segunda-feira, 24 de junho de 2019

COMBATE A CORRUPCAO DE SOFALA

AO
MERITISSIMO PROCURADOR DO GABINETE PROVINCIAL DO COMBATE A CORRUPCAO DE SOFALA
=BEIRA=
No ambito das reformas da Administracao Publica e com o objectivo da satisfacao dos desejos da maioria da populacao somos obrigados a acreditar na credibilidade na solucao de diversos assuntos que enfermam de irregularidades que necessitam de um tratamento na altura dos propositos que foi criado essa instituicao.
A poucos meses escrevemos para vossa instituicao sobre os senhores DANIEL VERNIZ COFE e ERIKA CANDIDO NHANALA que estiveram presos por uso indevido de fundos de salarios no Servico Distrital de Saude, Mulher e Accao Social de Nhamatanda, V.Excia mandou que fosse instaurado os respectivos processos disciplinares que nao deram continuidade porque nao foram seguidos as orientacoes. Entao, nao queriamos que ficassemos decepcionados com as questoes que serao arolados a seguir.

Em Mocambique vivem diversas camadas sociais regidos por uma lei mae (Constituicao da Republica), pelo facto, esta lei nao descrimina a quem deve ser aplicada mas sim a todo cidadao residente em mocambique mas o que a nosso olhar o senhor NELSON ROMAO AIRES DE NASCIMENTO e a senhora ZAINABO MOMADE CALIANE fazem do Centro de Formacao de Saude de Nhamatanda como se fosse empresa privada coadjuvado pelo senhor Daniel Verniz Cofe que faz passar todas despesas na sua maioria em bens que nao dao entrada no armazem conforme a fiel.

Existe diversas despesas em bens que foram pagas sem que as mesmas entrassem no armazem do centro, como apresentamos alguns a seguir:
- Carminda Tiago........Factura 814898....................................................79.000,00
- Carminda Tiago........Requisicao...........................................................93.000,00
- Carminda Tiago........Factura 814863....................................................41.898,31
- Carminda Tiago........Factura 00006......................................................86.000,00
- Cantina Stela.............Factura 0000048....................................................6,525,00
- Cantina Stela.............Factura 552080.....................................................65.750,00
Total...................................................................372.173,31
Estas despesas foram pagas com fundos da AMOREF e FENUAP sem obdecer concursos vigentes, mas acreditamos que existe mais despesas pagas sem que tenha beneficiado a ninguem ou realizado os servicos.

Os exames de admissao sao testes realizados com o fim de verificar as capacidades intelectuais dos candidatos para realizacao de determinadas actividades, mas no Centro de Formacao de Saude de Nhamatanda atraves dos senhores Nelson Romao Aires de Nascimento e Zainabo Momade Caliane admitem seus familiares e cobram valores monetarios avultados para sua admissao, como pode se deprender a seguir:
1- Vanessa Paulo de Nascimento- filha do seu irmao, foi admitida sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
2- Feta Manuel Xavier- filha da sua irma, foi admitida sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
3- Odete Adelino- foi admitida sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames. A folha do rosto nao foi preenchido com esferografica e assim devia ser reprovada conforme o regulamento de avaliacao e tambem nao foi preenchido em todos campos e que podia dificultar saber em que curso se inscreveu.
4- Tomas Antonio Mazite- foi admitido sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
5- Delton Andre Gulube- foi admitido sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
6- Leticia Gomes Amaral- foi admitida sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
7- Ariasse Abdula- foi admitida sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
8- Joana dos Santos Mainato Mulandeza- foi admitida sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
9- Paulina Teresa Fernando Come- É familia de um dos funcionarios da financiadora do Curso, foi admitida sem que tenha realizado exame de admissao mas colocado exames sem valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
10- Geraldina Santiago Hale- foi admitida sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
11- Mateus Filipe Moiane- foi admitido sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
12- Beauty Simao Doane- foi admitida sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
13- Bete Nelson Luanga- foi admitida sem que tenha tido valores (notas) de exames, os exames de admissao obrigatoriamente os controladores devem assinar em todas folhas, as pessoas indicadas para corrigir obrigatoriamente devem colocar a nota na prova e assinar, o que nao aconteceu os seus exames.
No entanto, queremos solicitar a V.Excia que o trabalho de averiguacao da veracidade seja de maior sigilo para que encontre provas no armazem da Fiel- Senhora Ines Guilherme Muloi e no gabinete dos Assuntos Estudantis, propomos que nao enderecam cartas de pedido de esclarecimento antes de realizar o trabalho no local. As casas em construcao no Chimoio, Beira, Tete e Nhamatanda, as viaturas compradas pelo Actual Director Distrital de Saude representam a corrupcao que vem fazendo desde o Centro de Formacao de Saude de Nhamatanda onde era Director.
Ao terminar queremos agradecer a toda equipe da Procuradoria da Republica de Sofala, Gabinete de Combate a Corrupcao de Sofala pelo trabalho que vem realizando para a dignificao da funcao publica e administracao publica.
Nhamatanda, aos 10 de Agosto de 2018
Assinatura Ilegivel
C.c: - Gabinete de Sua Excelencia Governador da Provincia de Sofala
- Procuradoria da Republica da Provincia de Sofala
- Tribunal Administrativo da Provincia de Sofala
* foram notificados os implicados mas nao estao arrempendidos, ate ameacam alguns funcionarios dizendo que pagaram trezentos mil meticais e o Gabinete Provincial de Combate e Corrupccao nao fara nada para eles porque sao da frelimo.
-Repassado
Comentários
Escreve um com

Sem comentários: