sexta-feira, 21 de junho de 2019

ESTE ASSUNTO COMO FICOU

ESTE ASSUNTO COMO FICOU (?)
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Há pessoas que adoram ser um centro das atenções para coisas que realmente não funcionam!
Comentários
  • Gilder Anibal TRANSPORTE PÚBLICO

    Estou preocupado com o nível de irresponsabilidade de certos gestores. Estes são os novos autocarros do projecto. É uma boa iniciativa. Porém, o sistema de gestão das frotas continua problemático e exclusivo. Para além de não abrang
    ir os bairros como Santa-Isabel, Intaka, Boquisso, Mualaze, etc., devido ao estado degradado das vias de acesso, a corrupção continua na cobrança dos bilhetes.
    Ei-la fórmula:

    PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS

    O AUTOR DA PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE
    TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS (UMA PARTE DO DRAFT)

    G. Aníbal, Mestre
    Gestão de Projectos de Investimento, Foco., Lda
    Administracão e Gestão de Recursos Humanos, Foco., Lda
    Físico Educacional, M.Ed., UP
    Geólogo de Pesquisa, B.Sc., UEM
    (Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., UCHULA
    E-mail: gilderantonio@gmail.com
    Cel.: (+258) 82 54 80 126

    Maputo, 2015
    Copyright Reserved ®

     SUMÁRIO

    “…AS AUTORIDADES moçambicanas quer central ou municipais entre as cidades de Maputo e Matola e o Governo de Marracune, parece que não querem resolver esta problemática dos transportes públicos urbanos. 

    Pessoalmente tomei uma iniciativa e já escrevi em 2015 a proposta a seguir e enviei para o PM, Agostinho Do Rosário (…), depois para uma embaixadora (…) e nada até então está sendo feito. O METRO-BUS, é um projecto que não está e não vai resolver a problemática dos transportes públicos…”. Portanto, para mais detalhes, leia a proposta seguinte (uma parte do draft):

    PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS

    i. INTRODUÇÃO

    1. A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, carece de um sistema integrado de transportes e comunicações. devido a esta carência, têm se registado problemas concernetes ao desenvolvimento humano no nosso território moçambicano.

    ii. FUNDAMENTAÇÃO E PROPOSTA

    1. FUNDAMENTAÇÃO

    1.1. No âmbito da Governação participativa e interactiva entre o Governo e a sociedade, surgiu me a ideia como um cidadão comum de propôr ao GABINETE DA SUA EXCIA, PRIMEIRO MINISTRO DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE UMA PROPOSTA SOBRE A GESTÃO NA ÁREA DE TRANSPORTES, cujo teor está focado ao quotidiano do cidadão trabalhador e do funcionário público. E usando a Liberdade de Expressão e de Pensamento que a Constituição da República de Moçambique, CRM, (2004) concede aos seus cidadãos no seu Artigo 48 nos número 1, 2 e 4, FUNDAMENTO E PROPONHO o seguinte:

    1.1.1. Na última década verifica-se um “caos” nos transportes públicos nas principais a crescer de forma exponencial e os cidadão de posse, optam em meios circulantes próprios como forma de resolver o problema de falta de transporte urbano integrado e eficiente!

    1.1.2. O que de certo modo, cria outro problema na via pública. O famoso caos de congestionamento nas nossas vias públicas, chegando mesmo a perder-se entre 2 a 3 horas num troço de cerca de 25Km da cidades urbanas. O parque automóvel tem vindo crescer. Este cenário não só criou os recentes atrasos exagerados dos funcionários públicos, como também, virou uma rotina e desconforto social.

    1.1.3. Segundo as lei física a impenetrabilidade as nossa vias de acesso não possuem estradas capazes de “engolir” todos veículos nas horas de ponta. Todavia, urge uma intervenção “ADOC” de modo a livrar-se o sofrimento da sociedade dependente de transportes públicos ou privados.

    1.1.4. O problema de transporte tem vindo a mexer muitas esferas sociais no que tange, o seguinte:
    a) Mudança comportamental da sociedade devido a este factor;

    b) Mudança na preservação da cultura da moral, auto-estima e respeito pelo
    próximo;

    c) Aumento da pressão pela busca de soluções individuais, como por exemplo: preferência de compra de meios pessoais como forma de ultrapassar o “caos” do problema de transporte;

    d) Luta pela sobrevivência, entre outros.

    1.1.6. No entanto, uma alternativa estratégica para reduzir ou mesmo eliminar o problema de gestão de transporte nas cidades urbanas seria a aplicação dos critérios desta proposta ou outra de um bom gestor ou pensador. Em vez de se esperar com a implementação do sistema de metro e de comboios […]!

    2. PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO “ADOC”

    2.1. PROPOSTA “ADOC” PARA A REDUÇÃO DESTE PROBLEMA
    a) Melhoramento de rodovias que interligam com os bairros suburbanos em projectos de pavimentação (colocação de pavés);

    b) Aquisição de mais autocarros públicos pelo Governo e redistribuição a todas rotas para o alcance da população;

    c) Delimitação do uso de estradas nas horas de ponta pelos singulars (prioritização de transportes públicos e privados, táxis etc), como forma de redução de veículos nas rodovias principais, através de uma lei de regulamentação do uso das estradas;

    d) Aos Funcionários Públicos e Agentes de Estado teriam uma taxa especial para o acesso a estes autocarros através de um sistema de controle (cartão, bilhete, etc.), renováveis mensalmente.

    e) O público em geral teria uma taxa única, cobrável tanto nos autocarros, assim como pelo sistema de controle (cartões, bilhetes, etc), renováveis mensalmente.

    2.2. IMPACTOS E BENEFÍCIOS

    2.2.1. AO GOVERNO

    Para este órgão seria de mais valia porque conseguiria controlar esta área que tanto mexe a sociedade independentemente da sua classe social, visto que altera o comportamento da mesma, que poderá constituir uma ameaça a estabilidade social e económica do País;

    2.2.1.1. BENEFÍCIOS

    Olhando para o sistema actual de transporte público, o Estado perde boa parte da receita, porque a maioria dos funcionários e alguns privilegiados usam meios de transporte pessoais como forma de aliviar a insuportação da crise que se verifica; 

    Com o novo método de gestão, o Estado arrecadaria maior rendimento e controle na área de transportes com uma transparência e forma sustentável;

    2.2.2. A SOCIEDADE

    No sistema actual, os transportes públicos não abrangem as zonas onde a população vive. Refiro me das zonas residencias, como por exemplo os bairros como Intake, Santa Isabel, Nkobe, etc. Devido ao estado de degradação das rodovias e a sociedade perde muito tempo tolerando as sequeiras na espera de transportadores privados, e que se “Deus quiser” estes aparecem em condições indesejáveis (como por exemplo os “my loves”, hiaces, etc). Levando deste modo a perda na luta pela vida e o combate a pobreza absoluta.

    2.2.2.1. BENEFÍCIOS

    Com o novo método de gestão, o sofrimento passaria para a história. A população seria transportada em boas condições e condignas e com boa segurança;

    O comportamento social, observaria uma qualidade desejada e odesenvolvimento humano, ganharia um novo índice.

    iii. INSTRUMENTOS LEGAIS PARA A REGULAMENTAÇÃO A SEREM
    DEFINIDOS PELAS AUTORIDADES

    1. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

    1.1. DECRETO-LEI OU REGULAMENTAÇÃO PARA O USO
    SUSTENTÁVEL DAS RODOVIAS NO SEIO URBANO
    iv. REFERÊNCIAS

    O AUTOR DA PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE
    TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS (UMA PARTE DO DRAFT)

    CARTÃO DE VISITA
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    G. Aníbal, Mestre
    Gestão de Projectos de Investimento, Foco, Lda
    Administracão e Gestão de Recursos Humanos, Foco, Lda
    Físico Educacional, M.Ed., UP
    Geólogo de Pesquisa, B.Sc., UEM
    (Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., UCHULA
    E-mail: gilderantonio@gmail.com
    Cel.: (+258) 82 54 80 126
    https://www.facebook.com/gilder.anibal.5

    Maputo, 25 de Março de 2015

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    Gilder Anibal
    Gilder Anibal
    Gilder Anibal
  • Samuel Canda Samito Só pintou-se as estradas

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