segunda-feira, 24 de junho de 2019

A oposição não gosta de fazer política de facto. Limita-se a confiar nos ditos "bastiões", coisa que em política não deve se tomar por garantido.

A oposição não gosta de fazer política de facto. Limita-se a confiar nos ditos "bastiões", coisa que em política não deve se tomar por garantido.
Por exemplo:
Sofala foi por muito tempo tido como bastião da Renamo. A pouco e pouco, o próprio Afonso Dhlakama viu que Sofala estava a largá-lo. Fixou assim residência em Nampula e fez daquela província seu novo bastião. Hoje Sofala não é mais bastião da Renamo. O mesmo que se diga em relação a Manica e Tete. A Renamo perdeu hegemonia nessas províncias, antes tidas como "bastiões".
Analisando atentamente os resultados eleitorais, podemos também afirmar que Zambézia, Nampula são igualmente bastiões da Frelimo, tendo em conta o total número de membros da Assembleia da República que estas províncias enviam para o parlamento.
Aliás, por viverem mais pessoas e eleitores nessas províncias e, olhando para a produtividade do partido Frelimo, fica claro que até Gaza é nominalmente menor que Zambézia ou Nampula. A Frelimo consegue até metade do total dos deputados nas Províncias da Zambézia e Nampula, o que, comparando com Gaza, constitui pouco mais da totalidade do que Gaza envia para o Parlamento.
Neste recenseamento, a oposição foi apanhada em contra-pé. A Renamo principalmente, desdobrou-se em manobras fraudulentas, prontamente anuladas pelas autoridades de gestão eleitoral.
Como?
1. Movimentação de eleitores. A Renamo, com auxílio da Quinta coluna, também conhecida por organizações da sociedade civil e ONGs internacionais, tentou apostar em duas províncias. Zambézia e Nampula. A tática consistia em maximizar as chances de vencer nessas províncias e assim poderem fazer eleger pelo menos dois governadores. Assim sendo, era importante movimentar pessoas de províncias que eles julgavam menos favoráveis para Zambézia e Nampula. Isto foi descoberto a tempo e conseguiu-se evitar o máximo. Mesmo assim, alguns conseguiram.
2. Abuso de testemunhas. A lei fixa que para os que não tiverem documentação, bastava dois testemunhas. Acontece que em alguns distritos de Zambézia e Nampula, mesmas pessoas apareciam a testemunhar 20 a 30 eleitores, alegando serem do mesmo bairro. As autoridades reportaram a polícia que, depois de investigado, foram levados aos tribunais, acusados de falso testemunho.
3. Infiltração de estrangeiros. Em Tete, 4 zambianos foram condenados por ilegalmente tentarem recensear. Está implicado um delegado distrital da Renamo. Já reportei isso neste mural.
4. Contrabando da documentação. Crianças tentaram recensear com recurso a documentos dos mais velhos. Muitos foram apanhados, julgados e condenados. Falsa identidade.
As autoridades de gestão eleitoral fizeram uma depuração das listas para limpar a duplicação de registos e verificar a conformidade das listas. Trabalho feito com brio e profissionalismo. É provável que estas eleições sejam as primeiras com cadernos eleitorais livres de vício.
Quanto a Gaza, acho que todos assentos estão em aberto. Vão fazer campanha, convençam o eleitorado e daí, cada um colha os frutos do seu trabalho.
A sorte está ao alcance de todos.
Gosto
Partilhar
Comentários
  • Mau Tempo Paindane Kkkkkkk assentos fatasma
  • 2
  • Fauzio Mussagy Fernandes A Politica é flexivel e manipulação frequente...

    Vimos teu caso a mudança de côr partidária é tudo estrategias e aproveitar o optimismo e vantagem...


    Eu decide ser IMPARCIAL criticar e apoiar a todos é unica saida, esse jogo politico é preciso ter inclinação e ser fanático
    2
    • Egidio Vaz Fauzio Mussagy Fernandes vou te contar um segredo. Enquanto tu lutas para me desacreditar, eu estou a ganhar mais pessoas para o meu lado. A evidência é que apesar de estares aqui a insultar-me, o número de seguidores não pára de crescer. A minha mensagem está a chegar a dezenas de milhares de pessoas por dia. E tu, sentado no muro e incapaz de ser útil ao teu partido, se é que tens, apenas te limitas a insultar-me. E, para o meu gáudio, o insulto diz mais sobre o carácter de quem insulta que a vítima. Portanto, desejo-te sucessos no que fazes. Se me vires nunca mais comentar ou reagir aos teus comentários é porque já não me interessam.
      1
    • Fauzio Mussagy Fernandes A minha luta nem é desacreditar... Eu não acredito nos politicos no geral
    • Fauzio Mussagy Fernandes Eu quero ver um dia que o ELOGIO E A CRITICA estiverem bem ALINHADAS nas tuas abordagens...

      Respeito e acompanho todos post teus e de outros Politicos de carreira ou emergentes...


      Mas precisam também analisar o estado critico dessa jovem nação debater mais afundo os problemas.

      Caro Egidio Vaz o Pais não esta bem Policamente, Socialmente e economicamente...

      Admiramente Personalidades influentes como tu e outros apresentarem positivismo em tudo

      Vamos construir uma nação com visão, corrigir e criticar o ERRADO e dar elogio e optimismo o CERTO.

      Ai tens que ser forte...
      2
    • Fauzio Mussagy Fernandes Nada é contra ti e teu trabalho ou tuas ideias de NORTE ao SUL temos varias divisões de escolha ELEITORAL...

      A POLITICA é um jogo e o homem é o centro das mudanças...
    • Fauzio Mussagy Fernandes Egidio Vaz nunca comentei ensultando, apenas tenho contrariado teu posionamento. Aceita e trabalha...

      Bom trabalho
      1
    • Graham Chilavi Um homem deve crescer com críticas e elogios. Não podemos bater palmas no lado errado, mas, também olhar os elogios se está bem alinhado. Moçambique está no fundo do poço por causa de elogios desnecessário.
      1
    • Fauzio Mussagy Fernandes Graham Chivali...

      Vamos lá juntos ERRADO está ERRADO = CRITICA


      CERTO está CERTO = Elogio
    • Macedo Mário Franque Alface 👏👏👏👏👏👏👏
    • Fauzio Mussagy Fernandes Vamos construir nosso Mocambique...

      Eu daqui não saio... Tenho orgulho de ser Moçambicano...


      Tenho Orgulho de ser filho dessa terra, aqui nascemos vamos lutar para o bem dessa terra
  • Bruno Morais Quando dizem por aí que este senhor foi excluído para não leccionar na UP faz todo sentido, só iria deformar e manipular os estudantes e nossa própria história! Esse deve ter sido da PIDE ou grupo dinamizador.
    5
  • Isaias Nyamunda O tempo é a sorte pertence a todos.
  • Leonardo Chamussa A sorte não está patavina ao alcance de todos, wena, pá! Uns contam com os préstimos dos fiéis órgãos eleitorais; com os serviços da FIR ou UIR, como queira, e, claro, a EDM! A RENAMO mantém os seus bastiões tradicionais...
    2
    • Leonardo Chamussa Vai daí que o processo foi devidamente manipulado para beneficiar o teu partido nas próximas eleições... As últimas eleições autárquicas deixaram muito bem claro que o povo está farto de ser enganado... Até na Matola...
    • Anidia Tacaiana falaste tudo Leonardo ...obrigada
      1
  • Afonso Dete Avante camarada. Informe-lhes!!!!
  • Mophrime Tolstoy EVA, você analisa atentamente absolutamente NADA. Faz é apologia ao que te confere pão ao estômago vazio.
    2
  • Leonardo Chamussa No teu lugar, também analisaria as coisas com apenas um olho!
  • Julião Arnaldo A título de exemplo, no Distrito da Maravia o delegado político da Renamo Sr. Paulo Bande e sua malta, foram detidos, julgados e condenados na companhia das suas mulas Malawianas e Zambianas. Em Tsangano idem.

    Em sede do julgamento, o delegado polític
    o da perdiz foi absolvido porque o coletivo dos juizes não conseguiu reunir provas ... mas toda turma foi ela condenada, por ter sido provado, tratar-se de estrangeiros transportados para o efeito pelas ditas Organizações da sociedade civil, que para presentes eleições estão a prestar apoio logístico a oposição.
  • Paulo Matussinhoo Histórias da carruchinha.
    • Anidia Tacaiana como se nós não soubéssemos como manipulam a tal justiça. ...
  • Rafael Roque Há muitos seguidores que só estão pra rir das tuas loucuras. 
    Outros estão só para medir a insanidade.
    2
    • Egidio Vaz Rafael Roque ninguém passa visa toda a rir. A dado momento abandona o ridículo. Não é o meu caso.
    • Rafael Roque Egidio Vaz não é minha opinião pessoal. Apenas falei do que ouve-se por aí.
      1
    • Alson Dos Santos O grande problema é que os olhos sao grandes traidores. Mesmo quando ouvimos e percebemos moscas a pousarem, insitimos em olhar
  • Nanthula Nanthula Hs Uma reflexão pra a rnm... O dia de ontem não é igual ai de hoje muito menos o de amanhã.

    Com efeito, julga falacioso em muitos aspectos o exposto nos números 1 a 4, alias, o penúltimo paragrafo, tentou minimizar um problema tecnico grave que retira o brio profissional dos órgãos eleitorais. Gaza não é rei deste pais, ate porque nem altura nem largura têm pra isso.
  • Guilherme Gaspar Sim irmão você tem razão,em suma Moçambique é bastião da Frelimo,afinal é a frelimo é que fez é a frelimo é que faz,
  • Graham Chilavi Camarada, estas a informar muito sobre Renamo, mas, pouco a favor da Frelimo. Divulga mais assuntos da batuque e maçaroca, por que a perdiz vai apanhar boleia do governo como sempre.

    Não faz campanha para outros partidos. pois, esses mesmos a pesar de
     tudo terão acentos na parlamento com a sua ajuda em 2020. Ajude a Frelimo a vencer bem.

    Esqueceu se mencionar os nomes das organizações da sociedade civil e ONG's internacionais ao lado da oposição, mas os mesmos foram creditados pelo estado. Queremos conhecer.

    Os bastiões parece me estão ativos, até Nyusi perdeu as mesmas provincias em 2014. Para a Frelimo, Gaza é sem mínima dúvida. Sobre acentos no parlamento até você sabe o que aconteceu, até Gaza ultrapassar Zambezia só pode ser a Frelimo é que fez e a Frelimo é que faz.

    O resto esperemos ver depois de 15 de Outubro.

    Sucessos EV
  • Nanrupa Magoado Mataka Cada um intensifica o que lhe dá lucro. Nada de criticar um lambe- bota. Façam a vossa parte. Deixem o Egidio Vaz.
  • Enock Adriano Indirectamente você está a fazer política e marketing pra eles.
  • Helder Sitole Cada papagaiada se dr Egidio Vaz escreve neste mural so ele e que entende por ter cerebro distrocido.
  • Ricardino Jorge Ricardo Já começou...Nampula vai ser bastião da frelimo com toda aquela derrota autárquicas?
  • Dorps Patrick O bem sempre prevalece... O que é seu está guardado e a justiça nunca falha.
  • Timotio Jose Mugaua Sem Manipulaçao A zona Centro é Renamo assim Como o Dr Egidio Vaz tambem é Renamo kkkk Como esta defender o pao fazer oke? Mas dentro de si ha um Renamo bem patentinho e escrito na sua testa
  • Zina Ngorinenhi Thomas Essa história toda é para me convencer a confiar e votar na frelixo? Kkkk
  • Yola Mery Mery Verdade camarada
  • Domingos Gundana Esse é o problema de auem busca a intolerância e o tribabalismo politico. É importante que a democracia flua e a adesão dos cidadãos em todas as províncias possam filiar a vontade.

    Irmão, vamos incentivar a convivência pacífica e a liberdade política.


    Por causa de mentalidade como essa que ha lutas no terreno político e cria se ódio desnecessário.
    1
  • Francisco Jose Assim acham que a Frelimo vai ganhar em todas províncias...

1 comentário:

Anónimo disse...

NUNCA QUIZ FALAR DO MEU AMIGO EGIDIO VAZ!
ESTA TORNANDO MALUCO, E NEM TEM IDEIAS A COMENTAR!
e COM MUITA MAGOA E COSTERNACAO QUE LAMENTO O FALECIMENTO LENTO DO EGIDIO VAZ, QUE ESTA MENTALMENTE PERTURBADO. A SUA ALMA DESANCE EM PAZ