Moçambique Terra Queimada
A Originalidade Conservada, Difundindo a Informação
sexta-feira, 21 de junho de 2019
ESTE ASSUNTO COMO FICOU
Gilder Anibal
2 h
·
ESTE ASSUNTO COMO FICOU (?)
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Há pessoas que adoram ser um centro das atenções para coisas que realmente não funcionam!
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Gilder Anibal
TRANSPORTE PÚBLICO
Estou preocupado com o nível de irresponsabilidade de certos gestores. Estes são os novos autocarros do projecto. É uma boa iniciativa. Porém, o sistema de gestão das frotas continua problemático e exclusivo. Para além de não abrang
ir os bairros como Santa-Isabel, Intaka, Boquisso, Mualaze, etc., devido ao estado degradado das vias de acesso, a corrupção continua na cobrança dos bilhetes.
Ei-la fórmula:
PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS
O AUTOR DA PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE
TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS (UMA PARTE DO DRAFT)
G. Aníbal, Mestre
Gestão de Projectos de Investimento, Foco., Lda
Administracão e Gestão de Recursos Humanos, Foco., Lda
Físico Educacional, M.Ed., UP
Geólogo de Pesquisa, B.Sc., UEM
(Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., UCHULA
E-mail: gilderantonio@gmail.com
Cel.: (+258) 82 54 80 126
Maputo, 2015
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SUMÁRIO
“…AS AUTORIDADES moçambicanas quer central ou municipais entre as cidades de Maputo e Matola e o Governo de Marracune, parece que não querem resolver esta problemática dos transportes públicos urbanos.
Pessoalmente tomei uma iniciativa e já escrevi em 2015 a proposta a seguir e enviei para o PM, Agostinho Do Rosário (…), depois para uma embaixadora (…) e nada até então está sendo feito. O METRO-BUS, é um projecto que não está e não vai resolver a problemática dos transportes públicos…”. Portanto, para mais detalhes, leia a proposta seguinte (uma parte do draft):
PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS
i. INTRODUÇÃO
1. A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, carece de um sistema integrado de transportes e comunicações. devido a esta carência, têm se registado problemas concernetes ao desenvolvimento humano no nosso território moçambicano.
ii. FUNDAMENTAÇÃO E PROPOSTA
1. FUNDAMENTAÇÃO
1.1. No âmbito da Governação participativa e interactiva entre o Governo e a sociedade, surgiu me a ideia como um cidadão comum de propôr ao GABINETE DA SUA EXCIA, PRIMEIRO MINISTRO DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE UMA PROPOSTA SOBRE A GESTÃO NA ÁREA DE TRANSPORTES, cujo teor está focado ao quotidiano do cidadão trabalhador e do funcionário público. E usando a Liberdade de Expressão e de Pensamento que a Constituição da República de Moçambique, CRM, (2004) concede aos seus cidadãos no seu Artigo 48 nos número 1, 2 e 4, FUNDAMENTO E PROPONHO o seguinte:
1.1.1. Na última década verifica-se um “caos” nos transportes públicos nas principais a crescer de forma exponencial e os cidadão de posse, optam em meios circulantes próprios como forma de resolver o problema de falta de transporte urbano integrado e eficiente!
1.1.2. O que de certo modo, cria outro problema na via pública. O famoso caos de congestionamento nas nossas vias públicas, chegando mesmo a perder-se entre 2 a 3 horas num troço de cerca de 25Km da cidades urbanas. O parque automóvel tem vindo crescer. Este cenário não só criou os recentes atrasos exagerados dos funcionários públicos, como também, virou uma rotina e desconforto social.
1.1.3. Segundo as lei física a impenetrabilidade as nossa vias de acesso não possuem estradas capazes de “engolir” todos veículos nas horas de ponta. Todavia, urge uma intervenção “ADOC” de modo a livrar-se o sofrimento da sociedade dependente de transportes públicos ou privados.
1.1.4. O problema de transporte tem vindo a mexer muitas esferas sociais no que tange, o seguinte:
a) Mudança comportamental da sociedade devido a este factor;
b) Mudança na preservação da cultura da moral, auto-estima e respeito pelo
próximo;
c) Aumento da pressão pela busca de soluções individuais, como por exemplo: preferência de compra de meios pessoais como forma de ultrapassar o “caos” do problema de transporte;
d) Luta pela sobrevivência, entre outros.
1.1.6. No entanto, uma alternativa estratégica para reduzir ou mesmo eliminar o problema de gestão de transporte nas cidades urbanas seria a aplicação dos critérios desta proposta ou outra de um bom gestor ou pensador. Em vez de se esperar com a implementação do sistema de metro e de comboios […]!
2. PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO “ADOC”
2.1. PROPOSTA “ADOC” PARA A REDUÇÃO DESTE PROBLEMA
a) Melhoramento de rodovias que interligam com os bairros suburbanos em projectos de pavimentação (colocação de pavés);
b) Aquisição de mais autocarros públicos pelo Governo e redistribuição a todas rotas para o alcance da população;
c) Delimitação do uso de estradas nas horas de ponta pelos singulars (prioritização de transportes públicos e privados, táxis etc), como forma de redução de veículos nas rodovias principais, através de uma lei de regulamentação do uso das estradas;
d) Aos Funcionários Públicos e Agentes de Estado teriam uma taxa especial para o acesso a estes autocarros através de um sistema de controle (cartão, bilhete, etc.), renováveis mensalmente.
e) O público em geral teria uma taxa única, cobrável tanto nos autocarros, assim como pelo sistema de controle (cartões, bilhetes, etc), renováveis mensalmente.
2.2. IMPACTOS E BENEFÍCIOS
2.2.1. AO GOVERNO
Para este órgão seria de mais valia porque conseguiria controlar esta área que tanto mexe a sociedade independentemente da sua classe social, visto que altera o comportamento da mesma, que poderá constituir uma ameaça a estabilidade social e económica do País;
2.2.1.1. BENEFÍCIOS
Olhando para o sistema actual de transporte público, o Estado perde boa parte da receita, porque a maioria dos funcionários e alguns privilegiados usam meios de transporte pessoais como forma de aliviar a insuportação da crise que se verifica;
Com o novo método de gestão, o Estado arrecadaria maior rendimento e controle na área de transportes com uma transparência e forma sustentável;
2.2.2. A SOCIEDADE
No sistema actual, os transportes públicos não abrangem as zonas onde a população vive. Refiro me das zonas residencias, como por exemplo os bairros como Intake, Santa Isabel, Nkobe, etc. Devido ao estado de degradação das rodovias e a sociedade perde muito tempo tolerando as sequeiras na espera de transportadores privados, e que se “Deus quiser” estes aparecem em condições indesejáveis (como por exemplo os “my loves”, hiaces, etc). Levando deste modo a perda na luta pela vida e o combate a pobreza absoluta.
2.2.2.1. BENEFÍCIOS
Com o novo método de gestão, o sofrimento passaria para a história. A população seria transportada em boas condições e condignas e com boa segurança;
O comportamento social, observaria uma qualidade desejada e odesenvolvimento humano, ganharia um novo índice.
iii. INSTRUMENTOS LEGAIS PARA A REGULAMENTAÇÃO A SEREM
DEFINIDOS PELAS AUTORIDADES
1. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL
1.1. DECRETO-LEI OU REGULAMENTAÇÃO PARA O USO
SUSTENTÁVEL DAS RODOVIAS NO SEIO URBANO
iv. REFERÊNCIAS
O AUTOR DA PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE
TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS (UMA PARTE DO DRAFT)
CARTÃO DE VISITA
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G. Aníbal, Mestre
Gestão de Projectos de Investimento, Foco, Lda
Administracão e Gestão de Recursos Humanos, Foco, Lda
Físico Educacional, M.Ed., UP
Geólogo de Pesquisa, B.Sc., UEM
(Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., UCHULA
E-mail: gilderantonio@gmail.com
Cel.: (+258) 82 54 80 126
https://www.facebook.com/gilder.anibal.5
Maputo, 25 de Março de 2015
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Gilder Anibal
Gilder Anibal
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2 h
Samuel Canda Samito
Só pintou-se as estradas
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