontade dos outros
  • Reginaldo Januário Januário Complicado nem isso é feio exigir uki nem vai conseguir administrar, ganância d puder é uki mostra pra prejudicar a maioria q lhe confia.
  • Antonio Manjoge Gimo Gimo A RENAMO tem k respeitar esses homens k lutaram toda luta , muzungo vem aqui disprezar as eles xtao a dar tiros nos pés
  • Francisco Santos Elobe Esse argumento não convenceu o povo Moçambicano.
  • Daviz Tivane Junior O teu post faz sentido!tem que se criar mecanismos de acomodar esses!tal como temos antigos combatentes que possuem suas pensões significantes alguns isentos de taxas de importação
  • António Moreira Muzungu Ndine ou Eduardo Domingos. Isso não pode constituir problema. No passado também foi assim. E todos os policias e militares ocuparam lugares de chefia. E foram todos enviados para escola. O momento exige que os militares da renamo sejam integrados no exercito ou na policia. QUE SEJAM TODOS INTEGRADOS. Depois enviados para escola. O MOMENTO EXIGE ISSO.
  • Americo Inacio Cossa FOGO NA BAIA EM GORONGOSA
  • Quingue Macuacua É isso mesmo que falei em um post que lá nos topos das FADM e PRM tem que entrar pessoas familiarazadas com as coisas de Maputo entre excelencias e como correm os documentos lá, e não menos importante os esquemas usados lá para serem barralhados, ja nada mais melhor do que #reintegrar aqueles quadros que estvam la e foram expulsos pelo mano Guebas.
    Os Comandos do campo devem assumir os grupos operativos pela esperiência de combate que tem tipo Chefes de batalhoes pelotões etc.
  • Fernando Simbarove Adamo Muzungu Ndini hoje tas a detonar Nhongo pr ele denuciar as execucoes dentro da guerilha mas ele mxm k e o defensor da democracia !alias antes d votacao d novo lider circularam noticia dek havia um grupo k kueria vender o partido inclusivem o actual presidente ;ja k n esquexo foram mais vxes a denuciar mas hoje saiem a defender ok vmx concluir?foram pango kusntos dolares ??
    • Cufa Acuna Memba Nguenha FERNANDO, EST ASSUNTO D A RENAMO RENTEGRAR OFICIAS PRA A POLICIA COM NIVEL ACADEMICO D DECIMA OU DECIMA SEGUNDA OU MESMO COM RENSENCIATURA ,E UM ASUNTO Q TA DOCUMENTADO N ACORDO DEIXADO POR PRESIDENT DLHACAMA. O mesmo nhongo sabem muito bem disso ,o president oussufo so ta pegando nas actas ja asinado e reilisar ,o president oussufo n ta tirar nem uma virgula n asunto d integrasao e n ira alterar o q si refere ao ddr
  • HIlariovicente Muepesse Sabite muzungo inte saia a detonar a frelimo e hoje ja estas a falar mal da renamo isso nao me resta duvida de qui vc e um dos crupto desvandoso qi nao tem pena para o povo si estas a favor de issufo quer me diser qui estas aplaudir a fraude estrategica feita nas eleicoes autarquicas passada vc nao presta.
  • Jose Majasse Dombe Também há discussão entre Resistentes
  • Johan Thomoson Terão acessória
    1
  • Agostinho Mário Alberto Muzungu..se bem k este senhor não estudou porke k é estratega?? Será k existe estratega sem escola? Como pode desenhar o esquema?? Como pode entender mapas etc?? Eu acho k ele tem razão lhe enquadrem nas Fileiras e as mesmas competências k tem vai a mostrar la na mocimba da praia e mais
    2
    Escreve uma resposta...

  • Calisto Meque Meque Bem explicado, se fosse que o governo é sério e honesto . era só pagar salários que coadunam com a patente que tem e passar para reserva.........porque isso sempre acontece na África, os analfabetos combatem até a vitória chegado o momento já inicia as exigência acadêmicas, quando vamos a tropa em momentos de conflitos nunca se exige classe,eu quando fui para tropa tinha idade menor e altura de uma AK 47.
    1
  • Eduardo Domingos Muzungu Ndini a tua renamo unida quando era renamo foi construir e consolidada com esses analfabetos que o semi analfabeto tenta rejeitar a mando da frelimo. No AGP nao havia nenhuma clausula a esse respeito, Ossufo quer inventar exclusao para beneficio proprio.
    4
  • Buene Boaventura Paulo Eduardo Domingos, quando as partes sentam na mesa de negociações é justamente estas nuances que devem ser analisados. A RENAMO não deve cair na cantiga de "academia" e se há imperativos nesse sentido, vale haver troca em benefícios para a pessoa que devia ocupar esse lugar. Estés madalas merecen sua reforma condigna à luz das negociações, fora ou dentro das FADM. 
    Por outro lado, a RENAMO deve perceber que as FADM não devem servir de balança nas disputas políticas, pelo que a sua prioridade deve ser enquadrar os seus homens e ou sua indemnização e jogar, na luz da legislação garantias para o seu funcionamento no pós desmilitarização; aqui o papel da casa comunidade internacional é vital...
  • Eduardo Domingos Buene Boaventura Paulo o AGP nunca abordou essa questao talvez esse acordo que Ossufo está a cozinhar venha isso mas é um autentico absurdo.
  • Jose Majasse Dombe Há pessoas que não sabem porque é que estão na Renamo!
    2
  • Mushandi Ndimambo Esses académico que estão nas Fadm porque não consegues acabar com alshabab De cabo delgado ? Isso mostra que o líder da renamo é um francó na política
    2
  • Urania Ventura MATARAM GENERAL JOSEFFO

    ESPOSA DE JOSEFO DE SOUSA DIZ QUE MARIDO QUEIXOU-SE DE AMEAÇAS ANTES DE DESAPARECER!


    Isabel Isaías Mamura, esposa de Josefo de Sousa, antigo general e vice-chefe do Estado-Maior da perdiz, deu uma entrevista ao Dossiers & Factos, em princípios do mês de Maio último, na qual denunciava que o seu esposo foi preso dias depois de Ossufo Momade ter destituído o Estado-Maior das tropas da Renamo e transferido de imediato para a base de Cheringoma, de onde não saiu nem manteve novos contactos com os familiares.
    Antes do seu suposto desaparecimento, Isabel conta que o seu marido a telefonou a informar que estava sob pressão do novo presidente do partido, exigindo-lhe que não criasse qualquer tipo de agitação, momentos depois da sua destituição e da introdução de uma nova metodologia de governação do partido.Recorde-se que, na semana passada, alguns generais, considerados desertores pelo partido, acusaram o presidente do partido Ossufo Momade de ter fuzilado Josefo de Sousa, um antigo comandante geral da segurança da guerrilha da perdiz, com cinco tiros. Josefo de Sousa foi um dos homens fiéis ao antigo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que até à sua morte dirigia parte dos serviços secretos do partido e das forças armadas, a partir da serra da Gorongosa.No dia da eleição de Ossufo Momade, Josefo foi o único general que deixou um recado ao presidente-eleito: “Senhor presidente do partido, exigimos que faça as coisas do jeito como vinham acontecendo com o antigo presidente Afonso Dhlakama, e nestas negociações com o Governo da Frelimo não se esqueça de nos pôr no SISE”, recomendou num tom que não agradou a nova direcção da perdiz. 
    E agora, José "Rama", temos no partido que trouxe a democracia em Moçambique, assassinatos, perseguições ou não? 
    Fonte: Dossiers & Factos
    1
  • Chare's Ch A pergunta é: porque pedem muita comida enquanto o estomago é pequeno??? Deixem os barrigudos Kalau mamar essa merda kkkkkkkkkk
  • Balzimildo Agostinho Dinho sao uteis esses homens para o pais. ha confusao em cabo delegado, elas dariao o seu contributo.
  • Bizmungo Arape Tuto Mas onde querem chegar com essas defesas?

    Muzungu Ndini não deve conhecer pelo menos um professor neste país que não tem domínio de leitura e de escrita mas tem o certificado e recebe todos meses? Não estou a defender fraca qualidade de ensino mas es
    tou a dizer que Dhlakama não teria dito isso em nenhum momento. Esses homens vão ter assessoria. No tempo da guerra dos 16 anos conheci régulos nas zonas libertadas pela Renamo que não sabiam ler e nem escrever mas resolviam casos com justiça do que juízes de hoje.
    1
  • Lucas Maphosa Maphosa O muito mais é o dom não só academia porque temos muitos problemas causados por académicos na escola vem os estudos mas o dom vem na nascença de cada um de nós .foi

Sem comentários: