domingo, 30 de junho de 2019

Dlhakama é prova morta de que nunca lutou pela democracia. Guebuza é prova viva de que nunca lutou pelo desenvolvimento.

Herói por mérito
Com objectividade. Este questionário serve pra estudos sociológico-filosóficos. Destes dois quem merece ser herói nacional?
Segundo vários estudos e dicionários sobre a política pode-se resumir que um herói é:
- uma figura emblemática, um modelo a ser seguido por gerações;
- quem lutou pra o bem dos outros (povo e nação);
- homem corajoso e de sacrifício (sofre, mas luta, disposto a entregar a sua vida pra salvar os outros);
- homem que superou os próprios limites;
- carismático, líder que é seguido espontaneamente pelo seu povo (amado);
- para gregos consideravam herói um semi-deus; e por fim
- homem a ser imortalizado porque vive nos corações do seu povo (merece ser atribuído nomes as avenidas, instituições, escola e depositado no panteão ou Praça dos heróis)
Comentários
  • Lyndo A. Mondlane Nenhum dos 2..
    Se um fica heroi, entao o outro tambem merece..foram os 2 ruins para o povo
    2
    Escreve uma resposta...

  • Manuel Maria Dhlakama
    3
  • Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
    Sinceramente falando, Os Dois Não Merecem, Ambos Mataram e Desgraçadamente Deixaram o Povo Na Desgraça.
    2
  • Bitone Viage Nenhum dos dois, disso tenha certeza meu professor. 

    Dlhakama é prova morta de que nunca lutou pela democracia.


    Guebuza é prova viva de que nunca lutou pelo desenvolvimento.
    9
  • Munguambe Nietzsche Afonso Dhlakama honestamente falado.
    7
    Escreve uma resposta...

  • Elson Guila Dlhakama
    Por ter lutado para que hoje pudessemos votar
    9
  • Edmeu Kiame Dhalakama
    6
  • Maria Ines Capece Sinceramente falando o dhlakhama
    4
  • Malume Mabjaia Afonso Dhlakama
    4
  • Desiderio Tembe Afonso Macacho Marceta Dhlakama
    3
  • Homer Wolf O "ríder", obviously
    6
  • Pedro Mufuukula Lamento decepcionar, mas se as respostas deverão ser equacionadas e enquadradas num ambiente científico, Afonso Dhlakama é muito melhor que Armando Guebuza. Eu me explico:
    1. Quem não viveu ou não tinha lucidez nos primeiros anos de independência, de c
    erteza que não vai me compreender. A euforia descontrolada das novas autoridades pós 25 de Junho de 1975 deve ser rigorosamente analisada. Falar de Guias de Marcha, Aldeias Comunais, Cooperativas Agrícolas e de Consumo forçadas, fuzilamento, negação a Deus e Profanação de Igrejas, Campos de Reeducação, Degredo para Niassa, etc etc etc carece da parte de estudiosos a mais fiel interpretação para compreender a Renamo.

    2. A máquina de propaganda usada para desacreditar a Renamo, os massacres feitos pelo poder para atribuir à Renamo, tudo isso criou um ambiente desfavorável para Dhlakama, até que, terminado o conflito, todo o povo começou a conhecer, de verdade, quem afinal estava a mentir o tempo todo, quem estava a cavalgar o povo. 

    3. As privatizações das empresas, a desvalorização do produto nacional (castanha de caju, arroz de Chokwe e da Zambézia, citrinos de Manica, Algodão de Nampula, etc), marginalizaram a OITAVA economia de África de que gozava Moçambique. É verdade que a Renamo decapitou pontes, estradas, escolas, hospitais, mas comparando os efeitos, há que sermos honestos, não é problema de merecer).

    4. Dhlakama trouxe o multipartidatismo, as eleições, o Estado de Direito, ainda que sempre violado. Agora vamos viver a Descentralização nunca antes imaginada, aliás há mártires da descentralização. Armando Guebuza trouxe as Dívidas Ocultas como somatório da destruição infringida às costas do povo durante décadas, sempre atribuindo-se a culpa aos outros, como mão externa, apóstolos da desgraça, anti-patriotas e por aí além...

    Assim, não tenho dúvidas a quem merece louros.
  • Jose Maphanga Aquele que a história reza, em qualquer parte do mundo é assim! "as histórias da caça são epopeias a favor do caçador, até que os leões saibam escrever" ...
  • Simões António José Dhlakama, Afonso Macacho Marceta.
    1
  • Celso Simbine Grande líder claro sem sombras de dúvidas
  • Forbes Nhaca Eu nunca vou chamar de herói alguém que ja mandou decapitar de forma cruel seus próprios irmãos. O resto não me interessa posso sofrer mas com vida.
    1
  • Edasilva Munguambe Escutei essa frase há poucos minutos de um comentário sobre a actual nas tensões entre EUA e China " ... ser dirigente de uma instituição pública ou privada, é estar mediante uma infinidade de circunstâncias e condições, nas quais sua decisão é fundamental, todos vão dar suas contribuição, sejam elas honestas ou sonolentas, num ambiente nublado, pouco conhecimento, informação e tempo correndo e você tem que tomar decisões e depois, seus próximos, críticos e opositores tem o tempo, informação e conhecimento para questionar suas decisões ... "

    Armando E. Guebuza com suas complicações, fez muito, e é surreal negar esse facto que é um facto dos factos! Quanto a luta de Afonso Dklakama diria que representou a válvula de escape de um povo, melhor, de grupos que buscavam mais liberdade, integração e inclusão! Também fez sua parte, com as imperfeições que pudemos apurar!

    Não vou comentar quanto ao A. Dhlakama, mas A. Guebuza é herói nacional.
    1
  • Jaime Langa Depende do significado epistemologico do conceito Herói nacional. Pode se validar as duas hipóteses, uma ou nenhuma. Falta informação no seu questionário para lhe dar uma contribuição com sabedoria.
    1
  • Luis Baptista Já escrevi e descrevi que Afonso Dhlakama era um líder carismático. Não tenho nenhum problema em aceitar que o mesmo possa ser um herói nacional...
    A imagem pode conter: texto
    4
    Escreve uma resposta...

  • Manuel Moreira Liquelique Liquelique A questão não seria merecer ou não mas sim verificar se os indivíduos se encaixam nos critérios de heroicidade vigentes em Moçambique. Se matar mais de um milhão de pessoas e destruir infraestruturas sócias e atrasar uma nação durante 16 anos é um critério de heroicidade devemos repensar os critérios.
    1
    • Gitandra Valoyi Infelizmente, somos pobres. Por isso, paramos no óbvio, no simplesmente dado. Quem nos escondeu o ultra-óbvio e, na pior das hipóteses, o diáfano, tem muito poder sobre nós.
      Bem haja!
      1
    • Jossefa Ngomane Manuel Moreira Liquelique Liquelique, muitos considerados heróis mataram. É sábio também não pensar no matar milhares mas mesmo centenas. O acto de matar não só se resume no usar arma, mas o simples facto de tirar comida e medicamentos ao povo é matar. Sendo um académico te convido a se questionar porque terá matado se é que matou. Questione-se também, porque a democracia só veio com o acordo geral de paz...Questione antes de chegar a conclusão.
      1
    • Manuel Moreira Liquelique Liquelique Jossefa Ngomane A democracia so foi possível com um acordo por que o Governo estava muito preocupado com o bem estar da população, não existia interesse algum por parte dos insurgentes em ver a população a viver bem, veja so esses tipos começaram a destruir estradas, Pontes, escolas, hospitais e vidas humanas era o cumprimento duma agenda dos portugueses descontentes so depois de muitas rondas negócios é que eles disseram que estavam a lutar a favor do multipartidárismo e minha questão é. Se que estavam a lutar a favor do multipartidárismo qual é a razão da distribuição de infraestruturas sócias?
    • Jossefa Ngomane Manuel Moreira Liquelique Liquelique, quem destruiu? Gostava que procurasse se informar sobre a estratégia dos militares que foram treinados na Libéria. Qual era o papel destes? 

      A história que muitos conhecem no país é contado pelos "vencedores", ou
       melhor pelos que estão no poder. Agora uma pergunta, você acha que eles iriam contar a história que lhes fere? 

      E se a estratégia da renamo é destruir estradas e matar o povo, porque nestas últimas guerrilhas foi diferente tendo mesmo comandante? Não se precipite em dizer que fizeram o mesmo, pois avisavam para não atravessar o save e diziam porquê.

      Já dizia, sendo um académico, é melhor questionar até o seu saber. 

      A democracia que você refere ser o projecto de outrem, consegue ver que até agora é deficiente e luta-se para corrigir? O chefe de quarteirão, o secretário, o professor...devem ser obrigatoriamente do partido no poder. Acha certo isso? 

      Pense mais...
    • Joel Mabasso Enquanto o regime actual se mantiver no poder, epah, a intenção de consagrá-lo (Dlakama) herói nacional, continua em águas de bacalhau. Estamos todos cônscios desta realidade.
    • Salvador O Africano Até Dlhakama nos ultimos anos me inspirava mais confiança em relação a frelimo, mesmo assim não podemos falar dele como "um verdadeiro heroi" a renamo na sua genese não era pelo povo, não era pela Paz, estava ao serviço dos portugueses e do governo racista sul Africano, isso é fato, renamo no inicio era como aqueles insurgentes de cabo delgado.
    Escreve uma resposta...

  • Uric Mandiquisse Nenhum dos dois, quem mata e fere o povo nunca mas nunca deve ser um herói já mais... DHL era um criminoso e gostava de sangue e AEG é um corrupto.
    1
    Escreve uma resposta...

  • Vavá Nhar Nao há dúvida alguma aí Domus Oikos
  • Lenine Daniel Batemos fundo como cidadãos - perdemos o norte e para piorar nos orgulhamos disso. Que critérios objectivos transformariam um indivíduo em herói? Com certeza não podem ser os nossos gostos. Sejamos construtivos e objectivos, afastemos os nossos sentimentos pessoais de amor a A ou ódio a B para se posicionar.
    1
  • Gitandra Valoyi Infelizmente, ninguém verá, em Dlhakama, a heroicidade que caracterizou a sua vida, enquanto não remover os óculos que lhe foram impostos durante anos.
    4
  • Emerson Eduardo Nhampossa Infelizmente ser herói em Moçambique vai pela cor política. Não vejo mal algum quanto a discussão mas fica o alerta que Dhlakama e Guebuza serão sempre lembrados por este povo em várias gerações nos aspectos positivos e negativos.
  • Domus Oikos Por sugestão do Dr. Jaime Langa acabei colocando características de um herói.
    1
  • Tuno Sofrinho Quando nos é feita uma pergunta temos que olhar de forma objectiva e responder tamém de forma objectiva, o que quer dizer que: fazer luta para alcance de um bem colectivo é necessário sim, agora, falarmos de quem matou e quem não matou acredito que neste país não teriamos héroi nenhum poís, história deste país confunde-se com a da guerra, ora, a luta de Dlakhama foi necessária para libertar o povo uma vez que as opiniões eram amrradas e proibídas. Armando Emílio Guebuza, foi um Presidente tal como o antecessor, não trouxeram novidades nenhumas para os mocambicanos convenhamos ser francos. Para mim héroi deve ser considerado o Sr. Afonso Dhlakhama, pelos princípios enunciados, o sr. Armando Emílio Guebuza perde por ter mergulhado milhões de mocambicanos ao abísmo e hipôtecado nossa soberania conquistada com muito sacrifício.
    2
  • 2
  • Kuyengany Produções Je Suis Dhlakama
    2
  • Fernando Seda Sem dar voltas Afonso Dlakama
    3
  • Emerson Eduardo Nhampossa Dhlakama é herói por ter lutado pela causa do povo no período pos independência. Mais nunca esquecer o percurso de Armando Guebuza.
    1
  • José de Matos Afonso Dhlakama, gostemos ou nao dele e usando o mesmo criterio usado para outros que sao considerados herois.
    2
  • Gitandra Valoyi Devemos rever a nossa história. Gilder Anibal
  • Cristina Ussene Afonso Dhlakama verdadeiro herói dos últimos tempos.
    3
  • 2
  • Clementino Raice Dhlakama "in the house"!
    2
  • Joaquim Armando Sambo Sem dúvida. Dhlakama. Quem não concorda é com ele.
    1
  • Inocencio Simao Mariquele Afonso Dlakama
    1
  • Nelio Raul Joao Pra o marechal Afonso Macacho Dhlakama, herói do povo...
    1
  • Jaime Langa Mano Domus Oikos obrigado pelo esclarecimentos porém esqueceu-se do essencial. A atribuição desse mérito na República de Moçambique está estabelecido por lei e não por estudos. A lei é clara em relação aos méritos para que alguém lhe seja atribuído a qualidade de herói nacional. Eu ficava mais confortável se fosses buscar os fundamentos da lei em relação a matéria.

    Talvez o erro tenha sido meu pois perguntei sobre o sentido epistemologico do conceito Herói daí a resposta sobre estudos. Dou a mão à palmatória.
    1
    • Gitandra Valoyi Kkkk
      Jaime Langa
      Se formos pelo critério dos definidores da lei, está claro que apenas são heróis os definidores da lei. Nós queríamos sair um pouco da lei, que, infelizmente, é opressora. A trabalharmos com o critério que avanças, é indiscutível quem será (e não quem merece ser) herói.
      1
    • Jaime Langa Gitandra Valoyi entendo o seu argumento porém procurei ser útil ao nosso amigo. Não interessa o ideal pois o real depende da lei. Pensei que o meu amigo Domus Oikosestivesse preocupado com a realidade dos factos.
    • Jorge Williamo Guambe O dono do post conhece o direito, é académico e não juristas que são caixa de ressonáncia do regime.
    • Jaime Langa Jorge Williamo Guambe aí é? Parabéns senhor senhor académico não precisas de nós para nada.
    Escreve uma resposta...

  • Capito Semente Pensado.
  • Marilu Lopes Agibo Nem um nem outro cabe neste perfil! Com todo o respeito!!@@
  • Sergio Nguenha Sem medo de errar o único com características afim é AMMDlh
  • Daniel Amigo Sim o percurso que não deve se esquecer que deve se ter em conta é " Das dividas ocultas" isto que lhe dignificará heroi.

Sem comentários: